Por Nayara Santos em 10.10.2023

Ferramentas de marketing digital ideais para a sua estratégia

Por Nayara Santos em 10.10.2023

O mercado tem mostrado que cada vez mais é preciso conhecer e investir em ferramentas de marketing digital para conseguir alcançar os consumidores e obter os resultados desejados. Mesmo porque não basta saber o que fazer, é preciso ter as ferramentas certas para isso.

Prova disso é o aumento do número de usuários da internet, principalmente utilizando o smartphone; redução do número de telespectadores, aumento do tempo que as pessoas passam no celular; o tempo que os consumidores passam em aplicativos e muito mais.

Isso mostra que é preciso conhecer as ferramentas de marketing digital e saber como elas podem ser empregadas. Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Nele você encontrará dicas de aplicativos e softwares, bem como quando cada um pode ser aplicado.

Falaremos também sobre a importância de oferecer uma boa experiência para os clientes também no mundo virtual e como você poderá fazer isso. Confira!

Ferramentas do marketing digital para implementar na sua empresa

Antes de começarmos é essencial dizer que independentemente de quais ações você planejou na sua estratégia de marketing digital, é preciso escolher a ferramenta que mais se adequa à necessidade da sua empresa. Afinal, cada um possui uma realidade e uma necessidade.

Atualmente existem muitos aplicativos gratuitos, mas há restrições de funções. Portanto, antes de comprar qualquer licença ou implementar alguma ferramenta na sua loja, faça testes e garanta que ela realmente irá te ajudar.

1 . Automação de marketing

Existem ferramentas de automação de marketing que possibilitam a implementação de ações e estratégias de marketing digital de forma prática e rápida. Elas contribuem para que as personas sejam escaladas e que possam ser amadurecidas no decorrer do fundo do funil.

O uso de ferramentas de automação fazem com a equipe ganhe tempo, uma vez que não será necessário realizar as atividades de maneira manual. De tal forma, poderão ser dedicadas mais horas para as pesquisas e outras atividades estratégicas que norteiam as ações de marketing.

As ferramentas de automação podem ser utilizadas para enviar e-mails, responder solicitações de maneira automática em chats, publicar conteúdos em horários específicos nas redes sociais, dentre outros. O resultado é que você terá uma equipe mais integrada, com os times de marketing e vendas atuando em conjunto para obter melhores resultados.


As ferramentas para você explorar em termos de automação de marketing são:

2. E-mail marketing

O e-mail ainda é uma das principais formas de se comunicar com o cliente. Afinal, eles permitem que o cliente abra a mensagem no momento que for mais conveniente para ele, tornando o contato com a sua empresa mais agradável.

A ideia é que a ferramenta de e-mail marketing faça disparos automaticamente, enviando uma sequência de mensagens. Assim, é possível programar o horário em que o email será encaminhado para que o lead vá se informando sobre os seus produtos e serviços, até que esteja pronto para comprar o que deseja.

Além dos fluxos de nutrição, as ferramentas de e-mail marketing também são úteis para o envio de newsletter, como boletins informativos com informações relevantes para os seus clientes. Ou seja, você manterá o consumidor ciente das novidades da loja, promoções, lançamentos, mudanças na loja, inaugurações de lojas e muito mais.

Além disso, o e-mail marketing também é uma excelente forma de manter os clientes fiéis e acionar gatilhos para que eles comprem tanto na sua loja virtual, quanto na sua loja física. Isso pode ser realizado com promoções exclusivas e distribuição de códigos de desconto. Algumas das ferramentas que você poderá utilizar são:

3. Landing page

As landing pages são páginas que servem para mostrar um produto em específico ou oferecer um material gratuito, como um e-book, uma vídeo-aula, ou qualquer outro material digital que você tenha preparado. A ideia é que ela gere algum tipo de conversão, para que um visitante se torne um lead e posteriormente um cliente, por exemplo.

Para criar landing pages de sucesso e que realmente tenham um alto índice de conversão, você precisa ter uma boa ferramenta de marketing digital. Existem algumas que possibilitam uma construção rápida, com modelos pré-prontos e que dão muita agilidade para os seus projetos. Algumas delas são:

4. SEO (Search Engine Optimization)

Não tem como falar de marketing digital sem mencionar a produção de conteúdo. Mas, não basta apenas preparar centenas (ou até mesmo milhares) de texto e publicar no blog. Pelo contrário, é fundamental que você utilize as técnicas de SEO corretamente.

Conhecer essas técnicas é essencial para conseguir rankear bem o seu site, ou seja, deixá-lo dentre as primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google. Desta forma é possível rankear bem as palavras-chave que se relacionam com o mercado no qual você atua e que ajudam a atrair clientes para o seu blog.

E, claro, uma vez no blog, o usuário poderá obter a informação que deseja, mas também conhecer mais sobre os seus produtos e a sua marca. Neste caso, é essencial que o SEO seja pensado desde a elaboração do texto até a sua publicação.

Inclusive, existem plug-in, que podem ser instalados diretamente no seu WordPress ou outro gerenciador do site, mostrando se determinado conteúdo está seguindo as boas práticas de SEO ou não. Assim, é possível fazer as alterações necessárias para seguir essas regras e aumentar o tráfego orgânico para o site.

Algumas das ferramentas que você pode utilizar para garantir que as técnicas de SEO estão sendo aplicadas são:

5. Análises e mensurações

Assim como em qualquer outra estratégia, o marketing digital também requer a realização de análises e mensurações. Afinal, é assim que você conseguirá acompanhar o desempenho de websites e aplicativos.

Identificar quais canais direcionam o tráfego mais qualificado e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são métricas essenciais. Tentar realizá-las manualmente pode consumir um tempo valioso da equipe, sem falar que ainda aumentam as chances de erros humanos.

É aí que entram em cena as poderosas ferramentas de marketing digital para análise e mensuração. Essas ferramentas não apenas aceleram o processo, mas também agregam um valor inestimável ao oferecerem uma visão abrangente do desempenho das campanhas.

Uma das principais vantagens oferecidas por essas ferramentas é a automação na exportação de dados. Desta forma, as equipes de marketing economizam tempo precioso que pode ser direcionado para atividades mais estratégicas.

Outra análise importantíssima no marketing digital é a demográfica. Elas permitem aos profissionais de marketing mergulhar profundamente no perfil do público-alvo, obtendo informações sobre idade, gênero e localização geográfica dos leads. Com esses insights em mãos, as estratégias podem ser ajustadas e direcionadas de forma mais precisa, garantindo um impacto mais significativo.

Além disso, essas ferramentas ainda têm a capacidade de mapear os interesses das pessoas. Isso te ajudará na criação de conteúdo relevante e envolvente, que realmente interesse ao público, tornando as suas campanhas mais persuasivas e cativantes.

As principais ferramentas que você poderá utilizadas na hora de fazer as análises e mensurações dos seus resultados são:

6. CMS (Content Management System)

O marketing de conteúdo é uma das ações de marketing digital mais indicadas para conseguir um bom posicionamento no Google, bem como se tornar uma empresa referência no mercado. Como essa é uma estratégia para conquistar o lugar da sua empresa organizadamente, a quantidade e a qualidade são fundamentais.

Mas, gerenciar tantos conteúdos, edições e publicações pode consumir bastante tempo, é fundamental ter um bom Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS). Eles nada mais são do que plataformas que permitem criar, editar e finalizar os conteúdos que serão publicados. 

Além disso, elas também possibilitam a publicação de itens armazenados em outras plataformas, como um podcast ou vídeo do YouTube. Entre os CMSs mais populares temos:

7. Monitoramento de redes sociais

Fazer publicações nas redes sociais que estimulem o engajamento dos usuários é essencial. Mas, sem o monitoramento dos resultados você pode estar apenas despendendo tempo e dinheiro em algo que não está te trazendo retorno.

Um bom exemplo disso é saber em quais horários os seguidores do seu perfil nas redes estão ativos. Assim, você poderá fazer a publicação nesse momento, diminuindo as chances do post se perder entre as demais páginas que o usuário segue.

Além disso, acompanhar tudo o que acontece nas redes, principalmente se a sua empresa tem perfil em mais de uma, pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, as ferramentas de marketing digital que ajudam no monitoramento das redes sociais são fundamentais. Desta forma, você poderá agendar publicações, acompanhar comentários, menções e hashtags.

Lembre-se, estar munido de informações é essencial para adequar a sua estratégia de marketing e aumentar o número de leads qualificados. Algumas das ferramentas que podem te ajudar com isso são:

8. Mapas mentais

Mapas mentais são uma representação gráfica de ideias, informações, conceitos ou tópicos interconectados em um formato visual e hierárquico. Eles são uma ferramenta bastante eficaz para organizar ideias, facilitando a compreensão, planejamento e implementação de projetos.

Mas, estruturar esses mapas nem sempre é fácil. De modo geral, a estrutura de um mapa mental é geralmente centrada em torno de um conceito principal ou palavra-chave, a partir da qual ramos se estendem, conectando-se a subconceitos ou informações relacionadas.

A boa notícia é que você não precisa fazer isso manualmente. Muito pelo contrário, existem ferramentas digitais que possibilitam que tudo isso seja feito em tempo real, mantendo os registros para uma consulta posterior. Podemos citar algumas dessas ferramentas:

  • Mindmeister;
  • XMind;
  • LucidChart;
  • Coggle;
  • Miro.

Vale a pena dizer que a criação de mapas mentais pode ser utilizada por qualquer área da empresa. No entanto, seu uso vem sendo crescente pelas equipes de marketing, afinal, ele facilita a organização das ideias e a tirá-las do papel.

Experiência do cliente: uma preocupação também no ambiente virtual

Vivendo em um mundo em que as interações virtuais estão se tornando cada vez mais frequentes. Essa realidade representa um desafio para as empresas que buscam oferecer uma boa experiência para o cliente. Afinal, muitas estratégias que são aplicadas no ambiente físico não podem ser transferidas para o mundo virtual.

Por exemplo, as ações de marketing sensorial são muito comuns nas lojas do varejo. Os gestores utilizam a aromatização do ambiente, a música, a decoração e a iluminação para oferecer aos consumidores um ambiente único e diferenciado, que pode efetivamente ser sentido por quem entra na loja. Mas, como fazer isso quando o contato com o cliente ocorre por uma tela?

Complicado, não é mesmo? Para isso existe a chamada “experiência do usuário”, também conhecida como “UX” (User Experience). Ela se refere à percepção geral que um cliente tem ao interagir com um site, aplicativo ou plataforma digital. 

Oferecer ao usuário uma boa experiência pode te ajudar de inúmeras formas. Basta imaginar a seguinte situação: você está pesquisando preços de um celular. Se, ao entrar em um site ele demora para carregar, a imagem fica pulando e a navegabilidade da página é ruim, provavelmente você vai fechar aquela aba e seguir para o próximo link.

Tudo isso pode ocorrer em questão de segundos. Já no ambiente físico, como o consumidor despendeu tempo para ir até a loja, nem sempre ele desiste da compra tão facilmente. Mas, convenhamos, isso não é motivo para não implementar estratégias que melhorem a experiência dele. Inclusive, temos um e-book completo sobre esse assunto: Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Como tornar a experiência do usuário melhor

Ficar atento a alguns elementos é fundamental na hora de oferecer ao usuário uma melhor experiência. A seguir falaremos sobre cada um deles:

  • Navegação Intuitiva: os clientes devem ser capazes de navegar facilmente pelo site ou aplicativo, encontrando o que precisam sem esforço. Isso envolve uma estrutura de menu clara, pesquisa eficiente e um layout intuitivo;
  • Design responsivo: o maior número de acessos à internet ocorre pelos celulares, portanto, faça o design do seu site de modo que ele seja adaptável aos diferentes tamanhos de tela;
  • Velocidade de carregamento: a lentidão no carregamento das páginas pode levar à frustração dos clientes e desistência da compra;
  • Conteúdo relevante: o conteúdo deve ser informativo, relevante e fácil de consumir. Isso inclui descrições de produtos claras, informações de contato visíveis e conteúdo de suporte, como tutoriais e perguntas frequentes; 
  • Atendimento ao cliente online: ter opções de suporte online, como chatbot ou e-mail, é importante para responder às dúvidas e preocupações dos clientes de forma rápida e eficaz;
  • Segurança e privacidade: é essencial que os usuários se sintam seguros ao compartilhar informações pessoais. A proteção de dados e a transparência em relação à política de privacidade são fundamentais;
  • Personalização: oferecer uma experiência personalizada com recomendações com base no histórico de compras ou preferências do cliente pode aumentar o envolvimento e as vendas;
  • Feedback e avaliações: permita que os clientes avaliem produtos ou serviços. Essa é uma maneira de demonstrar que a empresa valoriza suas opiniões;
  • Facilidade de Pagamento: simplificar o processo de pagamento e oferecer opções seguras é essencial para evitar o abandono do carrinho de compras.

Com essas ferramentas você poderá começar a planejar as suas estratégias de marketing digital agora mesmo. Aproveite e confira como melhorar a experiência do cliente na sua loja física com outros artigos do nosso blog.

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