Por Nayara Santos em 18.03.2021

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

Por Nayara Santos em 18.03.2021

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer com que você consiga aumentar o lucro do seu negócio.

Por isso, neste artigo vamos falar mais a respeito da curva ABC, como fazê-la e como aplicar os resultados no seu dia a dia. Não perca tempo e descubra agora como usar essa poderosa ferramenta a seu favor. Boa leitura!

Entendendo a curva ABC no supermercado

A curva ABC nada mais é do que um relatório gerencial que vai indicar e relacionar a quantidade de produtos vendidos com o lucro que eles trazem para o seu negócio. Ela tem como base o Princípio de Pareto, que quando aplicada no varejo pode ser interpretada da seguinte forma: 80% dos produtos são responsáveis por 20% do lucro de um negócio e que 20% dos produtos são responsáveis por 80% do lucro.

Ou seja, não é porque um produto é muito procurado pelos seus clientes que ele seja o mais importante na hora de compor o seu lucro. Desta forma, é fundamental conhecer quais são os produtos mais lucrativos para que você possa traçar ações estratégicas para aumentar a venda deles.

Utilizando esse relatório, você conseguirá dividir os produtos que você vende em três categorias diferentes. Vamos supor que você tenha uma mercearia e venda 500 produtos diferentes, isso significa que:

  • Os produtos da categoria A representam 80% do seu lucro e correspondem a 20% dos itens que você possui, ou seja, 100 produtos;
  • Os produtos da categoria B representam 15% do seu lucro, mas correspondem a 30% dos produtos que você vende, ou 150;
  • Os produtos da categoria C correspondem a 5% do seu lucro e representam 50% do seu estoque, ou seja, 250 produtos.

Aqui estamos falando de uma separação 80/15/5, mas ela pode variar em 60/30/10 ou então 70/20/10. O fato é que sempre haverá poucos produtos que serão responsáveis pela maior parte do lucro de uma empresa. O importante é descobrir quais são esses produtos para o seu supermercado, por isso, fazer a curva abc é tão importante. No artigo Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto você encontrará os detalhes de como fazer esse cálculo.

Como utilizar a curva ABC para aumentar o seu lucro

A curva ABC para supermercado funciona como uma bússola, orientando em qual direção você deverá seguir em termos de aquisição de produtos e estratégias de marketing. Isso porque, há uma grande tendência em focar os esforços para promover aqueles produtos que vendem mais, quando, na verdade, eles trazem pouco lucro para o seu negócio.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre como a curva ABC pode ser utilizada para ter um controle de estoque mais eficiente e para traçar estratégias e ações de marketing que trarão um bom retorno.

Curva ABC no controle de estoque do supermercado

Manter um controle de estoque eficiente e garantir que não faltem produtos é uma das tarefas dos gestores de supermercado. Entretanto, a falta de alguns itens poderá ser mais prejudicial do que outros para o seu negócio. 

Por exemplo, se por algum motivo as mercadorias da categoria A faltarem no estoque, isso poderá ter uma grande influência na lucratividade do seu supermercado. Já se você tiver muitos produtos da categoria C em estoque, isso significa que você está gastando uma boa parte do seu capital de giro nos produtos errados.

Para fazer uma boa gestão de estoque tendo como base a curva ABC no supermercado é necessário hierarquizar os produtos pelo volume de vendas e pelo retorno que eles trazem. Assim, será possível saber em quais mercadorias você deverá investir na hora de fazer a reposição do estoque. 

Utilizando a curva ABC para melhorar as estratégias de marketing

A curva ABC também pode, e deve, ser utilizada na hora de preparar as suas campanhas publicitárias. Se a maior parte das suas ações estão voltadas para os produtos que compõem a categoria C, então você precisa revê-la. Aumentando a exposição dos produtos que formam a categoria A poderá te ajudar a aumentar a vendas delas e, consequentemente, aumentar o seu lucro.


Vale ressaltar que os produtos da categoria C não devem ser simplesmente esquecidos. Afinal de contas, eles possuem um grande volume de vendas, o que significa que eles são produtos muito procurados pelos seus clientes. Portanto, eles podem ser utilizados para atrair mais clientes para o seu supermercado, mas não devem ser os únicos destaques das ofertas.

Cuidados necessários na hora de interpretar a curva ABC

Agora que você já conhece mais sobre a curva ABC no supermercado é possível que você caia na tentação de não dar muita importância para os produtos da categoria C. Mas, já adiantamos, isso é um erro. 

Lembre-se que para ter um supermercado de sucesso, com clientes fidelizados à sua marca é importante oferecer diversidade de produtos. Afinal de contas, os clientes procuram um supermercado não porque ele é uma empresa com um bom lucro, mas, porque ele oferece produtos de qualidade, bons preços, boas vantagens para os clientes, diversidade de produtos e uma boa experiência de compras.

Além disso, sempre que você mudar a diversidade de produtos no seu supermercado, ou que um novo concorrente apareça no mercado, os hábitos de consumo dos clientes podem ser alterados, fazendo com que a curva abc seja modificada. Desta forma, é importante que você faça essa análise periodicamente, analise os resultados e faça as mudanças necessárias na estratégia adotada.

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