Por Nayara Santos em 29.07.2016

Marcas e patentes: tire aqui suas dúvidas

Por Nayara Santos em 29.07.2016

Quem trabalha com propriedade intelectual provavelmente já se deparou com uma série de dúvidas sobre marcas e patentes. Além de haver certa confusão entre essas duas categorias de propriedade, também é bastante comum não saber as diferenças de registro de cada uma, os benefícios do registro etc.

Que tal aproveitar essa oportunidade para saber exatamente as respostas para as dúvidas mais comuns nesse tema? Confira estas informações:

1. Qual a diferença entre marcas e patentes?

Essa é uma diferença importante a se fazer, porque muitas pessoas ainda confundem esses dois conceitos. Já falamos um pouco sobre marcas em outro post aqui no blog. Marcas são a representação nominativa (nome) ou figurativa (imagem, design, cores) de um produto ou serviço que você pretende comercializar, produzir e oferecer.

Já a patente é o direito de exclusividade de exploração comercial de uma invenção ou modelo de utilidade, ou seja, é a forma de assegurar os benefícios decorrentes de uma ideia inovadora, que pode ser executada e que tem apelo econômico no mercado.

2. Como registrar uma marca?

O primeiro passo para registrar uma marca é verificar se alguém já a utiliza no mercado. O próprio Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) possui um cadastro on-line, cuja consulta é gratuita por meio do sistema e-marcas.

Nessa plataforma, é possível verificar quais marcas já estão em uso e em quais áreas de atuação. Caso sua marca não entre em conflito com outras, você formula on-line um pedido de registro, realiza o pagamento de uma taxa e aguarda o exame pelo INPI. Se você fizer um pedido e o INPI verificar coincidência de pedidos em sua base de dados e na área de atuação pretendida, o pedido de registro será indeferido.

3. Por que as patentes demoram tanto tempo para serem examinadas?

O registro de patentes é mais complexo que o de marcas, por uma série de fatores: há registro de patentes em diversas áreas do conhecimento (engenharias, química, biologia, telecomunicação, entre outras); os pedidos de patente são extremamente detalhados, o que demanda exame bastante minucioso de seus diferentes aspectos; os prazos para contestação do pedido de patente são maiores, também pelo fato de as pessoas terem que examinar as minúcias de registros complexos e detalhados de invenções e modelos de utilidade.

4. Quais são os prazos de proteção de marcas e patentes?

Seus prazos de proteção são distintos. No caso de marcas, a proteção ocorre por 10 anos a partir do pedido inicial, havendo ainda a possibilidade desse prazo ser renovado mediante pagamento de taxa. No caso das patentes, existem prazos distintos para invenções e modelos de utilidade: 20 e 15 anos, respectivamente. Ao contrário das marcas, o registro de uma patente não pode ser renovado, nem prorrogado.

5. O registro de uma marca é eterno?

Sim e não! Teoricamente, o registro de uma marca só é válido por 10 anos. Quando esse prazo está prestes a vencer, é possível que o titular da marca renove sucessivamente seu pagamento por meio de pedidos de proteção de igual período. Ou seja, pode ser que um registro seja renovado sucessivamente, por um número infinito de décadas, a depender do interesse daqueles que o registraram.

6. Quais são os tipos de marcas existentes?

Existem marcas nominativas, figurativas e mistas. Marcas nominativas são aquelas que se concentram apenas na palavra ou na expressão que caracteriza a origem de um produto ou serviço. Costumam ser marcas cujo design muda com frequência, ou que a sonoridade importa mais que sua própria representação gráfica.

Marcas figurativas são aquelas que existem por meio de símbolos, imagens e outras formas de representação que não necessariamente se representam por meio de palavras. O símbolo da Nike, por exemplo, que pode ser representado sem a palavra “nike”, é internacionalmente reconhecido pelo seu design.

Quando há uma mistura entre os dois elementos, com aspectos nominativos e figurativos, essa marca é mista. A pessoa que requer um registro deve escolher o tipo de marca a ser registrada, bem como fornecer as cores e os elementos necessários para o reconhecimento dessa marca.

7. Existem muitos riscos de não registrar uma marca?

Sim, vários! Quando você começa a empreender, fará uma série de investimentos importantes: compra de nome de domínio na internet, criação de uma identidade visual para o seu negócio, impressão e divulgação de materiais publicitários, campanhas de divulgação de sua marca e serviços, estratégias de branding, campanhas de marketing, entre outras coisas. Isso representa gastos significativos para um empreendedor, mas garantem presença da marca, fidelização de consumidores, entre outras vantagens.

Já imaginou ter que trocar de marca após anos de atuação e investimento no mercado? Isso pode acontecer se você não realizar seu registro no INPI, porque os concorrentes podem resolver iniciar esses procedimentos antes de você. E, no registro de marcas, é dono quele que entrar primeiro com o pedido, ou seja, se você deixar de registrar sua marca, algum concorrente pode resolver se aproveitar dos investimentos que você já realizou nessa consolidação junto ao mercado consumidor.

Pior ainda é você atuar em uma área sem registro de marca, aproveitando-se de uma marca já registrada por alguém. Na prática, isso pode ter consequências graves, como a confusão de consumidores, ou até mesmo um processo por perdas e danos movido pelo detentor da outra marca. Ele pode considerar que você se aproveitou de má-fé da marca já registrada e exigir diversos tipos de indenização por isso.

8. Para registrar uma marca, é preciso atuar na área do registro?

Sim! Não adianta querer registrar sua marca em toda e qualquer área de atuação, visando a exploração futura daquele nicho de mercado. Isso somente é possível por marcas notórias, como a Coca-Cola. Marcas iniciantes, ou mesmo aquelas menores, precisam comprovar que atuam na área em que solicitam o registro, por meio de contrato social ou outros documentos comprobatórios que discriminem o campo de atuação da pessoa jurídica ou da pessoa física que solicita o registro.

O que achou dessas informações sobre marcas e patentes? Ainda tem dúvidas sobre como proceder com cada registro? Deixe aqui seu comentário! Participe!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

10 dicas para vender mais no Dia dos Pais!

Procurar por dicas para vender mais no Dia dos Pais é realmente algo que todo gestor do varejo deve fazer. Afinal de contas, com datas como essa não dá para simplesmente esperar o cliente decidir entrar na sua loja, é preciso tomar um papel ativo e ir em busca de novos clientes. As campanhas de…

Por Nayara Santos em 06.06.2024

Confira 7 dicas incríveis de como vender no Instagram!

As redes sociais empoderaram o consumidor, que agora é ativo nas campanhas publicitárias e pode trocar ideias e se relacionar com as marcas. Tendo em vista essa premissa, as empresas buscam por formas de como vender no Instagram, por exemplo. De acordo com o relatório Digital in 2019, desenvolvido pela We Are Social e pela…

Por Nayara Santos em 18.10.2019

O guia definitivo sobre vendas online: aprenda a vender mais pela internet

Dar vida a um e-commerce e começar suas vendas online é o sonho de muitas pessoas, principalmente para os pequenos e médios varejistas que enxergam o mundo digital como uma oportunidade de lucrar mais e ainda contar com mais flexibilidade e menos burocracia no dia a dia. Entretanto, se engana quem pensa que iniciar e…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

12 textos de agradecimento de inauguração de loja: fidelize seus clientes

Preparar textos de agradecimento para os clientes que compareceram à inauguração da sua loja é uma forma de reforçar a sua marca e garantir que o consumidor se lembre de você. Entretanto, muitos varejistas não consideram essa ação por acharem que pode demandar muito tempo ou gastos extras. Entretanto, se você quiser fazer com que…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Como calcular o preço de venda de um produto: descubra agora

Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma empresa do varejo é saber como calcular o preço de venda de um produto. Isso porque, diversos fatores devem ser considerados para conseguir vender os produtos a um valor que cubra todos os custos para a produção daquele item e ainda gerar lucros. Esse desafio pode…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

54 frases para divulgação de eventos, se inspire

A realização de eventos pode ser uma estratégia interessante para divulgar a sua loja. Mas, para que o evento te ajude a alcançar o sucesso desejado, você precisa ter boas frases para divulgá-lo.  Ter uma comunicação eficiente e assertiva com o seu cliente é um dos melhores caminhos para promover a sua empresa e atrair…

Por Nayara Santos em 28.05.2025

14 famosos que são empreendedores e você ainda não sabia!

Nem todo mundo conhece os famosos empreendedores. Afinal de contas, quando falamos em empreendedorismo, logo nos vêm à cabeça nomes como Steve Jobs, Luiza Trajano, Mark Zuckerberg, Bill Gates, entre tantos outros. É claro que temos muito o que aprender com eles, mas não podemos deixar de lado as lições a serem aprendidas com famosos…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Marketing para loja de móveis planejados: 3 ações essenciais

Ter boas estratégias de marketing para a sua loja de móveis planejados te ajudará a atrair clientes, aumentar as vendas e fidelizá-los. Entretanto, muitos varejistas têm problemas em preparar uma estratégia boa, ou mesmo quais ações devem ser realizadas. Neste caso, o segredo é conhecer diferentes estratégicas e quando elas podem ser utilizadas. Desta forma…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Divulgação de eventos nas redes sociais: confira como fazer

Fazer uma boa divulgação do evento da sua loja nas redes sociais pode ser a chave para o seu sucesso. Isso porque, as redes permitem que você fique próximo tanto dos clientes que já conhecem a sua marca, como pode atrair potenciais consumidores com um bom conteúdo. Mas, para isso, é preciso saber como trabalhar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos