Por Nayara Santos em 03.05.2021

Folder de supermercado: confira 6 ideias de como pode ser feito

Por Nayara Santos em 03.05.2021

O folder de supermercado é mais um canal de comunicação com o cliente que você pode usar a seu favor. Entretanto, conseguir atrair a atenção do cliente para ele nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ao planejar um folder é importante ficar atento a quais informações você coloca nele e em como manter o cliente interessado em conferir as novidades.

Confira a seguir 6 ideias de como fazer um folder de supermercado que seja realmente atrativo. Boa leitura!

1. Escolha os produtos cuidadosamente

O folder de supermercado pode ser utilizado para atingir diferentes objetivos, tudo vai depender de quais produtos serão divulgados nele. Por exemplo, se a sua intenção é atrair mais clientes para o supermercado por um determinado período, então é mais interessante incluir os produtos mais procurados pelos clientes.

Entretanto, se a intenção for aumentar os lucros, você deverá escolher aqueles produtos que são mais importantes para o lucro do supermercado. Para saber quais são esses produtos, você precisará fazer uma curva ABC. Os produtos escolhidos, devem ser aqueles da categoria A.

Por outro lado, se a intenção for movimentar o estoque e se livrar de itens pouco procurados e evitar perdas por vencimento, então são esses os produtos que deverão ter preços mais atrativos.


Claro que você pode incluir itens que estejam em todas essas categorias. Aliás, essa talvez seja uma das estratégias mais interessantes, mas ela não é obrigatória. Dependendo do objetivo é possível criar promoções mais agressivas com preços mais atrativos para determinadas categorias de produtos.

2. Mantenha a identidade visual do supermercado

O folder de supermercado deverá seguir a mesma identidade visual do supermercado. Isso significa que é importante ter o logo do supermercado, seguir a mesma paleta de cores da utilizada no site e em outros materiais impressos e digitais. Além disso, a tipografia também deverá ser a mesma.

Todos esses detalhes facilitam o reconhecimento da sua marca pelo cliente. Assim, ao ver o folder, mesmo que a uma certa distância, ele saberá de qual supermercado ele é. Claro que você pode ser um pouco ousado e incluir outras cores no folder, mas reserve essa estratégia para datas especiais.

Por exemplo, para divulgar as ofertas da Black Friday você pode fazer um folder com algumas páginas em preto. No Dia das Mães você pode incluir alguns detalhes de flores pelo folder. Na Páscoa, esses detalhes podem ser ovos de chocolate ou coelhos. Use a criatividade, mas sem fazer grandes mudanças para que o cliente não ache estranho.

3. Inclua outras informações no folder de supermercado

Vale mencionar que o folder de supermercado não precisa conter exclusivamente promoções. Ele pode ser utilizado para divulgar serviços, como a produção de pães, bolos e salgados por encomenda. Ou mesmo o serviço de delivery a partir de determinado valor de compras. Isso também vale para divulgar a sua loja virtual ou aplicativo, algum sorteio de produto, ou qualquer outra informação que você julgue relevante para o seu consumidor.

Você também pode incluir informações sobre modernização das lojas, sobre inauguração de novas unidades, horário de funcionamento do supermercado, diferenciais que permitem que você se destaque da concorrência.

Lembre-se que esse é um canal de comunicação direta com o cliente, portanto, use-o bem para aumentar a credibilidade da sua marca e a confiança do cliente nela. 

4. Defina como será a distribuição

É muito comum que quando falamos em folder a primeira imagem que venha na sua cabeça seja a de folhetos impressos sendo distribuídos, certo? Claro que essa pode ser uma das formas de distribuição, principalmente para as residências, prédios e empresas que estejam localizadas próximas ao supermercado.

Apesar disso, nos dias atuais é fundamental que os clientes também sejam capazes de encontrar o folder do seu supermercado online. Por isso, se você possuir um site, disponibilize o folder para que o cliente possa consultá-lo. A mesma linha de raciocínio deve ser utilizada para o aplicativo.

Ainda, se o seu supermercado possuir um perfil nas redes sociais, divulgue o folder e direcione os seguidores para a página da web. Assim, você conseguirá atingir diferentes públicos alvos, aumentar a visibilidade do seu supermercado e as chances de trazer novos clientes para a loja.

5. Associe com descontos

Já pensou em oferecer descontos exclusivos através do folder de supermercado? Essa pode ser uma estratégia interessante para manter a expectativa do cliente, sabendo que haverá sempre alguma novidade no próximo folder.

O desconto pode ser através de cupons, para um ou dois itens específicos. Dê preferência para aqueles produtos mais procurados pelo cliente. Assim as chances de trazer clientes novos aumentam.

Ainda, você pode divulgar um desconto exclusivo para os clientes que aderirem ao programa de fidelidade do supermercado e mostrarem determinada página do folder para o operador de caixa quando forem pagar pelas compras.

6. Impulsione a divulgação dos produtos do folder

A divulgação do supermercado e das ofertas através do folder não deve ser a única estratégia de divulgação do seu supermercado. Pelo contrário, é importante que outras estratégias sejam utilizadas para impulsionar e aumentar o seu alcance.

Uma das ferramentas que é perfeita para essa finalidade é a rádio personalizada para supermercado. Com ela, você consegue incluir anúncios de produtos em promoção durante a programação musical. Assim, todos os clientes conseguem ouvir o anúncio e poderão se interessar pelo produto. 

Ainda, é possível incluir anúncios de ofertas relâmpago, que surgiram de última hora. Isso cria a sensação de urgência e de escassez no cliente, que geralmente compra o produto por impulso.

Além disso, a rádio também é uma ferramenta bastante versátil e que pode ser utilizada com outros objetivos. O principal deles está em tornar a experiência de compra do cliente mais agradável através da playlist certa para o seu supermercado. Isso deixa os clientes mais à vontade, aumentando as chances de ele ficar mais tempo na loja e comprar mais produtos.

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É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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