Por Nayara Santos em 29.05.2023

5 ações de marketing para loja de materiais de construção

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Se a sua loja de materiais de construção ainda não possui uma boa estratégia de marketing, você pode estar perdendo vendas e a chance de fidelizar clientes. Afinal, elas são essenciais para qualquer tipo de negócio, auxiliando, inclusive, a fortalecer a imagem e a reputação da sua marca no mercado.

Os gestores desse ramo também devem buscar novas formas de melhorar a comunicação com o público, o ambiente de compras e fazer com que a sua loja seja vista como uma autoridade. Dessa forma, os resultados desejados serão alcançados mais facilmente.

Se você não tem ideia de quais ações de marketing podem ser utilizadas na sua loja de materiais de construção, não tem problema, você veio ao lugar certo! Neste artigo vamos te contar 5 estratégias diferentes que te ajudarão a melhorar o seu relacionamento com o cliente e as suas vendas. Confira!

Dicas de ações de marketing para a sua loja de materiais de construção

1. Invista em uma rádio personalizada

A nossa primeira dica é investir em uma rádio personalizada para a sua loja. Ela é uma ferramenta bastante versátil que pode te ajudar em diferentes aspectos. O primeiro deles, sem dúvida alguma, é melhorar o ambiente da loja com a música.

Isso acontece porque é possível criar playlists sob medida que agrade ao seu público-alvo, ao mesmo tempo em que reforça a sua marca. Para você ter uma ideia da influência que a música pode ter na loja, cerca de 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência na loja quando a música é agradável, e 14% compram mais.

Não sabe como criar essa playlist? Então confira o nosso material exclusivo Guia completo de como montar uma playlist.

Além disso, a rádio também é uma excelente ferramenta de comunicação com o cliente. Como você está no controle da programação, há a possibilidade de preparar spots com anúncios de promoções, divulgação de novidades e muitos mais. Assim, esses anúncios são veiculados entre as músicas e os clientes ficam sabendo de tudo o que acontece na loja e não perdem nenhuma oportunidade.

Portanto, com uma rádio indoor personalizada você consegue melhorar o ambiente de compras, a experiência do cliente e as suas vendas. Para saber mais sobre como a rádio funciona e como ter a sua, basta clicar aqui.

2. Prepare estratégias de marketing digital

O marketing digital também é amplamente utilizado pelas empresas e que você também pode usar na sua loja de materiais de construção. O primeiro passo para isso é ter um website ou perfil em alguma rede social e, se possível, os dois.


No site você pode apostar na criação de conteúdo útil e relevante para os seus clientes. Por exemplo, dando dicas para fazer a reforma da casa, quais os melhores materiais para diferentes ambientes, e assim por diante. Com o tempo, os consumidores passarão a ver sua loja como uma fonte confiável de informação e isso se refletirá em um aumento das visitas na loja e das vendas.

Além disso, você também pode preparar campanhas para divulgar produtos específicos ou promocionais. Isso pode ser feito tanto com as mídias sociais, no seu perfil, quanto com anúncios pagos nas mesmas redes, nos mecanismos de buscas, em outros sites, e assim por diante.

Vale a pena reforçar que o marketing digital é uma atividade contínua, assim como outras estratégias, demandando tempo para apresentar resultados efetivos. Portanto, é importante adotar uma abordagem de longo prazo, e quanto antes você começar, melhor.

3. Aposte nas redes sociais

Como falamos atualmente, as redes sociais vêm desempenhando um papel fundamental para o sucesso de muitas empresas, por isso resolvemos falar delas separadamente. Isso acontece porque a maioria dos clientes está ativa nessas mídias, tornando uma excelente ferramenta para se manter próximo e para interagir com seu público.

O primeiro passo para conseguir acertar nessa ação de marketing é analisar qual rede social é mais adequada ao perfil dos clientes de sua loja de materiais de construção. Em seguida, você precisará preparar conteúdos relevantes e interessantes para o seu público. Utilize algumas hashtags, crie a hashtag da sua loja e incentive os clientes a postarem.

Além disso, você pode incentivar os clientes a seguirem a sua loja nas redes e uma das formas mais eficazes de fazer isso é trazendo informações em primeira mão, ou mesmo oferecendo descontos para quem acompanha as suas postagens. Vale a pena reforçar que você também deve ter tempo para interagir com os seguidores, respondendo dúvidas, sugestões, elogios e críticas. 

Outra dica valiosa é garantir que todas as informações básicas estejam presentes no perfil da sua empresa, tais como telefone, endereço e site. Sem esses dados, os usuários podem encontrar dificuldades para entrar em contato com você, o que pode resultar em desistências de compra e impactar negativamente suas vendas.

4. Prepare descontos e promoções atrativas

Uma das ações de marketing bastante efetivas em chamar a atenção dos clientes e atraí-los para a sua loja de materiais de construção são as promoções e descontos. Afinal, os clientes enxergam isso como uma ótima oportunidade para comprar produtos.

Por exemplo, oferecer um produto com desconto pode ser uma solução interessante para um item que está em estoque há algum tempo. Além disso, datas específicas podem ser utilizadas para realizar tais ações, como eventos comemorativos ou diferentes épocas do ano, tanto as favoráveis como as menos lucrativas.

Mas, para que essa ação seja efetiva, você precisa investir em divulgação. Para isso, aposte em cartazes, banners, suas redes sociais, e-mail marketing, mensagens pelo WhatsApp, dentre outros. 

E, claro, aproveite que os clientes estarão na sua loja e implemente outras estratégias de fidelização. Inclusive, a rádio indoor pode ser uma boa opção, mas você também precisa focar no bom atendimento e até mesmo em outras estratégias de marketing sensorial.

5. Tenha um programa de fidelidade

A última dica de ação de marketing que você pode implementar na sua loja de materiais de construção são os programas de fidelidade. Eles funcionam como uma forma de recompensa oferecidas aos clientes fiéis que compram com mais frequência. 

Essa é uma excelente maneira de aumentar a receita e gerar vendas recorrentes, pois oferece cupons, descontos, itens gratuitos e outros tipos de recompensas. Sem falar que o consumidor sempre terá a sensação de que após comprar com você, ele terá algum benefício. Isso é uma grande ajuda na fidelização desses consumidores.

E então, quais ações de marketing você vai implementar na sua loja? Aproveite e confira mais dicas em outros artigos do nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

21 textos para propaganda de hotel, confira!

Você bem sabe que o setor hoteleiro sofreu bastante durante a pandemia. Entretanto, com a retomada das viagens, a perspectiva é de crescimento contínuo. Excelente notícia, afinal, isso é sinônimo de hotel lotado e lucro. Mas, esse também é um momento de grande concorrência. Uma das formas de conseguir atrair a atenção dos consumidores é…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Nosso CEO estará no Assinaturas Day

No dia 08 de Junho será realizada a 6º edição do Assinaturas Day o maior evento oficial dos empreendedores de assinaturas e Saas no país. Nosso CEO, o Casanova, estará lá com outros grandes empreendedores, a Beatriz Nantes da Empiricus, o Leandro Vieira do Administradores.com e o Sandro Magaldi do MeuSucesso contando seus cases e discutindo sobre as novas tendências,…

Por Nayara Santos em 15.05.2017

23 textos para propaganda de lojas de cosméticos, confira

Preparar textos publicitários para a propaganda de lojas de cosméticos pode ser uma tarefa complicada. Afinal, você precisa saber como escrever de modo eficaz para estabelecer uma boa comunicação com o cliente, mas que soa exagerado. A principal ideia com esses textos é conseguir convencer as pessoas a ir até a sua loja ou a…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Como fazer a gestão de loja de varejo e atacado: saiba o que não pode faltar

Fazer uma gestão eficiente, seja de uma loja de varejo ou de atacado, é um desafio e tanto. Afinal, são tantas coisas que o gestor ou dono da empresa precisa ficar de olho e certificar-se de que todas as tarefas e processos estão sendo realizados conforme o planejado. Mas, se você chegou aqui, provavelmente está…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Processo de compra: conheça as etapas da jornada do consumidor

Muitos acreditam que o segredo do sucesso para uma empresa é investir massivamente em publicidade, enquanto outros dizem que é a equipe de vendas. Ainda tem quem afirma que o atendimento é o diferencial. No final das contas, todos tem uma parcela de razão, entretanto, o processo de compra é um pouco mais complexo. Há…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Vinheta de inauguração de loja: 6 dicas de como criar uma

Se você está planejando a inauguração da sua loja, deve considerar criar uma vinheta. Isso porque, a vinheta ajuda a conquistar os clientes, e a fazer com que eles se lembrem da sua marca.  Não acredita? Então basta lembrar da vinheta do Jornal Nacional. Sempre que você ouvia aquela musiquinha e via o vídeo, sabia…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

O que é Neuromarketing e Como Pode Impactar em Seus Resultados

Ao longo deste artigo você irá aprender todos os segredos de quem mais entende sobre o assunto. Aprenda o que é neuromarketing!

Por Nayara Santos em 26.06.2019

6 passos para fazer um lançamento de produtos de excelência

Você pretende fazer o lançamento de um produto, mas não tem ideia por onde começar? Pois bem, essa é uma dúvida válida, pois existem diversas responsabilidades implícitas quando o assunto é lançar uma novidade no mercado. Afinal, é preciso considerar a reação do público e da concorrência, ter um cronograma de planejamento definido, pensar em…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Qual a importância do controle de qualidade total?

Quando falamos em gestão empresarial, o controle de qualidade total, também conhecido pela sigla em inglês TQC (Total Quality Control) é um tema que não pode ser deixado de lado. Por isso, se você ainda não sabe sobre o que o TQC se trata ou quer desenvolver ele na sua empresa, fique com a gente.…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos