Por Nayara Santos em 26.06.2023

Como fazer minha farmácia vender mais em 4 passos

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Uma farmácia pode ter diferentes objetivos e metas a cumprir. Entretanto, sem uma boa estratégia de vendas você não vai conseguir fazer o seu negócio ser um sucesso. Sem falar que, quanto mais a sua empresa se destacar, mais relevante no mercado você será.

Mas, você já parou para pensar quais ações podem ser utilizadas para vender mais na farmácia? Conhece alguns gatilhos que podem influenciar a decisão do cliente? Ou sabe como direcionar o cliente ou o olhar dele para os produtos que mais interessam?

Se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, ou se está implementando ações e elas não estão trazendo o resultado desejado, então esse artigo é para você. Nele você conhecerá alguns passos que te ajudarão a aumentar as vendas da farmácia. Boa leitura!

Passos para fazer minha farmácia vender mais

1. Explore a sensação de escassez e urgência

Sempre que percebemos que algo é escasso, consideramos o produto como sendo de maior valor. Por isso, essa é uma estratégia de marketing muito utilizada por diferentes marcas do varejo capaz de aumentar as vendas e atrair clientes. Esses são os gatilhos mentais que você precisa conhecer e aplicar no seu estabelecimento.

No caso da farmácia, você pode fazer uma promoção de cosméticos, ou produtos de higiene pessoal apenas para os 100 primeiros clientes. Mesmo que o valor do desconto não seja tão grande assim, ele dá a sensação de exclusividade para os clientes que aproveitarem a promoção. Sem falar que ainda vai fazer com que outros clientes fiquem de olho para conseguir aproveitar as próximas oportunidades.

Outra estratégia é passar a sensação de urgência para o cliente. Quer um bom exemplo de como isso funciona? Basta lembrar de todas as liquidações que ocorrem no varejo durante a Black Friday.

Ao limitar o tempo do cliente para decidir se ele vai comprar ou não o produto, você aumenta as chances de que uma decisão seja tomada de modo inconsciente, mas, para que isso funcione na sua farmácia você deverá limitar determinadas ofertas para apenas um dia.

Frases excelentes para serem utilizadas nessas campanhas são: “Apenas hoje!”, “Últimas unidades!” ou então “A próxima será só no próximo ano!”. Sem dúvida alguma, os clientes irão até a sua farmácia para conferir as ofertas.

Não deixe de conhecer outras estratégias de marketing para a sua farmácia. Confira o nosso guia com 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo.

2. Tenha uma boa diversidade de itens

Por mais que o principal produto das farmácias sejam medicamentos, eles não são os únicos itens encontrados nesse tipo de estabelecimento. Atualmente você pode encontrar produtos de higiene pessoal, suplementos, cosméticos, itens de perfumaria, produtos para curativos e até mesmo alguns snacks.


Por isso, se você não quiser ser passado para trás pela concorrência precisa ficar atento à demanda dos clientes e conseguir atendê-las. Um bom exemplo disso é a demanda por repelentes e protetores solares nos meses mais quentes, enquanto nos meses mais frios a demanda maior é por hidratantes.

Além disso, você precisará optar por ter diversas marcas e uma menor diversidade de produtos, ou então ter mais produtos e uma menor diversidade de marcas. Neste caso, tudo vai depender do histórico de compras dos seus clientes. Ainda, dependendo da demanda você poderá ter diversas marcas dos produtos mais procurados, e uma diversidade menor de itens menos procurados.

3. Tenha uma rádio indoor

Outra forma de conseguir fazer a sua farmácia vender mais é tendo uma rádio indoor na sua loja. Mas essa ferramenta passa longe de ser uma rádio comum ou qualquer playlist reproduzida em looping na sua loja.

A rádio indoor personalizada é uma das ações do marketing sensorial que podem te ajudar em diferentes aspectos na sua farmácia, tais como:

  • Oferecer um ambiente de compras agradável;
  • Ter músicas que agradam aos seus consumidores;
  • Deixar os consumidores mais confortáveis na farmácia;
  • Reproduzir anúncios de promoções e novidades na farmácia;
  • Aumentar a produtividade dos seus funcionários;
  • Facilitar a comunicação com os clientes e os funcionários;
  • Aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja;
  • Influenciar o ritmo de compras dos consumidores;
  • Reforçar a identidade da sua marca, e muito mais.

Vale a pena dizer que a música pode ser uma aliada poderosíssima da sua farmácia. E te ajudar a influenciar positivamente os clientes que estão na sua farmácia. Para saber mais sobre como a rádio indoor funciona, clique aqui.

4. Planeje a exposição dos produtos na farmácia

O último passo para conseguir vender mais na farmácia é planejando a exposição dos produtos. Essa é uma das melhores formas de conseguir aumentar as vendas no seu estabelecimento, já que se os clientes não verem os produtos, eles não irão comprar, certo?

Por isso é importante planejar a exposição de itens na farmácia para fazer com que o cliente ande mais pelo estabelecimento. Isso não significa que você vai deixar os produtos mais procurados e escondidos do consumidor. Pelo contrário, eles devem ficar visíveis, entretanto, eles podem ficar em uma prateleira no fundo da loja.

Assim, o cliente vai precisar andar mais, estará exposto a outros produtos e também a outras estratégias de marketing da farmácia. Além disso, você também deve se preocupar em manter os produtos organizados de uma forma que faça sentido.

Um bom exemplo disso é separar os produtos em diferentes seções, tais como cosméticos, perfumaria, higiene pessoal, dentre outros. Dentro de cada uma dessas seções procure deixar produtos semelhantes junto. Desta forma, na seção de higiene pessoal todas as escovas de dente estarão juntas e de preferência próximas das pastas de dente, fio dental e enxaguatórios bucais.

Por último, mas não menos importante, você também precisa ficar atento às etiquetas de preço. Essa é uma das coisas que mais desagradam os clientes e fazem com que eles percam a confiança no estabelecimento. Portanto, crie uma rotina para conferir etiquetas e se os preços estão corretos.

Gostou das nossas dicas para fazer a sua farmácia vender mais? Qual delas você irá implementar primeiro? Aproveite e confira o nosso blog com muitos outros artigos com informações sobre gestão, estratégias de marketing e fidelização do cliente.

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