Que a inteligência artificial está em alta ninguém duvida, mas você já parou para pensar em como ela pode beneficiar o varejo? Se você é daqueles que acredita que a inteligência artificial poderá tomar o lugar de pessoas, substituindo-as completamente, ou que a IA não é para você, então esse artigo irá te ajudar!
Hoje em dia, a IA já está auxiliando em diagnósticos de saúde, assumindo as tarefas repetitivas em escritórios, ajudando os bancos a combater fraudes e direcionando anúncios para indivíduos nas mídias sociais. Mas, a sua influência não fica apenas no mundo virtual, muito pelo contrário, até mesmo as lojas físicas estão apostando na inteligência artificial para ter uma ajudinha extra na hora de conquistar os resultados desejados.
A seguir, vamos mostrar como a IA está ajudando lojas físicas e virtuais a melhorar a rotina administrativa, da equipe de marketing, gestão do estoque e até mesmo a experiência do cliente. Confira!
Benefícios da inteligência artificial
Sem dúvida alguma, uma das grandes vantagens da inteligência artificial é a sua capacidade de aprender. Ou seja, você pode treiná-la para detectar padrões e para fazer análises. Esse é o chamado machine learning que está diretamente ligado à inteligência artificial e suas aplicações.
Desta forma, a IA te ajuda na tomada de decisões sólidas, feita com base em dados, fornecendo previsões e prognósticos precisos. Por exemplo, os varejistas podem aproveitar os algoritmos de IA para coletar e analisar dados e detalhes quando um cliente compra algo, ou faz buscas na internet que levam até a sua marca. Os resultados da utilização desse conjunto de informações podem incluir uma melhor experiência do cliente, despesas menores e, é claro, lucros maiores.
Alguns dos principais benefícios do uso da inteligência artificial no varejo são:
- Envolver o cliente durante a jornada de compras;
- Oferecer ajuda instantânea ao cliente com chatbots;
- Simplificar o gerenciamento de estoque;
- Planejar e criar campanhas de marketing;
- Criar descrições de produtos;
- Direcionar o marketing com base no histórico de compras dos clientes;
- Ajudar na precificação dos produtos com base na concorrência e demanda;
- Ajudar na prevenção de perdas;
- Padronizar a experiência do consumidor em todos os canais de compra.
Vejamos em detalhes como algumas delas estão transformando o funcionamento do varejo e melhorando a experiência de compras e a jornada do cliente.
Como a inteligência artificial está melhorando o varejo
De modo geral, os varejistas podem utilizar a inteligência artificial para ter uma imagem do quadro geral de operações das suas lojas Assim, é possível ver claramente todos os dados de que precisam sobre seus clientes, produtos, experiência do cliente, dentre outros.
Previsão de demanda mais precisa
Primeiro foram as planilhas de papel, depois o equivalente on-line. Agora que a IA entrou em cena, ficou muito mais fácil processar as informações para fazer previsões bem mais precisas. Aliás, ela ajuda a identificar padrões que poderiam passar despercebidos nos outros tipos de análise.
Com previsões mais precisas você poderá encomendar a quantidade certa de produtos e itens para o estoque. Em outras palavras, você diminui as chances de faltar algo durante datas importantes para a sua loja ou de ter itens em excesso e precisar se preocupar com produtos parados no estoque.
Ajuda a evitar perdas
Sim, ter um controle de estoque mais preciso e uma melhor previsão de demanda te ajuda a evitar perda de itens por vencimentos, ou mesmo reduzir a necessidade de liquidações e de vender os itens com uma margem de lucro menor. Mas aqui estamos falando de furtos e roubos em lojas.
Esse é um assunto que preocupa os varejistas, tanto nas lojas físicas quanto no mundo virtual. Afinal, eles comprometem a saúde financeira do seu negócio não apenas pelos roubos e furtos em si, mas também a reputação da sua marca que pode passar a ser vista como pouco confiável pelos consumidores.
A boa notícia é que as ferramentas de IA podem te ajudar a combater essa ameaça. Por exemplo, se o seu estabelecimento oferece self-checkout, é possível utilizar a visão computacional juntamente com recursos como sensores digitais, detecção de objetos e análise de movimento.
Tudo isso feito praticamente em tempo real. Em outras palavras, os ladrões de lojas podem ser facilmente pegos durante esse processo. Além disso, a IA também pode te ajudar a entender quais são os itens com maiores perdas na loja e te ajudar a melhorar o layout do estabelecimento para evitar pontos cegos e atrativos para ladrões.
Facilitando a jornada de compras do cliente
Esse provavelmente é um dos maiores benefícios da inteligência artificial no varejo, já que melhora a experiência do cliente e te ajuda não apenas a aumentar as vendas, mas também a fidelizar consumidores. O melhor dos dois mundos, não é mesmo?
Algumas empresas já estão oferecendo aos clientes a possibilidade de experimentar roupas remotamente, utilizando a realidade aumentada. Por exemplo, já existem diversos aplicativos que permitem que o cliente experimente o produto sem precisar ir a uma loja física.
Sem dúvida alguma essa é uma tecnologia que encanta muitos consumidores, principalmente os mais conectados. Entretanto, também representa um desafio para os varejistas, que precisam entender como é possível oferecer uma boa experiência de compras no mundo virtual.
Entretanto, para os clientes que gostam de visitar lojas físicas (e olha que eles ainda são muitos), você ainda tem muitas ferramentas à sua disposição. Não podemos deixar de falar sobre a implementação do marketing sensorial nas suas lojas, para ajudar a oferecer um ambiente agradável e padronizado para o cliente.
Aliás, para saber mais sobre como o marketing sensorial pode transformar a sua loja, confira o nosso e-book Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
Mas, precisamos também mencionar que a inteligência artificial pode te ajudar a vender mais e melhorar a jornada do consumidor nas lojas físicas. Um excelente exemplo é o uso da IA para criar anúncios e veiculá-los na rádio indoor da sua loja.
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