Que o futuro será digital ninguém duvida. Mas, então, o que será do varejo físico? Sem dúvida alguma essa é a preocupação de muitos gestores. Afinal, será que é melhor focar no e-commerce? Ou será que tem alguma coisa a ser feita para manter as lojas físicas abertas?
Se essas dúvidas estão tirando o seu sono, a gente já adianta, não, esse não é o fim das lojas físicas. Muito pelo contrário. Com as estratégias certas você pode tornar a sua loja um verdadeiro sucesso e ainda conquistar clientes.
Para isso, é preciso entender o que o futuro trará para o varejo, e como se adaptar às mudanças que estão ocorrendo devido ao avanço das ferramentas e plataformas digitais. Outro ponto importante é que cada vez mais os clientes estão em busca de experiências e de marcas que eles possam realmente se conectar.
Pronto para começar a investir no futuro da sua loja física? Então vem com a gente e boa leitura!
Mudanças na Expectativa do Consumidor
Claro que preço e qualidade são importantes, mas eles não são essenciais quando o assunto é atrair e fidelizar clientes. Cada vez mais os consumidores modernos estão em busca de experiências significativas ao interagir com as marcas.
Em outras palavras, os consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais para serem melhor atendidos, ou terem uma experiência inesquecível. Uma pesquisa realizada por Lee Peterson, da WD Partners, revelou que, enquanto fatores práticos atraem os clientes, são as conexões emocionais que fazem com que ele retorne à loja.
Portanto, os varejistas devem focar em transformar suas lojas em ambientes que criem emoções positivas e construam uma comunidade em torno da marca.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que a tecnologia é fundamental para essa transformação. Por isso não tenha medo, procure adotar e incluir algumas inovações ao longo da jornada de compras dos seus clientes.
Além da automação e do autoatendimento, você ainda pode pode apostar na realidade aumentada, espelhos inteligentes e aplicativos interativos. Sem falar que, ferramentas como etiquetas RFID podem não apenas ajudar na gestão de estoque, tornando-o mais eficiente, mas também a melhorar a experiência do consumidor.
Outro ponto que não pode ficar de fora do futuro da sua loja física é ter uma estratégia omnichannel. Ela permite que o consumidor escolha como interagir com a marca nos diferentes momentos da jornada de compras.
Modelos como “click and collect” combinam a conveniência do e-commerce com a imediata satisfação das compras físicas. Desta forma é possível que as suas lojas físicas também sejam um ponto de distribuição, acelerando o atendimento ao cliente e aumentando o tráfego na loja.
Foco na Experiência do Cliente
Como falamos no início deste artigo, o futuro do varejo físico pertencerá às marcas que consigam oferecer uma boa experiência de compras para os clientes. Aliás, com a concorrência acirrada, esse pode ser um grande diferencial competitivo da sua marca.
Para isso, certifique-se de que a sua loja tenha um ambientes agradável, com boa iluminação, playlist certa e seja até mesmo aromatizada. Assim, o cliente não estará entrando em uma loja, mas sim no universo da sua marca. Esse será um momento para investir em eventos e workshops que ajudem a se aproximar dos consumidores e a criar um vínculo emocional.
Vale a pena dizer também que os varejistas que demonstram compromisso com a sustentabilidade e ações sociais tendem a ganhar a preferência dos consumidores. Produtos sustentáveis e iniciativas que valorizam pequenos produtores podem criar um laço de confiança com o público, disposto a pagar mais por produtos que respeitam práticas conscientes.
E, para criar uma atmosfera única na sua loja, você pode apostar nas estratégias do marketing sensorial. Assim, você estará incluindo elementos que estimulam os sentidos dos consumidores de forma sutil, mas que quando aplicados em conjunto, realmente mudam a experiência de compras.
A música, por exemplo, pode influenciar o comportamento do cliente, aumentando o tempo de permanência na loja e, consequentemente, as vendas. Quer saber mais sobre o marketing sensorial? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
Conheça o consumidor brasileiro
Não tem como conseguir oferecer uma boa experiência ou se conectar com os clientes sem conhecê-los bem. Por isso, precisamos falar um pouco sobre o perfil do consumidor brasileiro, que pode ser bastante diferente do que em outros países.
De modo geral, os brasileiros valorizam o atendimento personalizado, diversidade de produtos e uma experiência sensorial que seja realmente envolvente. Ainda, incluir alguns elementos culturais, como música e decoração regionais, ajudam a criar um ambiente acolhedor, que atende às expectativas do consumidor.
Outro fator determinante para o sucesso da sua loja física no futuro do varejo é ser capaz de conseguir oferecer interações autênticas. Mas, o que isso significa? O cliente não quer que o vendedor chame ele de “chefe”, “padrão”, ou qualquer outro nome genérico.
Muito pelo contrário, ele quer que a sua equipe de vendas esteja realmente interessada no que ele tem a dizer, buscando resolver os problemas, e entendendo as suas dores. Para isso, ofereça um bom treinamento para a sua equipe e não exite em utilizar a tecnologia para entender as preferências do cliente.
Devido a esse importante papel que a sua equipe terá no futuro do varejo, você precisa estabelecer um programa de valorização dos colaboradores. Focado não apenas no treinamento e na capacidade deles, mas também para mantê-los engajados.
O ideal é que você dê as ferramentas necessárias para que a sua equipe desempenhe o papel dela e retribua quando as metas forem alcançadas. Assim, você estará formando mais do que uma boa equipe, mas terá pessoas empenhadas e dedicadas com o sucesso da sua empresa.
Confira nosso e-book Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas.
Rumo à nova era do varejo
O futuro do varejo físico estará nas mãos daqueles que abraçarem as mudanças com criatividade e inovação. Marcas focadas em proporcionar experiências valiosas, que integrem o digital e o físico, e que compreendam as necessidades emocionais de seus consumidores sairão na frente da concorrência.
A tecnologia deve ser uma aliada nesta mudança, principalmente com todas as plataformas e ferramentas de inteligência artificial disponíveis. Elas serão essenciais para te ajudar a conhecer melhor os clientes e seus padrões de compras.
A ênfase na experiência do consumidor, associados a um atendimento personalizado e um ambiente físico estimulante, irá redefinir o que significa ir às compras. Decisões estratégicas, como a implementação de soluções de marketing sensorial e o fortalecimento da identidade da marca por meio de histórias envolventes, serão cruciais na atração e retenção de clientes.
Por fim, ao construir um ecossistema em que a loja física e digital coexistem de maneira harmoniosa, os varejistas poderão não apenas suavizar a competição com o e-commerce, mas também oferecer experiências que são impossíveis de serem replicadas online. Assim, o varejo físico se tornará um espaço de interação, descoberta e encantamento para os consumidores.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!