Por Nayara Santos em 12.04.2022

Técnicas de Vendas: O Guia Definitivo do Treinamento ao Pós-Vendas

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Nem todo gestor do varejo dá a devida atenção para os treinamentos em técnicas de vendas. Isso porque, é natural que muitas pessoas pensem que vender é simplesmente oferecer produtos para os clientes que entram na loja. Entretanto, um bom vendedor consegue ir muito além disso, influenciando diretamente na experiência de compras do cliente.

Ainda, é fundamental que a equipe de vendas esteja bem alinhada com as campanhas que estão sendo realizadas na loja. Assim, eles podem ajudar a aumentar as vendas e conseguirão informar os clientes sobre as promoções corretamente.

A seguir, falaremos um pouco sobre a importância dos treinamentos em técnicas de vendas em diferentes momentos da jornada de compras. Confira!

Treinamentos em técnicas de vendas

Colaboradores

Os seus colaboradores, que também podem ser a sua equipe de vendas, devem receber treinamentos que abordam a importância de conversar com o cliente, como entender o problema que ele tem e como conseguir resolvê-lo. De modo geral, durante esses treinamentos é essencial que sejam abordados os seguintes temas:

  • Diferentes tipos de vendas (impacto, consultiva e direta);
  • A importância da agilidade;
  • O porque conhecer o problema do cliente é necessário;
  • Como manter o contato com o cliente;

Pré-venda

O momento de pré-venda é aquele em que você precisa chamar a atenção do cliente e de outros potenciais consumidores para torná-los seus clientes. Neste caso, estratégias de marketing e publicidade são as principais ferramentas que você terá à sua disposição.


Este é o momento de aplicar estratégias de inbound marketing, conseguir leads para a divulgação da marca e das promoções. Desta forma, você conseguirá aumentar as chances de atrair potenciais clientes que estejam realmente interessados em comprar na sua loja.

Além disso, esse também é o momento de  escolher os produtos que serão oferecidos na loja. Lembre-se que você precisa manter a identidade da sua marca, ao mesmo tempo em que oferece aos clientes produtos que sejam interessantes para eles. Ou seja, você atrai a atenção dele oferecendo aquilo que ele gostaria de comprar.

Pós-venda

Você sabia que conquistar novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais caro do que conquistar aqueles que já conhecem a sua marca? Dito isso, é evidente que desenvolver estratégias de pós-venda e orientar os seus funcionários em como fazer isso poderá trazer muitos resultados positivos.

A aplicação de técnicas de vendas no pós-venda exige:

  • Um canal de atendimento: assim o cliente conseguirá falar com você no momento que ele desejar;
  • Disponibilidade para responder dúvidas: cliente sem resposta é sinônimo de cliente insatisfeito e que não compra mais com você. Portanto, fique atento para sempre responder os contatos;
  • Manter contato com o cliente: através de e-mail, mensagens por WhatsApp, dentre outros. Assim, o cliente não se esquece de você e ainda fica sabendo do que vem acontecendo na sua loja;
  • Pesquisas de satisfação: servem para entender o que o cliente pensa a respeito da sua loja e marca, e o que pode ser melhorado.

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