Por Nayara Santos em 18.10.2019

Entenda como funciona o neuromarketing na prática

Por Nayara Santos em 18.10.2019

Sabia que marketing e ciência andam juntos? Muitas marcas estudam a mente dos consumidores a fim de gerar mais vendas. Para ver como isso está no nosso cotidiano é só observar a escolha de certos produtos que fazemos, porque eles remetem a momentos bons que tivemos e que a marca estava presente.

Mas como funciona o neuromarketing na prática? A resposta para essa pergunta você encontrará nos tópicos a seguir, juntamente com um tópico sobre como o Big Data impacta as suas ações. Confira!

O neuromarketing na prática e seu impacto

A leitura de mentes não é algo muito longe da nossa realidade. Não é preciso ser um mágico ou mesmo ter poderes especiais, afinal, é a isso que se propõe o neuromarketing. O conceito surgiu no final da década de 1990 graças aos esforços de um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos. Entre eles, estava Gerald Zaltman, um médico e pesquisador de Harvard, que teve a ideia de utilizar aparelhos de ressonância magnética para o marketing e não para estudos médicos como era feito até então.

De fato, o termo só foi cunhado alguns anos mais tarde pelo professor de Marketing, Ale Smidts e foi no início do século XXI que a ciência que estuda a mente do consumidor ganhou mais força. De modo geral, o termo é utilizado para identificar uma área do marketing que aplica a neurociência, a fim de entender o comportamento do indivíduo e utilizar isso em favor de estratégias que favorecerão as vendas e a propagação de determinado produto ou serviço.

A união entre a neurociência e o marketing é o combustível que move o mercado moderno. Afinal, é por meio dessa unção que as lógicas do consumo, bem como os desejos, impulsos e anseios dos clientes em potencial reagem diante do estímulo externo de uma marca. Consequentemente, aquela que sabe como usar bem a estratégia tem maiores chances de se destacar no mercado e alcançar resultados mais expressivos.

Big Data e comportamento do consumidor

Pensando que o neuromarketing é motivado pelo comportamento do consumidor, uma empresa pode se questionar: mas como usar os dados a meu favor e conseguir alinhar as estratégias? A resposta está no Big Data.

Ele pode ser aplicado, por exemplo, nas análises preditivas, que englobam uma série de técnicas ligadas à estatística na mineração de dados. Ou seja, ela baseará seu estudo no comportamento do consumidor, mas também no seu histórico, bem como em série de dados, a fim de obter insights sobre potenciais desejos e padrões que definirão as próximas ações do negócio. Mas quais os outros impactos para o negócio?

Identificar padrões de comportamentos

Como saber se determinado produto vende mais ou mesmo, se um tipo de ação de marketing chama mais atenção em sua mensagem? A ideia do Big Data é justamente reunir dados que mostrem os padrões de comportamento, desde o valor que ele está disposto a pagar até mesmo quais as novidades que as pessoas anseiam.

Conhecer melhor o seu público-alvo

A quantidade de dados que o Big Data reúne é gigantesca. Além de conseguir identificar os padrões de compra dos consumidores, você passa a conhecer melhor quem é o seu cliente. Isso vai desde a faixa etária, classe social, até dados psicográficos, que identificam comportamentos, estilos de vida, hábitos, entre outros. Logo, conhecer a fundo o clientes ajuda a estabelecer uma ligação mais profunda com eles.

Prever vendas

Algumas empresas têm o que chamamos de sazonalidade, o Big Data é fundamental justamente para identificar esses períodos. Mas também para tomar decisões quanto ao estoque, a fim de evitar desperdícios, e identificar potenciais ações que ajudem a promover os seus produtos.

Compreender o comportamento em tempo real

As transformações acontecem em ritmo cada vez mais acelerado. Diante dessa afirmação, que ainda justifica o fato de um monte de dados que surgem a cada hora do dia, as empresas precisam ser mais ágeis na compreensão do comportamento, levando isso a um nível de monitoramento em tempo real. A ideia é que isso sirva de base para ações estratégicas de última hora que possam captar a atenção desse consumidor.

Dicas para colocar o neuromarketing em prática

O Big Data e o neuromarketing estão ligados e se potencializam mutuamente. Quer um bom exemplo disso? Observe o que as lojas virtuais fazem, ao utilizar os banners em sites que você entra. Com base nas suas últimas visitas, os produtos procurados são oferecidos com descontos, a fim de gerar aquele senso de urgência, que cria no cérebro aquele impulso para a ação da compra. Mas não fica restrito a isso, confira a seguir algumas dicas para colocar em prática!

Utilize o espelhamento

Mostrar outras pessoas utilizando os produtos/serviços cria um identificação no consumidor. É uma técnica chamada de neurônio espelho em que o cérebro do consumidor é inconscientemente despertado a imitar o outro.

Nas lojas físicas, por exemplo, mostrar pessoas usando os produtos na prática desperta a identificação. Já nos e-commerces, as fotografias reais trazem mais personalidade, fazendo com que o cérebro humano identifique aquilo como um comportamento a ser reproduzido.

Faça o uso correto das cores

As cores também têm impacto sobre o nosso cérebro e é interessante saber como utilizá-las corretamente. O primeiro passo é observar qual o seu segmento de mercado e os tipos de sensações que quer despertar no consumidor.

Uma marca focada no segmento de luxo, por exemplo, pode utilizar a cor preta. Isso porque o tom sugere um ar de mistério, nobreza, mas também superioridade, destacando a sofisticação a ela atrelada.

Explore os sentidos

O neuromarketing na prática também é ativado por meio dos sentidos. Mas, o que isso significa exatamente? Por exemplo, mexer com aspectos sensoriais, como a música pode despertar o consumidor para a compra.

A música tem poderes sobre o ser humano. Uma canção prazerosa estimula a liberação da dopamina, que é um neurotransmissor associado ao prazer e recompensa do nosso cérebro. Uma empresa pode estabelecer uma playlist que crie uma identificação com a marca, fazendo com que o cliente seja estimulado à compra, por exemplo.

O neuromarketing na prática pode ser aplicado de diferentes maneiras. Os impactos disso são as marca mais próximas do seu público, aumento das vendas e a criação de uma experiência marcante, que posteriormente fará com que as pessoas se lembrem da marca.

Para entender melhor sobre o assunto, acesso o nosso artigo sobre neuromarketing!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é Retail Media: saiba tudo sobre essa tendência do varejo

No cenário altamente competitivo do varejo moderno, encontrar maneiras eficazes de promover produtos e alcançar os consumidores certos no momento certo é fundamental para o sucesso de qualquer marca. É aqui que o Retail Media pode te ajudar. Essa é uma tendência no exterior e muitas grandes empresas já vêm apostando nessa ideia, como é…

Por Nayara Santos em 09.05.2024

9 ideias para vender mais roupas em lojas de varejo

A busca por ideias para vender mais é uma tarefa constante na rotina de qualquer empreendedor do varejo. Afinal, devido à grande concorrência, o ramo varejista está sempre em busca de novas formas de chamar a atenção do cliente e influenciar a sua decisão de compras.  O fato é que, durante esse processo, uma das…

Por Nayara Santos em 21.07.2022

5 exemplos de inteligência artificial para usar no seu negócio

Você consegue me dar alguns exemplos de inteligência artificial para usar no seu negócio? Sim, o Chat GPT (ou OpenAI) pode ser um deles, mas passa longe de ser o único. Muito pelo contrário, com tantas possibilidades, a inteligência artificial também oferece uma grande variedade de aplicações. Elas podem ir desde fazer recomendações personalizadas de…

Por Nayara Santos em 16.05.2024

Smarketing: saiba de uma vez como alinhar marketing e vendas

As áreas de vendas e de marketing sempre estiveram profundamente ligadas dentro de qualquer empresa. Enquanto marketing atrai leads qualificados, o setor de vendas os recebe e fecha negócio. Porém, estes dois setores têm ficado mais distantes e descoordenados, dificultando a atuação correta de ambos. Se você quer tirar o maior proveito dessas áreas, precisa…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

5 formas de causar uma boa primeira impressão em sua loja

A primeira impressão é fundamental para um comércio. É ela que incentiva o cliente a entrar na loja e buscar os produtos que deseja. Quando a primeira impressão é positiva, o comprador se sente mais à vontade, interessado e confiante com o empreendimento. Isso favorece os negócios, otimiza as vendas e torna a imagem da…

Por Nayara Santos em 04.08.2016

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Campanhas de Dia dos Pais: os melhores exemplos do varejo

Uma campanha de Dia dos Pais eficiente emociona, representa e conecta sua marca com valores familiares. Marcas como O Boticário, Marisa e Samsung fizeram isso com criatividade e propósito e você pode seguir os mesmos passos com campanhas que humanizam sua comunicação. O Dia dos Pais é uma das principais datas sazonais para o varejo.…

Por Nayara Santos em 17.07.2025

Padronização de franquias: entenda a importância para um branding efetivo

Um dos principais benefícios que a padronização de franquias (franchising) traz para quem investe nessa área é o alinhamento do branding. Não importa se a sua loja fica no interior, por exemplo, se um comercial da marca em que você é franqueado passar no horário nobre da televisão, as pessoas do seu município saberão que…

Por Nayara Santos em 02.07.2020

Como fidelizar clientes no varejo? Confira!

Se você chegou até aqui então está buscando formas de como fidelizar os clientes no varejo. Claro que isso é importante para qualquer estabelecimento, mas você consegue dizer exatamente o porquê? Ou mesmo como fazer isso de forma eficiente? Se respondeu não para alguma dessas perguntas, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar.…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos