Por Nayara Santos em 04.08.2022

Rádio para Supermercado: Conheça os benefícios e vantagens

Por Nayara Santos em 04.08.2022

A rádio para supermercado pode ser uma excelente aliada na busca por fidelizar clientes e aumentar as suas vendas. Não é à toa que com a crescente competitividade no varejo, principalmente no ramo dos supermercados, têm feito gestores procurarem por estratégias que ajudem a diferenciar da concorrência.

Estabelecimentos que possuem uma rádio própria, reproduzindo a trilha sonora certa conseguem aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja, vender mais, gerar maior conexão com o cliente e, finalmente, serem a primeira opção dos consumidores. Mas, isso não é tudo, a rádio ainda pode te ajudar a aumentar a produtividade dos seus funcionários.

Ficou interessado? Então confira todos os detalhes dessa poderosa ferramenta de marketing sensorial. Boa leitura!

O que é rádio para supermercado?

Rádio para supermercado é uma técnica que oferece resultados incríveis no aumento das vendas. Essa ação de marketing sensorial consiste na utilização de uma rádio interna e personalizada no supermercado, estimulando a audição dos clientes. Assim, ela pode ser utilizada tanto para divulgar as ofertas de forma inteligente, quanto mais fácil e mais barata substituindo o uso do locutor ao vivo, como para reproduzir músicas ao longo do dia.

Além disso, a rádio também deixa o ambiente com mais acolhedor e agradável, oferecendo um melhor ambiente de compras, no qual o cliente quer passar mais tempo. Por isso, é tão importante se preocupar com as músicas e anúncios que são reproduzidos enquanto os clientes fazem as compras.


A seguir, vamos te contar tudo sobre as vantagens de ter uma rádio personalizada para supermercados e como você pode aplicar essa estratégia em seu negócio. Esse é o momento certo de usar uma alternativa diferente para alavancar as vendas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

A importância e os benefícios da rádio personalizada para supermercados

O sistema de comunicação interna desenvolvido de forma personalizada e planejada para o supermercado é fundamental para aumentar as vendas e oferecer um ambiente agradável. Com ela você consegue divulgar as ofertas de maneira simples e rápida, o que ajuda a aumentar as vendas e proporcionar ações promocionais mais agressivas e frequentes.

Com a rádio personalizada você também consegue manter o estacionamento organizado anunciando o automóvel dos clientes com muita praticidade, assim como solicitar a presença de colaboradores de maneira profissional. Quer saber como ter um supermercado organizado? Então confira o nosso e-book Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

Um problema que todo supermercado enfrenta é a perda de produtos devido a abertura das embalagens e o consumo no interior da loja, através da rádio você consegue orientar os clientes sobre as regras e evitar que esse problema continue acontecendo.

A rádio também pode te ajudar a manter as filas dos caixas organizadas, orientando sobre o uso dos caixas preferenciais, assim como dos caixas rápidos.

Além disso, através da rádio personalizada você consegue divulgar todas as formas de pagamento aceitas no supermercado e até mesmo convidar o cliente a fazer o cartão da loja para garantir descontos, benefícios e condições de pagamentos exclusivas, o que gera o aumento das vendas.

Viu só quantas possibilidades a rádio personalizada proporciona para te ajudar a aumentar as vendas? Mas essas são apenas alguma, a seguir daremos mais detalhes sobre os principais benefícios que você vai conseguir colher com essa ação.

Como a rádio personalizada beneficia os clientes e o supermercado ao mesmo tempo?

Uma das muitas vantagens da rádio personalizada para supermercados é aumentar as vendas, facilitar a comunicação e estreitar o relacionamento com os clientes. Também, auxilia a direcionar a compra e informar o que está em destaque e com o melhor preço. Veja mais detalhadamente a seguir.

Divulga suas ofertas e aumenta as vendas

O Instituto Nielsen divulgou a pesquisa “A hora certa de ativar o shopper” e as informações contidas neste estudo vão te fazer pensar melhor as suas estratégias de marketing. Conforme o estudo, aproximadamente 70% das decisões são tomadas na frente das gôndolas, sendo que 50% destas são feitas por hábito.

Isso já está revolucionando a forma como os estabelecimentos do varejo planejam as suas estratégias. Por exemplo, o portal O Negócio do Varejo por meio desta pesquisa, relata que com tanta concorrência e com o consumidor cada vez melhor informado, as empresas estão investindo ainda mais em ações no ponto de venda (PDV), tanto nos ambientes físicos quanto nos virtuais. Afinal de contas, esse é o momento mais importante da compra, em que a decisão é realmente tomada.

De acordo com a analista de mercado da Nielsen, Stephanie Biglia, durante o processo de compra, o shopper recebe infinitos estímulos a todo instante e, na impossibilidade de processar conscientemente todos eles no ato de compra, o consumidor acaba por tomar muitas decisões no “piloto-automático”. Isso significa que ele faz suas escolhas baseado em fatores emocionais e intuitivos. 

Segundo ela, “Por isso, em muitos casos, o shopper acaba levando em consideração (de forma inconsciente) fatores culturais e sociais, humor no momento da compra, necessidades de uso, dinâmica ou hábitos do local, assim como opções de compra, valores ou ações de marketing que têm mais destaque.”

Com a rádio personalizada é possível divulgar quais são as ofertas do dia, da semana ou até mesmo fazer uma oferta relâmpago, o que irá despertar nos clientes o desejo de compra por impulso e consequentemente aumentar as vendas dos produtos que estão em promoção. Sem falar que, ele pode se interessar por algum outro produto no caminho para conferir a oferta anunciada.

Reduz as filas nos caixas no fechamento da loja

Quando um funcionário precisa fazer hora extra por má gestão da loja isso pode se tornar um problema sério para o seu supermercado. Por isso, é importante utilizar todos os recursos disponíveis para manter a ordem e facilitar esse momento que é tão importante na sua rotina, o fechamento do caixa.

É muito importante manter o cliente informado sobre o horário de encerramento das atividades para que ele se organize para finalizar as suas compras e evitar que se formem filas enormes nos caixas. Através da rádio personalizada você pode ir comunicando aos clientes de maneira agradável quanto tempo falta para a loja encerrar as atividades do dia.

Comunicados por meio de anúncios

Com uma rádio para supermercados personalizada, as possibilidades de anúncios são infinitas, vejamos algumas:

  • Orientar os clientes a pedir ajuda a um colaborador caso não encontrem o produto que estão buscando, dessa forma ele não deixará de levar o item por não tê-lo encontrado;
  • Informar a disponibilidade de carrinhos e cestas para que o período de compras seja o mais confortável possível e o cliente não deixe de levar um item por não conseguir segurá-lo;
  • Convidá-los a seguir a página do supermercado nas redes sociais para que fiquem por dentro de todas as novidades e promoções;
  • Informar que o supermercado possui serviço de entrega a domicílio para maior comodidade dos clientes, o que se torna um diferencial e gera o aumento das vendas;
  • Convidar os clientes a fazerem o cartão da loja, o que irá beneficiá-los com condições exclusivas e os estimulam a comprar mais;
  • Como já dito,ressaltar as regras do supermercado para a proibição do consumo e abertura dos produtos, dessa forma você consegue diminuir a perda dos mesmos;
  • Em uma ocorrência em que seja necessário localizar um cliente dentro da para comparecer ao veículo estacionado, por exemplo, a rádio interna é o meio perfeito para isso, ou até mesmo em casos que uma criança se perder no interior do supermercado;
  • A promoção da educação ambiental e o incentivo ao uso de sacolas retornáveis, contribuindo para as questões ambientais e consumo consciente é outro aspecto que pode ser divulgado através da rádio.

Veiculando esses comunicados a experiência do cliente dentro da loja será mais agradável e que irá refletir em um aumento significativo das vendas.

Vender anúncios para parceiros

Muitas vezes, dentro do supermercado existe uma praça de alimentação, ou até mesmo algumas lojas e você aumenta as vendas desses estabelecimentos e a sua renda com a rádio para supermercado.

Isso pode ser feito através da venda de espaço para que esses parceiros façam a divulgação dos seus produtos e serviços. Além disso, você pode vender o espaço para fornecedores que queiram promover seus produtos dentro da loja ou até mesmo para outros negócios do bairro.

Apenas preste atenção ao tempo de exposição e nos horários em que os anúncios serão reproduzidos. Horários com maior movimento ou anúncios maiores devem custar mais caro. Ainda, é preciso ficar atento para não sacrificar o tempo de exposição do seu supermercado para vender anúncios.

Usar a música para aumentar o tempo de permanência dos clientes

É notável que a música tem um poder de estimular o comportamento das pessoas no momento de compra, aliviando tensões e influenciando na construção de um ambiente mais leve, aconchegante e propício para as compras.

A música agradável é crucial no ambiente de supermercado, ela tem o poder de aumentar ou diminuir o tempo de permanência dos clientes no interior da loja, se a música for muito lenta, vai deixar o cliente com preguiça e fazer com que ele vá embora da loja mais rápido e compre menos.

Se a música for muito acelerada, o cliente vai ficar acelerado e vai embora rápido também e consequentemente vai comprar menos, então a música precisa estar na medida certa, nem muito lenta, nem muito rápida.

A música precisa ser agradável para aumentar o tempo de permanência dos clientes, ela precisa deixar o ambiente o mais confortável possível, e tem o poder de diminuir a percepção de demora na fila e o estresse no momento que o supermercado estiver lotado.

Aumento da produtividade

Outro grande benefício para os supermercados que possuem uma rádio personalizada é o aumento da produtividade dos seus funcionários. Isso acontece porque, assim como a música é capaz de influenciar o humor de todos que estão expostos à ela, sejam clientes ou funcionários.

Estudos mostram que quando a música reproduzida na loja é agradável, os funcionários tendem a ficar mais focados no que estão fazendo, resultando na diminuição de erros. Além disso, com um clima de trabalho melhor, os relacionamentos interpessoais também melhoram. 

Portanto, a rádio para supermercado permite não apenas que você aumente as suas vendas, mas também te ajuda a ter uma equipe mais focada e produtiva. O melhor dos dois mundos, não é mesmo? Então confira a seguir como fazer para ter a sua rádio.

ListenPlay – Supermarket: as melhores funções de rádio personalizada para ajudar a vender mais

A ListenPlay – Supermarket foi pensada e desenvolvida para o segmento de supermercados com o objetivo de ajudá-los a aumentar as vendas através da utilização dos anúncios com maior praticidade, rapidez, simplicidade e agilidade, além de contar com playlists exclusivas para tornar a experiência de compra mais agradável e aumentar o tempo de permanência dos clientes no interior da loja.

Alguns recursos que você encontra na ListenPlay – Supermarket:

  • Veiculação de anúncios para divulgar suas promoções de forma eficiente;
  • Mais de 20 anúncios cortesias que ajudarão no dia-a-dia do supermercado, por exemplo: não abra embalagens, não consuma dentro da loja, caixa preferencial, caixa rápido, formas de pagamento, cartão da loja, entre outros.
  • Comunicação personalizada e objetiva com a possibilidade de gravação com locutor virtual ou profissional;
  • Inclusão de anúncios de forma imediata;
  • Playlist variadas, mais de 60 opções, para escolher ao longo do dia e do nível de energia que você quiser conferir à sua loja;
  • Playlists pensadas exclusivamente para o seu supermercado, focando no aumento do tempo de permanência dos clientes e livre de repetições;
  • Possibilidade de reproduzir offline.

Agora que você já viu tudo sobre os benefícios e vantagens da rádio para supermercado, que tal visitar nosso site e conhecer a utilidade dos nossos serviços para aprimorar a comunicação nos ambientes do supermercado e aumentar suas vendas? 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Banner de supermercado: aprenda a criar o mais chamativo

O banner de supermercado é muito utilizado para divulgar campanhas promocionais e divulgar preços atrativos para os clientes. Além disso, ele também pode ser uma boa ferramenta para informar aos clientes sobre novos serviços e novas seções no supermercado.  Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso tomar alguns cuidados, afinal de contas, nem sempre…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Fardamento para supermercado: entenda por que é importante ter o seu

O uso de uniformes, ou fardamento para supermercado, é uma forma de demonstrar profissionalismo e excelência para os consumidores. Entretanto, os benefícios para a empresa vão muito além disso. Se você, gestor ou dono de supermercado, ainda não preparou o fardamento para os seus funcionários, não perca tempo. Neste artigo vamos te contar mais sobre…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

10 novidades e tendências para supermercados em 2024

 É fundamental para o gestor do setor supermercadista conhecer as novidades e tendências para o supermercado em 2024. Afinal, o sucesso da sua empresa depende disso e você não quer ser pego desprevenido, não é mesmo? Além disso, com as mudanças rápidas no comportamento do consumidor, é imperativo que todos os negócios se mantenham…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras. O layout das gôndolas de um supermercado…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto. Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Propaganda em carrinho de supermercado: conheça 4 passos para fazer uma

Você já pensou em fazer propaganda no carrinho de supermercado? Se não pensou ainda, deveria considerar essa ideia. Isso porque, você pode não apenas ter uma fonte de renda para o seu negócio, como também divulgar o seu estabelecimento. Para te auxiliar com essa tarefa, nós preparamos este artigo com os passos para você começar…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Produtos cruelty free no supermercado: itens que não podem faltar

A procura de produtos cruelty free no supermercado aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Isso ocorreu porque cada vez mais os consumidores estão preocupados com as políticas que as empresas adotam. Ou seja, eles querem saber se a empresa adota algum tipo de política social para tornar o local em que atua melhor. Isso impulsionou um…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo.  Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos