Por Nayara Santos em 03.04.2019

Por que Investir em Rádio para Academia na Crise?

Por Nayara Santos em 03.04.2019

Você sabia que cerca de 60% dos alunos das academias não renovam seus planos? Em sua maioria, isso acontece por duas razões. Ou o aluno migrou para um concorrente que lhe pareceu melhor ou ele não viu resultado e acabou desmotivado, desistindo de treinar. Uma solução para ambos os problemas é a rádio para academia.

Em tempos de crise é preciso fidelizar e reter os alunos já matriculados, isso vai garantir um faturamento estável, sem contar que clientes felizes podem ser responsáveis por até 65% das novas vendas através de indicações, o famoso boca-a-boca.

Porém, se você já está sofrendo com poucas matrículas, a melhor forma de reverter esse quadro é investir na experiência do aluno durante o tempo em que ele está treinando e a música, com certeza, é sua melhor aliada para que isso aconteça.

Os benefícios da rádio para academia

Em tempos de crise econômica, mais importante do que conquistar novos clientes é buscar estratégias para a fidelização do público atual da academia. Vale dizer que uma clientela satisfeita e fidelizada é responsável por boa parte das novas vendas, e isso é bastante significante.

Por ser um recurso barato e altamente motivador, a música para academia é uma poderosa aliada no processo de fidelização de seus clientes. Com a escolha adequada das faixas, é possível atrair e incentivar pessoas ao mesmo tempo que garante inúmeros benefícios aos praticantes de atividades físicas. Entenda:

Maior identificação com o espaço

Quando frequentam um local agradável, as pessoas tendem a retornar com frequência porque se identificam com ele. Na academia é a mesma coisa, e um dos recursos mais utilizados para torná-la atraente é a música.

Em locais com grande agrupamento de pessoas, os estímulos musicais deixam os indivíduos mais confiantes e ainda afastam o sentimento de negatividade, gerando a condição perfeita para o desenvolvimento da comunicação.

Proprietários que apostam na música como elemento principal de atração devem fazer um planejamento antes de escolher as faixas principais. É importante que os estilos tocados agradem ou se adaptem à diferentes gostos para incentivar a integração e o estabelecimento de novas amizades.

Lembre-se que, quanto mais divertida e interessante for a academia, mais tempo as pessoas vão querer permanecer nela.

A rádio para academia incentiva a prática de exercícios e diminui as faltas

O principal motivo para a desistência na academia é o descontentamento com os resultados. Apressados em visualizar os benefícios da atividade física, muitos alunos se frustram porque não conseguem atingir objetivos no tempo estabelecido.

Embora o ganho de massa ou perda de peso sejam processos naturalmente demorados, eles podem, sim, ser otimizados com um incentivo externo. Este pode ser obtido com o acompanhamento de uma música ideal para o exercício físico.

É sabido que a presença do som durante o treino oferece mais energia e ânimo ao praticante, tornando qualquer atividade física mais fácil e prazerosa. Isso ocorre a partir da liberação de endorfinas (hormônios ligados ao prazer), que fazem com que o corpo seja frequentemente desafiado a bater novas metas e manter seu desempenho ao máximo.

Como consequência, o aluno vê os resultados mais rápido e sente que a atividade vale a pena. Para o proprietário, o benefício é garantido com a diminuição das faltas ou desistências e a manutenção das matrículas em dia.

Proporciona bem-estar físico e mental

A harmonia de sons e a escolha das composições ideais deixam qualquer exercício mais prazeroso e divertido. Nessas condições, a academia pode se tornar sinônimo de um refúgio para o bem-estar físico e mental do aluno, o que é um incentivo para que ele retorne à prática todos os dias.

Os exercícios acompanhados de música são capazes de diminuir a sensação de ansiedade, da depressão e solidão. Além disso, eles combatem a liberação de hormônios ligados ao estresse, proporcionando a melhora instantânea do humor e do sistema imunológico.

Mais do que garantir um corpo bonito, a academia deve ser um espaço voltado para a conquista de uma mente mais saudável e equilibrada. Nessa segunda função, a música tem papel fundamental para o reforço de relações e compartilhamento de sensações durante o treino.

Especialmente em aulas realizadas em grupos, a escolha dos sons adequados pode ajudar a espantar o cansaço e a tensão do dia a dia, abrindo espaço para a troca de experiências — boas e ruins — e para o sentimento de felicidade.

Por que investir em uma rádio para academia?

Um dos maiores desafios dos proprietários está na escolha das músicas que serão tocadas na academia. Embora pareça eficiente, a seleção com base no gosto próprio ou nas tendências pode ser aceita de forma negativa pelo público.

Considere que a repetição das músicas mais tocadas no momento ou a manutenção de um único estilo musical pode deixar os alunos descontentes e desmotivados. Para acertar na escolha, você pode optar entre duas estratégias: pesquisa de preferência com os alunos ou a contratação de uma rádio para academia.

A primeira opção permite englobar estilos musicais diferentes e é ideal para agradar todos os gostos. O único problema é que demanda uma tarefa de levantamento demorada, com o risco de não ter alcance total da opinião dos alunos.

Além disso, ainda que cada pessoa tenha suas próprias preferências musicais bem definidas, existem ritmos e composições que são considerados ideais para o ambiente esportivo. Nesse sentido, a contratação de uma rádio para academia ainda é a melhor saída para obter bons resultados e satisfação dos clientes.

Vantagens da rádio para academia

Uma rádio de academia conta com playlists específicas para as atividades desenvolvidas no ambiente esportivo. Sejam para exercícios individuais ou em grupo, as seleções são totalmente pensadas para motivar os alunos e melhorar a comunicação interna.

Assim, diferente de uma escolha aleatória, a qualidade dos resultados é garantida porque a rádio para academia é criada e planejada por uma empresa especializada em marketing sensorial.

Nesse serviço, a seleção das faixas é feita com base no conhecimento de estilos musicais e suas influências nos sentidos do ouvinte. A partir disso, os profissionais da empresa conseguem definir e adequar determinado som ou gênero à atividade ou exercício realizado. Com o estímulo garantido, os alunos se sentem mais dispostos e incentivados a manter suas experiências dentro da academia.

Proprietários agora podem ter a certeza de que mais do que divertir e trazer movimento ao ambiente, a rádio para academia pode se tornar uma ferramenta chave para manter clientes sempre motivados.

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de Campanha para Academias: #SegueaMeta

Todos que entram na academia tem uma meta em mente, seja de perder peso ou ganhar massa. Independente de qual seja a meta do seu aluno, ele só vai conseguir atingir se tiver frequência na academia, não é mesmo? E nós sabemos que aluno feliz e fidelizado é aquele que começa observar que está conseguindo…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dicas de campanhas para academias: arrase nos bloquinhos!

O Carnaval é um período de muita alegria e celebração. Além disso, o verão está no auge, portanto, não dá para deixar os seus alunos descuidarem dos exercícios físicos e da dieta, comprometendo todos os resultados alcançados até agora! Isso sem falar que, alguns alunos ainda estarão se preparando para ter energia e fôlego o…

Por Nayara Santos em 12.01.2024

Como Montar uma Mídia Indoor na minha Academia

Você sabia que o Brasil ocupa a segunda posição entre os países com o maior número de academias por habitantes? Isso mesmo! Segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association, o país dispõe de mais de 30 mil academias. Por isso, mais do que nunca, é essencial aplicar recursos, como montar uma mídia indoor,…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

15 textos para propaganda de academia, confira os melhores!

Os textos de propaganda de academia podem te ajudar a atrair novos alunos e manter aqueles que já estão matriculados motivados a continuar treinando, uma tarefa nem sempre fácil não é mesmo? Como criar os textos certos nem sempre é fácil, nós preparamos este artigo para te ajudar. Afinal, os textos de propaganda da academia…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

A Manutenção de Aparelhos de Musculação e a Experiência do Cliente

A grande chave para que uma academia consiga conquistar novos clientes e, principalmente, fidelizar os alunos já existentes, é a otimização contínua da experiência do usuário. Neste post, falaremos sobre um dos fatores de maior influência e relevância para este meio: a manutenção de aparelhos de musculação. Quer saber como esse tópico tem o poder…

Por Nayara Santos em 13.02.2019

Por que lembrar de datas comemorativas pode ser incrível para a sua academia?

Quem não gosta de se sentir importante? Temos um pequeno segredinho para te contar: quando as pessoas se sentem queridas, de alguma forma, elas passam a confiar mais em você e as chances de te abandonarem ao longo do caminho são muito menores. Investir em fidelização continua sendo uma das maneiras mais eficazes de manter…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

5 conceitos básicos de Gestão Financeira para a sua academia

A crise econômica que o Brasil está passando tem seu lado positivo. Aquelas pessoas que sempre sonharam em abrir seu próprio negócio estão tendo “o empurrãozinho que faltava”. Essas pessoas encontram alguns empecilhos nesta empreitada. Muitos profissionais detêm o conhecimento técnico de sua área, mas não conhecem nada sobre gestão financeira, gestão tributária e suas…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

Como surpreender futuros alunos: a primeira impressão é a que fica

Como surpreender futuros alunos: reflita bem e responda, a primeira impressão é a que fica? Está em dúvida em relação à resposta? Então, relembre os fornecedores que você já pensou em contratar e desistiu porque o atendimento não era bacana; pense nos restaurantes em que você já deixou de almoçar pois o ambiente tinha um…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

O Que É Mídia Indoor e Como Posso Usar na Minha Academia?

Compreender o que é mídia indoor, quais são suas aplicações, seus benefícios e qual a melhor maneira de implementá-la pode ser uma ótima forma de alavancar as estratégias dentro da sua academia. Oferecer estímulos interessantes é um modo eficaz de comunicar-se e também fidelizar os seus alunos. O universo das academias é extremamente competitivo. Portanto,…

Por Nayara Santos em 31.10.2018

Receba nossos conteúdos exclusivos