Por Nayara Santos em 01.12.2020

Veja como divulgar o supermercado em 12 passos

Por Nayara Santos em 01.12.2020

Para divulgar o seu supermercado na sua região, o proprietário ou o profissional de marketing precisa investir em uma estratégia ampla de divulgação. O ideal é que essa estratégia seja capaz de explorar tanto canais online, como os canais offline. 

Isso porque o consumidor moderno obtém informações de diversas mídias. Por isso, não apenas os supermercados, mas também as lojas do varejo de outros setores, não devem medir esforços para melhorar a experiência do cliente e a comunicação com ele.

Muitos varejistas ainda se prendem a modelos de divulgação tradicionais, tais como panfletos, outdoors e carros de som. Por mais que essas ações até sejam capazes de gerar resultados, elas acabam sendo restritas. Como estamos vivendo um período de transição no mercado, no qual os negócios estão expandindo suas operações e sua comunicação para os ambientes digitais, o seu negócio precisa acompanhar, caso contrário ele será deixado para trás.

Um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas estimou que 97% dos brasileiros fazem uma pesquisam online antes de comprar em estabelecimentos físicos. Isso deixa muito clara e ilustra a importância de ter uma presença digital independentemente do seu segmento.

Com todas essas informações em mente, fica evidente que ser capaz de criar uma estratégia de divulgação para supermercados que seja moderna e eficiente, que seja capaz de atingir o seu cliente e que ainda possa contar com recursos para aprimorá-la continuamente é essencial. Por isso, preparamos um passo a passo para te ajudar nessa tarefa. Continue conosco para conferir e boa leitura!

1. Conheça o seu público

O estudo do público é a mais nobre lição de casa do marketing, e certamente será preciso fazer isso antes de divulgar o supermercado nas ruas ou nas redes sociais. Entretanto, esse tipo de negócio merece uma atenção especial, pois são estabelecimentos essenciais e que, na maioria das vezes, fazem parte da rotina e até da tradição dos cidadãos locais.

Sendo assim, não se prenda a dados demográficos, como idade, gênero e localização. Essas informações são sim importantes, mas se você deseja realmente se aproximar das pessoas é fundamental compreendê-las como tal.

Na prática, isso significa levantar informações sobre as dores, desejos e valores dos seus clientes e traçar perfis comportamentais, chamados de personas. Estas representações devem ser as principais referências para a sua decoração, suas ofertas, sua linguagem, suas promoções e todos os elementos que constituem o processo de compra no seu estabelecimento.

2. Estude a sua região

Você conhece bem a região em que está localizado? Quem são os concorrentes mais próximos, quais as promoções e quais serviços eles estão oferecendo aos clientes? Se você não conhece, então precisa conhecer. 

Saber quem são os concorrentes e o que eles têm feito será uma ótima fonte de informação, que poderá te auxiliar, e muito, na hora de tomar decisões estratégicas. Afinal de contas, se você não conhece a concorrência, não terá como se destacar frente a ela.


Além disso, você também pode fazer parcerias com outros comerciantes de varejo locais. Essas parcerias podem envolver auxílio na divulgação, promoções em conjunto e até mesmo a elaboração de algum clube de fidelidade.

3. Concentre seus esforços na experiência do cliente

Se você parar para estudar a história e as estratégias das empresas de maior sucesso da última década, certamente encontrará um fator em comum: foco na experiência do cliente.

A relação entre uma empresa e o consumidor não pode mais se resumir à compra propriamente dita. Há uma jornada percorrida pelos seus clientes, desde o primeiro contato com a sua marca até o pós-venda, uma experiência que pode ser aprimorada por seu supermercado e ajudá-lo a se destacar da concorrência.

Antes de pensar em ofertas e promoções, tente identificar possíveis dificuldades que o seu consumidor possa enfrentar ao fazer compras. Veja alguns exemplos do que pode acontecer:

  • Precisar sair de casa para conferir preços;
  • Encontrar um bom local para estacionar;
  • Se perder entre as sessões do supermercado;
  • Passar muito tempo na fila;
  • Não ter acesso a banheiros ou itens de higiene;
  • Ouvir trilhas sonoras confusas e irritantes enquanto faz compras.

Para cada um dos problemas acima mencionado, você pode oferecer uma solução diferente. Por exemplo, o cliente pode utilizar um aplicativo para conferir os preços, quem sabe até mesmo fazer as compras e receber o pedido em casa. Desta forma ele não precisa se preocupar em achar um lugar para estacionar.

Habitue-se a identificar problemas sob a perspectiva do cliente e a providenciar melhorias nesse sentido. Você se surpreenderá com o crescimento da satisfação e da fidelidade do seu público. Para facilitar esse raciocínio, você pode se colocar no lugar do cliente e imaginar que você irá fazer compras no seu supermercado.

4. Invista em um bom atendimento

Manter o cliente satisfeito além de fidelizá-lo fará com que ele indique o seu supermercado para familiares e amigos. Por isso, investir na boa experiência do cliente pode ser uma excelente forma de divulgar o seu negócio. 

A experiência do cliente passa pelo bom atendimento. Aliás, esse fator é tão importante para o desempenho de um negócio que ele merece uma atenção especial. Em um supermercado onde várias pessoas diferentes dividem o mesmo espaço e lidam diretamente com os consumidores, é um grande desafio garantir que todos os consumidores sejam bem atendidos.

No entanto, existem muitas maneiras de melhorar seus resultados nesse sentido, partindo do treinamento dos colaboradores. Além de garantir um bom treinamento para os colaboradores mais novos, é fundamental estabelecer programas de reciclagem para os colaboradores mais antigos.

Lembre-se que esses treinamentos devem ser feitos por todos os colaboradores que lidam com o público. Ou seja, desde os caixas até os funcionários da padaria, açougue, peixaria, repositores e gerentes. Afinal de contas, pessoas em todos esses cargos podem precisam lidar com clientes em algum momento. Cordialidade e educação devem ser sempre priorizadas na hora de conversar e resolver os problemas do cliente.

5. Crie o ambiente no qual os seus clientes querem estar

Ainda em busca de oferecer a melhor experiência de compra para o cliente, é fundamental ser capaz de criar um ambiente que ele gostaria de estar. Desta forma os clientes poderão desfrutar do seu estabelecimento por mais tempo e com maior frequência. Para que o seu supermercado e a sua marca sejam reconhecidos como bons anfitriões, será preciso criar um cenário que torne o local agradável e estimulante.

Isso passa por vários elementos que constituem esse cenário, como a arquitetura do local, as cores nas paredes, a organização das prateleiras, a iluminação nos corredores, a música ambiente e até os odores predominantes de cada sessão do supermercado. Todos esses aspectos são trabalhados no chamado marketing sensorial, uma nova abordagem da área que explora os diferentes sentidos do ser humano.

Naturalmente, tudo isso deve ser desenvolvido com base no perfil, nas preferências e na cultura das suas personas. Observe que embora esses esforços não sejam exatamente ações promocionais, eles despertam tanto a atenção dos clientes que acabam fortalecendo o buzz (propaganda boca a boca) da sua marca.

6. Cadastro do seu supermercado no Google

Vivemos nos tempos da tecnologia, internet, redes sociais e ferramentas digitais para facilitar as tarefas do dia a dia. Por isso, cada vez mais os clientes estão conectados, à procura de empresas que saibam utilizar bem essas tecnologias a fim de conseguir transformar uma compra em uma boa experiência digital.

Por isso, é fundamental que você desenvolva um planejamento para fazer parte dessa revolução tecnológica. Seja através de perfis nas redes sociais, ou incluindo o seu supermercado no Google. 

Aliás, o Google é o atual catálogo das cidades, sendo que 76% das buscas realizadas em smartphones são voltadas para serviços locais. Portanto, ter o seu negócio cadastrado nele é fundamental para divulgá-lo e ajudar a criar maior visibilidade. E isso é bastante fácil, para ter o seu supermercado listado nele, basta realizar um cadastro gratuito na plataforma Google Meu Negócio.

7. Faça parte das redes sociais

Outro importante canal de comunicação e divulgação do seu supermercado são as redes sociais. É muito normal que as pessoas passem a seguir os perfis das marcas que elas consomem e gostam. Portanto, fazer parte de alguma rede social é importantíssimo.

Sem falar que as redes permitem que você esteja próximo dos seus clientes, conseguindo conversar com eles facilmente. Por isso, elas podem ser uma poderosa ferramenta para realizar pesquisas de satisfação do cliente e fidelizar os seus clientes.

O importante é que você consiga gerenciar as redes sociais ou tenha uma pessoa para fazer isso. Afinal de contas, as publicações precisam ser constantes, você precisa ter tempo para responder aos seus seguidores e, com isso, gerar engajamento.

Outra dica para incentivar os seus seguidores a participar de um quiz ou mesmo ter engajamento com sua marca, é oferecendo promoções e descontos exclusivos para os seus seguidores. Desta forma, as pessoas estarão sempre atentas às suas postagens.

8. Faça anúncios pagos

A nossa próxima dica de como divulgar o supermercado é criar anúncios pagos nas redes sociais e no Google Ads. Essas são duas excelentes formas de conseguir atingir o seu público-alvo diretamente.

Ao criar os anúncios para essas plataformas, você pode limitar e direcionar quem verá esses anúncios. Essa delimitação pode ser de sexo, faixa etária e localização. Ou seja, você consegue atingir quem realmente é interessante para o seu negócio. Além de ter a possibilidade de criar diferentes anúncios para diferentes públicos-alvo.

Se você tiver um aplicativo e uma loja virtual inclua o link para fazer o download ou para acessar o site, desta forma você ainda torna a pesquisa do seu cliente ainda mais fácil.

9. Faça parceria com digital influencers

O que realmente torna a internet um grande instrumento de divulgação para estabelecimentos físicos é um fenômeno chamado prova social. As pessoas tendem a confiar mais nas opiniões de outras pessoas do que na comunicação das marcas, e nas plataformas digitais seus clientes terão a oportunidade de avaliarem o seu serviço publicamente.

Por isso, você pode fazer parcerias com digital influencers. Eles são aquelas pessoas que possuem um grande número de seguidores e que fazem avaliações positivas e recomendações de produtos. Essa pode ser uma ótima forma de atrair mais pessoas para o seu negócio. 

Naturalmente será preciso dar duro para oferecer um excelente atendimento e obter boas avaliações. No entanto, isso agregará transparência e uma enorme autoridade ao seu negócio que, certamente, atrairá mais clientes.

É importante mencionar que você deve procurar digital influencers que tenham uma linguagem e valor parecidos, ou muito próximos, dos que a sua marca tem. Desta forma, você terá mais chances de atrair o público-alvo desejado para o seu supermercado.

10. Faça promoções realmente relevantes

Em meio a tantos recursos tecnológicos, precisamos entender que o consumidor não será seduzido tão facilmente por ofertas e gatilhos mentais manjados. As pessoas contam com diversos meios para comparar preços, marcas e produtos na palma de suas mãos.

Sendo assim, procure dar destaque a descontos e promoções que sejam realmente relevantes para o seu público de modo a construir uma relação de credibilidade e não de desconfiança com ele.

Também vale apostar em modelos mais inovadores de divulgação agora que você conta com novos meios de divulgar o seu supermercado. Isso não significa que as ações tradicionais devem ser descartadas, mas que seus resultados serão muito melhores ao combiná-las com outros recursos, como campanhas nas redes sociais e aplicativos.

11. Panfletos de propaganda

Mesmo com as pessoas cada vez mais imersas no mundo digital, é importante que você não deixe de lado os métodos convencionais de divulgação de supermercado, como, por exemplo, os panfletos de propaganda. Eles podem ser fundamentais para atrair as pessoas para conferir as promoções semanais e mensais que você estará oferecendo.

Por isso, capriche no layout e no design do panfleto, além das promoções traga outras informações relevantes para o seu cliente. Podem ser receitas, dicas de cuidados pessoais, dicas de limpeza para casa. As dicas podem variar conforme os itens que estiverem em promoção no panfleto.

12. Carrinho de supermercado

Já pensou em divulgar as promoções e os serviços que o seu supermercado oferece utilizando os carrinhos de compra? Lembre-se que esse item ficará com o cliente por um bom tempo durante as compras, por isso, essa é uma excelente forma de passar a mensagem que você quer para os seus clientes.

Ele pode ser utilizado para que o cliente conheça o programa de fidelidade, o clube de assinatura, o serviço de delivery, o seu aplicativo e a sua loja virtual. Você pode posicionar as propagandas em diferentes partes do carrinho.

Todas as orientações citadas no artigo são fundamentais para o sucesso de um estabelecimento nos dias de hoje, mas tenha em mente que elas são apenas a largada de um processo contínuo de melhoria. O comportamento dos consumidores e, consequentemente, o mercado mudam todos os anos. Por isso, é preciso monitorar resultados e estudar tendências de modo a se aprimorar sempre.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Devolução de mercadoria em supermercado: entenda como proceder

Qual é a política de devolução de mercadorias no seu supermercado? Não tem uma política estabelecida? Analisa cada caso separadamente? Então chegou o momento de mudar isso e estabelecer uma política que os seus clientes e os seus funcionários entendam e possam seguir. Não há dúvidas de que os gestores de supermercados gostariam de não…

Por Nayara Santos em 07.03.2023

Como gerenciar um supermercado? Conheça 10 pontos importantes

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado. Fazer uma boa gestão é um dos grandes desafios para os donos e gestores de qualquer negócio, afinal de contas, você quer ter um empreendimento de sucesso, certo? Assim como em outras áreas, para conseguir fazer uma boa gestão existem…

Por Nayara Santos em 16.11.2020

Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos

 O organograma de um supermercado não é diferente daquele feito em empresas de diferentes ramos. Aliás, você sabe o que é um organograma e como ter um no seu estabelecimento pode te ajudar a se planejar? Um organograma é um planejamento, em que funções e cargos são descritos dentro de uma empresa. Podem ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio. Neste…

Por Nayara Santos em 16.02.2021

Ações de sustentabilidade em supermercados: 7 ações que podem ser tomadas

Você já parou para pensar no quanto o seu negócio pode estar impactando o meio ambiente? Por isso, incluir ações de sustentabilidade no seu supermercado pode ser uma forma não apenas de diminuir esse impacto, mas também de conquistar clientes que tenham as mesmas preocupações e valores. Por mais que você saiba e já pratique…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

6 exemplos de fluxograma de supermercado: veja os melhores

Você sabe quais são os principais exemplos de fluxograma de supermercado? Aliás, você sabe para que serve um fluxograma? Ou entende como ele pode te ajudar no dia a dia do supermercado? Não se preocupe se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas. Afinal, é justamente para adquirir conhecimento que você resolveu ler este artigo.…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Inventário de estoque no supermercado: entenda o que é e a sua importância

Já preparou o inventário de estoque no seu supermercado nos últimos meses? E no último ano? Como foi a sua experiência durante o processo? Se pudesse você adotaria uma estratégia diferente ou manteria o processo de inventário igual?  Primeiramente, se você não faz o inventário do seu estoque então é melhor ficar atento. Já que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Tipos de Inteligência Artificial e como aplicá-las em supermercados

Você já parou para pensar em como a inteligência artificial (IA) está mudando o cenário do varejo, especialmente em supermercados? Com a crescente demanda por eficiência e personalização, muitos negócios estão adotando essa tecnologia inovadora para transformar a experiência de compra e engana-se quem acha que a IA é apenas para grandes empresas. Em um…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos