Por Nayara Santos em 17.06.2020

Como ser criativo no varejo? Confira essas 6 dicas!

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Saber como ser criativo no varejo é extremamente importante para quem deseja conquistar melhores resultados. Com uma clientela que se torna cada vez mais ávida por novidades, a necessidade de buscar por inovação se torna maior — independentemente da área. Ao oferecer novas experiências aos consumidores, você não só se torna capaz de fidelizar aqueles que já conhecem o atendimento, como, também, atrai novos clientes.

Se você deseja entender como é possível aprimorar a imagem do seu negócio, não deixe de continuar lendo este artigo e de conferir essas dicas!

1. Investir em ferramentas que contribuem para propor coisas novas

A transformação digital chegou em todos os setores e áreas. Ela trouxe uma demanda por atenção da parte de gestores e líderes para temas como automação, centralização e tecnologia. Existem diversas ferramentas capazes de auxiliar na tomada de decisão das empresas. Seu uso adequado motiva a equipe a propor coisas novas constantemente.

Um exemplo de inovação que tem mudado o varejo é a proposta da rádio indoor. Esse tipo de serviço permite a criação de playlists personalizadas para dar o tom certo para cada loja, fazendo com que os clientes se sintam devidamente habituados ao espaço. Ao estarem confortáveis, é possível que os consumidores:

  • diminuam sua pressa para deixar o espaço;
  • se engajem com os atendentes;
  • olhem os itens à venda com maior atenção;
  • desejem interagir com o espaço, de forma geral etc.

Usar a trilha sonora certa é capaz de contribuir para a melhoria dos resultados e da experiência de compra. Existem profissionais especializados no assunto e que são capazes de auxiliar na escolha ideal para você.

2. Fazer benchmarking

Você já ouviu falar do benchmarking? Essa técnica é extremamente útil para quem deseja saber como ser criativo no varejo. Para promover melhorias em seu negócio, ela usa a ideia de que a concorrência é sua melhor amiga. Sua execução propõe a análise do que os concorrentes estão fazendo, como estão engajando seus consumidores e quais novidades trouxeram à tona nos últimos tempos.


Usar o benchmarking não significa, é claro, que você deva copiar seus concorrentes. Porém, nada impede que eles sirvam de inspiração para uma nova ação ou uma proposta diferenciada capaz de aproximar seus clientes de você! Se possível, trabalhe com dados e envolva toda a equipe nas novas decisões.

3. Buscar por referências em outros setores

Apesar de o benchmarking ser uma excelente estratégia de aproximação às novidades, a inspiração não é encontrada apenas em sua área. Diversos outros setores são capazes de oferecerem referências interessantes e elevar a qualidade de suas vendas. É, inclusive, justamente a junção de algumas ideias que não pareciam ter relação alguma que fazem com se torne simples entender como ser criativo no varejo.

4. Oferecer liberdade aos seus colaboradores

Mentes criativas precisam de espaço para produção. Se você não ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, certamente perderá interessantes oportunidades. É importante que os espaços sejam livres para sugestões e propostas — e que sua equipe seja estimulada a deixar sugestões.

Caso não deseje fazê-lo diretamente, abra uma caixinha de sugestões e marque reuniões periódicas para que elas sejam discutidas. Quem sabe o que surgirá dessas sessões de brainstorming, certo?

5. Coletar feedbacks

Como muitas pessoas sabem, o cliente é o termômetro ideal para medir o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, ele também é parte fundamental do processo de inspiração de quem busca saber como ser criativo no varejo. Seus feedbacks são muito mais valiosos do que você imagina! Eles são capazes de elevar a qualidade dos serviços e de promover inovação.

É interessante ter uma equipe dedicada apenas a isso. Se possível, selecione profissionais que ficarão responsáveis por acompanhar o que está sendo dito e qual é a imagem da sua empresa em:

  • redes sociais;
  • fóruns;
  • avaliações em outros sites;
  • Google etc.

Ao saber o que falta em sua loja e o que seus clientes estão pedindo, será mais simples colocar novas ideias em prática e tratar seu público da forma que ele deseja. Finalmente, realizar pesquisas de satisfação também tende a ajudar nesse sentido. Elas permitem que sua loja seja avaliada com maior facilidade e que as pessoas se sintam abertas a dizer o que pensam de seus serviços. Elas também facilitam o processo de coleta de feedback.

6. Mensurar

Uma das formas de se tornar criativo é, acredite ou não, implementar uma cultura data centric (focada em dados) no varejo. Ao compreender, por meio de informações precisas e documentadas, qual é o cenário enfrentado, a comunicação se amplia. Se você e seus colaboradores, por exemplo, perceberem gargalos na entrega de produtos, serão capazes de focar seus esforços apenas nessa área até encontrar uma solução criativa e que estimule melhorias.

O mesmo pode ser feito em todos os outros setores que não estiverem alinhados. Basta utilizar as devidas métricas para seu negócio e contar com os KPIs adequados.

Entender como ser criativo no varejo vai além de dons e sorte. É preciso se organizar, alinhar sua equipe, capacitá-la, manter o espaço aberto para novas ideias e trabalhar com dados. Ao unir essas dicas com a implementação de ferramentas que trazem novidades, é muito provável que seus clientes se engajem ainda mais com seu negócio e, como consequência, que seus resultados melhorem amplamente.

Se você gostou das dicas oferecidas neste artigo, não deixe de conferir novidades que tendem a dar início à sua jornada rumo à criatividade. Entenda como a mídia indoor pode alavancar o sucesso de sua loja de varejo!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

38 textos para propaganda de lojas de cosméticos, confira

Preparar textos publicitários para a propaganda de lojas de cosméticos pode ser uma tarefa complicada. Afinal, você precisa saber como escrever de modo eficaz para estabelecer uma boa comunicação com o cliente, mas que soa exagerado. A principal ideia com esses textos é conseguir convencer as pessoas a ir até a sua loja ou a…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Slow Fashion: quais são suas vantagens e desvantagens?

Você sabe o que é o slow fashion e o que ele pode representar para a sua empresa? Bom, se você está aqui, provavelmente está em busca de informações e é justamente isso que vamos fazer neste artigo.  Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente e os efeitos do aquecimento global,…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aprenda agora

Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais? Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

O que é e como aproveitar a Semana do Brasil no varejo?

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no varejo, mas que tem se mostrado uma excelente oportunidade para a economia nacional. Criada com o objetivo de aquecer as vendas em um período de vendas tradicionalmente mais fraco, ela proporciona aos varejistas a chance de se destacar no mercado e atrair novos clientes.  Por…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

14 Dicas para vender na Black Friday: aumente as vendas da loja

 Se você, varejista, quiser vender mais na Black Friday, é importante procurar dicas e traçar estratégias de como você irá chamar a atenção do cliente e se destacar da concorrência. Afinal, é fundamental aproveitar todas as oportunidades e datas comemorativas para aumentar as vendas. Principalmente em datas como essa em que todo o varejo…

Por Nayara Santos em 11.09.2024

Como implementar o marketing promocional em sua loja

É natural que os gestores do varejo procurem formas de como implementar o marketing promocional, afinal, ela está presente há muito tempo e ainda dá bons resultados. É preciso dizer também que ela pode ser uma excelente pedida na hora de ajudar sua empresa a se destacar no mercado.  Mesmo assim, é comum que ainda…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

21 textos prontos para vender mais no Dia dos Namorados, se inspire!

Ter textos prontos para usar nas campanhas e vender mais no Dia dos Namorados é fundamental para qualquer ramo do varejo. Afinal, quando todas as lojas estão com promoções e implementando ações para atrair a atenção do consumidor, é preciso encontrar formas de se destacar e sair na frente da concorrência. Saber quais campanhas serão…

Por Nayara Santos em 19.05.2025

Benchmarking no varejo: confira 6 dicas para conquistar insights inovadores

O benchmarking no varejo é uma análise das melhores estratégias utilizadas pelas empresas do mesmo mercado que o seu. Ela consiste em usar essas práticas eficientes como referência para melhorar os resultados das suas ações de marketing, processos e campanhas. Por meio dessa pesquisa de desempenho da concorrência, você consegue identificar tendências e demandas de…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Padronização de franquias: entenda a importância para um branding efetivo

Um dos principais benefícios que a padronização de franquias (franchising) traz para quem investe nessa área é o alinhamento do branding. Não importa se a sua loja fica no interior, por exemplo, se um comercial da marca em que você é franqueado passar no horário nobre da televisão, as pessoas do seu município saberão que…

Por Nayara Santos em 02.07.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos