Por Nayara Santos em 06.10.2021

Higiene em supermercados: 6 dicas para fazer da forma correta

Por Nayara Santos em 06.10.2021

A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria.

Essas questões e cuidados ficaram ainda mais evidentes após o início da pandemia pelo novo coronavírus. Já que todas as pessoas passaram a ter mais cuidado com a própria saúde e a prestar mais atenção nos cuidados que outras pessoas e estabelecimentos possuem e oferecem.

Dito isso, é importante saber como cuidar da higiene no supermercado de forma correta, sempre pensando no bem-estar e em oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Por isso, preparamos este artigo com as principais dicas de como você poderá manter a limpeza no seu supermercado, confira!

Dicas para manter a higiene no supermercado

Ao manter a higiene no supermercado, você estará oferecendo um ambiente mais seguro e mais agradável para os seus clientes. Por isso, fique de olho nas dicas que daremos a seguir e comece a aplicá-las na sua loja agora mesmo.

1. Sujou limpou

Assim como acontece na nossa casa, a regra do sujou limpou também deve ser aplicada ao supermercado. Ou seja, se um funcionário estiver fazendo a reposição das prateleiras e acidentalmente quebrar uma embalagem de vidro derramando conteúdo, o local deverá ser limpo imediatamente.

Neste caso, não estamos dizendo que o funcionário precisa efetivamente limpar a sujeira feita pelo conteúdo da embalagem quebrada. Mas sim informar ao pessoal da limpeza responsável, identificar o local e orientar aos clientes como proceder nesse caso. 

Vale a pena mencionar que essa regra deverá ser aplicada em qualquer área ou setor do supermercado. Ou seja, não importa se ocorreu no ponto de venda, se foi no estoque ou no caixa do supermercado, o importante é manter o local sempre limpo.

2. Cestos e carrinhos de compras sempre limpos

Imagina que o cliente acabou de chegar na sua loja e na hora de pegar um cesto de compras ou um carrinho verificar que ele está sujo? Essa é uma situação extremamente desagradável que deve ser evitada ao máximo. 

Essa questão de higiene no supermercado se tornou ainda mais importante durante a pandemia da COVID-19. Afinal de contas, diferentes pessoas utilizam os carrinhos e cestos, portanto, mantê-los sempre limpos é uma obrigação do supermercado. Assim, além de oferecer um local mais seguro para os seus clientes, sem falar que essa é uma medida que mostra que você se preocupa com o bem-estar dos seus clientes.


Para conseguir fazer um bom controle da higienização desses itens no supermercado você poderá criar diferentes pilhas (no caso dos cestos) e filas (para os carrinhos) para a devolução e para retirada do cliente. Assim, o cliente saberá exatamente qual deles ele deverá pegar.

3. Manutenção da limpeza é fundamental

Ter uma boa higiene no supermercado é mais do que limpar quando algo estiver sujo, é também manter o local limpo, sem esperar por acidentes. Para conseguir manter o supermercado em boas condições, o ideal é fazer uma lista de todos os locais que devem ser limpos e com qual frequência isso deverá ocorrer.

Por exemplo, se houver um banheiro para clientes no supermercado, ele deverá ser limpo pelo menos uma vez ao dia. Ainda, dependendo do uso, pelo menos duas vezes ao dia. Por outro lado, o chão do supermercado poderá ser limpo uma vez por semana, a menos que alguém derrube alguma coisa. O mesmo é válido para as prateleiras, que também devem ser limpas frequentemente ou sempre que for feita a reposição dos produtos.

O mais importante é entender as necessidades do seu supermercado e, de cada uma das lojas, se for o caso, ser capaz de realizar todas as tarefas necessárias para manter a loja em ordem e para receber bem o cliente.

4. Treine e conscientize todos os funcionários

O melhor caminho para manter a higiene no supermercado é através do treinamento e da conscientização dos seus funcionários. Por isso, todos os novos funcionários, independente do cargo, devem passar por um treinamento para conhecer a empresa e como funciona cada parte dela.

No caso de cargos mais críticos para a manutenção da limpeza, como repositor de supermercado, estoquista e operador de caixa, os cuidados a serem tomados devem ser transmitidos neste primeiro treinamento. Além disso, eles também devem ser reforçados em cursos de reciclagem.

5. Fique de olho nos corredores críticos

Não é preciso trabalhar em supermercado para saber que alguns corredores são mais críticos e devem ter a sua higienização e limpeza acompanhados de perto. Esse é o caso do setor de hortifrúti, do corredor de bebidas e das geladeiras onde ficam os iogurtes. Claro que os acidentes podem ocorrer em qualquer local, mas alguns são mais propícios a eles.

Dito isso, é fundamental identificar quais são esses pontos no seu supermercado e fazer uma vistoria mais frequente para certificar-se de que os corredores estarão limpos. Assim, além de manter a higiene no supermercado, ainda garante aos seus clientes uma boa experiência de compras. Mesmo porque, é extremamente desagradável passar em corredores em que os sapatos ficam grudando no chão.

6. Use a rádio interna para manter a higiene no supermercado

Existem diferentes formas de facilitar a comunicação interna no supermercado, ou seja, de permitir que os funcionários se comuniquem entre si sem precisar se deslocar por grandes distâncias. Uma delas é através da rádio interna personalizada, que permite que você faça anúncios personalizados e os veicule imediatamente na sua programação musical. Ou seja, é uma excelente forma de informar a equipe de limpeza que é preciso higienizar algum local do supermercado.

Vale a pena lembrar que a rádio também é uma excelente aliada para aumentar as vendas e melhorar o ambiente de compras para os seus clientes. Portanto, investir nesse recurso pode ser uma excelente forma de aumentar as vendas e melhorar a gestão do supermercado. Saiba mais sobre isso acessando o nosso site.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Locutor virtual online: divulgue todos os seus produtos e promoções

Todo gestor do varejo sabe que destacar seus produtos e promoções de forma eficaz é essencial para atrair clientes e alavancar vendas. A locução virtual online surge como uma poderosa aliada nesta tarefa, permitindo que as empresas comuniquem suas ofertas de forma rápida e eficaz.  Além disso, esta tecnologia não só moderniza a sua estratégia…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

10 dicas para inauguração de supermercado: comece com o pé direito!

 Já parou para pensar no que a inauguração do supermercado pode representar para o seu negócio e para o estabelecimento da sua marca no mercado? Esse é o primeiro contato que os consumidores e os seus concorrentes terão com a sua marca, e isso pode ditar o ritmo de como as coisas seguirão no…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio. Neste…

Por Nayara Santos em 16.02.2021

Ticket médio de supermercado: entenda o que é e como aumentá-lo

O ticket médio de um supermercado nada mais é do que um indicador de vendas que você pode utilizar para saber como andam as vendas do seu empreendimento. Ele é calculado com base no valor total de faturamento e no número de vendas realizadas em um determinado período. Assim, é possível saber qual é o…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Fiscal de prevenção de perdas no supermercado: entenda a importância para o seu negócio

O objetivo de todo empreendedor é aumentar o lucro do seu negócio, e as perdas se tornam um grande obstáculo para atingir esse objetivo quando ações não são tomadas para evitar que elas continuem acontecendo.  O fato é que todo negócio, principalmente do ramo varejista – mais especificamente supermercados – sofrem perdas, sejam elas operacionais…

Por Nayara Santos em 13.11.2020

Comunicação interna do supermercado: confira 8 dicas essenciais para o seu negócio

A comunicação interna do supermercado contribuirá efetivamente para a maior satisfação de seus colaboradores, uma vez que ela traz mais credibilidade e transparência para as decisões da gestão, além de permitir um melhor conhecimento da empresa por parte dos profissionais. Além disso, destaca-se o sentimento de pertencimento atribuído a toda a equipe, e o poder…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas. Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Inventário de estoque no supermercado: entenda o que é e a sua importância

Já preparou o inventário de estoque no seu supermercado nos últimos meses? E no último ano? Como foi a sua experiência durante o processo? Se pudesse você adotaria uma estratégia diferente ou manteria o processo de inventário igual?  Primeiramente, se você não faz o inventário do seu estoque então é melhor ficar atento. Já que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Qualidade no atendimento em supermercados: 8 regras do bom atendimento!

Toda pessoa quer ser bem recebida em um ambiente dedicado ao consumo. Se a experiência for agradável durante a visita, é muito provável que as chances de compra aumentem. Lembre-se disso para investir cada vez mais em práticas que garantam a qualidade no atendimento em supermercados. Clientes satisfeitos com essa etapa do relacionamento não hesitarão…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos