Por Nayara Santos em 31.05.2022

Aprenda como realizar eventos em lojas

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Realizar eventos em lojas é uma das estratégias mais eficientes para atrair clientes e, inclusive, para fidelizá-los. Além de ser uma ação de marketing fundamental em inaugurações, também é possível realizar eventos em outras datas importantes, como mudança de estação, evento comemorativo, nova coleção, ou até mesmo em época de baixo fluxo de vendas.

Apesar de parecer complexo, organizar eventos em lojas não é difícil, mas exige um bom planejamento e organização para que seja possível obter os resultados esperados. Por isso, se você deseja saber como fazer o planejamento de um evento na sua loja da maneira ideal, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e confira!

Qual é o passo a passo para fazer bons eventos em lojas?

O primeiro passo para que o evento tenha sucesso é, sem dúvidas, um bom planejamento, afinal, somente com uma boa programação é possível garantir que todos os detalhes saiam de acordo com o esperado e, ainda, economizar no investimento. Veja, a seguir, quais passos devem ser seguidos para garantir eventos incríveis e com bons resultados!

Quais datas podem ser celebradas

Ao falarmos em eventos em lojas é natural pensar em festas de inauguração de loja ou festas de aniversário da marca. Entretanto, esse pode ser um grande erro que você está cometendo, fazendo com que você deixe de aproveitar oportunidades de negócios.

Por isso, se você tem a intenção de realizar eventos na sua loja, a primeira coisa a ser feita é determinar quais datas podem ser comemoradas com uma grande festa. Claro que isso pode, e deve, incluir o aniversário da sua loja, mas você também pode fazer algo para celebrar o Dia do Cliente, ou então um determinado número/volume de vendas, o lançamento de uma nova coleção, dentre outros.

O mais importante é encontrar datas que façam sentido para a sua marca e para os seus clientes. Afinal, as festas são feitas para ajudar a divulgar a sua marca, ao mesmo tempo em que deve agradar aos clientes.

E não se esqueça de determinar as datas que esses eventos vão acontecer. Ou seja, vai ser aos finais de semana, feriados, à noite. Claro que isso também vai depender do tipo de evento em si. Por exemplo, se for algo mais exclusivo em que somente as pessoas da sua comunidade participem, então ele pode ser feito à noite, em um horário que a loja estará fechada.

Aqui vale uma ressalva importante, os eventos não necessariamente precisam ser grandes festas, mas podem ser palestras ou workshops. Eles podem servir para que você divulgue um produto ou ensine os clientes a usar um determinado item que você vende. 

Esses eventos também podem estar relacionados com valores e posicionamentos que a sua empresa possui. Por exemplo, se há uma preocupação ambiental, então podem ser realizados workshops de como reaproveitar produtos ou alimentos para evitar desperdícios e reduzir o volume de lixo gerado.

Determine qual público você quer atingir

O próximo passo é definir qual público você quer atingir e, claro, isso também vai depender do objetivo do evento. Por exemplo, se o evento for realizado para o lançamento de uma nova coleção, então que tal convidar aqueles clientes mais fiéis? Inclusive, temos um guia completo de como ter clientes fiéis e satisfeitos, confira aqui.


Ao mesmo tempo, você pode lançar uma promoção para todos os seus clientes em que na compra de uma determinado valor ou produto ele concorre a uma vaga com acompanhante para participar do evento. Assim, você desperta a curiosidade do cliente, ao mesmo tempo em que incentiva o aumento nas vendas e ainda promove a sua marca.

Por outro lado, se o evento for de inauguração de uma nova unidade, a intenção é atrair o maior número de pessoas possível. Afinal, quanto maior o número de consumidores que conhecerem a loja, melhor para o seu negócio, principalmente no início.

Determine o orçamento disponível para o evento na loja

Assim como acontece com qualquer outra estratégia que você vá realizar ou implementar na sua loja, o evento também precisa ter um orçamento. Isso serve para que você não gaste mais do que o necessário e não comprometa a saúde financeira da sua empresa.

Definir o orçamento logo no início do planejamento é importantíssimo para que você consiga planejar qual será o tamanho da festa, qual temática é possível, quais atrativos, comidas, bebidas e o número de convidados você poderá ter. Falaremos de todos esses pontos ao longo deste artigo.

Aqui vale uma dica importante: resista à tentação de gastar mais do que o determinado. Não se anime muito e queira fazer algo maior do que o caixa da sua empresa permite.

Defina a temática do evento

Agora que você já sabe quem participará do evento e qual o orçamento para isso, então chegou o momento de escolher os elementos que irão compor a sua festa. Ou seja, a temática do evento, como será a decoração, quais as comidas e bebidas que serão servidas, como vai ser a música, dentre outros.

Por exemplo, para o lançamento da coleção primavera/verão você pode fazer a decoração com flores, servir comidas leves e bebidas refrescantes. A música pode ser bastante animada e com uma elevada energia. Assim, você pode recriar aquele clima de calor, festa e férias que ele representa para muitas pessoas.

O ideal é que você consiga criar um ambiente único e bastante atrativo, até mesmo imersivo. Desta forma será possível oferecer aos convidados um ambiente totalmente único, quase como se você transportasse eles para outro lugar. Essa é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de conseguir encantar os seus clientes, potenciais clientes e até mesmo fornecedores.

Negocie com fornecedores

Agora que você já sabe quanto vai poder gastar e o que vai precisar para deixar o evento da sua loja incrível, chegou o momento de arregaçar as mangas e começar a colocar a mão na massa. A primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com potenciais fornecedores

Esse é o momento de pesquisar quem pode oferecer o melhor serviço ou produtos pelo melhor preço. Apenas tome cuidado para não ficar focado apenas no quanto algo vai custar, já que a qualidade pode ser comprometida. Por isso, sempre fale primeiro com empresas de confiança ou peça indicações de conhecidos. Afinal, é o nome da sua empresa e a fidelização dos seus clientes que estão em jogo.

O ideal é que você negocie não apenas os preços, mas as condições de entrega e montagem (se for o caso). Além disso, pode ser que você consiga brindes, melhores condições de pagamentos ou até mesmo tenha o serviço incluído no preço. Por exemplo, dependendo do valor da compra de aperitivos e refeições, você ganha o serviço de garçons.

Prepare a loja para receber os convidados

O próximo passo para organizar um evento na loja é preparar o local para receber os seus convidados. O melhor momento para decorar a loja de acordo com o tema escolhido é no dia anterior à data do evento, porém depois de seu horário de funcionamento, a fim de gerar surpresa e aguçar a curiosidade da clientela. Nos casos em que não for possível decorar a loja no dia anterior, o ideal é, no dia do próprio evento, iniciar a decoração o quanto antes a fim de evitar eventuais atrasos.

Se optar por realizar uma palestra ou workshop é essencial verificar previamente se há lugares para todos os clientes inscritos sentarem e se todos os assentos estão posicionados de uma maneira que proporcione uma boa visão da atração principal.

Para compor a decoração é possível utilizar balões, flores, tapetes, cortinas e outros elementos que tenham relação com o tema do evento. Esse é o momento certo para utilizar a criatividade. Se for necessário é possível até mesmo rever o layout da loja na data escolhida, removendo determinados expositores e balcões para sobrar mais espaço livre.

Esse também é um momento que os convidados podem utilizar para conhecer a sua loja e os seus produtos. Portanto, prepare o ambiente da melhor forma para recebê-los, selecionando os itens que devem ficar expostos e quais podem ser retirados.

Um ponto que costuma garantir o sucesso do evento é fornecer comidas rápidas e que não exigem a utilização de talheres, como mini sanduíches, salgados e docinhos, e diferentes bebidas, como refrigerantes, sucos e água saborizada.

A música também é um ponto importante, uma vez que costuma deixar o ambiente mais descontraído para os clientes. Justamente por isso é fundamental que você tenha uma playlist personalizada, feita exclusivamente para o evento e que combine com a sua marca.

Divulgue o evento

Para garantir o sucesso do seu evento você também precisa planejar como será a divulgação dele. Afinal, de nada adianta ter um bom planejamento e um evento impecável se os clientes não comparecerem na data marcada. 

A forma de divulgação do evento vai depender do perfil dos convidados. Por exemplo, se você quiser que seja algo para todos os seus clientes, então você pode divulgar amplamente nas suas redes sociais, na rádio da sua loja, no site, através de mensagens no WhatsApp e até mesmo em outdoors. 

Por outro lado, se a ideia for realizar um evento mais intimista e exclusivo, em que apenas um determinado grupo de pessoas vá participar, então a divulgação deverá ser diferente. Por exemplo, se for um evento exclusivo para a sua comunidade, então o convite deverá ser enviado apenas para essas pessoas.

Aqui vale uma ressalva, se você quiser que outras pessoas façam parte dessa comunidade, então você pode fazer uma breve divulgação nas suas redes, contando o que acontece. Isso deixará muitos clientes curiosos e pode fazer com que eles queiram passar a fazer parte da comunidade para participar de eventos futuros.

Lembre-se que é interessante criar um material de divulgação que desperte o interesse do cliente. Ainda, em alguns casos você pode contar com o apoio de outras pessoas ou empresas para a divulgação. Por exemplo, ao promover uma palestra, é possível solicitar que o palestrante faça um vídeo curto para ser usado como atrativo. Divulgue esse vídeo nas suas redes sociais e peça para que o palestrando divulgue também.

Outra maneira de divulgar o evento é fazendo uma cobertura completa do evento para os clientes que não puderem comparecer por meio de fotos, publicações nas redes sociais e transmissões de vídeos ao vivo.

Como usar o marketing de relacionamento durante o evento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia que objetiva fidelizar os clientes e, para garantir e melhorar o relacionamento, a loja pode oferecer benefícios a fim de garantir a satisfação do cliente e o sucesso do evento. 

Trata-se de um ponto fundamental ao organizar um evento para loja porque é importante que o evento fortaleça o vínculo entre o cliente e a sua loja. Afinal, o seu principal objetivo é fazer com que a sua loja se torne cada vez mais conhecida e as pessoas frequentem ainda mais o estabelecimento.

Para tanto, faça o cadastro dos clientes que participarem do evento e peça o seu contato. Desta forma é possível investir na comunicação para garantir clientes fiéis para a loja e ainda convidá-los para outros eventos ou pedir o feedback do evento que eles participaram.

Também é interessante oferecer benefícios exclusivos durante o evento a fim de fidelizar os clientes, como descontos, condições especiais de pagamento e entrega de brindes para envolvê-los ainda mais na experiência e gerar mais vendas.

Se no dia a dia as compras na loja podem ser parceladas em até 6 vezes, por exemplo, no dia do evento estenda 12 vezes, ou ofereça um desconto para as compras à vista — condições especiais proporcionam ao cliente um sentimento de exclusividade!

Overdelivery

Outra possibilidade é utilizar o evento como estratégia de “overdelivery”, ou seja, que busca aumentar a percepção de valor do cliente. Quando é entregue ao cliente mais valor ao produto do que ele esperava, ele se surpreende e a sua percepção de preço diminui ainda mais.

Ou seja, quanto mais valor você entrega ao cliente, maior deve ser a sua satisfação com relação ao produto adquirido e maior é a probabilidade dele continuar fazendo compras no estabelecimento ou até mesmo de indicar a empresa a seus amigos e parentes.

O evento pode ser utilizado nesse sentido, proporcionando uma grande experiência ao cliente, o que chamamos de customer experience, e agregando valor a marca, aumentando a sua satisfação com relação à loja e aos preços praticados.

Agora que você já sabe como fazer para organizar e realizar eventos em lojas, não perca tempo e o programe o quanto antes a fim de obter bons resultados e aumentar suas vendas!

Se você gostou do post, se inscreva na newsletter para receber os novos conteúdos!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

O que é loja virtual: saiba tudo sobre o assunto

Você sabe o que é uma loja virtual? Entende como ter uma pode afetar o desempenho e o sucesso do seu negócio? Ou ainda, como ela pode te ajudar a se destacar da concorrência? Bom, se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, você está no lugar certo. Claro que o e-commerce existe há muitos…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como lidar com funcionários em tempos de crise? Saiba aqui!

Saber como lidar com os funcionários em tempos de crise costuma ser um grande desafio, especialmente porque é fundamental ter empatia em momentos críticos como esse em que todos estão passando por momentos difíceis. A função que os gestores têm de motivar a suas equipes deve ser constante e não pode ser perdida inclusive durante…

Por Nayara Santos em 13.05.2020

6 estratégias de Marketing para o Instagram

O Instagram é uma das redes sociais de mais destaque e muitas empresas já têm contas para divulgar imagens e vídeos. Porém, não basta criar um perfil e postar um conteúdo qualquer: existem estratégias de Marketing que podem ser usadas para melhorar os resultados das postagens, tornando-as uma forma de impulsionar os lucros da empresa.…

Por Nayara Santos em 04.05.2016

Como Definir Metas de Vendas Mensais no Varejo

Saber como definir metas de vendas para a sua loja poderá fazer toda a diferença nos seus resultados, sabia? Estimar qual seria a quantidade de vendas ideal a ser atingida, quantos novos clientes podem fazer parte do programa de fidelidade, ou ainda de qual volume de vendas você quer ter para um determinado período é…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Eficácia e eficiência: entenda as diferenças

Existem vários conceitos usados na administração que são absorvidos na linguagem do dia a dia, mas que quase sempre são usados de forma incorreta. Isso, por sua vez, leva a várias interpretações e conclusões erradas. Dois bons exemplos disso são os conceitos de eficácia e eficiência, duas palavras usadas com bastante frequência, mas que dificilmente…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Conheça 8 passos para ter marketing de comunidade na sua empresa

Os exemplos de marketing de comunidade que conhecemos nos levam a um só pensamento: a importância de uma boa construção de marca. Certamente você já ouviu falar de Apple, Ferrari e Gucci. Mais do que três grandes organizações, elas construíram comunidades das quais os clientes desejam fazer parte. E é isso que esse conceito de…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Como estruturar um relatório gerencial no varejo?

Quem trabalha no comércio varejista sabe da importância de ter todas as informações acerca do negócio metrificadas, para que as tomadas de decisões sejam feitas corretamente e com base em dados reais. O relatório gerencial é uma ferramenta muito importante, nesse sentido. Apesar da relevância da ferramenta, muitos lojistas têm dúvidas sobre como estruturar um…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos