Por Nayara Santos em 28.10.2020

Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 28.10.2020

Ser capaz de fazer um bom gerenciamento dos produtos em estoque tem os seus desafios. Por isso, é essencial para todo gestor ou dono de um negócio conhecer as ferramentas corretas para conseguir informações que sejam relevantes para a tomada de decisões. Uma dessas ferramentas é a curva abc.

Saber como fazer a curva abc será fundamental para conseguir classificar e conhecer quais são os produtos que merecem maior destaque no seu negócio. Isso permitirá que você invista mais energia e dedique mais tempo em estratégias para promovê-los.

Neste artigo você saberá o que é a curva abc, qual é a sua importância e também daremos um exemplo prático para que você faça a sua própria curva, ainda vamos falar um pouco sobre as demais aplicações da curva abc. Boa leitura!

O que é curva abc?

A curva abc é uma adaptação do chamado Princípio de Pareto. O economista italiano, Vilfredo Pareto, em 1897, realizou um estudo para verificar como era a distribuição das terras em seu país natal. Ele conclui que haviam muitas pessoas com poucas terras e poucas pessoas com muitas terras. 

Foi então que ele estabeleceu a chamada regra do Princípio de Pareto, ou regra 80/20. Essa regra diz que 80% da população detinha o equivalente a 20% de todas as terras. Já os outros 20% da população detinham a posse de 80% das terras.

Com o tempo, essas regras passaram a ser aplicadas em diferentes áreas, uma vez que ela auxiliava na compreensão de muitos dados e não apenas da distribuição de terras. Um dos locais em que é aplicada atualmente é na gestão de controle de estoque de produtos em supermercados, recebendo o nome de curva abc.

A curva abc é utilizada para classificar os produtos por ordem de importância, ou seja, aqueles que são mais e menos importantes para o lucro do estabelecimento. Para ser utilizada em supermercados, a curva abc precisou fazer algumas adaptações na regra 80/20 de Pareto.

Segundo ela, os produtos podem ser divididos em três categorias distintas, conforme a sua importância:

  • A: os produtos da categoria A geralmente correspondem a 20% dos produtos do estoque, entretanto, eles representam 80% do valor do estoque;
  • B: os produtos da categoria B geralmente correspondem a 30% dos produtos do estoque, entretanto, eles representam 15% do valor do estoque;
  • C: os produtos da categoria C geralmente correspondem a 50% dos produtos do estoque, entretanto, eles representam 5% do valor do estoque.

É importante dizer que apesar da maioria dos lugares se referir à curva abc como sendo uma regra 80/15/5, que ela não é fixa. A regra pode variar e ser 70/20/10, ou então 60/30/10.

Qual a importância de fazer curva abc?

Antes de explicarmos como fazer a curva abc, é fundamental que você entenda a importância dela. A seguir falaremos dos principais benefícios.

Priorização de itens

Ao fazer a curva abc você conseguirá saber quais são os produtos mais importantes para o seu supermercado. Com essa informação em mãos, ficará mais fácil saber onde os esforços devem ser concentrados, já que esses produtos são essenciais para o seu negócio.

Além disso, sabendo quais são os itens da categoria A, você poderá criar fluxos de entrada e saída que sejam exclusivos para eles. Permitindo uma melhor gestão e controle de estoque deles.

Riscos menores

Uma boa gestão de supermercado possui bons programas de prevenção de perdas e de redução de riscos. Ou seja, evitar que produtos sejam perdidos por má manipulação ou vencimento, e também encontrar fornecedores que sejam capazes de atender a sua demanda.

Se, depois de fazer a curva abc para o seu estoque você percebeu que todos os produtos da categoria A estão sendo entregues por apenas um fornecedor é preciso ficar alerta. Afinal de contas, imagine que algo aconteça com esse fornecedor e ele não consiga te entregar a mercadoria dentro do prazo combinado, ou mesmo decida aumentar os preços consideravelmente. Você estará à mercê desse único fornecedor.

Redução do desperdício

A análise através da curva abc permite reduzir o desperdício de tempo e de dinheiro com os produtos que não são importantes para o seu supermercado. Isso porque, como falamos acima, ele permite que você dê maior foco a aquilo que é mais importante. 

Desta forma, você não vai cair na tentação de preparar campanhas publicitárias, ou estratégias de marketing para produtos que trarão pouco lucro para o seu negócio. Fazendo isso, além de reduzir o desperdício, você provavelmente vai conseguir aumentar a margem de lucro ou mesmo o ticket médio dos clientes.

Melhor controle

Para conseguir novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca, é fundamental que você ofereça ao seu cliente o que ele procura. Fazer a curva abc é uma das formas de analisar se você tem sido capaz de entregar o que o seu cliente quer.

Isso porque, a análise trará clareza em quais produtos que você possui no estoque. Por exemplo, se o seu estoque possui mais produtos X, Y e Z, e os seus clientes preferem os produtos W, ou mesmo o produto X, você precisará aumentar a demanda ou mesmo passar a oferecer o produto que não tem no estoque.

Como fazer a curva abc?

Agora que você já sabe o que é a curva abc e a sua importância, vamos à parte prática, onde ensinaremos como fazê-la. Como esse processo vai envolver um número considerável de cálculos, a nossa recomendação é que você utilize uma planilha do Excel, ou software semelhante, para fazê-la.

1. Lista de produtos e total vendido

O primeiro passo é fazer uma lista com todos os produtos do seu estoque, o valor de cada um desses itens, e a quantidade vendida em um determinado período. Em seguida calcule o valor total de venda de cada um desses itens. Isso deve ser feito multiplicando-se o valor unitário pelo total de itens vendidos. 

Por exemplo, o produto 01, que possui valor unitário de R$ 70,00 e teve 28 unidades vendidas em um período de 3 meses. O cálculo é feito da seguinte forma:

  • R$ 70,00 x 28 = R$ 1.960,00 

Para mostrar como é feita a curva abc, mostraremos um exemplo prático, com a tabela a seguir:

ProdutoValor unitárioItens vendidosTotal
Produto 01R$ 70,0028R$ 1.960,00
Produto 02R$ 800,0060R$ 48.000,00
Produto 03R$ 250,0084R$ 21.000,00
Produto 04R$ 300,0090R$ 27.000,00
Produto 05R$ 1.500,0043R$ 64.500,00
Produto 06R$ 60,00100R$ 6.000,00
Valor total vendasR$ 168.460,00

Além disso, também será preciso determinar qual será a regra utilizada para a sua curva abc. No nosso exemplo vamos utilizar a regra 80/15/5, desta forma teremos:

  • Produto A: 80% do faturamento;
  • Produto B: 15% do faturamento;
  • Produto C: 5% do faturamento.

2. Participação de cada item

O próximo passo para fazer a curva abc é conhecer qual é a participação de cada item no faturamento do seu supermercado no período estudado. Esse cálculo é feito dividindo-se o valor do item pelo valor total de faturamento, e o resultado deve ser expresso em porcentagem.

Tomemos como base o produto 01 que teve como total valor de venda R$ 1.960,00. O resultado deve ser expresso em porcentagem. O cálculo é feito da seguinte forma:

  • R$ 1.960,00 / R$ 168.460,00 = 0,011 x 100 = 1%

Veja o nosso exemplo:

ProdutoValor unitárioItens vendidosTotalParticipação
Produto 01R$ 70,0028R$ 1.960,001%
Produto 02R$ 800,0060R$ 48.000,0028%
Produto 03R$ 250,0084R$ 21.000,0012%
Produto 04R$ 300,0090R$ 27.000,0016%
Produto 05R$ 1.500,0043R$ 64.500,0038%
Produto 06R$ 60,00100R$ 6.000,004%
R$ 168.460,00

Para facilitar o cálculo, é importante que os itens sejam organizar da maior porcentagem, para a menor, a tabela ficará dessa forma:

ProdutoValor unitárioItens vendidosTotalParticipação
Produto 05R$ 1.500,0043R$ 64.500,0038%
Produto 02R$ 800,0060R$ 48.000,0028%
Produto 04R$ 300,0090R$ 27.000,0016%
Produto 03R$ 250,0084R$ 21.000,0012%
Produto 06R$ 60,00100R$ 6.000,004%
Produto 01R$ 70,0028R$ 1.960,001%
R$ 168.460,00

3. Participação acumulada

Nesta etapa, será feito o cálculo da participação acumulada, ou seja, a porcentagem do primeiro item será somada ao segundo, esse valor será somado ao terceiro e assim sucessivamente. Veja a nossa tabela:

ProdutoValor unitárioItens vendidosTotalParticipaçãoParticipação acumulada
Produto 05R$ 1.500,0043R$ 64.500,0038%38%
Produto 02R$ 800,0060R$ 48.000,0028%67%
Produto 04R$ 300,0090R$ 27.000,0016%83%
Produto 03R$ 250,0084R$ 21.000,0012%95%
Produto 06R$ 60,00100R$ 6.000,004%99%
Produto 01R$ 70,0028R$ 1.960,001%100%
R$ 168.460,00

4. Classificação dos produtos

A última etapa será classificar os produtos analisados de acordo com a regra escolhida para a curva abc. Lembre-se que os produtos A são aqueles que representam cerca de 80% do faturamento. Portanto, no nosso exemplo esses seriam os produtos 05, 02 e 04. 

Os produtos B são aqueles que representam 15% do faturamento e no exemplo dado ele corresponderia ao produto 03. E por fim, os produtos C, que correspondem a 5% do faturamento, teríamos os produtos 06 e 01.

ProdutoValor unitárioItens vendidosTotalParticipaçãoParticipação acumuladaClassificação
Produto 05R$ 1.500,0043R$ 64.500,0038%38%A
Produto 02R$ 800,0060R$ 48.000,0028%67%A
Produto 04R$ 300,0090R$ 27.000,0016%83%A
Produto 03R$ 250,0084R$ 21.000,0012%95%B
Produto 06R$ 60,00100R$ 6.000,004%99%C
Produto 01R$ 70,0028R$ 1.960,001%100%C
R$ 168.460,00

Agora você já conhece quais sãos os produtos mais importantes para o seu negócio e onde o seu tempo e dinheiro devem ser investidos para aumentar ainda mais as vendas.

Aplicações da curva abc

Além de permitir a análise dos produtos, separando-os por ordem de importância de acordo com a participação no faturamento, a curva abc também pode ser utilizada para análise de clientes e fornecedores.

As etapas do cálculo para fazer a curva abc são as mesmas que mostramos anteriormente. Entretanto, no caso de fornecedores, você fará o cálculo com base no valor que você paga para eles em um determinado período. Com isso, você conseguirá saber se está comprando muito de um mesmo fornecedor. Lembre-se que isso pode oferecer grandes riscos ao seu negócio, já que você estará nas mãos desse fornecedor.

Para os clientes, você poderá fazer o cálculo com base no valor gasto por cada um em um determinado período. Conhecendo quais sãos os clientes que contribuem para a maior parte do faturamento da sua empresa, será possível oferecer um tratamento diferenciado para eles.

Para conseguir fazer uma boa gestão do seu negócio, seja ela de estoque, produtos, fornecedores ou clientes, é fundamental ter boas ferramentas e saber como usá-las. A curva abc é um ótimo exemplo disso. Além de poder ser aplicada a diversas áreas do seu negócio, ela ainda permite que você tome decisões gerenciais e administrativas mais assertivas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como montar seções de supermercado: confira um guia completo

Você, gestor do setor supermercadista, já parou para pensar sobre a importância de montar seções de supermercado? Ou mesmo em como fazer isso? Será que existe uma forma ideal para isso? Bom, provavelmente se chegou até aqui é porque está interessado em saber mais sobre o assunto e é justamente isso que faremos. Manter o…

Por Nayara Santos em 06.04.2023

Experiência do cliente no supermercado: 5 dicas para encantar o cliente

Oferecer uma boa experiência para o cliente no supermercado é, sem dúvida alguma, a melhor forma de conquistá-lo. Apesar disso, muitos varejistas ainda não dão a devida importância a isso e podem acabar perdendo uma grande oportunidade de ter clientes fiéis. Portanto, se você quiser sair na frente da concorrência precisa mudar a forma como…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Como fazer encarte de supermercado: aprenda em 9 passos

Saber como fazer um encarte de supermercado que atraia a atenção dos clientes é extremamente importante. Isso porque, essa ainda é uma das principais formas que os supermercados possuem de se comunicar com o cliente, seja através do encarte impresso ou digital. Por isso, nesse artigo daremos todos os passos para que você consiga preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Outdoor de supermercado: veja como ser criativo

Para os gestores e donos de supermercado é importantíssimo encontrar diferentes formas de divulgar o seu negócio. Por mais que a divulgação do supermercado em outdoor de supermercado seja explorada, nem sempre ela é capaz de atingir os objetivos desejados. Para funcionar, essa estratégia precisa ser capaz de chamar a atenção dos consumidores e se…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Como fazer ofertas em supermercado? 7 dicas práticas!

As ofertas em supermercados são cruciais para aumentar as vendas, atrair novos compradores e reter os clientes atuais. No entanto, algumas empresas não seguem um planejamento adequado antes de executar suas campanhas. O resultado é que, sem planejamento, além de não alcançar os resultados desejados, ainda podem ter prejuízos. Como a preparação para fazer ofertas…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

Supermercado drive thru: invista nessa tendência que veio para ficar

Ter um supermercado drive thru pode ser uma excelente forma de trazer modernidade para a sua marca. Essa tendência vêm começando a ganhar mais espaço no país, principalmente depois que o setor de varejo percebeu a fragilidade de muitos negócios. Diante da dificuldade de se manter no mercado, muitos donos e gestores desse setor buscaram…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Conheça o serviço que seu concorrente tem e usa para aumentar as vendas, mas você ainda não!

Provavelmente você já se deparou com serviços que o seu concorrente usa e que você ainda não implementou na sua loja. Inclusive, já deve ter reparado que muitos desses serviços permitem que a concorrência obtenha melhores resultados que o seu supermercado. Por isso, é fundamental conhecer quais serviços você quer implementar no seu supermercado para…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos