Por Nayara Santos em 04.03.2022

Como aumentar as vendas em tempos de crise: 4 dicas infalíveis

Por Nayara Santos em 04.03.2022

A pandemia pelo novo coronavírus parece estar se encaminhando para o fim, entretanto, os reflexos econômicos ainda devem ser sentidos por algum tempo. Por isso, encontrar formas de aumentar as vendas em tempos de crise é essencial para que a sua empresa sobreviva a esses tempos difíceis.

Pensando nisso, criamos esse artigo com as principais dicas de como você pode conseguir melhores resultados e sem precisar investir muito dinheiro. Confira!

Aumentando as vendas em tempos de crise

Sempre que há alguma crise ou as pessoas se vêem diante de uma incerteza com relação ao futuro, é natural que elas priorizem os gastos com os itens essenciais como alimentação e gastem menos com outras coisas, como decoração da casa ou roupas.

Entretanto, sempre essas pessoas não querem simplesmente parar os seus planos por conta da crise e, ao verem boas oportunidades de negócio, elas podem querer aproveitar. Por isso, conseguir atrair a atenção do cliente e mostrar as vantagens dos produtos que você vende pode ser um grande diferencial.

1. Resolva problemas

Em tempos de crise os consumidores se tornam muito mais criteriosos na hora de escolher como gastar o dinheiro. Afinal, com tantas incertezas, o dinheiro precisa ser bem empregado. Desta forma, na hora de planejar a divulgação de um produto ou da sua loja, é você deve focar em qual tipo de problema, dores ou necessidades você é capaz de resolver.

Isso porque, o que vai determinar se o consumidor irá adquirir determinado produto não é apenas o seu preço, ou a sua qualidade, mas sim qual o problema, dor ou necessidade ele resolverá. Para conseguir entender qual o problema que o seu cliente tem é preciso conhecê-lo bem e isso vai muito além do que determinar um público-alvo, o ideal é que você tenha personas para focar as suas campanhas de marketing e conseguir aumentar as vendas, principalmente em tempos de crise.


A persona nada mais é do que um personagem fictício em que você determina não apenas qual o gênero, idade, profissão e local onde mora. Você vai determinar se essa persona tem família, filhos, como é a personalidade dela, quais os hobbies e como ela pode ter o seu dia a dia facilitado.

2. Tenha uma equipe de vendas bem treinada

A próxima dica de como aumentar as vendas em tempo de crise é ter uma equipe de vendas bem treinada. Isso significa que os vendedores precisam entender o que o cliente busca, atendê-lo sempre como se ele fosse um cliente especial, dedicando total atenção. Afinal, se o cliente se sentir especial, ele vai lembrar da sua loja e voltar no futuro. Por outro lado, se o atendimento for ruim, ou provavelmente nunca mais voltará à sua loja.

Além disso, é importante que a sua equipe conheça bem o funcionamento da loja e as regras de promoções que estejam acontecendo. Assim, eles serão capazes de tirar dúvidas dos clientes, oferecer descontos (se for o caso), e mostrar o melhor lado da sua marca para todos os clientes que eles atenderem.

Por isso, ter treinamentos e reciclagens planejadas é essencial. Isso não significa que você precise gastar muito com a contratação de empresas ou profissionais para isso. Atualmente existem muitos cursos online, até mesmo gratuitos, que você pode passar para os funcionários fazerem. 

Vale a pena mencionar que você também deve fazer os cursos e saber qual assunto será tratado e assim incluir particularidades da sua loja em exemplos e simulações que ajudem a sua equipe de vendas a compreender melhor os conceitos passados.

3. Ofereça um ambiente de compras diferenciado

A nossa última dica de como aumentar as vendas em tempo de crise é oferecer um ambiente de compras diferenciado para os seus clientes. Isso significa aplicar algumas estratégias de marketing sensorial na sua loja.

Por exemplo, você pode fazer a aromatização da loja, o que criará um cheirinho exclusivo e ainda poderá deixar os clientes mais à vontade e abertos às novidades da loja. Outra forma de fazer isso é através da iluminação da loja, já que com a luz certa você cria um ambiente aconchegante e agradável, que o cliente vai querer passar mais tempo.

Entretanto, uma estratégia de marketing sensorial que merece destaque é a rádio indoor, com a qual você escolhe a trilha sonora para a sua loja, de modo que ela reforce a identidade da sua marca e permite que o cliente se identifique com ela. 

Além disso, ao ter uma rádio personalizada, você também pode ter anúncios personalizados sendo reproduzidos ao longo da programação musical. Com esses anúncios é possível divulgar produtos, promoções, convidar o cliente a se inscrever no clube de fidelidade da loja, dentre outros.

Ficou interessado? Então confira o nosso e-book gratuito Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio e comece a preparar a sua estratégia.

4. Utilize ferramentas gratuitas para divulgar a sua marca

Em tempos de crise, o orçamento da sua loja deve ser analisado cuidadosamente para se certificar de que você conseguirá passar por momentos difíceis sem grandes problemas. Ou mesmo para que os ajustes necessários sejam feitos o quanto antes.

Por isso, conhecer quais ferramentas gratuitas de divulgação de marca você pode usar é essencial. E as redes sociais podem ser excelentes nesse momento. Isso porque, você não precisa pagar nada para ter um perfil da sua marca ou loja em nenhuma das redes e começar a produzir conteúdo. 

Entretanto, vale a pena destacar que você precisará de tempo para conseguir criar um conteúdo de qualidade que seja capaz de atrair seguidores e potenciais clientes. E, se você tiver orçamento para isso, poderá investir em profissionais especializados na produção de conteúdo para redes sociais. 

Além disso, se o orçamento permitir, também será possível preparar anúncios patrocinados que serão exibidos para seguidores que tenham um perfil mais próximo do público-alvo e das personas da sua marca, aumentando as chances de conseguir bons leads.

E então, qual dessas ideias infalíveis para aumentar as vendas em tempos de crise você vai colocar em prática? Confira outras dicas no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Presentes mais vendidos no Natal que você precisa ter na loja

Saber quais são os presentes mais vendidos no Natal pode ser uma verdadeira vantagem e um grande diferencial para a sua loja. Já que, como esses são itens populares, se você for capaz de oferecer esses produtos para os consumidores, sem dúvida alguma, o movimento e o faturamento da sua loja irão aumentar. Outra vantagem…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Descubra o que a inteligência artificial pode fazer pelo seu negócio

A inteligência artificial está sendo amplamente adotada em todos os setores e funções de negócios e está remodelando a forma como as empresas operam. Essa tecnologia está sendo usada em todas as organizações para automatizar tarefas, melhorar a análise de dados e tomar decisões mais inteligentes e com maior rapidez. Algumas das principais tendências emergentes…

Por Nayara Santos em 16.05.2024

6 dicas de como aumentar suas vendas no varejo

A procura de como aumentar as vendas no varejo provavelmente é algo constante na sua rotina como empreendedor ou gestor nesse ramo. Mas você sabe dizer o que consegue alavancar as vendas e fazer com que você tenha bons resultados? Ou como a sua empresa consegue se destacar da concorrência? Ou ainda qual o seu…

Por Nayara Santos em 29.11.2021

Entenda a importância da taxa de recompra para o seu negócio

Você já ouviu falar em taxa de recompra? Sabe qual é a importância dela para a sua empresa? Tem ideia de como calculá-la e como os resultados devem ser analisados? Se essas perguntas fizeram com que você tivesse mais dúvidas do que certezas, então este artigo vai te ajudar. Provavelmente, um dos principais desafios para…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Como Gerenciar uma Loja em 9 passos?

Saber como gerenciar uma loja é o primeiro passo para tornar sua empresa lucrativa. Ou seja, se você não possui experiência com gestão de pessoas, conhecimentos sobre o segmento, organização e visão estratégica, é muito provável que sua loja não consiga competir no mercado. A verdade é que a má gestão pode limitar, impedir ou…

Por Nayara Santos em 20.03.2020

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

5 ações para inauguração de loja: se inspire com nossas ideias

Conseguir preparar ações para fazer com que a inauguração da loja seja um sucesso é um dos primeiros desafios que o varejista enfrenta. Mas, com planejamento é possível causar uma boa primeira impressão e ficar na memória dos consumidores. O ideal é que você pense em ações que atraiam a atenção do consumidor e despertem…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

20 textos prontos para vender mais na Páscoa, se inspire!

Chega de ficar se desdobrando para vender mais nessa Páscoa, com as nossas dicas de textos prontos você vai conseguir atrair mais clientes para a sua loja, fidelizá-los e ainda vender mais. Lembre-se que, datas comemorativas são fundamentais para a sobrevivência de qualquer loja e você deve aproveitá-las ao máximo. Isso porque, os consumidores estão…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Comece a Atrair mais Clientes para a sua Loja

Para conseguir atrair mais clientes para a sua loja é importante conhecer as técnicas certas e como aplicá-las adequadamente. Sem falar que, diferentes etapas da jornada de compras, exigem diferentes abordagens do consumidor. Ou seja, quanto mais técnicas você conhecer, maiores as chances de conseguir deixar a sua loja sempre cheia e aumentar as vendas. …

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos