A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria.
Essas questões e cuidados ficaram ainda mais evidentes após o início da pandemia pelo novo coronavírus. Já que todas as pessoas passaram a ter mais cuidado com a própria saúde e a prestar mais atenção nos cuidados que outras pessoas e estabelecimentos possuem e oferecem.
Dito isso, é importante saber como cuidar da higiene no supermercado de forma correta, sempre pensando no bem-estar e em oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Por isso, preparamos este artigo com as principais dicas de como você poderá manter a limpeza no seu supermercado, confira!
Dicas para manter a higiene no supermercado
Ao manter a higiene no supermercado, você estará oferecendo um ambiente mais seguro e mais agradável para os seus clientes. Por isso, fique de olho nas dicas que daremos a seguir e comece a aplicá-las na sua loja agora mesmo.
1. Sujou limpou
Assim como acontece na nossa casa, a regra do sujou limpou também deve ser aplicada ao supermercado. Ou seja, se um funcionário estiver fazendo a reposição das prateleiras e acidentalmente quebrar uma embalagem de vidro derramando conteúdo, o local deverá ser limpo imediatamente.
Neste caso, não estamos dizendo que o funcionário precisa efetivamente limpar a sujeira feita pelo conteúdo da embalagem quebrada. Mas sim informar ao pessoal da limpeza responsável, identificar o local e orientar aos clientes como proceder nesse caso.
Vale a pena mencionar que essa regra deverá ser aplicada em qualquer área ou setor do supermercado. Ou seja, não importa se ocorreu no ponto de venda, se foi no estoque ou no caixa do supermercado, o importante é manter o local sempre limpo.
2. Cestos e carrinhos de compras sempre limpos
Imagina que o cliente acabou de chegar na sua loja e na hora de pegar um cesto de compras ou um carrinho verificar que ele está sujo? Essa é uma situação extremamente desagradável que deve ser evitada ao máximo.
Essa questão de higiene no supermercado se tornou ainda mais importante durante a pandemia da COVID-19. Afinal de contas, diferentes pessoas utilizam os carrinhos e cestos, portanto, mantê-los sempre limpos é uma obrigação do supermercado. Assim, além de oferecer um local mais seguro para os seus clientes, sem falar que essa é uma medida que mostra que você se preocupa com o bem-estar dos seus clientes.
Para conseguir fazer um bom controle da higienização desses itens no supermercado você poderá criar diferentes pilhas (no caso dos cestos) e filas (para os carrinhos) para a devolução e para retirada do cliente. Assim, o cliente saberá exatamente qual deles ele deverá pegar.
3. Manutenção da limpeza é fundamental
Ter uma boa higiene no supermercado é mais do que limpar quando algo estiver sujo, é também manter o local limpo, sem esperar por acidentes. Para conseguir manter o supermercado em boas condições, o ideal é fazer uma lista de todos os locais que devem ser limpos e com qual frequência isso deverá ocorrer.
Por exemplo, se houver um banheiro para clientes no supermercado, ele deverá ser limpo pelo menos uma vez ao dia. Ainda, dependendo do uso, pelo menos duas vezes ao dia. Por outro lado, o chão do supermercado poderá ser limpo uma vez por semana, a menos que alguém derrube alguma coisa. O mesmo é válido para as prateleiras, que também devem ser limpas frequentemente ou sempre que for feita a reposição dos produtos.
O mais importante é entender as necessidades do seu supermercado e, de cada uma das lojas, se for o caso, ser capaz de realizar todas as tarefas necessárias para manter a loja em ordem e para receber bem o cliente.
4. Treine e conscientize todos os funcionários
O melhor caminho para manter a higiene no supermercado é através do treinamento e da conscientização dos seus funcionários. Por isso, todos os novos funcionários, independente do cargo, devem passar por um treinamento para conhecer a empresa e como funciona cada parte dela.
No caso de cargos mais críticos para a manutenção da limpeza, como repositor de supermercado, estoquista e operador de caixa, os cuidados a serem tomados devem ser transmitidos neste primeiro treinamento. Além disso, eles também devem ser reforçados em cursos de reciclagem.
5. Fique de olho nos corredores críticos
Não é preciso trabalhar em supermercado para saber que alguns corredores são mais críticos e devem ter a sua higienização e limpeza acompanhados de perto. Esse é o caso do setor de hortifrúti, do corredor de bebidas e das geladeiras onde ficam os iogurtes. Claro que os acidentes podem ocorrer em qualquer local, mas alguns são mais propícios a eles.
Dito isso, é fundamental identificar quais são esses pontos no seu supermercado e fazer uma vistoria mais frequente para certificar-se de que os corredores estarão limpos. Assim, além de manter a higiene no supermercado, ainda garante aos seus clientes uma boa experiência de compras. Mesmo porque, é extremamente desagradável passar em corredores em que os sapatos ficam grudando no chão.
6. Use a rádio interna para manter a higiene no supermercado
Existem diferentes formas de facilitar a comunicação interna no supermercado, ou seja, de permitir que os funcionários se comuniquem entre si sem precisar se deslocar por grandes distâncias. Uma delas é através da rádio interna personalizada, que permite que você faça anúncios personalizados e os veicule imediatamente na sua programação musical. Ou seja, é uma excelente forma de informar a equipe de limpeza que é preciso higienizar algum local do supermercado.
Vale a pena lembrar que a rádio também é uma excelente aliada para aumentar as vendas e melhorar o ambiente de compras para os seus clientes. Portanto, investir nesse recurso pode ser uma excelente forma de aumentar as vendas e melhorar a gestão do supermercado. Saiba mais sobre isso acessando o nosso site.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!