Por Nayara Santos em 12.12.2016

Músicas para academia

Por Nayara Santos em 12.12.2016

A influência das músicas para academia: você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e até mesmo alguns odores, a música influencia na fidelização dos alunos, e toda a playlist é pensada para garantir que esse objetivo seja atingido. Como? É isso que você vai entender agora. Confira:

Qual é a influência da música no ambiente da academia?

Com os fones de ouvido ou dirigindo o carro, você já reparou que algumas músicas estimulam o nosso corpo? Seja com um leve bater de pés, mexer de mãos ou até com uma dancinha singela: o poder do som no nosso corpo estimula algumas ações.

O mesmo acontece dentro da academia. Você já reparou que sempre está tocando alguma música animada? Ela é responsável por dar um estímulo maior aos alunos que estão usufruindo dos serviços naquele momento, fazendo com que foquem mais nos exercícios e se sintam mais capazes de aumentar a frequência e o peso em cada um dos exercícios realizados.

Essa influência aparentemente sutil acaba acarretando uma quantidade enorme de fatos que, se analisados juntos, são capazes de influenciar a fidelização dos clientes.

Vamos imaginar o padrão dentro das academias: seu aluno inicia a sua rotina de exercícios e mantém uma boa disciplina durante 2 meses. Depois disso, começam a surgir outros compromissos e ele vai abandonando as atividades físicas aos poucos, até que um dia percebe que há 3 meses não passa nem na porta.

As músicas na academia tendem a mudar esse cenário. Elas estimulam o organismo a se empenhar mais nas atividades, a querer realizar mais exercícios e a se desafiar mais, seja aumentando os pesos nos exercícios de musculação ou a velocidade ou tempo nos aeróbicos. Com esse estímulo para otimizar as atividades, os resultados acabam aparecendo mais rapidamente, o que faz com que os alunos fiquem cada vez mais engajados a permanecer frequentando o local.

Como isso pode afetar o comportamento do cliente e sua retenção?

Com resultados visíveis resultantes do melhor desempenho nas atividades, é comum percebermos um aumento da retenção dos alunos. Um dos principais motivos de abandono das atividades é a falta de resultados imediatos. Sabemos que o emagrecimento e definição corpórea na atividade física vem a longo prazo, mas quem nunca chegou em casa e deu uma conferidinha pra ver se alguma medida já havia mudado?

Os estímulos musicais fazem o cliente se esforçar e se empenhar mais nos exercícios, aumentando o tempo de permanência nos exercícios aeróbicos ou até estimulando o aumento dos pesos nos exercícios de musculação. Esses pequenos upgrades diários ao longo da atividade física faz com que os resultados sejam alcançados em um menor período.

Por conta disso, o cliente se sente ainda mais satisfeito, vê valor na prática e permanece frequentando a academia regularmente, despertando uma verdadeira admiração pela atividade física.

Como aplicar essa técnica na minha academia?

Os estímulos de cada música atingem o organismo de formas diferentes. São muitas as pessoas que tentam criar suas próprias playlists de exercícios, principalmente por observarem uma semelhança nos estilos musicais tocados nas academias e escolhidos naquela lista. Porém, a verdade é que, para ter certeza de que as músicas escolhidas serão assertivas, é interessante entrar em contato com alguma empresa especializada em marketing sensorial, com foco em música.

E você, já usa a influência da música a seu favor na sua academia? Tem alguma dúvida ou alguma sugestão? Não deixe de comentar!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso – Academia Body Energy interagindo melhor com seus alunos!

A Academia Body Energy foi fundada no ano de 2014 pelos então amigos, a Body Energy nasceu com o objetivo de trazer saúde e bem estar para a comunidade do bairro Nova Cintra. O Espírito inovador, visionário e empreendedor dos fundadores fez com que em um ano a academia se tornasse referência na região. Hoje além…

Por Nayara Santos em 13.11.2017

Musculação para idosos: confira como aplicar em seu negócio

A musculação é uma das atividades físicas que mais trazem benefícios para o corpo. Entre eles estão o fortalecimento muscular e dos ossos Além disso, esse exercício ajuda a tirar a nossa vida do sedentarismo. Essa característica, por si só, ajuda a combater diversas doenças que tem entre as principais causas justamente o sedentarismo. Entre…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Como Divulgar Uma Academia Para Conseguir Mais Alunos

Academias fazem parte de um segmento único no mercado. Portanto, a estratégia de comunicação de quem procura trabalhar com esse tipo de negócio precisa ser diferenciada em determinados pontos. Pensando nisso, a ListenX desenvolveu alguns direcionamentos para ajudar você na hora de pensar em como divulgar uma academia. Não basta oferecer uma estrutura de qualidade…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Confira o passo a passo de como abrir sua própria academia!

A boa forma e a qualidade de vida são temas cada vez mais cotidianos. Manter um estilo de vida saudável ajuda a combater o estresse do dia a dia, a rotina do trabalho, queimar as calorias dos lanches rápidos e contribuir para o bem-estar do nosso organismo. Tudo isso vem estimulando a criação de novos…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Erros mais comuns na recepção da academia.

Um potencial aluno precisa estar cercado de boas razões para fazer a matrícula na sua academia. Pode ser a busca por uma vida mais saudável, fazer as pazes com o próprio corpo ou até mesmo fugir da tentação de exagerar no happy hour: a motivação tem de estar em alta para que ele comece essa…

Por Nayara Santos em 14.06.2016

História de Sucesso da Six Gym Academia – Usando comunicação rápida e certeira!

A  Six Gym Academia surgiu de uma ideia de cinco amigos, sendo três destes profissionais da área de educação física com vasta experiência em academia e outros dois atletas de fisioculturismo e apaixonados pelo esporte. Teve a sua inauguração dia 28 de julho de 2014 em Caxias do Sul. A Six tem como principal objetivo oferecer…

Por Nayara Santos em 06.11.2017

Entenda porque você pode estar errando feio no volume da música da sua academia!

Nós sabemos que a música impacta diretamente na motivação dos seus alunos e por isso preparamos esse conteúdo para te ajudar a manter a música no volume ideal para os treinos. Erro Fatal: A galera se confunde e acha que academia tem “som ambiente”, nada mais errado que isso. Na academia, a música é  parte…

Por Nayara Santos em 27.01.2020

Como a expectativa versus a entrega impacta na retenção dos seus alunos?

Você já parou pra pensar se você corresponde a todas as expectativas que seu aluno criou quando tomou a decisão de fechar o plano na sua academia? Pois é, isso é algo de extrema importância e que precisa ser levado em consideração pelos gestores na hora de avaliar porque o índice de retenção de alunos…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Dicas de Saúde e bem-estar: qual a importância de manter seus alunos bem informados?

Oferecer aos seus alunos dicas de saúde e bem-estar podem ajudá-los a ter um melhor desempenho nos treinos, manter o foco e alcançar os resultados desejados. Entretanto, essas dicas precisam ser sérias, confirmadas cientificamente ou mesmo comprovadas por especialistas. Além disso, as dicas devem ser assunto interessantes para os seus alunos. Assim, eles ficarão de…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos