Por Nayara Santos em 22.03.2023

Decoração de academia: 12 dicas para não errar

Por Nayara Santos em 22.03.2023

Quem pensa que cuidar da decoração da academia é apenas uma questão de vaidade está muito enganado. Ela é responsável por deixar o ambiente mais agradável para os alunos, fazendo com que eles se sintam bem enquanto praticam suas atividades ou interagem com outras pessoas. 

Uma coisa não podemos negar, um ambiente agradável é um local onde as pessoas querem ficar, passam mais tempo e tem boas experiências. E, quando isso acontece, a tendência é que o aluno frequente mais a academia e obtenha melhores resultados. Ou seja, a decoração é, indiretamente, uma forma de manter a motivação dos alunos.

Portanto, se você vem deixando a desejar ou mesmo nunca pensou em fazer a decoração da sua academia, chegou o momento de mudar isso. Para você não errar e começar a oferecer o melhor ambiente para os seus alunos, preparamos este artigo. Nele você vai encontrar diversas dicas de como transformar o seu espaço e mudar completamente a experiência dos alunos. Confira!

Dicas de decoração de academia

Quando falamos em decoração de academia ou lojas do varejo, é comum que as pessoas pensem em datas comemorativas. Aliás, é bem possível que você já esteja imaginando o corredor de ovos de Páscoa no supermercado. Mas, a decoração é muito mais do que algumas datas importantes para o varejo.

Com uma boa decoração, você consegue oferecer um ambiente mais agradável, funcional, que estimula e motiva os alunos a realizar a atividade física, a se manter conectado, a divulgar a sua academia, trazer novos alunos e até mesmo melhorar a produtividade dos seus funcionários. Portanto, passa longe de ser algo pensado apenas para celebrar determinadas datas. Confira a seguir como deixar a decoração da academia irresistível para os alunos.

1. Defina as datas especiais para a sua academia

Sim, acabamos de falar que a decoração da academia é muito mais do que as datas comemorativas. Entretanto, não podemos esquecer delas, mas sim utilizá-las para atrair a atenção das pessoas e mais alunos para a sua academia.

Claro que o Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados, e o Natal são datas importantes, mas elas não são as únicas, Por isso, é fundamental que você determine quais são as datas importantes para a sua academia.Isso poderá nortear não apenas a decoração da academia, mas também o planejamento de ações para aumentar o número de alunos e fidelizar aqueles que já frequentam a academia. 

Por exemplo, dia 7 de abril é o Dia da Saúde, 1º de setembro é o Dia do Educador Físico e dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Essas datas podem ser utilizadas para incentivar os alunos a cuidarem mais da saúde, fazer sorteios, oferecer condições especiais para rematrículas ou a contratação da avaliação nutricional.

Ainda, você pode apostar em alguns eventos para essas datas, com palestras e workshops para professores, alunos ou qualquer outra pessoa que esteja interessada. Lembre-se esse tipo de ação ajuda a aumentar a visibilidade e a autoridade da sua academia.

2. Tudo começa na fachada

A primeira impressão é que fica, por isso, a decoração deve ser pensada desde o primeiro contato que o aluno terá com a sua academia. Por isso, manter a fachada sempre em ordem é fundamental.

Geralmente a decoração da fachada é feita em datas importantes, como no Natal. E não tem problema nenhum de fazer isso apenas em algumas datas. Quando a fachada está decorada o aluno já sabe que o clima na academia será de festa.

Entretanto, manter a fachada pintada, o letreiro em ordem e trocar lâmpadas queimadas é fundamental. Outra dica é utilizar as cores da academia, ou mesmo cores vibrantes para fazer com que o estabelecimento se destaque em meio aos demais. Assim, o aluno sente que todo o dinheiro que ele paga para a academia está sendo utilizado para garantir sempre o melhor ambiente.

Por outro lado, estabelecimentos com fachadas mal cuidadas passam a impressão de pouco profissionalismo, ou mesmo de baixa qualidade do serviço oferecido. E, como você não quer isso para a sua academia, é bom ficar atento.

3. Prepare a recepção para receber os alunos

Assim como a fachada, a recepção da academia também é um local que deve estar sempre em ordem e com uma decoração diferenciada para receber os alunos. Você pode inclusive fazer uma decoração temática, que muda a cada um ou dois meses.

O ideal é que essa decoração seja associada com as ações realizadas no momento. Por exemplo, se a sua academia promove desafios mensais para os alunos, então você pode decorar a recepção conforme o desafio proposto. Assim, é possível lembrar os frequentadores do desafio, ou mantê-los atualizados do que acontece na academia.

Mas, se esse não for o seu caso, é possível utilizar elementos relacionados ao esporte e à boa alimentação para a fazer a decoração. Afinal, essa também é uma forma de incentivar os alunos a manterem o foco e a obterem melhores resultados.

Lembre-se que todas as estratégias utilizadas na academia devem se integrar. Neste caso, é importante que os funcionários da recepção utilizem uniformes. Isso facilita a identificação de quem é novo na academia, sem falar que reforça o profissionalismo da empresa.

4. Faça o aluno se sentir em casa

Apesar de não ser o foco da decoração de academia, também é possível oferecer um ambiente que faça com que o aluno se sinta em casa pode ser bem interessante e se tornar uma área de convívio. Por isso, tente colocar algumas poltronas, sofás e até mesmo uma televisão em uma área mais tranquila.

Esse será um local mais aconchegante e confortável em que o aluno pode aguardar a aula começar, esperar uma carona ou conversar com os amigos. Sem dúvida alguma esse pode ser um cantinho bem especial da sua academia.

5. Inclua um espaço para selfies

Uma frase muito comum de quem gosta de quem faz faz academia e gosta de tirar selfies é “Se não postar, não cresce”. Então, que tal dar uma ajudinha aos seus alunos para deixar a foto mais interessante?

Para isso, capriche na decoração em algumas áreas, deixando as mais instagramáveis, ou seja, para deixar a foto bem legal. Essa decoração não exige muita elaboração, às vezes apenas uma parede colorida e um espelho já funcionam. O importante neste caso é utilizar cores que sejam compatíveis com a identidade visual da academia. E não se esqueça de incluir o logo da academia em um local que fique visível na foto.

Assim, os alunos ficam felizes tirando fotos e ainda ajudam a promover a sua academia. Inclusive, esse hábito para selfies pode servir para divulgar o antes e depois de alguns alunos (com a permissão deles, é claro), ou mesmo para sorteios e concursos que você possa fazer para potencializar a divulgação da academia.

6. Música também faz parte da decoração

Como falamos anteriormente, as estratégias de marketing utilizadas para na sua academia devem estar integradas. Muitas vezes, basta um detalhe para fazer toda a diferença para que a sua estratégia funcione e você obtenha os resultados desejados. 

Isso foi o que aconteceu com a rede de academias Smart Fit. Apesar de ter uma grande preocupação em oferecer o melhor ambiente tecnológico e agradável para os alunos, a música ambiente não estava agradando tanto. Mas, ao acertar a trilha sonora da academia, a satisfação dos alunos aumentou consideravelmente.

A música é uma ferramenta poderosíssima para complementar a decoração que você fizer. Esse elemento pode ser ainda mais importante nas datas comemorativas ou em determinadas ações promovidas na academia. Afinal de contas, não há festa sem música, não é mesmo?

Vale a pena mencionar que ao adicionar a trilha sonora certa na sua academia, isso fará com que os alunos se sintam mais motivados a fazer os exercícios. Já que ela ajuda a manter o ritmo durante a execução dos movimentos, sendo uma excelente ajuda tanto para alunos, quanto para professores, potencializando os treinos.

Lembre-se que, sempre que cada elemento, desde a recepção, a decoração, os equipamentos e o bom atendimento dos professores podem fazer com que o aluno se sinta bem e associe a sua academia a bons momentos. Isso fará com que ele tenha vontade de voltar e ainda possa trazer seus amigos e familiares.

Se quiser conhecer outras estratégias para atrair e fidelizar alunos, confira o nosso e-book 12 campanhas para atrair e reter alunos na academia.

7. Fuja da decoração de hospital

Deixar o ambiente todo branco, como acontecia antigamente, deixa a academia com cara de hospital, sem nenhuma personalidade e tornando o ambiente pouco aconchegante e pouco atrativo para quem frequenta. Ou seja, pode acabar espantando os alunos ou mesmo tirando a motivação deles de ir para a academia

Apesar de muita gente ainda ter dúvidas sobre o assunto, as cores enviam estímulos para o nosso cérebro e, por isso, devem ser usadas de forma correta. Na área de musculação, o ideal é investir em tons de azul na decoração da academia, pois eles acalmam e ajudam a manter a concentração.

Cores escuras, como preto e marrom, além de deixarem o ambiente com a aparência menor farão com que a pessoa tenha menos ânimo para malhar, então abandone-as. Já as cores fortes, como laranja e amarelo, transmitem energia e podem ser usadas em algumas salas de aulas de aeróbica, ou mesmo na recepção.

Para deixar o ambiente ainda melhor e a decoração da academia realmente especial, tente aproveitar a luz natural sempre que possível. Caso não seja possível, mantenho o local bem iluminado artificialmente. O importante aqui é prestar atenção para que não haja pontos mais escuros na academia, que possam desestimular o aluno a fazer exercícios.

8. Use painéis com imagens para a decoração da academia

Corredores, vestiários, salas de espera, salas de consulta e a recepção podem se beneficiar de quadros com imagens relacionadas à atividades físicas. Sem falar que eles também ajudam os seus alunos a se sentirem em outro ambiente enquanto praticam atividade.

Por exemplo, perto da área em que as bicicletas ergométricas estão é possível colocar imagens de ciclistas pedalando no meio da mata. Já próximo às esteiras, coloque pessoas correndo na beira da praia, e assim por diante. Os alunos ficarão mais estimulados para fazer os exercícios se sentindo naqueles locais.

Sem falar que esses painéis podem ser utilizados na decoração da academia para reforçar a identidade da sua marca. Por exemplo, se a marca possuir uma personalidade mais descontraída, então podem ser painéis engraçados. Por outro lado, se a personalidade for mais séria, podem ser utilizadas imagens de pessoas focadas fazendo exercícios, e assim por diante.

9. Tenha espelhos

Os espelhos na academia servem principalmente para que os alunos possam ver como os movimentos estão sendo realizados e fazer as correções necessárias para a realização adequada. Além disso, também ajudam os professores a ficarem de olho nos alunos, mesmo a uma certa distância, dando a possibilidade de auxiliá-los caso algum movimento esteja sendo realizado errado.

Já do ponto de vista da decoração da academia, os espelhos podem ser utilizados para dar a sensação de um ambiente mais amplo. Ao mesmo tempo, eles também permitem aos alunos mais vaidosos tirar selfies, mesmo que você não tenha um “cantinho instagramável”. Por isso, pense bem na disposição dos espelhos para que, ao mesmo tempo que permite que o aluno faça os exercícios corretos, ainda possibilita alguns cliques.

E, claro, não se esqueça dos espelhos nas salas de aulas. Afinal, eles também são fundamentais para o acompanhamento das aulas e para que o aluno perceba se ele está fazendo o exercício corretamente ou não.

10. Não se esqueça dos banheiros e vestiários

Os banheiros e vestiários também devem fazer parte do seu plano de decoração da academia. Claro que você não precisa colocar muitos elementos neles, muitas vezes apenas azulejos coloridos, papéis de parede e os armários certos já são suficientes.

Aqui vai uma dica importante, que não está diretamente relacionada com a decoração da academia, mas que pode fazer toda a diferença: a limpeza do local. Garantir um local em boas condições para uso é essencial para a fidelização dos alunos. Afinal, cada aspecto importa quando estamos falando de marketing sensorial.

11. As salas de consulta também devem ser decoradas

Outro ponto importante para ficar atento na decoração da academia são as salas de consulta. Provavelmente nem todas as academias disponham de salas de consulta para nutricionistas, personal trainers ou médico do esporte. Mas, se este for o seu caso, não se esqueça de proporcionar um ambiente confortável para alunos e profissionais estarem.

O ideal é que a decoração reflita o tipo de atendimento que é feito. Então, se houverem salas para diferentes especialistas, aproveite para decorar pensando nisso. Por exemplo, na sala da nutricionista você poderá incluir fotos de frutas. Se for a sala utilizada para avaliação física, coloque fotos de corpos em forma, ou de pessoas fazendo exercícios físicos.

Você também pode utilizar cores diferentes para indicar cada uma das especialidades, caso tenha salas de consulta para diferentes profissionais.Isso ajuda os alunos a encontrarem o local certo sem muita dificuldade. Sem falar que as cores deixam o ambiente mais bonito e agradável.

12. Prepare salas de aula especiais para algumas modalidades

Da mesma forma que você pensou na decoração das salas para consultas, não podemos esquecer da decoração das salas de aulas da academia. Quando a academia possui diferentes salas para diferentes modalidades, então a decoração pode ser feita de acordo com a(s) aula(s) que é(são) realizada(s) no local.

Por exemplo, uma sala de aula de yoga pode ter uma cor mais clara, com quadros mostrando algumas posições de yoga. Ou mesmo com um piso em material diferente, mais macio para a prática.

Claro que nem todas as academias terão diferentes salas para diferentes modalidades. Neste caso, é preciso ter ainda mais atenção à decoração. Afinal, você precisará agradar aos mais diferentes perfis de pessoas. 

Vale ressaltar que a decoração da sala de aula não precisa necessariamente ser algo diferenciado. Muito pelo contrário, muitas vezes apenas fazer uma boa distribuição dos equipamentos e espelhos que ficam na sala já é mais do que suficiente para dar uma cara nova para o ambiente.

Precisamos reforçar que a decoração da sua academia pode influenciar diretamente na qualidade do treino dos seus alunos. Por isso, coloque nossas dicas em prática e deixe seu espaço ainda mais agradável! Tem alguma dúvida? Quer compartilhar mais alguma dica? Deixe seu comentário!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que Investir em Rádio para Academia na Crise?

Existem algumas estratégias que têm o poder de fidelizar os seus alunos. A rádio para academia é uma delas! Conheça tudo sobre o tema e seus benefícios neste artigo.

Por Nayara Santos em 03.04.2019

Não cometa os erros dos seus concorrentes

Você pode estar cometendo uma série de erros que prejudicam diretamente a experiência na sua academia e acaba, sem querer, mandando seus alunos embora e destruindo seus resultados. Vamos abordar nesse post os erros mais comuns que os proprietários ou gerentes de academia cometem quando o assunto é música. É bem provável que o seu…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Qual é a música certa para minha academia?

Montar uma playlist para sua academia parece algo simples de ser realizado, mas a medida que você entende a importância que isso tem nos resultados da academia e começa a se importar mais com esse assunto, percebe que essa é uma tarefa bastante complexa e parece que não importa o que você faça, os alunos…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

4 dicas de como melhorar o ambiente da academia

Dicas de como melhorar o ambiente da academia Nos últimos anos, as academias têm se transformado em um espaço de promoção da saúde e da qualidade de vida. Para acompanhar essa tendência, os empreendedores devem apostar em artifícios que melhoram a experiência dos seus alunos dentro do seu estúdio. Uma estratégia infalível é investir na…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Os 4 benefícios de ter uma TV própria da sua academia

Os 4 benefícios de ter uma TV própria da sua academia. No post anterior eu falei sobre pensar fora da caixa e eu te contei sobre as novas tendências que estão rolando nas academia. (Se você ainda não leu, clique aqui). Agora eu vou te mostrar quais são os 4 principais benefícios de você ter um…

Por Nayara Santos em 04.11.2015

História de Sucesso – Quality, se comunicando melhor com os seus alunos!

A Quality CT é uma empresa preocupada com o indivíduo, cada aluno é um cliente especial, merecedor do melhor trabalho, atendimento e sorriso. Contam as os melhores profissionais que estão empenhados em ajudar o aluno a ter o melhor resultado. O maior objetivo deles é tornar o ambiente de treino, seguro, eficiente e acima de…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

Como Fazer um Planejamento de Metas para os Alunos da Sua Academia

Assim como é importante definir objetivos de vendas para sua academia, é essencial que saiba como fazer um planejamento de metas também para os alunos. Isso porque somente por meio de objetivos bem definidos é que conseguimos de fato mensurar a chegada ao lugar pretendido. Portanto, quando o assunto são os frequentadores da sua academia,…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

O que é CREF e CONFEF? Entenda o que esses conselhos têm a oferecer!

Você, que trabalha direta ou indiretamente com profissionais de educação física, sabe o que é o CREF e o CONFEF? Se respondeu não, então você está no lugar certo, porque aqui nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse tópico. Em muitas áreas de atuação profissional, há uma série de leis…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Guia completo para uma gestão eficiente de academia

fácil perceber a crescente preocupação das pessoas em se exercitar não mais apenas buscando corpos definidos e mais magros. Hoje, há uma melhor compreensão da importância da prática de exercícios físicos para uma vida mais longa e saudável. No Brasil, essa onda fitness é traduzida, entre diversos fatores, nas mais de 33 mil academias existentes…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos