Por Nayara Santos em 20.08.2024

Realidade virtual e como criar uma experiência imersiva para o cliente

Por Nayara Santos em 20.08.2024

A realidade virtual é mais uma das ferramentas tecnológicas na qual você pode apostar para melhorar a experiência de compras dos seus clientes. Afinal, ela pode ir do simples fato de permitir que os clientes testem e experimentem os produtos antes de efetuarem uma compra, até a personalização de conteúdo para aumentar as taxas de conversão.

O futuro do varejo está reservado para quem consegue criar uma experiência imersiva para o cliente. Portanto, é muito mais do que uma palavra da moda, é o segredo do sucesso do varejo moderno, e se você não conseguir se adaptar, será passado para trás pela concorrência.

Mas, não adianta simplesmente mergulhar de cabeça em toda novidade tecnológica que surgir, é preciso conhecer as vantagens, desvantagens e como usá-la a seu favor. A seguir vamos falar mais sobre como a realidade virtual pode te ajudar a criar uma experiência imersiva para o cliente e conquistá-lo de uma vez por todas. Confira!

Mas, afinal, o que é uma experiência imersiva?

Uma experiência imersiva é aquela que envolve totalmente os sentidos, muitas vezes obscurecendo a linha entre a realidade e o digital. Seria como criar um universo único da sua loja, em que o cliente estará enquanto ele se relaciona com a sua marca.

Ele funciona porque faz com que o cliente se torne um ator dentro deste universo, ele tem o controle do que acontece. Desta forma, eles se sentem parte de algo maior criando uma conexão emocional com sua marca. 

Para você ter uma ideia, 43% dos clientes afirmam estarem dispostos a pagarem mais por esses momentos mágicos. Isso demonstra o que a Era da Experiência no varejo já vem mostrando há algum tempo, não basta mais oferecer produtos de qualidade e ter bons preços, é preciso conseguir se destacar e dar ao cliente algo que vai além do físico.

No mundo da tecnologia, as melhores ferramentas para conseguir oferecer essa experiência imersiva incluem realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), realidade mista (MR) e inteligência artificial (AI). Entretanto, você também precisa contar com as sensações físicas que irá despertar no cliente, e para isso o marketing sensorial. 


Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para saber mais sobre essa estratégia.

Elementos essenciais para criar uma experiência imersiva

De modo geral, a criação de uma experiência imersiva para o cliente requer uma compreensão profunda do que os clientes querem e precisam. Ao incorporar elementos como personalização, tecnologia, conteúdo envolvente e envolvimento sensorial, as empresas podem criar experiências que sejam memoráveis e impactantes.

  • Personalização: esse é um aspecto fundamental em qualquer experiência imersiva. São eles que vão garantir que os clientes sintam que a sua marca entende suas necessidades e pode atendê-las adequadamente. Um excelente exemplo disso é o Spotify, cujos algoritmos analisa o histórico dos clientes e faz sugestões com base no que o cliente gosta de ouvir;
  • Tecnologia ajudando na integração: seja por meio da realidade virtual, da realidade aumentada ou de outras experiências digitais, a tecnologia pode ajudar a transportar os clientes para outro mundo e criar uma experiência incrível que permanece com eles por muito tempo após o término da interação. Podemos citar como exemplo a IKEA que utiliza a realidade aumentada para que os clientes visualizem como os móveis ficarão em suas casas;
  • Narrativa e conteúdo envolvente: use a criação de conteúdo à seu favor, afinal, vídeos, imagens ou experiências interativas, ajudam as marcas a contarem uma história convincente que captura a atenção do cliente e faz com que ele se identifique. Para isso é essencial conseguir despertar emoções nos consumidores. Neste caso, não poderíamos deixar de mencionar a Coca-Cola que estimula a conexão entre pessoas ao compartilhar momentos com amigos e familiares e, claro, o refrigerante;
  • Envolvimento sensorial: incluir elementos que despertem a visão, audição, tato e até mesmo olfato, podem ajudar a criar uma experiência mais vívida. Por exemplo, uma loja de roupas pode usar aromas, música e iluminação para criar um ambiente específico, ou um museu pode incorporar exposições tocáveis para criar uma experiência mais interativa.

Qual o papel da realidade virtual neste processo?

A realidade virtual desempenha um papel central na criação de experiências imersivas, atuando como um portal que transporta o consumidor para um ambiente digital capaz de simular diferentes realidades e de forma convincente. Desta forma, as marcas poderão oferecer espaços interativos onde os clientes podem explorar produtos detalhadamente, seja na loja física ou virtual.

Confira alguns exemplos de como a realidade virtual pode ser utilizada na hora de criar experiências imersivas e inovadoras para os seus clientes:

  • Showrooms virtuais: a limitação física para ter um showroom com todos os seus produtos deixará de ser um problema. Ao utilizar a realidade virtual você poderá oferecer aos clientes um showroom virtual completo para eles explorarem. Assim os consumidores poderão ter uma demonstração dos itens de seu interesse, além de interagir com os produtos e até mesmo testá-los antes de comprar;
  • Testar e experimentar produtos: em lojas de moda ou cosméticos, a realidade virtual pode oferecer a possibilidade de experimentar roupas, acessórios ou maquiagem virtualmente, ajudando os clientes a visualizarem como os produtos se adaptam a eles pessoalmente. Mas, outros ramos do varejo também podem se beneficiar disso, como é o caso de lojas de móveis e decoração, produtos pet e até agências de turismo;
  • Lojas interativas: a realidade virtual também permite que você crie lojas virtuais onde os consumidores podem passar por uma narrativa da marca. Isso pode incluir ambientes interativos onde os produtos são mostrados em uso, como uma cozinha totalmente equipada ou uma sala de estar decorada com os seus produtos;
  • Maior interação com a sua marca: cada vez mais os clientes querem conhecer as marcas de perto. Neste sentido, a realidade virtual permite que você leve os clientes em tours nas fábricas, mostrando processos de produção ou o histórico da marca, criando um vínculo emocional mais profundo com seus consumidores;
  • Treinamento da sua equipe de vendas: essa pode ser uma forma bastante interessante para realizar o treinamento da sua equipe de vendas com técnicas de atendimento ao cliente e manuseio de produtos, proporcionando um serviço de melhor qualidade ao cliente;
  • Lançamentos de produtos: organizar eventos virtuais para lançamentos de novos produtos, onde os clientes podem interagir com os itens lançados e participarem de atividades exclusivas relacionadas à marca pode ser um grande diferencial.

Esses exemplos mostram como a realidade virtual pode transformar a experiência de compras em algo mais envolvente e personalizado, aumentando o engajamento do cliente e potencialmente impulsionando as vendas. 

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