Por Nayara Santos em 27.07.2021

Por que oferecer a avaliação física na academia? Entenda

Por Nayara Santos em 27.07.2021

A crescente procura por academias de ginástica demostra a preocupação das pessoas de todas as idades com a qualidade de vida, bem-estar e até mesmo com a aparência — essa demanda exige cada vez mais cuidados e evolução dos serviços.

Com a tendência de aumento de alunos, o mercado fitness tem evoluído bastante com novas modalidades, equipamentos de ponta e técnicas inovadoras, entretanto, um item que não pode ser deixado de lado que é a avaliação física.

Você já parou para pensar na importância da avaliação física na academia? Ela pode trazer inúmeros benefícios ao aluno e segurança preventiva ao estabelecimento. Continue a leitura deste post e saiba a importância dessa ação!

Para que serve a aviação física na academia?

A avaliação física é o procedimento que analisa, avalia e descreve a situação da pessoa antes do início de atividades físicas. É a forma de quantificar o real estado do condicionamento físico e apontar possíveis limitações.

Após o ingresso na academia pela primeira vez ou retornar a prática de atividades esportivas — depois de certo tempo parado — o individuo deve passar pela avaliação física para que a equipe de instrutores saiba exatamente as condições do corpo para indicar o melhor treino.

O objetivo da avaliação física na academia é simples — por meio de análises, avaliações e testes criteriosos, saber qual a real condição física do aluno e seus objetivos, para assim prescrever o treinamento adequado.

Uma avaliação física de qualidade exige um profissional qualificado e equipamentos para aplicação de testes nos alunos, o que se justifica devido os dados que serão coletados precisarem ser realistas e mais precisos possível.


É uma maneira primordial para acompanhar o desenvolvimento de cada aluno e obter informações valiosas para um treinamento eficaz e seguro que proporcione a satisfação e motivação.

Importância da avaliação física na academia?

A avaliação física é substancial para a prática de atividades físicas, pois é uma forma de evitar que a saúde do aluno seja colocada em risco, além de oferecer informações consistentes para um treino adequado.

Todo empreendedor do ramo fitness que deseja se destacar no mercado deve considerar a avaliação física, pois ela é de suma importância para proporcionar motivação e segurança aos alunos.

Além disso, vai permitir acompanhar a evolução de cada um deles e resguardar o estabelecimento de algumas responsabilidades específicas. A gestão da academia deve estar atenta às questões burocráticas do negócio.

Quer saber mais? Veja alguns dos fatores mais importantes para justificar a avaliação física na academia.

Fatores de risco

Toda pessoa que está sedentária e não pratica atividades físicas em um período considerável precisa de acompanhamento para voltar a exercitar-se gradativamente para que seu organismo evolua com segurança.

O risco existe em todos os organismos, embora cada um se manifeste de uma forma diferente. Avaliar os fatores de risco antes do início das atividades é fundamental pra evitar contratempos e garantir a evolução física do aluno. A avaliação correta levanta o histórico de doenças familiares, antigas lesões e anomalias na postura.

Cabe ressaltar que é muito importante informar ao aluno que também é aconselhável procurar um médico e fazer um check-up antes de iniciar as atividades físicas — alinhado com a avaliação física, trará toda a segurança necessária.

Treinos personalizados

Independentemente do perfil e objetivo da pessoa — que pode ser perder peso, ganhar condicionamento ou definição muscular — a avaliação física oferece um direcionamento correto para o instrutor desenvolver um treinamento personalizado para o aluno alcançar suas metas com maior rapidez e qualidade.

Por meio da avaliação física o instrutor poderá detalhar o melhor treinamento e o limite para o esforço físico não ser prejudicial. A avaliação serve também para pontuar o que precisa melhorar e corrigir, contribuindo para que os objetivos do aluno sejam atingidos da maneira correta e mais rapidamente.

Postura

Influenciada pela rotina de trabalho e atividades do dia a dia, a postura é um dos itens que causa diversos problemas para as pessoas, como dores e até problemas nas articulações.

A avaliação física na academia é essencial para identificar possíveis irregularidades na coluna, ombros, membros e também desequilíbrios musculares. Alguns problemas posturais precisam de exercícios específicos para serem corrigidos e a avaliação é o meio mais eficaz para identificar e indicar a melhor atividade.

Evolução

A avaliação física na academia é indispensável antes do aluno iniciar as atividades físicas, porem é preciso acompanhar a evolução e a avaliar os objetivos e metas frequentemente.

Portanto, é fundamental uma reavaliação física periódica de cada aluno, assim o professor poderá comparar os resultados entre as avaliações e verificar se os objetivos iniciais estão sendo atingidos.

A reavaliação física irá demonstrar os pontos que precisam ser aprimorados e os que já foram alcançados. Certamente resultará em uma nova ficha com alteração de exercícios, intensidade e frequência em busca da melhoria contínua e gradativa.

Como oferecer esse serviço?

É notável que a avaliação física na academia oferece muitos benefícios para os alunos, o que também é um diferencial para os empresários que desejam um lugar de destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Uma unanimidade de profissionais da educação física alerta que a avaliação física é indispensável para prescrever um treino adequado e eficiente, que proporciona toda a segurança — qualquer aluno se sentirá seguro e motivado ao perceber que está sendo acompanhado de perto por profissionais qualificados.

Oferecer esse serviço, de uma forma estratégia e personalizada é comprovar o quanto a avaliação física na academia é parte essencial e chave para motivar e vender mais, pois assim o cliente se sente realmente acompanhado.

As técnicas de vendas são muito bem-vindas e oferecer promoções que incluam a avaliação física nos planos da academia são ótimas ações para atrair, reter e fidelizar os clientes.

Algumas sugestões são: faça pacotes promocionais com as avaliações inclusas ou ofereça um plano anual que ganhe a avaliação física. São estratégias inteligentes que podem ser bem-sucedidas.

Os benefícios são mútuos e tanto o aluno quanto a academia lucram com a segurança da saúde e a certeza de um serviço bem prestado — uma jornada de sucesso do empreendimento.

Como você pode perceber, a avaliação física na academia é o norte para orientar os profissionais a estabelecerem treinamentos eficientes para os alunos com o máximo de segurança. Um ponto positivo para a empresa que deseja ganhar visibilidade por meio das boas práticas superando a concorrência!

Curtiu o post? Leia agora mesmo mais um conteúdo com dicas de como fazer o recrutamento e seleção de professores para a sua academia. Certamente, você fará boas contratações depois disso!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Layout de Academia: Aproveite melhor o espaço em 4 passos

É fundamental que o layout de academia tenha um planejamento compatível com as modalidades das aulas oferecidas, além de um espaço seguro e descontraído para seus alunos. Um espaço bem planejado permite que os alunos circulem e treinem de forma confortável, sem trombar com outras pessoas ou ficar aguardando por muito tempo para executar o…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir É cada vez mais comum encontrar pessoas dentro das academias, buscando um corpo sarado, perda de peso e qualidade de vida. No entanto, diante da variedade de objetivos, oferecer apenas determinadas atividades na academia, como musculação e aeróbicos, demonstrou ser insuficiente para atrair os…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

M2 Fitness alcança 7859 pessoas com as Dicas de Campanha Rádio Academia

Dicas de Campanha Rádio Academia: Como de costume, todo mês os clientes da RadioAcademia recebem dicas de campanha para colocar em prática no mês seguinte. O pessoal da M2 Fitness não perdeu tempo e adaptou a dica para a realidade deles, conseguindo ótimos resultados com a campanha “Páscoa sem culpa”. A campanha que sugeria um sorteio…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Dica de campanha para Academias: Dia dos pais na academia

Dia dos pais na academia: A sacada aqui é aproveitar o dia dos pais para estimular a renovação de planos na academia e, de quebra, trazer novos alunos. Dá uma olhada no texto que preparamos para você fazer o anúncio da sua rádio. “Ainda está em dúvida sobre o presente para o seu paizão? Que tal saúde…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Conheça a RadioAcademia!

O que é a Rádio Academia da ListenX? Sim, acredito que se você está aqui, é porque já entendeu todos os benefícios que ter uma rádio na academia pode lhe trazer, então agora eu vou lhe mostrar como a Rádio Academia da ListenX pode te ajudar a aumentar a retenção de alunos na academia melhorando…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como obter retorno sobre o valor investido no Ecad?

Nesse post você entenderá melhor o que é o Ecad, como você deve calcular, se está realizando o pagamento da maneira correta e por fim, aprenderá como fazer para que o valor investido traga retorno satisfatório para sua academia. O que é Ecad? O Ecad é uma instituição privada sem fins lucrativos, instituída pela lei…

Por Nayara Santos em 14.08.2019

Otimize o relacionamento com seu aluno

Otimize o relacionamento com seu aluno: Você já parou para pensar na importância dos nossos relacionamentos? Criamos laços fortes de amizade em diversos lugares e na academia isso não é diferente. Enquanto estamos na academia, conhecemos pessoas incríveis que dividem conosco os mesmos gostos e desejos por resultados. Essa relação de amizade, inclusive, é o que…

Por Nayara Santos em 08.07.2016

Decoração de academia: 12 dicas para não errar

Quem pensa que cuidar da decoração da academia é apenas uma questão de vaidade está muito enganado. Ela é responsável por deixar o ambiente mais agradável para os alunos, fazendo com que eles se sintam bem enquanto praticam suas atividades ou interagem com outras pessoas.  Uma coisa não podemos negar, um ambiente agradável é um…

Por Nayara Santos em 22.03.2023

Por que Investir em Rádio para Academia na Crise?

Existem algumas estratégias que têm o poder de fidelizar os seus alunos. A rádio para academia é uma delas! Conheça tudo sobre o tema e seus benefícios neste artigo.

Por Nayara Santos em 03.04.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos