Por Nayara Santos em 18.11.2021

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te falar um pouco mais sobre a importância de desenvolver e implementar estratégias para a retenção de clientes. Você não quer perder essa oportunidade, não mesmo? Então vem com a gente!

Qual é a importância da retenção de clientes?

Imagine que um cliente foi até a sua loja procurando por um determinado item, mas chegando lá percebeu que você não vendia esse item. Você acha que esse cliente retornará para a sua loja depois disso? Ou mesmo irá considerar a sua loja como uma primeira opção na próxima vez que precisar comprar algo? Será que ele vai retornar se o atendimento não foi bom? A resposta para essas perguntas é: provavelmente não. 

Ou seja, você gastou tempo e dinheiro para conseguir atrair a atenção do cliente e convencê-lo a ir até a sua loja. Entretanto, quando ele se relacionou com a sua marca, a experiência não foi boa. Por isso, desenvolver estratégias para reter e fidelizar esses clientes é essencial. Não apenas para conquistar clientes e ter um retorno a longo prazo, mas para tornar a sua loja uma referência para o consumidor.

Estratégias para fazer a retenção de clientes no varejo

1. Valorize o primeiro contato com o cliente

O primeiro passo para a retenção de clientes no varejo começa com o primeiro contato que o cliente tem com a sua loja. Conseguir causar uma boa primeira impressão é crucial. Assim, mesmo que a loja não ofereça o que o cliente procura, ele ainda poderá retornar para uma compra. 

Ou seja, mesmo que o cliente tenha expectativas pouco realistas da sua loja, se você conseguir causar uma boa primeira impressão, ele lembrará da sua marca e até mesmo se tornará um cliente fiel. Por isso, a retenção de cliente e oferecer uma excelente experiência de compras para todos os clientes que entram na loja deve ser um lema da empresa.

Invista no marketing sensorial

As estratégias de marketing sensorial conseguem encantar os clientes com muita facilidade. Elas despertam e estimulam os sentidos dos clientes de forma bastante sutil, muitas vezes sem que eles sequer percebam. Assim, o cliente simplesmente se sente bem na sua loja e não sabe nem explicar o porquê. Dentre as principais ações que você pode investir estão:

Para conhecer em detalhes todas essas estratégias, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Ofereça a experiência do omnichannel

Cada vez mais os clientes querem ter total controle sobre a forma com que eles se relacionam com as empresas. Por isso, oferecer a experiência omnichannel poderá ser um divisor de águas para o sucesso do seu negócio.


Com o omnichannel o cliente poderá escolher qual é o melhor canal de compras, pagamento e retirada/recebimento de mercadorias. Por exemplo, o cliente pode pedir o produto online, efetuar o pagamento na loja, e receber a mercadoria em casa. 

Vale a pena dizer que quando o cliente tem liberdade para escolher o que é mais conveniente, a tendência é que ele volte a comprar com você. Ele pode até mesmo pagar um pouco mais caro pelos produtos, apenas porque a forma com que ele se relaciona com a loja é mais conveniente ou benéfica para ele.

Bom atendimento é fundamental

Não tem como falar em estratégias de retenção de cliente no varejo sem falar de bom atendimento. Isso porque, não há empresa que dure muito tempo se o atendimento ao cliente for ruim e deixar a desejar. Afinal de contas, quando o cliente não é bem atendido ele voltará a comprar na loja somente se não houver nenhuma outra alternativa.

Dito isso, é essencial que você trabalhe com profissionais bem treinados. Isso não significa que a sua equipe de vendas deve ser muito experiente, apenas que ela deve ser capaz de prestar atenção às necessidades dos clientes, ter proatividade para resolver problemas. Sem falar que educação e cordialidade são requisitos essenciais para o trato com os consumidores. Assim, promova e incentive cursos e treinamentos para a sua equipe.

Ofereça soluções

Por mais que você se esforce, é impossível agradar a todos os clientes ao mesmo tempo. Isso inclusive é o esperado, se você não tem nenhuma reclamação é preciso ficar atento e entender porque os clientes não estão te contactando. Claro que nenhum gestor quer ter dezenas de reclamações a respeito da sua empresa, mas ocasionalmente elas surgirão. E você deve estar preparado para resolvê-las.

Isso porque, uma das melhores formas de reter cliente no varejo é através da solução de problemas. Assim, mesmo que haja qualquer contratempo na compra, o cliente saberá que a sua empresa irá resolver o problema, seja ele qual for. Além disso, oferecer soluções fará com que o consumidor identifique a sua loja como sendo confiável e, certamente, irá divulgar isso para os seus amigos e parentes.

Saiba quando não reter o cliente

Por mais que implementar estratégias de retenção de clientes seja essencial no varejo, é preciso saber reconhecer quando o cliente não deve ser retido. Isso fará com que você economize tempo e dinheiro onde o retorno é incerto. Essas situações são:

  • Quando o cliente procura um produto que você não vende: não ter variedade ou falta de mercadorias é péssimo para a empresa e deve ser evitado ao máximo. Entretanto, às vezes o cliente entra na loja procurando algo que sequer faz parte do mix de produtos;
  • Quando o cliente nunca está satisfeito: fique atento aos clientes que abusam da política de troca e estão sempre reclamando. Esses não são bons clientes e não devem ser retidos.

Tenha no seu negócio a trilha sonora ideal para sua marca

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, criar identidade e reconhecimento de marca,  aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Conheça agora mesmo o verdadeiro music branding e revolucione a experiência dos seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração de loja infantil: 4 ideias do que fazer

A decoração de loja infantil é fundamental para conseguir conquistar os clientes e atraí-los para a sua loja. Além disso, a decoração também ajuda a criar um ambiente único e diferenciado, que o cliente só encontra na sua loja. Inclusive, a decoração da loja deve ser encarada como uma importante estratégia de marketing, afinal, ela…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

4 ideias para loja de moda íntima, confira!

Ter boas ideias para a sua loja de moda íntima pode te ajudar a encantar clientes e conquistá-los de uma vez por todas. Essa não é exatamente uma tarefa muito fácil, afinal muitos gestores acreditam que as ações realizadas na sua loja devem ser algo inédito para fazer sucesso. Se você é um desses gestores,…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

O que é Marketing Sensorial? Use os 5 sentidos na sua loja

 Marketing Sensorial é uma subdivisão do marketing que tem a finalidade de trabalhar a percepção dos clientes por meio de estímulos sensoriais, muitas vezes bastante sutis, para deixar o cliente mais à vontade na loja. Ou seja, com ações que estimulam os 5 sentidos humanos (tato, visão, paladar, olfato e audição) oferecer um ambiente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

20 textos prontos para vender mais no outono, se inspire!

Já escolheu os textos prontos que irá utilizar na campanha de outono da sua loja para conseguir vender mais? Então aproveite este artigo com dicas incríveis para você aproveitar e divulgar a sua empresa. Vender bem o ano todo é essencial para qualquer loja do varejo. Entretanto, preparar campanhas para cada estação do ano pode…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Saiba como o vitrinismo pode impactar diretamente as suas ações de marketing

Os gerentes ou gestores de marketing de lojas de varejo estão sempre buscando soluções para atrair a clientela e aumentar as vendas. Investir em um visual merchandising é uma boa oportunidade para isso. E, entre as técnicas mais utilizadas nesse segmento está o vitrinismo. Quando bem utilizadas, as vitrines podem fazer com que os negócios…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

8 dicas para vender mais no Dia das Mães!

 Se você chegou até aqui é porque está interessado em conhecer algumas dicas para vender mais no Dia das Mães. Ela é uma das datas mais importantes do varejo, portanto, não pode passar batido.  Isso significa que a maioria dos consumidores comprará algo, nem que seja uma lembrancinha. Não é à toa que o…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Estratégias de Marketing Off-line Ainda Funcionam em Lojas de Varejo?

Hoje nós desvendamos o mistério das estratégias de marketing off-line! Será que elas funcionam no varejo? Descubra!

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Entendendo o Comportamento do Consumidor da sua Loja 4 Passos

Um dos fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento é que o gestor esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor que frequenta a sua loja. Estamos falando isso porque o mercado, além de ficar cada vez mais competitivo, exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

24 frases para atrair clientes, confira as melhores

Ter boas frases para conseguir atrair clientes é essencial em qualquer ramo do varejo. Afinal, você precisa despertar a curiosidade nas pessoas, mostrar que o seu negócio tem os melhores produtos e serviços, trazer as vantagens de se relacionar com a sua marca e assim por diante. Mas, essa não é exatamente uma tarefa fácil,…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos