Por Nayara Santos em 15.10.2019

Descubra o que é marketplace e suas vantagens

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Quem está em busca de oportunidades valiosas para vender na internet precisa conhecer o modelo de marketplace. Por meio dele, é possível aproveitar a estrutura de um e-commerce grande para levar seus produtos aos clientes e alavancar seus resultados.

Esse movimento é uma consequência da transformação da maioria das lojas virtuais em verdadeiras agregadoras de e-commerces menores. Houve uma época em que portais como eBay e Mercado Livre eram a principal referência em marketplace, mas hoje em dia as principais lojas do mercado já adotaram esse modelo.

Quer saber sobre o que é marketplace e se essa forma de trabalhar pode mesmo trazer vantagens para você? Então confira o artigo a seguir para tirar todas as suas dúvidas.

O que é um marketplace?

Marketplace é o termo usado para se referir à transformação de lojas virtuais em verdadeiros agregadores de lojas menores. Ou seja, permitir que outros lojistas usem o seu e-commerce para comercializar os produtos em uma relação de colaboração com a sua marca.

Boa parte dos principais e-commerces do Brasil e do mundo já aderiram ao modelo marketplace. Isso permite não só que lojas pequenas conquistem mais espaço ao se associarem a grandes marcas como também há a possibilidade de atuarem no marketplace de múltiplos e-commerces ao mesmo tempo.

Trabalhar com marketplace também exige alguns cuidados. Por ampliar a visibilidade de uma loja pequena, é preciso que ela esteja preparada para lidar com o aumento de demanda por seu estoque e logística. Senão, corre-se o risco de ter clientes insatisfeitos.

Quais as vantagens do marketplace?

Agora que você já entendeu o conceito de marketplace, o próximo passo é conhecer os benefícios que esse modelo pode trazer. Ele é vantajoso para todos os envolvidos na compra e venda de produtos na internet: o e-commerce que implanta o marketplace, o lojista que se associa a ele e o consumidor final.

Quer saber mais? Confira a seguir as principais vantagens de trabalhar com o modelo de marketplace:

Mais visibilidade

Um dos maiores desafios de vender pela internet é conquistar visibilidade suficiente para atrair clientes quando eles estão buscando por seus produtos. Com cada vez mais concorrência nesse espaço, essa missão pode se tornar mais difícil principalmente para quem está começando.


O modelo de marketplace se mostra uma alternativa bastante valiosa para esses vendedores. É um jeito de ampliar a sua visibilidade ao “emprestá-la” de um nome maior e já consolidado no mercado.

Maior confiabilidade

Quem decide começar a vender pela internet costuma ter que enfrentar diversas barreiras nesse processo. Uma delas é contar com uma estrutura confiável que hospede suas páginas e sistemas, além de proteger seus dados e os dos clientes.

Ao trabalhar com o modelo de marketplace, essas preocupações deixam de existir porque ficam sob responsabilidade do e-commerce parceiro. Assim, será possível vender os seus produtos com a mesma confiabilidade de uma empresa já consolidada no mercado.

Melhor otimização para buscas

Além de aproveitar o espaço de uma marca de e-commerce mais estabelecida, trabalhar com marketplace também possibilita que os seus produtos apareçam mais em pesquisas feitas pelo Google e em sites de varejo. Esse impulso de relevância poderá ser decisivo para você fechar muito mais vendas.

Isso acontece porque esses e-commerces já consolidados possuem domínios com maior credibilidade junto ao Google e estratégias de otimização focadas totalmente nesse tipo de resultado. Ou seja, você não precisará se preocupar em montar a sua própria estratégia e poderá utilizar a desse parceiro.

Mais credibilidade

Ainda há uma parcela do público que hesita em confiar na hora de fazer compras pela internet. Isso faz com que tendam a preferir negociar com grandes marcas e e-commerces já consolidados na web, o que costuma prejudicar o potencial de vendas de lojas menores.

A solução para isso está no modelo de marketplace. Assim, uma loja pequena pode trazer para si a credibilidade de uma grande e conquistar clientes que normalmente não confiariam nela para suas vendas online.

Impulso para nichos

Atender a um nicho costuma sempre ser um desafio, já que há uma parcela menor de audiência interessada em seus produtos e geralmente é difícil alcançar todo esse público. Felizmente, o marketplace é a solução para isso, permitindo que uma loja com foco em nicho possa atingir toda a audiência que procura.

Dessa forma, é possível aproveitar as vantagens de atuar em um segmento nichado ao mesmo tempo em que a visibilidade da loja é ampliada graças ao modelo de marketplace de um e-commerce maior.

Acesso a dados ricos

O entendimento sobre os hábitos e preferências dos seus clientes é algo bastante valioso. A partir deles, você pode elaborar estratégias cada vez melhores com foco em aprimorar seus resultados ao realizar ações pensadas especialmente para as características deles.

Ao trabalhar em um modelo de marketplace com um grande e-commerce, uma loja pequena pode ter acesso a esses dados estratégicos a partir de uma estrutura muito mais robusta que ela originalmente teria. Isso permitirá uma atuação muito mais eficaz dela no mercado.

Aumento da competitividade

Disputar de igual para igual em qualquer mercado pode ser algo bastante desafiador para lojas de todos os tamanhos. Todo segmento tem suas particularidades a serem superadas e isso costuma requerer tempo e investimento até deixar de ser um problema.

Ao optar por trabalhar em um modelo de marketplace, torna-se possível atuar com muito mais competitividade em seu mercado. A sua loja estará alcançando muito mais clientes, fidelizando essas pessoas e obtendo resultados compatíveis com uma loja de alta visibilidade.

O que acha de começar a trabalhar com um marketplace?

Alcançar mais oportunidades de vendas é possível ao entrar para um modelo de marketplace. É uma forma de aproveitar o nome e a estrutura de grandes e-commerces para movimentar os seus produtos e atingir muito mais clientes com a sua loja, independentemente do tamanho dela.

Como qualquer decisão administrativa e comercial, é preciso levar em conta as características do seu varejo e como ele iria se encaixar em um modelo de marketplace. Busque por aqueles e-commerces que ofereceriam melhores oportunidades para as suas necessidades e tome a decisão certa.

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