Por Nayara Santos em 14.02.2024

Ano Novo na academia: como motivar e engajar os seus alunos

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Quem nunca repetiu a frase “ano novo, vida nova”? Muitas pessoas querem aproveitar a virada de ano para mudar hábitos e chegarem mais próximos da melhor versão de si. 

Isso faz com que muitas das soluções de ano novo estejam focadas na saúde física e mental, ou seja, elas estão diretamente relacionadas com uma boa alimentação e prática de atividades físicas. Neste contexto, a sua academia tem um papel importantíssimo, mas manter os alunos motivados e engajados, depois dos exageros do final do ano nem sempre é fácil.

Preparamos esse artigo justamente pensando nisso. Nele você vai encontrar sugestões de ações que podem ser facilmente implementadas na sua academia e garantir alunos motivados, engajados e felizes. Confira agora mesmo quais são elas e se prepare para arrasar neste novo ano!

Ações para ano novo na academia

A melhor forma de conseguir manter os alunos motivados e engajados com a malhação, sem deixar de frequentar a academia é promovendo eventos, ajudando-os a se manter focados e oferecendo a ajuda de profissionais. Confira as nossas sugestões e veja quais podem ser aplicadas na sua academia.

Aulas novas

Que tal aproveitar o início do ano para trazer novas modalidades para a sua academia? Podem ser aulas de yoga, pilates, funcional, circuito, ou qualquer outro estilo que seja interessante para os seus alunos.

Essa estratégia pode trazer de volta o ânimo de quem já não tem uma frequência alta ou mesmo estava pensando em desistir. No início essas aulas podem ser oferecidas em poucos horários, e conforme a adesão e interesse dos alunos você poderá incluir mais horários ao longo do dia e da semana.

Prepare desafios fitness

Os desafios fitness tendem a fazer um grande sucesso entre os alunos mais competitivos, ou mesmo aqueles que precisam de uma dose extra de motivação. Você pode preparar desafios de força, de resistência, de atividades em equipe e até mesmo ao ar-livre.

Inclusive, essa pode ser uma excelente oportunidade para fazer um evento e celebrar quem conseguiu alcançar o objetivo, ou obteve os melhores resultados. Até mesmo, propor desafios e competições para o dia do evento. Isso manterá os alunos ativos e focados nos prêmios e na evolução deles.

Conhecimento é poder

Quem trabalha com nutrição e atividades físicas sabe que 80% dos resultados dependem da alimentação. Mesmo porque, de nada adianta treinar intensamente todos os dias se você só come fast food. Aliás, esses dois estilos de vida são completamente opostos e incompatíveis.


Entretanto, quem está apenas buscando ficar em forma ou melhorar a saúde e não está vendo resultados pode necessitar de pequenos ajustes na dieta. Então, que tal organizar um workshop de nutrição na sua academia?

Convide profissionais para dar palestras mostrando a importância de consumo de cada macronutriente, adaptações que uma dieta vegetariana ou vegana podem exigir, dentre outros. Sem dúvida alguma os seus alunos irão aproveitar muito.

Ofereça sessões de avaliação física

Esse período do ano costuma ser marcado por avaliações e promessas, ou seja, os alunos tentam entender o que podem melhorar com relação ao último ano e estabelecer metas para o novo período. Falando assim até parece algo fácil, mas todos nós sabemos que não é tão simples assim.

Então, que tal dar aquela forcinha para os alunos que querem realmente mudar algo no ano novo? Esse pode ser o momento perfeito para oferecer sessões de avaliação física. Elas podem ser brindes das premiações dos desafios que você fez, ou mesmo quem fizer a matrícula ou renová-la ganha uma sessão gratuita. Ainda, os alunos mais antigos podem ter descontos.

Ajude os alunos a manter o ritmo dos exercícios

Outro ponto ao qual você deve ficar atento é com relação ao ambiente da academia. Oferecer um local motivador é, sem dúvida alguma, um diferencial que não apenas vai ajudar a manter o ritmo dos alunos, como também o foco nos treinos.

Por isso, precisamos falar da música que está tocando na sua academia. Sim, esse é um assunto delicado para muitos gestores, já que costuma ser alvo de muitas reclamações. Então, aproveite o ano novo e mude esse aspecto da sua academia.

A música é um elemento importantíssimo para dar ritmo às atividades físicas e mesmo assim muitas academia não dão o devido valor à trilha sonora escolhida. O resultado é que os alunos estão sempre de fones de ouvido, escutando as músicas que eles mais gostam.

Você deve estar pensando qual é o problema disso, certo? Sabe todos aqueles eventos e promoções que você planejou e que serão divulgadas na rádio da academia? Então, se o aluno estiver de fone ele não ouvir e você não vai conseguir alcançar os resultados que deseja. Confira as nossas sugestões de músicas mais tocadas nas academias.

Melhor a comunicação e obtenha os melhores resultados

Mesmo com diversas ações na academia, pode ser que as suas aulas ainda estejam vazias e o movimento não aumentou. Mas, ainda não é o momento de perder a esperança. Como nos falamos anteriormente, ter a música certa, além de diminuir as reclamações vai fazer com que os alunos escutem a rádio da academia.

Ou seja, eles escutarão o que você quiser que eles ouçam, o que também inclui anúncios. Isso mesmo, você pode anunciar o horário das aulas, quando elas estão para começar, os desafios, os eventos, os horários de atendimento do nutricionista, dentre outros.

Além disso, você também pode investir em anúncios com conteúdo informativo, lembrando os alunos de se manterem hidratados enquanto praticam exercícios. Da importância de manter uma boa alimentação para conseguir acelerar os resultados, dentre muito mais.

E nós temos uma dica valiosa para você acertar na hora de se comunicar com os alunos, a Rádioacademia. Esse serviço da Listenx é focado em preparar uma programação musical e anúncios exclusivos para academias. 

Desta forma, você conseguirá manter os alunos motivados não apenas no ano novo, mas por todos os meses. Sem falar que ainda poderá contar com um time de especialistas para ter as playlists certas na academia.

Não espere mais, solicite o seu teste gratuito agora mesmo e confira de perto como a Listenx pode revolucionar o seu negócio.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que seus alunos devem evitar fones de ouvido?

Todos os dias é possível perceber várias pessoas utilizando fones de ouvido. Nas ruas, no ônibus, restaurantes e academias. A praticidade deste acessório para quem quer escapar dos barulhos cotidianos torna a sua utilização cada vez mais crescente entre crianças, jovens e adultos de todas as idades. Porém, esta prática que envolve direcionar o som…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Dica de Campanha para Academias – Indique muitos amigos e ganhe mais descontos!

Indique muitos amigos e ganhe mais descontos! Chegou a época que os alunos se dedicam ainda mais para conseguir chegar em seus resultados para o verão que está logo aí. Sabemos também que quem não treinou o ano inteiro começa a pensar em ir para academia correr atrás do prejuízo. Então, que tal incentivar seus…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Dica de Campanha para Academias: Esquente o inverno para ferver no verão!

Ter a academia cheia o ano todo é o sonho de todo gestor deste segmento. Provavelmente, um dos maiores desafios neste ramo é manter a academia cheia no inverno. Mesmo com diferentes atividades e propostas, nem sempre é fácil manter os alunos motivados para treinar nos dias mais frios. Por isso, procurar por inspirações de…

Por Nayara Santos em 15.04.2024

Fitness e wellness: quais são as diferenças?

Os brasileiros estão cuidando mais da saúde, é o que mostram os dados da pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Segundo a Fiesp, oito em cada dez pessoas estão se preocupando em comer melhor e buscando qualidade de vida. Dentro desse grupo existem dois termos bem comuns a quem está…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Como obter retorno sobre o valor investido no Ecad?

Nesse post você entenderá melhor o que é o Ecad, como você deve calcular, se está realizando o pagamento da maneira correta e por fim, aprenderá como fazer para que o valor investido traga retorno satisfatório para sua academia. O que é Ecad? O Ecad é uma instituição privada sem fins lucrativos, instituída pela lei…

Por Nayara Santos em 14.08.2019

Saiba como escolher música para motivação dos alunos na academia

Você sabe como escolher música para motivação dos alunos na academia? Uma boa playlist pode estimular aquele grupo em um dia desanimado ou que faz atividade física por pura obrigação, seja para manter a saúde ou por recomendação médica. A música pode ser contagiante e um plus para os alunos entrarem no clima e completarem…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

História de Sucesso – Academia New Club Sanando os Problemas de Gestão!

Faz 14 anos que a história da Academia New Club começou, eles são a primeira e única rede de academia nativa da cidade de São Leopoldo no Rio Grande do Sul. A missão da Academia é: oferecer QUALIDADE DE VIDA através de atividades físicas, buscando superar as expectativas dos clientes, através da melhoria contínua com novas…

Por Nayara Santos em 15.11.2017

Gestão de academia: 5 formas de otimizá-la

O mercado fitness está em amplo crescimento. Todos os dias surgem novas academias, oferecendo atividades físicas inovadoras e cada vez mais interessantes. Além disso, para atrair mais clientes, elas investem pesado em promoções, descontos e estratégias de marketing convincentes, o que torna esse mercado extremamente competitivo. Para driblar esse cenário e sair à frente dos…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Como Vender Planos de Academia

Quer aprender como vender planos de academia da melhor forma? Confira os segredos deste artigo!

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos