Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Ter um cliente fiel e satisfeito com a sua loja é um sinal de que você tem conseguido atender a demanda às necessidades desse cliente e que ele confia na sua loja. Entretanto, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa ter estratégias certeiras que foquem em oferecer uma melhor experiência de compras aos seus consumidores.

A seguir falaremos um pouco sobre a importância de ter clientes satisfeitos e fidelizados, bem como sobre quais estratégias que podem ser adotadas. Boa leitura!

Por que ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Ter um cliente fiel significa que ele não vai abrir mão de comprar na sua loja e passar a frequentar a loja do concorrente. Pelo contrário, ele não vai sequer pensar na concorrência. Ou seja, quando você consegue fidelizar um cliente, você sabe que ele sempre vai voltar para comprar mais.


Sem falar que, um cliente satisfeito tende a fazer propaganda gratuitamente da sua marca e a indicar a sua loja para clientes e amigos. Portanto, você não apenas está garantindo parte das suas vendas, como também estará aumentando ganhando um aliado na divulgação da sua marca.

Como ter um cliente fiel e satisfeito?

Para conseguir conquistar os clientes e fidelizá-los, é importante que você fique atento a alguns pontos. O primeiro deles é a empatia, ou seja, estar realmente interessado na necessidade do cliente e em como resolver o problema dele.

Além disso, também é fundamental conhecer bem o seu público, para saber o que ele busca e em quais produtos ele está mais interessado. Assim, você conseguirá caprichar na promoção desses itens, bem como preparar promoções e ações voltadas para esses clientes.

Melhores estratégias de fidelização do cliente

As ações que melhor promovem a fidelização e a satisfação dos clientes são as de marketing sensorial. Isso acontece porque elas são implementadas na loja de modo a tornar o ambiente de compras mais agradável e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente. 

Assim, detalhes como a música ambiente, o cheiro que o cliente sente ao entrar na loja, a possibilidade de tocar nos produtos e ver de perto aquilo que ele vai comprar, uma loja organizada e com bom layout, tornam uma simples ida à sua loja uma experiência totalmente diferenciada.

Entretanto, dentre essas estratégias, provavelmente a que merece um maior destaque é a rádio personalizada. Isso se deve ao fato de que essa é uma ferramenta bastante versátil e que permite não apenas a escolha da playlist para a sua loja, como também a reprodução de anúncios. 

E claro, não poderíamos deixar de falar sobre o atendimento ao cliente. Por isso é importante ter uma equipe de vendas bem treinada e motivada. Fazer com que o cliente se sinta especial poderá ser um divisor de águas para o sucesso do seu negócio.

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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