Por Nayara Santos em 06.10.2021

Higiene em supermercados: 6 dicas para fazer da forma correta

Por Nayara Santos em 06.10.2021

A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria.

Essas questões e cuidados ficaram ainda mais evidentes após o início da pandemia pelo novo coronavírus. Já que todas as pessoas passaram a ter mais cuidado com a própria saúde e a prestar mais atenção nos cuidados que outras pessoas e estabelecimentos possuem e oferecem.

Dito isso, é importante saber como cuidar da higiene no supermercado de forma correta, sempre pensando no bem-estar e em oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Por isso, preparamos este artigo com as principais dicas de como você poderá manter a limpeza no seu supermercado, confira!

Dicas para manter a higiene no supermercado

Ao manter a higiene no supermercado, você estará oferecendo um ambiente mais seguro e mais agradável para os seus clientes. Por isso, fique de olho nas dicas que daremos a seguir e comece a aplicá-las na sua loja agora mesmo.

1. Sujou limpou

Assim como acontece na nossa casa, a regra do sujou limpou também deve ser aplicada ao supermercado. Ou seja, se um funcionário estiver fazendo a reposição das prateleiras e acidentalmente quebrar uma embalagem de vidro derramando conteúdo, o local deverá ser limpo imediatamente.

Neste caso, não estamos dizendo que o funcionário precisa efetivamente limpar a sujeira feita pelo conteúdo da embalagem quebrada. Mas sim informar ao pessoal da limpeza responsável, identificar o local e orientar aos clientes como proceder nesse caso. 

Vale a pena mencionar que essa regra deverá ser aplicada em qualquer área ou setor do supermercado. Ou seja, não importa se ocorreu no ponto de venda, se foi no estoque ou no caixa do supermercado, o importante é manter o local sempre limpo.

2. Cestos e carrinhos de compras sempre limpos

Imagina que o cliente acabou de chegar na sua loja e na hora de pegar um cesto de compras ou um carrinho verificar que ele está sujo? Essa é uma situação extremamente desagradável que deve ser evitada ao máximo. 

Essa questão de higiene no supermercado se tornou ainda mais importante durante a pandemia da COVID-19. Afinal de contas, diferentes pessoas utilizam os carrinhos e cestos, portanto, mantê-los sempre limpos é uma obrigação do supermercado. Assim, além de oferecer um local mais seguro para os seus clientes, sem falar que essa é uma medida que mostra que você se preocupa com o bem-estar dos seus clientes.


Para conseguir fazer um bom controle da higienização desses itens no supermercado você poderá criar diferentes pilhas (no caso dos cestos) e filas (para os carrinhos) para a devolução e para retirada do cliente. Assim, o cliente saberá exatamente qual deles ele deverá pegar.

3. Manutenção da limpeza é fundamental

Ter uma boa higiene no supermercado é mais do que limpar quando algo estiver sujo, é também manter o local limpo, sem esperar por acidentes. Para conseguir manter o supermercado em boas condições, o ideal é fazer uma lista de todos os locais que devem ser limpos e com qual frequência isso deverá ocorrer.

Por exemplo, se houver um banheiro para clientes no supermercado, ele deverá ser limpo pelo menos uma vez ao dia. Ainda, dependendo do uso, pelo menos duas vezes ao dia. Por outro lado, o chão do supermercado poderá ser limpo uma vez por semana, a menos que alguém derrube alguma coisa. O mesmo é válido para as prateleiras, que também devem ser limpas frequentemente ou sempre que for feita a reposição dos produtos.

O mais importante é entender as necessidades do seu supermercado e, de cada uma das lojas, se for o caso, ser capaz de realizar todas as tarefas necessárias para manter a loja em ordem e para receber bem o cliente.

4. Treine e conscientize todos os funcionários

O melhor caminho para manter a higiene no supermercado é através do treinamento e da conscientização dos seus funcionários. Por isso, todos os novos funcionários, independente do cargo, devem passar por um treinamento para conhecer a empresa e como funciona cada parte dela.

No caso de cargos mais críticos para a manutenção da limpeza, como repositor de supermercado, estoquista e operador de caixa, os cuidados a serem tomados devem ser transmitidos neste primeiro treinamento. Além disso, eles também devem ser reforçados em cursos de reciclagem.

5. Fique de olho nos corredores críticos

Não é preciso trabalhar em supermercado para saber que alguns corredores são mais críticos e devem ter a sua higienização e limpeza acompanhados de perto. Esse é o caso do setor de hortifrúti, do corredor de bebidas e das geladeiras onde ficam os iogurtes. Claro que os acidentes podem ocorrer em qualquer local, mas alguns são mais propícios a eles.

Dito isso, é fundamental identificar quais são esses pontos no seu supermercado e fazer uma vistoria mais frequente para certificar-se de que os corredores estarão limpos. Assim, além de manter a higiene no supermercado, ainda garante aos seus clientes uma boa experiência de compras. Mesmo porque, é extremamente desagradável passar em corredores em que os sapatos ficam grudando no chão.

6. Use a rádio interna para manter a higiene no supermercado

Existem diferentes formas de facilitar a comunicação interna no supermercado, ou seja, de permitir que os funcionários se comuniquem entre si sem precisar se deslocar por grandes distâncias. Uma delas é através da rádio interna personalizada, que permite que você faça anúncios personalizados e os veicule imediatamente na sua programação musical. Ou seja, é uma excelente forma de informar a equipe de limpeza que é preciso higienizar algum local do supermercado.

Vale a pena lembrar que a rádio também é uma excelente aliada para aumentar as vendas e melhorar o ambiente de compras para os seus clientes. Portanto, investir nesse recurso pode ser uma excelente forma de aumentar as vendas e melhorar a gestão do supermercado. Saiba mais sobre isso acessando o nosso site.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Cross merchandising no supermercado: 6 dicas de como aplicar

O cross merchandising no supermercado é uma das técnicas de venda que pode ser aplicada para aumentar os lucros da sua loja. Ela consiste basicamente em combinar produtos que se complementam, trazendo maior conveniência e praticidade para o cliente. Como, por exemplo, os pacotinhos de queijo ralado que são expostos com os molhos de tomate…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado. Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Marketing para Supermercados: 13 ações para aumentar as vendas

 Você consegue citar quais são as estratégias de marketing que está usando no seu supermercado? Sabe quais são melhores para atrair novos clientes? Ou mesmo aquelas que devem ser implementadas para fidelizar quem já conhece a sua loja? Ainda, quais ações têm feito para aumentar a visibilidade do supermercado? Se respondeu “não” para alguma…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Lista de produtos para montar um supermercado: veja quais itens não podem faltar

Conhecer qual é a lista de produtos para montar um supermercado pode não ser uma tarefa muito simples. Afinal de contas, um supermercado que não possui os produtos certos ou que não consegue atender à demanda do cliente está fadado ao fracasso. Entretanto, antes de se desesperar é importante entender que os produtos vendidos em…

Por Nayara Santos em 15.02.2023

Cashback em supermercado: tendência que promete aumentar as vendas

O cashback, ou dinheiro de volta, é uma forte tendência no varejo que pode ser um grande diferencial no sucesso do seu negócio. Nos supermercados isso não é diferente, afinal de contas, com o cashback, sempre que o cliente gastar na sua loja, ele terá uma parte do dinheiro de volta. Oferecer essa possibilidade aos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Plano de marketing de um supermercado: 7 passos para montar o seu

Ter um plano de marketing é fundamental para conseguir divulgar o seu negócio, tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes e fidelizá-los. Todos os tipos de negócio devem ter um plano de marketing bem estabelecido para conseguir bons resultados. E isso é válido inclusive para estabelecimentos que são essenciais para as pessoas, como é…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Projeto de supermercado pequeno: veja como fazer em 8 passos

Sempre desejou montar o seu próprio mercado, mas não sabe por onde começar? Mesmo sendo um projeto de supermercado pequeno, é necessário planejar todas as etapas do empreendimento, começando pelo plano de negócios. Empresas bem-sucedidas geralmente são aquelas que conseguem se planejar desde o início para evitar diversos contratempos, imprevistos e prejuízos financeiros. O planejamento…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos