Por Nayara Santos em 04.03.2022

Como aumentar as vendas em tempos de crise: 4 dicas infalíveis

Por Nayara Santos em 04.03.2022

A pandemia pelo novo coronavírus parece estar se encaminhando para o fim, entretanto, os reflexos econômicos ainda devem ser sentidos por algum tempo. Por isso, encontrar formas de aumentar as vendas em tempos de crise é essencial para que a sua empresa sobreviva a esses tempos difíceis.

Pensando nisso, criamos esse artigo com as principais dicas de como você pode conseguir melhores resultados e sem precisar investir muito dinheiro. Confira!

Aumentando as vendas em tempos de crise

Sempre que há alguma crise ou as pessoas se vêem diante de uma incerteza com relação ao futuro, é natural que elas priorizem os gastos com os itens essenciais como alimentação e gastem menos com outras coisas, como decoração da casa ou roupas.

Entretanto, sempre essas pessoas não querem simplesmente parar os seus planos por conta da crise e, ao verem boas oportunidades de negócio, elas podem querer aproveitar. Por isso, conseguir atrair a atenção do cliente e mostrar as vantagens dos produtos que você vende pode ser um grande diferencial.

1. Resolva problemas

Em tempos de crise os consumidores se tornam muito mais criteriosos na hora de escolher como gastar o dinheiro. Afinal, com tantas incertezas, o dinheiro precisa ser bem empregado. Desta forma, na hora de planejar a divulgação de um produto ou da sua loja, é você deve focar em qual tipo de problema, dores ou necessidades você é capaz de resolver.

Isso porque, o que vai determinar se o consumidor irá adquirir determinado produto não é apenas o seu preço, ou a sua qualidade, mas sim qual o problema, dor ou necessidade ele resolverá. Para conseguir entender qual o problema que o seu cliente tem é preciso conhecê-lo bem e isso vai muito além do que determinar um público-alvo, o ideal é que você tenha personas para focar as suas campanhas de marketing e conseguir aumentar as vendas, principalmente em tempos de crise.


A persona nada mais é do que um personagem fictício em que você determina não apenas qual o gênero, idade, profissão e local onde mora. Você vai determinar se essa persona tem família, filhos, como é a personalidade dela, quais os hobbies e como ela pode ter o seu dia a dia facilitado.

2. Tenha uma equipe de vendas bem treinada

A próxima dica de como aumentar as vendas em tempo de crise é ter uma equipe de vendas bem treinada. Isso significa que os vendedores precisam entender o que o cliente busca, atendê-lo sempre como se ele fosse um cliente especial, dedicando total atenção. Afinal, se o cliente se sentir especial, ele vai lembrar da sua loja e voltar no futuro. Por outro lado, se o atendimento for ruim, ou provavelmente nunca mais voltará à sua loja.

Além disso, é importante que a sua equipe conheça bem o funcionamento da loja e as regras de promoções que estejam acontecendo. Assim, eles serão capazes de tirar dúvidas dos clientes, oferecer descontos (se for o caso), e mostrar o melhor lado da sua marca para todos os clientes que eles atenderem.

Por isso, ter treinamentos e reciclagens planejadas é essencial. Isso não significa que você precise gastar muito com a contratação de empresas ou profissionais para isso. Atualmente existem muitos cursos online, até mesmo gratuitos, que você pode passar para os funcionários fazerem. 

Vale a pena mencionar que você também deve fazer os cursos e saber qual assunto será tratado e assim incluir particularidades da sua loja em exemplos e simulações que ajudem a sua equipe de vendas a compreender melhor os conceitos passados.

3. Ofereça um ambiente de compras diferenciado

A nossa última dica de como aumentar as vendas em tempo de crise é oferecer um ambiente de compras diferenciado para os seus clientes. Isso significa aplicar algumas estratégias de marketing sensorial na sua loja.

Por exemplo, você pode fazer a aromatização da loja, o que criará um cheirinho exclusivo e ainda poderá deixar os clientes mais à vontade e abertos às novidades da loja. Outra forma de fazer isso é através da iluminação da loja, já que com a luz certa você cria um ambiente aconchegante e agradável, que o cliente vai querer passar mais tempo.

Entretanto, uma estratégia de marketing sensorial que merece destaque é a rádio indoor, com a qual você escolhe a trilha sonora para a sua loja, de modo que ela reforce a identidade da sua marca e permite que o cliente se identifique com ela. 

Além disso, ao ter uma rádio personalizada, você também pode ter anúncios personalizados sendo reproduzidos ao longo da programação musical. Com esses anúncios é possível divulgar produtos, promoções, convidar o cliente a se inscrever no clube de fidelidade da loja, dentre outros.

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4. Utilize ferramentas gratuitas para divulgar a sua marca

Em tempos de crise, o orçamento da sua loja deve ser analisado cuidadosamente para se certificar de que você conseguirá passar por momentos difíceis sem grandes problemas. Ou mesmo para que os ajustes necessários sejam feitos o quanto antes.

Por isso, conhecer quais ferramentas gratuitas de divulgação de marca você pode usar é essencial. E as redes sociais podem ser excelentes nesse momento. Isso porque, você não precisa pagar nada para ter um perfil da sua marca ou loja em nenhuma das redes e começar a produzir conteúdo. 

Entretanto, vale a pena destacar que você precisará de tempo para conseguir criar um conteúdo de qualidade que seja capaz de atrair seguidores e potenciais clientes. E, se você tiver orçamento para isso, poderá investir em profissionais especializados na produção de conteúdo para redes sociais. 

Além disso, se o orçamento permitir, também será possível preparar anúncios patrocinados que serão exibidos para seguidores que tenham um perfil mais próximo do público-alvo e das personas da sua marca, aumentando as chances de conseguir bons leads.

E então, qual dessas ideias infalíveis para aumentar as vendas em tempos de crise você vai colocar em prática? Confira outras dicas no nosso blog.

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A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

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