A boa forma e a qualidade de vida são temas cada vez mais cotidianos. Manter um estilo de vida saudável ajuda a combater o estresse do dia a dia, a rotina do trabalho, queimar as calorias dos lanches rápidos e contribuir para o bem-estar do nosso organismo. Tudo isso vem estimulando a criação de novos espaços para que as pessoas possam realizar exercícios físicos — e os empresários estão de olho nesse mercado. Mas como abrir sua própria academia?
Neste artigo preparamos algumas dicas importantes que ajudarão a definir o seu modelo de negócio e te apoiar na implantação da sua empresa. Leia as próximas linhas e confira!
Faça inteligência de mercado
Nada na área de administração deve ser feito com base no achismo. É preciso ancorar qualquer decisão em informações sólidas e que fornecem o subsídio necessário para apoiar a sua empresa. Isso porque em qualquer mercado existem empreendimentos consolidados, com marcas fortes, base de clientes montada e preços acessíveis.
Assim, o primeiro passo para abrir sua academia é conhecer a sua concorrência — incluindo pontos fortes e fracos —, definir bem quem será o seu público-alvo, ver se o mercado está interessado no seu modelo de negócio e certificar-se de poder montar uma empresa competitiva. Esse planejamento estratégico será o subsídio para o seu plano de negócio, o que aumentará a sua chance de sucesso.
Escolha a localização certa
A localização da sua academia deverá ser definida a partir das informações reunidas no passo anterior, como o público-alvo. O melhor ponto é aquele que está mais próximo do seu público ou que melhor vai atendê-lo.
Além disso, é importante escolher locais em que você não vá ter grande concorrência. Disputar espaço com empresas consolidadas e maiores que você pode ser bastante complicado, pois elas contam com estruturas caras e que, no início, podem não estar acessíveis para vocês. Analise bem as suas informações para fazer as melhores escolhas.
Foco na estrutura
A infraestrutura e os equipamentos que serão disponibilizados dependem de qual modelo de academia você irá investir. Se for oferecer apenas musculação, o investimento será em determinados aparelhos, mas se for colocar Spinning e Jump também será necessário contar com espaços específicos e materiais adequados para as modalidades. O mesmo acontece se você for oferecer aulas de ginástica, lutas, natação, dança, entre outros.
Isso sem considerar os espaços para lanchonete, loja de suplementos, roupas e materiais para exercícios físicos, acessórios etc. Tudo o que você pretende oferecer deve ser levado em consideração, incluído no plano de negócio. Você precisará ter infraestrutura própria e todos os equipamentos necessários para cada um desses serviços.
Tenha profissionais preparados
Uma academia inclui certa diversidade de profissionais para acompanhar os alunos e garantir seu bem-estar. Professores e personal trainers são imprescindíveis para assegurar os treinamentos. Além disso, são necessários recepcionistas e vendedores (para lojas, lanchonete e para os planos da academia). E, claro, equipe de limpeza — afinal, em uma atividade em que há muito suor envolvido é preciso bastante higiene, também.
Outra dica é contar com fisioterapeutas ou médicos para realizar os exames nos novos alunos, o que garante credibilidade à sua empresa e dá segurança em relação à garantia de saúde dos frequentadores da sua academia.
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