Por Nayara Santos em 27.09.2024

5 ideias para a Black Friday em academias: veja como atrair mais alunos

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Com a Black Friday se aproximando, é natural que os proprietários de academias estejam buscando maneiras eficazes de se destacar. Afinal, esse evento anual representa uma oportunidade única para atrair novos alunos e criar uma comunidade ao redor da sua marca.

Para isso, é comum que muitos gestores acreditem que a única opção é reduzir os preços, reduzindo ou até mesmo eliminando a sua margem de lucro. Entretanto, ter uma estratégia que agregue valor à sua marca, e ofereça uma experiência inesquecível para os seus alunos pode ser um grande diferencial.

Confira a seguir algumas dicas práticas e criativas que preparamos para você, que combinadas com as estratégias de marketing certas, podem turbinar os seus resultados na Black Friday. Confira!

Dicas para atrair alunos na Black Friday para a sua academia

1. Planeje com antecedência e envolva sua equipe

Como em qualquer campanha de sucesso, um bom planejamento é crucial, ainda mais em datas como a Black Friday. Neste caso, o ideal é que você comece identificando os principais objetivos para a academia. 

Deseja aumentar o número de alunos, melhorar sua presença digital, ou preparar o lançamento de novos produtos ou serviços? Ao definir as suas metas, suas iniciativas se tornam muito mais direcionadas e eficazes.

Outra dica importante neste processo é envolver a sua equipe. Primeiramente, eles estão em contato com os alunos no dia a dia, portanto, conhecem bem o que eles esperam e querem da sua academia. 

Segundo, porque desta forma eles estarão cientes de quais são as promoções e ações, ou seja, eles estarão prontos para dar informações e sugerir planos para os alunos. Lembrando que isso deve ser feito desde a recepção até os professores, uma equipe informada pode tornar a experiência do cliente muito mais agradável e coesa durante o período agitado.

2. Destaque o valor de seus serviços

Durante a Black Friday, a pressão para atrair novos alunos pode levar muitas academias a oferecerem grandes descontos, entretanto, essa é uma estratégia que pode não ser sustentável a longo prazo. Em vez disso, você pode se concentrar em destacar o valor exclusivo de seus serviços. 

Para isso, você pode criar pacotes que não apenas ofereçam uma associação regular, mas incluam também avaliações físicas, consultas com nutricionistas, aulas com personal trainers. Esse tipo de abordagem destaca a expertise da sua equipe, mostra todo o apoio que sua academia oferece e que a sua academia possui uma abordagem mais completa para garantir a saúde e o bem estar dos alunos.

Além disso, promova uma experiência personalizada para cada cliente desde o início. Ofereça uma consulta de avaliação inicial para identificar metas pessoais de fitness e criar um plano de exercícios sob medida. Assim, você estará aumentando as chances dos alunos alcançarem as metas.


Outra forma de agregar valor aos pacotes disponíveis na sua academia é incluir novas modalidades de aulas em grupo, organizar eventos, preparar desafios fitness ou até mesmo fazer sessões de exercícios ao ar livre.

Claro que você pode oferecer descontos aos seus alunos, mas se você associar diferentes aulas e modalidades em um único pacote o aluno poderá aproveitar a academia ao máximo, sem que você precise baixar muito o preço dos seus serviços.

3. Faça ofertas exclusivas e temporárias

A nossa próxima dica para conseguir atrair alunos para a Black Friday na sua academia é implementar ofertas por tempo limitado que não sejam simplesmente descontos. Assim, você poderá criar um senso de urgência sem comprometer sua receita. 

Neste caso, considere promoções que também tragam algo especial, como uma sessão gratuita de consultoria nutricional ou um ingresso para um seminário de bem-estar. Quer deixar a promoção ainda mais personalizada? Então dê aos alunos a possibilidade de criar os pacotes com os serviços que eles preferem.

Por exemplo, liste todos os serviços que a sua academia oferece (personal trainer, acompanhamento nutricional, aulas em grupo, yoga, pilates, acompanhamento físico, natação, dentre outros) e deixe o aluno escolher quais ele quer ter. Assim, se ele quiser dois serviços o pacote sai por um preço, se forem três serviços por outro valor, e assim por diante.

Essa é uma excelente forma de dar aos alunos o que eles querem, sem precisar oferecer ofertas que comprometam o seu lucro.

4. Utilize as redes sociais e tenha parcerias estratégicas

As redes sociais são ferramentas poderosas para amplificar o alcance das suas campanhas e promoções da Black Friday, atraindo a atenção dos potenciais alunos. Para isso, desenvolva uma campanha de contagem regressiva para suas ofertas, criando expectativa e entusiasmo entre seus seguidores. 

Além disso, compartilhe histórias de sucesso de alunos que alcançaram suas metas fitness, com a ajuda da sua equipe e como esse apoio foi fundamental para isso.  Assim, você estará não apenas inspirando outros, mas também mostrando a eficácia dos serviços que oferece. 

E, claro, não deixe de interagir em tempo real com seu público através de transmissões ao vivo e compartilhando dicas. Essa abordagem ajuda a criar um senso de comunidade, deixando os seus seguidores muito mais engajados e envolvidos com as ações que você preparar para a Black Friday.

Outra estratégia eficaz é fazer parcerias com influenciadores digitais que atuam no nicho de saúde e fitness. Colaborar com pessoas que compartilham os mesmos valores de bem-estar que a sua academia pode ampliar significativamente seu alcance nas redes sociais, atraindo um público qualificado que já está interessado em temas relacionados à saúde.

Por fim, não se esqueça de diversificar seu conteúdo nas redes sociais. Use diferentes formatos, como vídeos curtos, enquetes, postagens motivacionais, infográficos, e caixinhas de perguntas. A combinação de conteúdo autêntico e altamente visual pode transformar suas redes sociais em um canal forte de comunicação e interação.

5. Crie uma experiência acolhedora e inspiradora

Garanta que a sua academia esteja pronta para receber um maior fluxo de alunos durante a Black Friday. Ofereça um ambiente acolhedor, decorado e limpo, com sinalizações claras para guiar os visitantes sobre ofertas especiais e novos protocolos.

E claro, não subestime o poder de uma trilha sonora bem escolhida. Com sua rádio indoor, você pode criar playlists temáticas que aumentam a motivação dos alunos e ajudam a criar uma atmosfera enérgica e memorável. Afinal, uma boa música não só melhora a experiência de treino, mas também pode ser um diferencial que encantará novos e antigos alunos.

Ainda, aproveite que a rádio indoor pode ser utilizada para a divulgação das campanhas, ofertas, promoções e tudo o mais que você tenha preparado para a Black Friday. Assim, você deixará os seus alunos cientes de tudo o que acontece na academia, dando a eles a oportunidade de aproveitar o que você preparou.

Lembre-se, a Black Friday não precisa ser uma corrida por descontos. Use esta data para mostrar porque sua academia é o lugar ideal para alcançar metas de saúde e condicionamento físico. Se você ainda não experimentou os benefícios de uma rádio indoor em seu estabelecimento, veja a seguir como solicitar um teste gratuito e descubra como podemos ajudá-lo a maximizar seu impacto nesta importante temporada de promoções.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual é a música certa para minha academia?

Montar uma playlist para sua academia parece algo simples de ser realizado, mas a medida que você entende a importância que isso tem nos resultados da academia e começa a se importar mais com esse assunto, percebe que essa é uma tarefa bastante complexa e parece que não importa o que você faça, os alunos…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Plano de marketing para academias: 4 boas razões para ter um

O plano de marketing para academias é importante para aumentar o faturamento da sua academia e melhorar a aquisição e fidelização de clientes. Ele te auxiliará na tomada de decisões estratégicas para atingir o seu público, além de deixar claro quais são as prioridades do seu negócio (ou seja, seus principais objetivos) e a descobrir…

Por Nayara Santos em 10.10.2017

Como Reter Alunos na Academia em 5 passos

Retenção de alunos: Reter os alunos da sua academia significa construir com eles um relacionamento forte, positivo e benéfico, para que continuem retornando e fazendo do local uma parte importante da rotina. Esse processo de retenção deve ir muito além de apenas conseguir clientes que apareçam várias vezes por semana ou que compram um pacote de três meses…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Como Atrair Alunos Para Academia: Conheça 2 Métodos

Atrair alunos para sua academia pode parecer uma tarefa difícil e cara, mas não é bem assim. Existem várias maneiras de trazer mais clientes para o seu negócio sem causar tanto impacto ao seu orçamento, e hoje vamos apresentar algumas delas. Quer saber como atrair alunos para academia e ainda fidelizá-los? Confira este artigo! 1.…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

7 Dicas de Campanha para Academias: Esquente o inverno para ferver no verão!

Ter a academia cheia o ano todo é o sonho de todo gestor deste segmento. Provavelmente, um dos maiores desafios neste ramo é manter a academia cheia no inverno. Mesmo com diferentes atividades e propostas, nem sempre é fácil manter os alunos motivados para treinar nos dias mais frios. Por isso, procurar por inspirações de…

Por Nayara Santos em 22.05.2025

Como atrair alunos para academia: 7 estratégias eficazes

Saber como atrair alunos para academia pode ser o diferencial entre um empreendimento de sucesso e um fracasso. Aprenda tudo sobre o assunto neste artigo!

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Música sem ECAD para academias: entenda os riscos, a lei e se é seguro

O custo com direitos autorais de execução pública de música, gerenciados pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), sempre foi uma preocupação para donos e gestores de academias no Brasil. Agora, com o surgimento de novas soluções chamadas de “ECAD Free” ou “Royalty Free”, muitos empresários do setor fitness passaram a se perguntar: Será…

Por Nayara Santos em 16.06.2025

Músicas para academias: como escolher?

Uma boa música pode ter um grande impacto na motivação e no rendimento dos alunos de uma academia. Porém, escolher músicas que impulsionem o treino de cada um não é uma tarefa fácil, afinal elas devem agradar pessoas de gostos diversos e ainda ser estimulante para todos os tipos de treino. Apesar disso, é possível,…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Por que os alunos perdem motivação na academia e desistem?

Por que os alunos perdem motivação na academia e desistem? Conseguir uma vida saudável e uma rotina regular de exercícios físicos não é tarefa simples, e muitas tentativas de engrenar uma prática esportiva no dia a dia das pessoas normalmente falham logo no início, por causa de uma série de motivos. Manter a motivação na…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos