Por Nayara Santos em 26.01.2022

Como abrir uma loja de atacado e varejo: passo a passo

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio e geralmente elas decidem investir em alguma área do varejo. Para ter uma empresa de sucesso é importante começar com o pé direito, por isso, conhecer os passos para abrir uma loja de atacado e varejo é fundamental.

Como são muitos detalhes a serem considerados, é natural ficar perdido neste momento, ainda mais se este for o seu primeiro empreendimento. Como você provavelmente chegou aqui em busca de mais informações para abrir a sua loja, nós temos uma boa notícia: neste artigo você encontrará todas as dicas necessárias para começar a sua empresa agora mesmo. Confira!

1. Defina qual será o seu nicho de atuação

Abrir uma loja de atacado e varejo pode ser o sonho de muitas pessoas, entretanto, como não basta querer ter uma empresa nesse ramo, é preciso exatamente em qual setor do varejo você irá atuar. São muitas opções que podem variar entre: loja de roupas, perfumaria, loja de presentes, supermercados, mercadinhos de bairro, salão de beleza, restaurante, farmácia, dentre outros.

Por isso, o primeiro passo é escolher um nicho de atuação. Aqui está um momento decisivo que muitas pessoas acabam errando, escolhendo algo apenas com base no que elas gostam de fazer ou tem interesse, sem levar em consideração se esse realmente é um setor promissor.

Desta forma, o ideal é que você escolha algo que seja interessante para você, mas que, ao mesmo tempo, seja um mercado em expansão. Ou ainda, dependendo da região em que você for abrir o seu negócio, seja algo que as pessoas sentem falta. Por exemplo, se existem poucas perfumarias na região, então provavelmente a sua poderá ser um grande sucesso.

2. Conheça os seus concorrentes

Agora que você já definiu qual será o seu nicho de atuação da sua loja de atacado e varejo, chegou o momento de conhecer quais serão os seus concorrentes diretos. Conhecer a concorrência a fundo é essencial nesse processo, pois você poderá se beneficiar dos erros e acertos deles.

Além disso, essa é uma forma de encontrar formas para se diferenciar deles, oferecendo serviços e experiências que eles não oferecem. Por exemplo, se você optar por abrir um supermercado, e a sua concorrência não oferecer uma boa diversidade de cervejas artesanais, então esse pode ser um diferencial para você. Ou então com uma loja de roupas, você pode oferecer o serviço de ajuste de peças, se o seu concorrente não estiver fazendo isso.

Até mesmo a experiência de compra pode ser melhorada, através de uma rádio indoor, com músicas personalizadas e uma atmosfera única. Neste caso, vale a pena ressaltar que cada vez mais os clientes buscam por experiências e não apenas produtos. Por isso, investir em um bom atendimento e um ambiente de compras agradável e aconchegante, irá conquistar muitos consumidores.


Confira o nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio e encante os clientes desde o primeiro momento.

3. Resolva os problemas do seu público

O próximo item na nossa lista de como abrir uma loja de atacado e varejo é ser capaz de resolver os problemas que o seu público tem. Por isso, é agora que você deverá definir quem será o seu público-alvo, ou melhor ainda, as suas personas. O ideal é ir além de gênero e idade, mas realmente entender que tipo de consumidor você quer atrair para a sua loja.

Quando você conhece o seu cliente em potencial, você também consegue conhecer as suas dores e problemas e buscar formas de solucioná-lo. Como falamos anteriormente, se a região que você for abrir a sua loja possui poucos concorrentes, você estará oferecendo mais uma opção para os consumidores. 

É importante dizer que, quando você tem uma loja que vende produtos em atacado e varejo, você provavelmente estará atendendo a dois públicos bastante distintos. Os consumidores de acatado podem ser donos de pequenos negócios em busca de bons preços para revenda. Já os consumidores de varejo, podem estar em busca de produtos de qualidade e uma boa diversidade de marcas, por exemplo.

Portanto, é importante pensar em cada um desses perfis e encontrar uma forma de agradar aos dois. 

4. Prepare o seu plano de negócio

Com as informações que demos até agora de como abrir uma loja de atacado e varejo você poderá preparar o seu plano de negócios. Esse é um documento importantíssimo para quem vai encarar o desafio de ser empreendedor, afinal, é através dele que você irá definir tudo que será feito para que a sua empresa funcione.

O plano de negócio é uma espécie de manual a ser seguido pelo empreendedor. Com ele, é possível melhorar a comunicação entre os sócios, aumentar as chances de captação de recursos, diminuir os riscos do negócio, organizar as ideias e até mesmo facilitar a expansão da empresa no futuro. Por isso, dele deve conter informações como:

  • Sumário executivo: identifica quem serão os donos da empresa, qual a missão, os valores, os objetivos, ramos de atividade, regime tributário, capital social e de onde vem os recursos;
  • Análise de mercado: quem são os concorrentes, os potenciais fornecedores e prestadores de serviço, e o público-alvo;
  • Plano de marketing: como a empresa será divulgada, quais mídias serão utilizadas, quais as estratégias adotadas para a fidelização de clientes. No Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing você encontra todas as informações necessárias para ter o seu plano de marketing;
  • Plano operacional: qual será a estrutura física, qual a capacidade de venda de produtos, quais são os processos e níveis organizacionais, qual a necessidade de recursos humanos;
  • Plano financeiro: qual o investimento inicial, qual o capital de giro necessário para manter a empresa funcionando, estimativa de lucros, ponto de equilíbrio, prazo para ter o retorno financeiro;
  • Simulação de cenários: para se planejar para imprevistos como vendas abaixo do esperado, mudanças no cenário econômico, surgimento de novos concorrentes no mercado;
  • Análise estratégica: momento de determinar quais os pontos fortes, as fraquezas, as oportunidades de melhoria e as ameaças, sejam elas internas ou externas, ou seja, a chamada análise SWOT.

Neste artigo você conheceu os passos de como se planejar para abrir uma loja de atacado e varejo. Para mais conteúdo, acesse o nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

18 textos para propaganda de loja infantil, se inspire

Fazer as propagandas de loja infantil com os textos certo, sem dúvida alguma, te ajuda a conquistar o consumidor e levá-lo até a sua loja. Por isso, é essencial que você preste atenção às suas escolhas e utilize textos que sejam capazes de conversar com o seu público. Entretanto, quando falamos de loja infantil você…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Smarketing: saiba de uma vez como alinhar marketing e vendas

As áreas de vendas e de marketing sempre estiveram profundamente ligadas dentro de qualquer empresa. Enquanto marketing atrai leads qualificados, o setor de vendas os recebe e fecha negócio. Porém, estes dois setores têm ficado mais distantes e descoordenados, dificultando a atuação correta de ambos. Se você quer tirar o maior proveito dessas áreas, precisa…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

Por que ter um calendário editorial para a equipe de marketing?

Você sabe por que ter um calendário editorial é importante para uma equipe ou profissional de marketing de uma empresa? Caso tenha alguma dúvida e ainda não adote essa estratégia no seu dia a dia, não se preocupe! O alcance de sucesso em marketing é algo que depende muito do planejamento eficiente. Ao praticar estratégias…

Por Nayara Santos em 20.12.2019

Marketing Olfativo: confira um guia completo!

 Você sabia que o marketing olfativo pode ser uma importante maneira de criar conexões sentimentais e fortes com os seus clientes, influenciando no volume de vendas? Como você já deve saber, as lembranças são importantes influenciadores dos hábitos e das tendências de consumo. Por isso, todas as vezes que você consegue despertar essas lembranças…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Tipos de geomarketing: estratégias on-line para aplicar no varejo

Conhecer os principais tipos de geomarketing conta muitos pontos na hora de destacar seu negócio da concorrência. Isso porque esse conceito tecnológico que envolve monitorar as preferências dos clientes por meio de sua localização permite criar estratégias segmentadas a partir da reunião de várias informações. O grande segredo para colocar o recurso em prática envolve…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Como fidelizar clientes no varejo: Confira 11 estratégias

Para saber como fidelizar clientes em sua loja de varejo é necessário, primeiro, entender o que realmente consiste a fidelização. Quando falamos nisso, estamos nos referindo às ações e atividades desenvolvidas pelas empresas com o intuito de fazer com que o cliente dê preferência para a sua loja no momento da compra.  Ou seja, ele…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

5 cases de branding sensorial: conheça agora!

Conhecer cases de branding sensorial é muito interessante. Isso se justifica porque, ao visualizar o que outras marcas fazem, você pode se inspirar para desenvolver ações no seu negócio e conquistar mais prestígio perante o seu público. Porém, se você não sabe ao certo do que se trata o branding sensorial, não se preocupe! Antes…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Festa de inauguração de loja: 6 dicas do que não pode faltar

A festa de inauguração de uma loja é um momento de celebração e alegria para os empreendedores. Muitas vezes esse é o sonho que virou realidade e ele deve ser, sim, comemorado. Mas, você tem que pensar neste evento como uma oportunidade de apresentar a sua marca para os clientes. Como esse é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos