Por Nayara Santos em 04.07.2016

Gestão de academia: 5 erros que os alunos detestam

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Gestão de academia: Com tantas academias surgindo a todo momento, é essencial oferecer ao aluno um excelente ambiente de treino, que atenda às suas necessidades e proporcione conforto. Isso inclui evitar alguns erros perigosos e comuns.

Quer saber que erros são esses e como evitá-los na sua gestão de academia? Então confira a nossa lista a seguir:

Ter uma equipe de treinadores despreparada

Investir na qualidade da sua equipe é essencial, tanto para oferecer um bom serviço quanto para manter positiva a imagem da sua marca. É algo a que muitas empresas não prestam atenção, mas que faz toda a diferença.

Para solucionar o problema, existem muitas medidas que você pode tomar: capriche nas entrevistas de trabalho, procurando saber sobre a experiência dos profissionais; observe se os treinadores estão fora de forma; ajude a mantê-los atualizados, oferecendo acesso a materiais e cursos de capacitação; use técnicas motivacionais para estimular um bom trabalho; etc.

Fazer a seleção musical errada

A seleção musical da academia é um ponto chave tanto para proporcionar ao cliente uma boa experiência durante a malhação, quanto para motivar durante o treinamento. Errar na playlist é outra coisa que pode espantar os alunos e dar uma má fama à sua academia.

Por isso, identifique o gosto musical dos seus frequentadores, escolha sempre músicas animadas, tenha um repertório extenso, atualize de tempos em tempos e use o volume correto – nem tão alto, nem tão baixo. Uma boa pedida é contratar uma empresa especializada para fornecer a seleção musical ideal para as suas aulas.

Não fazer a limpeza adequada nos banheiros e nas salas de treino

Higiene é algo que o público valoriza muito e pecar nesse ponto pode fazer um verdadeiro estrago na reputação da sua empresa. Além disso, pode acarretar em prejuízos à saúde dos seus alunos. Porém, esse é um erro bastante comum em academias e que você pode contornar de forma simples.

Para evitar reclamações e problemas, contrate profissionais de limpeza competentes e não deixe de supervisionar o trabalho deles, observando se esqueceram alguma sujeira ou se estão apresentando o desempenho desejável para manter sua academia limpa. Também é fundamental que eles façam uma faxina antes e depois dos horários de maior movimento.

Deixar de investir na manutenção e na compra de equipamentos

Os equipamentos usados em academias estão sujeitos a defeitos frequentes. Mantê-los quebrados por muito tempo é algo que pode deixar seus clientes muito insatisfeitos. Outra coisa que pode ser prejudicial à sua empresa é deixar de investir em equipamentos novos.

Portanto, faça revisões constantes, para verificar se os aparelhos precisam de manutenção ou se estão defasados. Além disso, converse sempre com seus alunos, a fim de identificar oportunidades de compra de novos itens que vão tornar o treino mais completo e seu cliente mais satisfeito.

Ter alunos demais se exercitando ao mesmo tempo

Um erro comum nas academias é fazer a matrícula de alunos demais. Isso acaba causando um ambiente superlotado, filas para usar os aparelhos e muito desgaste e insatisfação.

Observe sempre se o número de alunos é compatível ao espaço que a academia oferece, principalmente nos horários em que ela costuma ficar mais cheia. Às vezes, vale mais a pena recusar novas matrículas do que arriscar perder os alunos que você já tem, prejudicando a sua imagem.

Agora que você já sabe quais erros evitar, sua gestão de academia pode melhorar muito! E se você gostou desse post, que tal deixar aqui suas impressões? Comente nos contando o que pensa desse tema! Aproveite para conferir também o nosso post Gestão de academia: melhores práticas para ter sucesso!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Entenda porque você pode estar errando feio no volume da música da sua academia!

Nós sabemos que a música impacta diretamente na motivação dos seus alunos e por isso preparamos esse conteúdo para te ajudar a manter a música no volume ideal para os treinos. Erro Fatal: A galera se confunde e acha que academia tem “som ambiente”, nada mais errado que isso. Na academia, a música é  parte…

Por Nayara Santos em 27.01.2020

História de Sucesso – Fit Park Academia com as aulas bombando!

A Fit Park surgiu no ano de 2013 trazendo para Uberlândia uma proposta inovadora de serviço, oferecendo aos seus clientes um programa de atividades completo e flexível. Infraestrutura completa, equipe técnica altamente qualificada, metodologia exclusiva, aliam conforto e resultado, independentemente de quais sejam os seus objetivos. Encontramos com a Mariana, sócia proprietária da Academia e…

Por Nayara Santos em 11.11.2017

História de Sucesso – FitClass, atendendo o gosto musical dos alunos!

O propósito da FitClass é inspirar as pessoas com o trabalho prestado e contribuir para que elas realizem seus próprios desejos. A FitClass que ser parte de algo realmente especial na vida das pessoas: os desejos. A qualidade de vida, saúde, estética, lazer, bem-estar, longevidade são desejos e princípios que guiam a excelência no trabalho…

Por Nayara Santos em 13.09.2018

ListenX no Bem Estar da Globo.

ListenX no Bem – Estar da Globo. Você sabia que a música é ferramenta fundamental para motivar o treino e reduzir a percepção de tempo e da dor? Essa reportagem do Bem Estar tem a participação do nosso CEO, Alexandre Casanova (Criador da ListenX e RadioAcademia) falando sobre a importância da música nas academias e…

Por Nayara Santos em 10.08.2015

Qual deve ser o volume do som da minha academia?

Som da minha academia: Academias, além de ambientes de saúde, bem-estar e estética, são locais musicais. Sempre há uma música tocando para estimular e entreter os alunos — e até mesmo para que o tempo passe mais rápido para alguns deles. Mas isso não significa que o volume do som deva ser alto a ponto de…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Como encontrar um diferencial competitivo para minha academia?

Diferencial competitivo para minha academia Em 2010, o empresário e professor de economia Bhaskar Chakravorti publicou um artigo no site da Universidade de Harvard falando sobre a importância de encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, principalmente em épocas de crise. Um texto que, vale a pena lembrar, foi escrito na época em que…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

História de Sucesso – Academia Brasil Company melhorando as divulgações com a ajuda da rádio!

A Academia Brasil Company foi inaugurada em 2007. Hoje possui 4 unidades, sendo elas no Sacomã, São Caetano, Suzano e Riberão Pires. A missão da academia é fornecer para seus alunos qualidade de vida e bem estar, para isso a Brasil Company conta com diversas atividades para toda a sua família. Algumas delas são: Aulas…

Por Nayara Santos em 10.11.2017

Decoração de academia: 12 dicas para não errar

Quem pensa que cuidar da decoração da academia é apenas uma questão de vaidade está muito enganado. Ela é responsável por deixar o ambiente mais agradável para os alunos, fazendo com que eles se sintam bem enquanto praticam suas atividades ou interagem com outras pessoas.  Uma coisa não podemos negar, um ambiente agradável é um…

Por Nayara Santos em 22.03.2023

Os 7 benefícios de ter uma Rádio própria para sua academia

Rádio própria… Se você está lendo esse post, provavelmente já está por dentro das novas tendências que estão rolando nas academias, mas se quiser saber mais pode ler meu post “Pense fora da caixa, conheça as 4 novas tendências em academias”. Ter uma rádio própria da sua academia tem uma série de benefícios, e com…

Por Nayara Santos em 19.11.2015

Receba nossos conteúdos exclusivos