Por Nayara Santos em 28.07.2021

Como fazer o recrutamento e a seleção de professores na academia?

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Contar com os melhores profissionais em sua academia é essencial para que os alunos sejam bem orientados e obtenham os resultados desejados com os treinos. Afinal, ninguém gosta de pagar para treinar e não ter um bom acompanhamento, sendo apenas orientado a usar os aparelhos.

Para conquistar um atendimento excelente aos alunos, no entanto, você precisa apostar em um bom recrutamento e seleção de professores. Mas como fazer isso? Explicaremos nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Foque em estratégias para atrair interessados

O primeiro passo que os especialistas em RH adotam para fazer um bom processo de recrutamento e seleção de professores é o desenvolvimento de estratégias para atrair interessados. Isso deve ser feito de forma contínua e não apenas em momentos nos quais se tem a necessidade de contratar um novo profissional.

A sua academia deve se posicionar como uma boa empregadora, mostrando ações e benefícios que os funcionários recebem, por meio das redes sociais, por exemplo. Isso fará com que os profissionais da área tenham interesse em fazer parte da empresa e enviem currículos para o seu banco de talentos.

Por falar em banco de talentos, é uma boa prática manter um formulário de “Trabalhe conosco” no seu site. Dessa forma, você terá uma lista de pessoas interessadas em trabalhar a sua academia e ganha tempo nos processos de recrutamento e seleção de professores.

Tenha um perfil e requisitos definidos

Antes de anunciar a vaga é preciso que você defina requisitos e deixe tudo isso bem registrado. A ideia é que apenas pessoas que se enquadrem nos requisitos exigidos enviem currículos, para evitar perda de tempo nas análises.


Se a vaga for apenas para educadores físicos formados, por exemplo, isso precisa estar descrito com clareza na vaga. De tal maneira, estudantes que ainda não concluíram a graduação em educação física saberão que não podem concorrer a essa vaga e não enviarão currículo.

Agora se for uma vaga para estágio, os estudantes também podem se inscrever. Tudo deve ser feito pensando em como atrair o público-alvo que você deseja, para fazer contratações de forma mais certeira na academia.

Use canais alternativos de recrutamento

Depois da vaga ter sido corretamente descrita, você precisa divulgá-la de forma correta. Antigamente era comum de se fazer esse tipo de anúncio em emissoras de rádio e sessões de classificados dos jornais. No entanto, esse tipo de anúncio já está um pouco ultrapassado para encontrar profissionais mais nichados, como é o caso do recrutamento e seleção de professores.

Canais alternativos, como grupos de educadores físicos no Facebook e a parte de classificados do Linkedin são interessantes para divulgar as vagas e fazer com que bons profissionais as visualizem.

Faça uma análise do currículo

Depois de receber os currículos dos profissionais interessados em fazer parte do processo de recrutamento e seleção de professores na academia, é necessário que sejam feitas as análises desse material.

Olhe com calma qual foi a instituição de ensino em que o profissional se formou, qual é a sua experiência profissional, se ele já trabalhou em outras academias, quais são os seus objetivos na empresa etc.

Tudo isso é muito importante para que se efetive uma contratação adequada, com os profissionais que tenham um bom fit cultural com a empresa, ou seja, que sigam os mesmo valores e preceitos que a academia segue.

Também na etapa da análise, é comum que algumas academia entrem em contato com outros estabelecimentos em que o profissional trabalhou, para conhecer mais sobre a sua conduta e forma de atuação.

Agende as entrevistas com professores de educação física

Uma vez que você fez a análise e a triagem dos currículos, é chegado o momento de fazer o agendamento da entrevista com o professor de educação física. Esse contato pode ser feito via telefone, e-mail e até mesmo pelo WhatsApp.

Com a ascensão da tecnologia, hoje em dia, já não é mais necessário fazer entrevistas presenciais nesse primeiro momento. Muitas empresas preferem ter uma primeira conversa online, utilizando aplicativos de videoconferência, como o Skype.

As entrevistas a distância são interessantes por serem mais econômicas, práticas e rápidas. Dessa forma você evita que os candidatos necessitem gastar dinheiro para ir até a academia apenas para uma conversa inicial.

Falando sobre o conteúdo das entrevistas, deve-se evitar as perguntas clichê, tais como “quais são as suas maiores qualidades e defeitos”. Sabemos que ninguém é perfeito e esse tipo de questionamento só induz o candidato a ocultar a verdade, para que pareça ser o ideal para a sua empresa.

É muito mais vantajoso fazer perguntas diretas, em relação ao objetivo da pessoa com o emprego, o valor que ela estima ganhar em salário, a experiência que ela tem na área etc.

Uma comunicação rápida, direta, sem rodeios e perguntas repetitivas (que podem gerar respostas tão repetitivas quanto) é a peça-chave para conseguir arrancar boas respostas e assim conhecer realmente cada candidato a uma vaga na sua academia.

Faça testes ou treinamentos

Depois que você fizer a entrevista com o professor de educação física, o processo de recrutamento e seleção de professores para a academia entra em sua fase final. Isso porque você escolherá os melhores e os chamará até a academia para fazer um teste.

Uma boa ideia é convidar um grupo de alunos de confiança para ser orientado pelo candidato. Faça avaliações e veja qual dos selecionados têm mais aptidão para assumir um cargo de professor na sua academia.

Depois de serem escolhidos os que mais se saíram bem nos testes, finaliza-se o processo seletivo. Porém, é recomendado que seja promovido ainda um treinamento com os selecionados.

O objetivo do treinamento é mostrar como os processos são realizados na academia e boas práticas a serem adotadas pelos alunos. Dessa maneira, se garante que os novos professores farão um bom trabalho com os alunos.

Se você seguir esses passos para fazer o recrutamento e seleção de professores para a sua academia, temos a certeza de que conquistará bons resultados na contratação de novos profissionais.

Gostou do nosso artigo? Tem alguma outra dica e quer compartilhar conosco? Sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de campanha para Academias: Dia dos Pais na academia

Ter um Dia dos Pais de sucesso na sua academia vai depender muito dos esforços de marketing que você fará para atrair mais clientes. Mas, vale a pena ressaltar que, altos investimentos não são necessariamente sinônimo de alto retorno. Afinal, você pode preparar uma campanha investindo muito, mas se ela não for direcionada para o…

Por Nayara Santos em 06.06.2024

[E-book] Guia definitivo para evitar erros na gestão da academia

Gestão da academia Antes de qualquer coisa, você tem alguma destas preocupações abaixo? Preciso reter alunos Estou preocupado com a experiência dos meus alunos Quero motivar meus alunos Quero saber como montar playlists para motivar meus alunos Se a resposta para qualquer uma das preocupações acima for “Sim”, não pode perder o esse E-book que…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

5 dicas de fidelização para alunos da sua academia

Você provavelmente está familiarizado com alunos que se matriculam animados, frequentam as aulas por algum tempo e depois somem, mesmo antes de acabarem os meses do plano contratado. Os motivos para isso podem ser diversos — o aluno pode ter encontrado outra academia ou simplesmente perdido a motivação para se exercitar —, mas a solução…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 ações para mobilizar seus alunos no Dia Mundial da Saúde

Datas comemorativas são sempre ótimas oportunidades para promover ações que irão agradar e fidelizar os alunos da academia. Afinal, quem não gosta de programações diferenciadas, receber mimos ou qualquer benefício que marque um dia especial? Aliás, o que não falta são datas comemorativas para você escolher e celebrar com os seus clientes. Entretanto, dependendo do…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Como Aumentar as Vendas na Academia em 3 passos

Como aumentar as vendas na academia? Pense primeiro no aluno Treine sua equipe Cuide com carinho do que você entrega aos alunos Aumentar as vendas na academia é um dos assuntos mais buscados pelos gestores e proprietários que estão na luta para aumentar o faturamento da sua academia, crescer e alcançar uma estabilidade financeira. Para…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

História de Sucesso – Órbita Academia mantendo o treino animado o dia todo!

A Órbita Academia existe há 17 anos, hoje ela tem duas unidades e devido ao sucesso irão inaugurar em breve a terceira unidade. A missão da academia é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos alunos gerando a promoção da saúde emocional, física e social. Para ajudar a melhorar a…

Por Nayara Santos em 14.11.2017

História de Sucesso – Academia Brasil Company melhorando as divulgações com a ajuda da rádio!

A Academia Brasil Company foi inaugurada em 2007. Hoje possui 4 unidades, sendo elas no Sacomã, São Caetano, Suzano e Riberão Pires. A missão da academia é fornecer para seus alunos qualidade de vida e bem estar, para isso a Brasil Company conta com diversas atividades para toda a sua família. Algumas delas são: Aulas…

Por Nayara Santos em 10.11.2017

Como Definir Metas e Objetivos Para a Sua Academia

O Brasil já conta com mais de 30 mil academias. Isso significa que a competição é grande, e tende a ser cada vez maior, pois esse é um mercado que tem crescido cada vez mais. Felizmente, o povo brasileiro busca cada vez mais levar uma vida saudável e isso é ótimo para o seu negócio,…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

5 conceitos básicos de Gestão Financeira para a sua academia

A crise econômica que o Brasil está passando tem seu lado positivo. Aquelas pessoas que sempre sonharam em abrir seu próprio negócio estão tendo “o empurrãozinho que faltava”. Essas pessoas encontram alguns empecilhos nesta empreitada. Muitos profissionais detêm o conhecimento técnico de sua área, mas não conhecem nada sobre gestão financeira, gestão tributária e suas…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos