Por Nayara Santos em 29.11.2019

Como ser um bom administrador financeiro de uma loja de varejo?

Por Nayara Santos em 29.11.2019

A área de finanças permeia toda a estratégia, administração e controle gerencial de um negócio. Entretanto, a habilidade de lidar com números não é para qualquer um, especialmente em uma loja de varejo.

É preciso ter um perfil organizado e disciplinado, que se adeque sempre à novas tendências neste aspecto. Pensando nisso, a ListenX pretende apontar neste artigo as principais dicas de como ser um bom administrador financeiro, confira.

Quais são os principais desafios para o administrador financeiro?

O primeiro para se tornar um bom gestor de finanças empresariais, é entender que esse é um caminho que reserva uma grande variedade de desafios.

Acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor

A sociedade tem sido influenciado pelos avanços tecnológicos e a popularização do acesso à internet. A forma como as pessoas se comunicam, consomem entretenimento e informação e até mesmo como realizam suas compras está mudando e isso vem se mostrando como um verdadeiro desafio para os administradores de empresas.

Como varejista, é imprescindível acompanhar as tendências sazonais e o comportamento de consumo do público. Não é necessário alterar totalmente seus produtos ou serviços a cada estação, porém é importante adicionar elementos que os diferenciem da concorrência, com base nas tendências de mercado. Resumindo, é preciso inovar.

Garantir a lealdade do cliente

Um fator decisivo na criação da lealdade da marca é a experiência de compra positiva. Um dos erros mais comumente cometidos por gestores varejistas é deixar de lado os consumidores existentes e pensar que eles podem ser substituídos com facilidade. Se você quer saber como ser um bom administrador financeiro, é preciso mudar sua mentalidade, caso contrário será difícil sustentar a expansão do negócio.

Embora ofertas e promoções especiais ainda sejam a base do varejo, no que se diz respeito à retenção de clientes, a verdadeira base para uma experiência de consumo incrível é a personalização do atendimento.

Para manter uma carteira de clientes fiéis, é necessário abordá-los de maneira mais pessoal, por exemplo, enviando e-mails personalizados de acordo com suas necessidades e preferências. Nesse aspecto, um sistema de CRM pode auxiliar na tarefa de manter os clientes com mais facilidade.

Gerenciar corretamente o giro de estoque

Se há um problema que tira o sono de qualquer gerente financeiro é o giro de estoque. Da mesma maneira que adquirir mais produtos do que o necessário pode gerar prejuízos com itens parados no estoque, perdendo valor por degradação, comprar menos mercadorias do que a demanda prevista também é algo prejudicial.

Poucas coisas afetam tanto a credibilidade de uma empresa do que um cliente ir até o estabelecimento e não conseguir comprar o que estava procurando por conta de um estoque mal gerenciado.

Controlar o fluxo de caixa

Este é um problema que está diretamente ligado à ausência de ferramentas tecnológicas para dar suporte à gestão financeira. Empreendedores que insistem em não se atualizar, tendem a passar por problemas que hoje são considerados obsoletos, como o controle do fluxo de caixa.


Um simples software de gestão é capaz de automatizar uma série de tarefas cotidianas da empresa, inclusive a entrada e saída de capital no caixa, registrando todos os números em servidores na nuvem e garantindo a segurança da operação. Falaremos mais sobre isso adiante no conteúdo.

Lidar com a sobrecarga de tarefas

As mudanças no comportamento do consumidor têm impactado o mercado como um todo, levando as empresas a adaptarem seus processos de produção, comunicação e comercialização. O resultado disso é claro: um panorama altamente competitivo.

Com base nesse contexto, se você chegou até este artigo para saber como ser um bom administrador financeiro, provavelmente já deve ter percebido que a sobrecarga de tarefas é um dos desafios mais reais, não é mesmo?

Não é por coincidência que cada vez mais a terceirização de serviços tem se mostrado como uma solução versátil e eficiente para reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas. O fato é que uma série de atividades e responsabilidades operacionais do negócio podem ser repassadas para profissionais terceirizados, abrindo espaço para que a equipe interna foque apenas no core business.

Reter e envolver colaboradores

Outro ponto desafiador para qualquer gestor financeiro é — em um cenário acirrado como o que vivemos — garantir que os talentos da empresa permaneçam na equipe. Não é nenhuma novidade que o varejo é um segmento conhecido por ter uma alta taxa de rotatividade de funcionários. E a substituição de funcionários gera muitos custos e energia que poderiam ser aplicados em tarefas mais importantes.

A solução para esse problema é engajar mais os membros da equipe. Portanto, forneça treinamento periodicamente para melhorar suas competências e facilitar o cultivo e a maximização de seus potenciais.

Como ser um bom administrador financeiro?

Conhecer bem o setor em que atua, bem como os recursos disponíveis, é o primeiro passo para iniciar o planejamento das finanças. Além disso, é fundamental aprender a lidar com pressões diárias advindas de todas as áreas da empresa. Para isso, é necessário desenvolver soluções viáveis para os mais diferentes tipos de situações.

Pensando em como ser um bom administrador financeiro, o empreendedor deve ter em mente que cabe a ele planejar todas as operações financeiras estratégicas da empresa. Isso inclui, principalmente, previsões de resultado, controle de fluxo de caixa, tomada de decisões de investimento, entre outros. A responsabilidade é grande, pois qualquer erro nessa gestão pode gerar prejuízo para toda a loja.

Invista em um software de gestão financeira

Reunir dados que sejam consistentes e que estejam alinhados com os recursos financeiros da loja é muito importante para tomar qualquer decisão. Softwares de gerenciamento podem ser uma excelente ferramenta para a análise de todos os indicadores que um bom administrador financeiro de uma loja de varejo precisa.

Entre as principais métricas que o software pode abranger, estão: margem, giro de estoque, vendas, verbas de compras em aberto e ROI (Retorno sobre o Investimento).

Mantenha-se em constante atualização

Outra dica de como ser um bom administrador financeiro, é se manter sempre atualizado sobre novidades e tendências do mercado. Além do seu segmento de varejo, é importante ter a capacidade de observar com olhar atento e estratégico as movimentações da economia em todos os setores.

Cursos de especialização são sempre bem-vindos. Hoje, existem grades supermodernas e atualizadas de pós-graduações em finanças, que incluem desde técnicas mais avançadas de negociação, até MBA focada em controladoria e tributos. De qualquer maneira, só terá a acrescentar, tanto na sua gestão como no crescimento pessoal.

Como você pôde concluir neste artigo sobre como ser um bom administrador financeiro, esse é um caminho que pode ser realmente desafiador até para o profissional mais experiente. No entanto, com o uso de tecnologia, boas práticas de gestão e estratégias para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, é possível desempenhar essa tarefa com maestria.

Gostou das nossas dicas sobre gestão financeira? Então você precisa conferir também o e-book gratuito sobre 5 hacks de produtividade e como implantá-los no ambiente de trabalho!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como vender mais no Dia das Crianças: 13 dicas para encher a loja

Se você quer vender mais no Dia das Crianças, mas está sem ideia do que pode fazer, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar. E, uma coisa precisa ser dita, essas dicas podem ser aplicadas em qualquer loja que venda produtos para crianças, mesmo que não seja especializada nesse público.  Como essa é…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Mensagem de Natal para clientes: 28 exemplos para se inspirar

As mensagens de Natal são excelentes para mostrar aos consumidores que a sua loja se importa com ele e está preocupada em lhes desejar boas festas. Essa estratégia faz parte daquelas pequenas ações que fazem toda a diferença para a sua empresa e você não pode deixar de aproveitar essa oportunidade. Entretanto, essa é uma…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Festa de inauguração de loja: 6 dicas do que não pode faltar

A festa de inauguração de uma loja é um momento de celebração e alegria para os empreendedores. Muitas vezes esse é o sonho que virou realidade e ele deve ser, sim, comemorado. Mas, você tem que pensar neste evento como uma oportunidade de apresentar a sua marca para os clientes. Como esse é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

O que é live commerce: saiba tudo sobre o assunto

Provavelmente você já deve ter visto um live commerce e nem sequer sabia o que era. Mas isso é coisa do passado, agora vamos te contar tudo sobre essa estratégia e como ela pode melhorar as suas vendas. Essa estratégia de vendas estava dando os primeiros passos há alguns anos. Entretanto, a pandemia fez com…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Como definir o mix de produtos de sua loja? Entenda!

Geralmente, as lojas se diferenciam entre as de especialidades e as de variedades em suas mercadorias. No entanto, as duas categorias devem se ater ao mix de produtos. Um negócio com produtos variados, que atendam às necessidades de seus consumidores é fundamental para ter sucesso nas vendas. O mix de produtos é essencial para expandir…

Por Nayara Santos em 03.07.2020

5 Formas de divulgar um produto: atraia mais clientes

Encontrar formas de divulgar produtos no varejo poderá fazer toda a diferença na sua empresa, tornando-a mais competitiva. Afinal, quando você divulga um produto que a sua loja vende, você também está promovendo a sua marca. Entretanto, nem sempre é fácil escolher as melhores formas de divulgar um produto, principalmente nos dias atuais, com tantas…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como fazer ações de marketing em datas especiais?

Realizar ações de marketing em datas especiais é uma ótima oportunidade de estar em contato com o cliente, preparar ofertas atrativas e aumentar o faturamento. Por isso, é muito importante investir em ações em datas como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, a Black Friday e o Natal, dentre muitas outras. Afinal, esses…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como melhorar as vendas no varejo de uma vez por todas? Saiba aqui!

Em meio às crises ou como plano de crescimento, toda empresa quer aumentar e manter os lucros. Cada segmento exige diferentes abordagens para que isso aconteça, e o varejo traz desafios próprios. Saber como melhorar as vendas no varejo é um diferencial para o seu negócio e pode fazer uma grande diferença no fluxo de…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Loja de roupas no varejo online: saiba como otimizá-la

Você já tem uma loja de roupas no varejo online, mas sabe que precisa otimizá-la para aumentar as vendas e garantir seu espaço entre a concorrência? Sabe o quanto a experiência do usuário é importante para que ele permaneça conectado e volte mais vezes à sua página? Se esse é o caso, você chegou ao…

Por Nayara Santos em 23.04.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos