Por Nayara Santos em 22.02.2022

5 ideias para divulgar um produto: se inspire

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Muitos empreendedores buscam ideias inovadoras para divulgar um produto. Entretanto, eles se esquecem de que, se alguma estratégia ainda é muito utilizada é porque ela dá resultados. E, se os resultados aparecem, então por que se preocupar em encontrar novas formas para divulgar produtos?

A resposta é que na verdade você não precisa. O mais importante neste caso é utilizar a linguagem certa para conversar com o seu público, divulgar nas mídias que eles mais consomem e mostrar os diferenciais da sua marca e do seu produto.

Mas, para te ajudar a se inspirar, neste artigo trouxemos algumas ideias de como divulgar um produto. Coloque-as em prática agora mesmo!

Ideias para divulgar um produto

1. Faça promoções

A nossa primeira ideia passa longe de ser inovadora, mas ela ainda funciona muito bem e é por isso que sobreviveu até os dias atuais. Fazer promoções é sim uma forma de atrair a atenção do cliente para a sua marca e incentivar o cliente a ir até a sua loja ou conferir o seu site.


Aqui vale a pena dizer que fazer promoções não significa necessariamente vender o produto mais barato. Você pode oferecer cupons de descontos para a próxima compra se o cliente adquirir o item, assim, você estimula que ele volte à loja. Ainda, pode distribuir brindes exclusivos para o cliente que comprar esse produto. Ou pode dar pontos extras no clube de fidelidade para quem resolver levar o produto para casa.

O mais importante neste caso é mostrar ao cliente que, comprando aquele produto ele terá algum tipo de vantagem. Portanto, nada de sair fazendo promoções malucas e oferecendo o produto por um preço muito baixo e correr o risco de comprometer a saúde financeira do seu negócio.

2. Anuncie na sua rádio personalizada

Você sabia que cerca de 70% das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente ainda está na loja? Portanto, encontrar formas de influenciar o cliente neste momento poderá trazer um grande diferencial competitivo para a sua empresa. E, a rádio personalizada é a ferramenta perfeita para isso.

Ela permite que você crie anúncios personalizados que possam ser reproduzidos nos intervalos da programação musical. Esses anúncios podem ser justamente para divulgar um item em promoção, que um novo produto está disponível na loja ou apenas para lembrar o cliente que a loja também tem um determinado item. Desta forma o cliente pode ficar curioso e resolver conferir o que está sendo anunciado.

Como estamos falando de rádio, claro que é possível ter uma playlist personalizada sendo reproduzida na sua loja. Assim, você utiliza música que combinem com a sua marca e que permitem que o cliente se reconheça, criando um ambiente de compras agradável. E, quando isso acontece, a tendência é que o cliente passe mais tempo na loja e compre mais. Confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio e encante os seus clientes.

3. Prepare uma campanha de lançamento

Cliente gasta mesmo é de ficar por dentro das novidades, por isso, uma das ideias para divulgar um produto é fazendo uma campanha de lançamento. Isso mesmo que você leu, atrair clientes para a sua loja mostrando o que tem de novo.

Se você pensou que essa é uma estratégia voltada apenas para lojas de roupas, você não poderia estar mais enganado. Mesmo tendo uma loja de variedades você pode apostar em campanhas de lançamento. Por exemplo, chegaram os produtos para a decoração de Natal, os chocolates para comemorar a Páscoa foram entregues pelos fornecedores, dentre outros.

Como já falamos anteriormente, a rádio personalizada pode ser utilizada para isso, mas ela não é a única. Você também pode apostar nas redes sociais para as suas campanhas de lançamento. O Instagram, por exemplo, oferece diversas ferramentas que te ajudam a criar expectativa no cliente e mantê-lo interessado e curioso com o que será lançado. Campanhas com fotos e vídeos que mostram apenas parte do que estará disponível em breve são sempre uma excelente forma de se divulgar produtos.

4. Mostre o produto sendo utilizado

A próxima ideia para divulgar um produto é mostrar ele sendo utilizado. Assim, se você tem uma loja de roupas, o ideal é que as propagandas visuais mostrem pessoas utilizando os produtos que você vende. Ou então se você tem uma loja de decoração, pode criar ambientes dispondo os produtos como eles ficariam na casa das pessoas. Não importa em qual ramo do varejo que você atua, sempre que conseguir mostrar o produto sendo utilizado será um diferencial.

Vale a pena dizer que essa estratégia também pode ser muito utilizada nas redes sociais. Com a grande vantagem de que, se o seguidor ficar com alguma dúvida, ele já terá um canal de comunicação aberto diretamente com você.

5. Invista em marketing de conteúdo

Isso pode ser feito através de um blog no seu site ou das suas redes sociais. O ideal é que você traga conteúdos relacionados com o seu ramo de atuação no varejo e que tenham relevância e importância para o seu público.

Assim, você aumenta as chances do seu site ser exibido nas primeiras posições nos mecanismos de busca e também de fazer com que o cliente te veja como uma autoridade no assunto. Ou seja, sempre que o cliente precisar de alguma informação, ele saberá onde encontrar dados confiáveis. E, isso vai se refletir nas suas vendas, afinal, se a sua marca for confiável ele estará mais inclinado a fazer negócio com você.

Lembre-se apenas que essa forma de divulgação de produto não trará resultados imediatos, afinal, leva algum tempo para conseguir conquistar a confiança de alguém, não é mesmo? Portanto, quanto antes você começar a cultivar essa relação com o seu cliente, melhor.

Neste artigo você conheceu algumas ideias para divulgar os produtos da sua loja. Invista em estratégias que sabidamente funcionam e fique de olho nas tendências do mercado que você não vai errar. E, se quiser mais dicas de marketing no varejo e gestão de lojas, confira o nosso blog.

 

Compartilhe

Você também pode gostar

Confira 9 dicas de como aumentar as vendas online e se destacar

É importante que os proprietários ou gestores de estabelecimentos comerciais saibam como aumentar as vendas online no negócio. Isso se justifica pelo fato de esse tipo de comercialização ser cada vez mais popular e ter demanda no mercado. A recente pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, é um exemplo disso. Para evitar a proliferação…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Como vender mais no Dia das Crianças: 13 dicas para encher a loja

Se você quer vender mais no Dia das Crianças, mas está sem ideia do que pode fazer, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar. E, uma coisa precisa ser dita, essas dicas podem ser aplicadas em qualquer loja que venda produtos para crianças, mesmo que não seja especializada nesse público.  Como essa é…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

O que são mídias interativas e como podem auxiliar na minha loja de varejo?

Você já analisou o que são e como funcionam as mídias interativas no varejo? Tratam-se de serviços ou produtos digitais que respondem ao usuário de acordo com as ações tomadas por ele ali dentro. É sobre interação e personalização, usuário e máquina. E tem sido cada vez mais utilizado em diversos segmentos! Na verdade, atualmente,…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

Jornada do cliente: entenda de uma vez como funciona

Da descoberta do problema à compra, conhecer a jornada do cliente pode trazer muitos insights para a sua estratégia. Ela serve para mostrar como o consumidor se comporta durante o processo de aquisição e como a sua empresa pode fazer de tudo para melhorar a experiência dele com a sua marca. O intuito de analisar…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Estratégia de divulgação de produtos: conheça as melhores

Desenvolver boas estratégias para a divulgação de produtos é uma importante tarefa de todo gestor do varejo. Afinal, se os clientes não souberem o que acontece na sua loja, o que você está vendendo e quais as vantagens de adquirir esses produtos, você dificilmente terá uma empresa de sucesso. Pensando em como te ajudar, nós…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio.

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio. Você sabia que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda? E que parte significativa dessas decisões são tomadas por impulso?  Essa é a mais absoluta verdade e foi comprovada pela pesquisa realizada pelo POPAI. (Point of Purchase Advertising Institute).…

Por Nayara Santos em 11.11.2016

3 tipos de ações de marketing promocional para lojas de varejo

Confira neste artigo os mais efetivos tipos ações de marketing promocional e impulsione seu negócio!

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Decoração para salão de beleza: 5 dicas do que pode ser feito

Um salão de beleza com uma decoração agradável é um ótimo diferencial para atrair e fidelizar clientes. A decoração não é apenas sobre estética, mas também sobre a sensação que ela transmite aos clientes.  Ou seja, você precisa ficar atento em como está a decoração do seu salão para não transmitir a mensagem errada para…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

11 frases para convite de inauguração de loja, se inspire

Não basta apenas planejar a inauguração da sua loja, é preciso que os clientes compareçam ao evento. Para isso, você precisa saber como convidá-los e é sobre isso que esse artigo vai falar. Claro que escolher as frases certas para o convite ajuda, já que é assim que você convencerá o consumidor de que vale…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos