Por Nayara Santos em 04.07.2016

Por que seus alunos devem evitar fones de ouvido?

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Todos os dias é possível perceber várias pessoas utilizando fones de ouvido. Nas ruas, no ônibus, restaurantes e academias. A praticidade deste acessório para quem quer escapar dos barulhos cotidianos torna a sua utilização cada vez mais crescente entre crianças, jovens e adultos de todas as idades.

Porém, esta prática que envolve direcionar o som para dentro do ouvido pode trazer riscos para a saúde, e levando à perda progressiva da audição e inclusive à surdez. Até mesmo na academia. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso post e confira:

Por que os alunos devem evitar os fones de ouvido nas academias?

Especialmente para alunos de academia, os ruídos provenientes de todos os equipamentos em funcionamento e das atividades físicas dos outros alunos podem ser extremamente inoportunos e incômodos, estimulando — de certa forma —, a utilização dos fones de ouvido.

No entanto, o excesso de barulho leva o aluno a aumentar o volume cada vez mais a fim de minimizar os sons ambientes: uma combinação bastante perigosa. No início os sintomas podem aparecer como um zumbido permanente no ouvido, passando por irritabilidade até provocar a perda auditiva. Para evitar que isso ocorra, o mais indicado é ouvir músicas no volume mais baixo para não prejudicar os ouvidos e evitar a utilização de fones de ouvido.

Como substituir os fones de ouvido?

A música ambiente na prática da atividade física

Músicas são capazes de estimular o nosso corpo — seja com um leve bater de pés, mãos ou uma reboladinha singela. O som é capaz de induzir o nosso corpo a tomar certas atitudes e ações. Já reparou como músicas mais calmas nos deixam mais relaxados ao executar alguma atividade? E também como músicas mais agitadas também nos estimulam a agir mais depressa?

Da mesma forma como uma loja reproduz uma música calma para deixar seus clientes mais tranquilos para comprar, uma academia reproduz músicas mais agitadas para estimular seus alunos durante uma atividade física. De uma forma geral, esta é a ação de uma música ambiente.

Além de reduzir o impacto direto dos ruídos no ouvido, provocado pela utilização dos fones de ouvido, a playlist de uma academia é especialmente criada para estimular o tipo de atividade que o aluno deseja praticar. Uma seleção de músicas mais animadas é útil em aulas mais agitadas ou mesmo para a utilização de aparelhos, que exigem reflexos mais rápidos, enquanto que aulas mais calmas, como yoga, alongamentos e pilates já pedem uma playlist mais tranquila.

A vantagem da utilização de uma seleção de músicas ambiente é criar o clima ideal para a prática de exercícios e estimular a interação entre os alunos, aumentando a eficiência da atividade.

Essas pequenas mudanças nos hábitos da academia levam a um aumento na eficiência do exercício e fazem com que os resultados sejam alcançados em menor tempo, sendo visível a diminuição na evasão dos alunos, que podem se sentir desestimulados com a falta de resultados imediatos. Coisa que é frequentemente observada quando os alunos fazem seus exercícios de forma individual, com a utilização de seus fones de ouvido.

E você? O que acha da música ambiente como forma de estimular as atividades físicas? Não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos nas redes sociais! Aproveite para conferir o nosso post 4 dicas para melhorar o ambiente da academia!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto. Você ainda pode testar nosso serviço por 10 dias SEM PAGAR NADA.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Acidentes na academia: saiba como evitar e como agir caso aconteça!

Um lugar dedicado à prática de exercícios físicos deve promover a saúde e o bem-estar. Logo, é esperado que esse tipo de estabelecimento elimine o máximo de riscos que possam prejudicar a experiência das pessoas. Se você se preocupa com tal questão, precisa buscar formas de evitar acidentes na academia. Os problemas tendem a surgir…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Saiba como escolher música para motivação dos alunos na academia

Você sabe como escolher música para motivação dos alunos na academia? Uma boa playlist pode estimular aquele grupo em um dia desanimado ou que faz atividade física por pura obrigação, seja para manter a saúde ou por recomendação médica. A música pode ser contagiante e um plus para os alunos entrarem no clima e completarem…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

História de Sucesso – Ox Academia cuidar da música ficou mais fácil!

A Ox Academia surgiu em setembro de 2006 em Salvador, fundada por dois sócios, com a proposta de dar um atendimento personalizado. Após 4 anos no mercado, a Ox mudou de endereço e estabeleceu um novo desafio: criar a Rede Ox no interior, na divisa dos estados Bahia e Sergipe. Com nova sede em 2010,…

Por Nayara Santos em 08.11.2017

O que não pode faltar na sala de musculação de uma academia?

O que não pode faltar na sala de musculação de uma academia? Em uma academia, em quase todos os casos, a sala de musculação acaba se tornando o centro das atividades e o local de maior procura dos alunos. Portanto, é preciso dedicar uma atenção especial a esse ambiente, que pode se tornar o principal…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

RadioAcademia na IHRSA. Nossa 10° vez – Um muito obrigado especial

ListenX RadioAcademia e IHRSA. Nossa 10° vez. ​Muito provavelmente você deve conhecer a IHRSA, a maior feira fitness da América​ Latina​, certo? Esse importante evento do mercado fitness aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de Setembro e foi a 10° vez da RadioAcademia – ListenX nessa feira.   É sempre muito bom estar com…

Por Nayara Santos em 24.09.2015

Como Aumentar o Número de Alunos na Academia em 5 Passos

Sabemos que todo negócio enfrenta épocas de alta e baixa temporada, a chamada sazonalidade. Nas academias esse processo é ainda mais nítido, visto que no verão elas estão abarrotadas, enquanto que em períodos mais frios o público tende a ser menor. Entender como aumentar o número de alunos na academia é o maior desafio dos…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Professor de academia, como avaliá-lo?

O professor de academia é o profissional responsável por ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos, seja perder peso ou ganhar massa magra, por exemplo. Por isso, é necessário que o professor tenha uma série de características de sorte que faça o seu trabalho com qualidade. Ou seja, é preciso muito mais do que simplesmente…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Gestão de academia: 5 erros que os alunos detestam

Gestão de academia: Com tantas academias surgindo a todo momento, é essencial oferecer ao aluno um excelente ambiente de treino, que atenda às suas necessidades e proporcione conforto. Isso inclui evitar alguns erros perigosos e comuns. Quer saber que erros são esses e como evitá-los na sua gestão de academia? Então confira a nossa lista a…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Layout de Academia: Aproveite melhor o espaço em 4 passos

É fundamental que o layout de academia tenha um planejamento compatível com as modalidades das aulas oferecidas, além de um espaço seguro e descontraído para seus alunos. Um espaço bem planejado permite que os alunos circulem e treinem de forma confortável, sem trombar com outras pessoas ou ficar aguardando por muito tempo para executar o…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos