Por Nayara Santos em 05.12.2024

Tendências para 2025 no varejo: 6 estratégias para investir

Por Nayara Santos em 05.12.2024

As mudanças no varejo são inevitáveis, isso é um fato. Entretanto, a capacidade de se adaptar a essas mudanças é o que vai dizer se o seu negócio irá prosperar ou não. Por isso, é essencial ficar de olho em tudo o que o varejo trás para cada ano e ajustar o curso caso seja necessário.

 Quer saber o que o mercado está trazendo para 2025? Então continue com a gente e descubra tudo o que não pode faltar na sua loja no próximo ano. Boa leitura!

Estratégias para o varejo em 2025

1. O papel da inteligência artificial na personalização

Se você acha que quando falamos em personalização estamos dizendo que você precisa incluir o nome do cliente no e-mail, então você precisa realmente ler esse texto. Essa época já passou há muito tempo e atualmente é preciso muito mais para impressionar o consumidor.

 Em 2025, a tendência é que a inteligência artificial (IA) crie experiências de compras que parecem quase telepáticas. Isso é possível graças à capacidade da IA de analisar o histórico de compras dos clientes de maneira individual e coletiva.

 Um excelente exemplo é o que a IA do Walmart já está fazendo nos Estados Unidos, brincando de planejador de festas, personalizando as sugestões de produtos para o Super Bowl com base em suas compras anteriores no dia do jogo.

 Enquanto isso, o supermercado holandês Albert Heijn criou uma IA que ajuda  as pessoas a evitarem o desperdício de comida com receitas. Basta tirar uma foto dos produtos que você tem na geladeira e ele irá te dar sugestões de receitas e planos de refeições. Isso não é apenas automação – é como ter um gênio das compras pessoais no seu bolso.

2. A história por trás dos produtos

Outro ponto que está cada vez mais em foco é que os clientes não apenas gostam, mas também querem saber qual é a história por trás daquele produto que eles estão comprando. Em outras palavras, apenas fabricar um item e dispô-lo em suas prateleiras não é garantia de vendas.

 Os varejistas mais focados já estão transformando a transparência de sua cadeia de produção em uma vantagem competitiva, tornando suas práticas de fornecimento e sustentabilidade tão visíveis quanto suas etiquetas de preço. Neste contexto, as redes sociais desempenham um papel importantíssimo para levar informações aos clientes.


 Por exemplo, contar a história por trás das receitas de maior sucesso da sua confeitaria. Ou então mostrar o porquê você decidiu abrir uma loja de roupas. Ainda, você pode deixar a sua equipe contar como é trabalhar nas suas lojas.

 Isso gera conexão emocional com os clientes, que passarão a confiar mais na sua marca. Aliás, conexão essa importantíssima para muitos consumidores, que não compram nada, seja na loja física ou na virtual, sem antes conferir a avaliação do produto nas mídias sociais.

3. O papel dos produtos de segunda-mão

O futuro do varejo indica que os clientes estão, cada vez mais, valorizando empresas que possuem uma proposta sustentável. Ou seja, empresas que buscam reduzir o impacto das suas atividades no meio ambiente, seja com o uso otimizado de recursos naturais, ou com o descarte de produtos.

 Assim, as lojas de segunda-mão passaram a ser um lugar onde as pessoas vão em busca de pechinchas. Aliás, muitas pessoas compram produtos de marcas apenas nessas lojas. Percebendo a tendência, gigantes do varejo como é o caso da Ikea, estão lançando suas próprias plataformas de revenda. Outras marcas como a Levi’s e a Zara também resolveram aderir a essa tendência.

 Enquanto isso, plataformas como Vinted e Depop se transformaram de mercados peculiares em potências do varejo fora do Brasil, mas essa é uma tendência também para o mercado nacional. Sendo acessadas não apenas por pessoas interessadas em comprar produtos, mas também em vendê-los.

4. Compras cada vez mais interativas

O futuro será digital, não tem como fugir disso. Entretanto, isso também não significa que você poderá fechar as suas lojas físicas. Muito pelo contrário, integrar online e offline será o grande desafio dos varejistas que garantirá a sobrevivência das lojas físicas.

 Por isso, uma das tendências para 2025 é começar o processo de adaptação e oferecer aos consumidores uma experiência de compras diferenciada com a tecnologia. Podem ser provadores virtuais, espelho inteligentes, inspeção de produtos em 3D, tudo o que torna a visita do cliente à sua loja e ao seu site mais imersiva.

 Lembre-se, os consumidores brasileiros valorizam a experiência de compras, e se ele gostar de comprar na sua loja, sem dúvida alguma ele retornará. Aliás, mais do que isso, ele ainda irá recomendar o estabelecimento para outras pessoas.

5. Novas habilidades para a sua equipe de vendas

Com os clientes em busca de experiências de compras diferenciadas você vai precisar ter uma equipe pronta para oferecer um bom atendimento. Afinal, é possível que você já tenha ido a um estabelecimento em que o atendimento era ruim e, muito provavelmente, nunca mais voltou.

 Como você não quer que isso aconteça com a sua loja, então é preciso entender qual é o tipo de atendimento que os seus clientes estão recebendo. Atenção e pró-atividade são essenciais. Mas, mais do que isso, os seus vendedores precisam ser treinados para conseguir entender qual é a dor do cliente e como resolvê-la.

 Para isso, eles precisam ter um bom conhecimento dos produtos que você produz e/ou vende. Além disso, também é essencial conhecer os procedimentos dentro da loja, afinal, um consumidor pode procurar o estabelecimento para fazer trocas ou reclamações dos produtos.

 Lembre-se, não é porque o cliente teve uma experiência ruim e precisou retornar um item com defeito ou que ele não gostou, que ele nunca mais retornará. Muito pelo contrário, um bom atendimento pode facilmente reverter essa experiência ruim e ainda fidelizar o cliente.

6. Invista na trilha sonora e melhore a experiência de compras

Ser capaz de oferecer uma boa experiência de compras para os seus clientes será uma tendência em 2025, mas também essencial para o futuro do varejo. Por isso, encontrar formas de fazer isso é primordial para o sucesso do seu negócio.

 Claro que um bom atendimento será importante, mas ele não é a única ferramenta que você tem. Muito pelo contrário, uma ferramenta que você pode usar e talvez nem saiba é a música ambiente.

 Para você ter uma ideia, quando a trilha sonora é agradável 35% dos clientes tendem a ficar mais tempo na loja, 14% compram mais e 21% indica o estabelecimento para os amigos. Neste caso, basta colocar uma playlist qualquer e pronto? Claro que não.

 O sucesso dessa estratégia depende de você escolher a trilha sonora certa, que combine e represente a sua marca. Aliás, apenas reproduzindo músicas que representam a sua marca você já pode conseguir aumentar as suas vendas em 9%.

 E então, como está a programação da sua rádio indoor? Confira a seguir como usar essa ferramenta de forma estratégica e garanta melhores resultados.

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