Se a sua loja de materiais de construção ainda não possui uma boa estratégia de marketing, você pode estar perdendo vendas e a chance de fidelizar clientes. Afinal, elas são essenciais para qualquer tipo de negócio, auxiliando, inclusive, a fortalecer a imagem e a reputação da sua marca no mercado.
Os gestores desse ramo também devem buscar novas formas de melhorar a comunicação com o público, o ambiente de compras e fazer com que a sua loja seja vista como uma autoridade. Dessa forma, os resultados desejados serão alcançados mais facilmente.
Se você não tem ideia de quais ações de marketing podem ser utilizadas na sua loja de materiais de construção, não tem problema, você veio ao lugar certo! Neste artigo vamos te contar 5 estratégias diferentes que te ajudarão a melhorar o seu relacionamento com o cliente e as suas vendas. Confira!
Dicas de ações de marketing para a sua loja de materiais de construção
1. Invista em uma rádio personalizada
A nossa primeira dica é investir em uma rádio personalizada para a sua loja. Ela é uma ferramenta bastante versátil que pode te ajudar em diferentes aspectos. O primeiro deles, sem dúvida alguma, é melhorar o ambiente da loja com a música.
Isso acontece porque é possível criar playlists sob medida que agrade ao seu público-alvo, ao mesmo tempo em que reforça a sua marca. Para você ter uma ideia da influência que a música pode ter na loja, cerca de 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência na loja quando a música é agradável, e 14% compram mais.
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Além disso, a rádio também é uma excelente ferramenta de comunicação com o cliente. Como você está no controle da programação, há a possibilidade de preparar spots com anúncios de promoções, divulgação de novidades e muitos mais. Assim, esses anúncios são veiculados entre as músicas e os clientes ficam sabendo de tudo o que acontece na loja e não perdem nenhuma oportunidade.
Portanto, com uma rádio indoor personalizada você consegue melhorar o ambiente de compras, a experiência do cliente e as suas vendas. Para saber mais sobre como a rádio funciona e como ter a sua, basta clicar aqui.
2. Prepare estratégias de marketing digital
O marketing digital também é amplamente utilizado pelas empresas e que você também pode usar na sua loja de materiais de construção. O primeiro passo para isso é ter um website ou perfil em alguma rede social e, se possível, os dois.
No site você pode apostar na criação de conteúdo útil e relevante para os seus clientes. Por exemplo, dando dicas para fazer a reforma da casa, quais os melhores materiais para diferentes ambientes, e assim por diante. Com o tempo, os consumidores passarão a ver sua loja como uma fonte confiável de informação e isso se refletirá em um aumento das visitas na loja e das vendas.
Além disso, você também pode preparar campanhas para divulgar produtos específicos ou promocionais. Isso pode ser feito tanto com as mídias sociais, no seu perfil, quanto com anúncios pagos nas mesmas redes, nos mecanismos de buscas, em outros sites, e assim por diante.
Vale a pena reforçar que o marketing digital é uma atividade contínua, assim como outras estratégias, demandando tempo para apresentar resultados efetivos. Portanto, é importante adotar uma abordagem de longo prazo, e quanto antes você começar, melhor.
3. Aposte nas redes sociais
Como falamos atualmente, as redes sociais vêm desempenhando um papel fundamental para o sucesso de muitas empresas, por isso resolvemos falar delas separadamente. Isso acontece porque a maioria dos clientes está ativa nessas mídias, tornando uma excelente ferramenta para se manter próximo e para interagir com seu público.
O primeiro passo para conseguir acertar nessa ação de marketing é analisar qual rede social é mais adequada ao perfil dos clientes de sua loja de materiais de construção. Em seguida, você precisará preparar conteúdos relevantes e interessantes para o seu público. Utilize algumas hashtags, crie a hashtag da sua loja e incentive os clientes a postarem.
Além disso, você pode incentivar os clientes a seguirem a sua loja nas redes e uma das formas mais eficazes de fazer isso é trazendo informações em primeira mão, ou mesmo oferecendo descontos para quem acompanha as suas postagens. Vale a pena reforçar que você também deve ter tempo para interagir com os seguidores, respondendo dúvidas, sugestões, elogios e críticas.
Outra dica valiosa é garantir que todas as informações básicas estejam presentes no perfil da sua empresa, tais como telefone, endereço e site. Sem esses dados, os usuários podem encontrar dificuldades para entrar em contato com você, o que pode resultar em desistências de compra e impactar negativamente suas vendas.
4. Prepare descontos e promoções atrativas
Uma das ações de marketing bastante efetivas em chamar a atenção dos clientes e atraí-los para a sua loja de materiais de construção são as promoções e descontos. Afinal, os clientes enxergam isso como uma ótima oportunidade para comprar produtos.
Por exemplo, oferecer um produto com desconto pode ser uma solução interessante para um item que está em estoque há algum tempo. Além disso, datas específicas podem ser utilizadas para realizar tais ações, como eventos comemorativos ou diferentes épocas do ano, tanto as favoráveis como as menos lucrativas.
Mas, para que essa ação seja efetiva, você precisa investir em divulgação. Para isso, aposte em cartazes, banners, suas redes sociais, e-mail marketing, mensagens pelo WhatsApp, dentre outros.
E, claro, aproveite que os clientes estarão na sua loja e implemente outras estratégias de fidelização. Inclusive, a rádio indoor pode ser uma boa opção, mas você também precisa focar no bom atendimento e até mesmo em outras estratégias de marketing sensorial.
5. Tenha um programa de fidelidade
A última dica de ação de marketing que você pode implementar na sua loja de materiais de construção são os programas de fidelidade. Eles funcionam como uma forma de recompensa oferecidas aos clientes fiéis que compram com mais frequência.
Essa é uma excelente maneira de aumentar a receita e gerar vendas recorrentes, pois oferece cupons, descontos, itens gratuitos e outros tipos de recompensas. Sem falar que o consumidor sempre terá a sensação de que após comprar com você, ele terá algum benefício. Isso é uma grande ajuda na fidelização desses consumidores.
E então, quais ações de marketing você vai implementar na sua loja? Aproveite e confira mais dicas em outros artigos do nosso blog.
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