Por Nayara Santos em 16.10.2019

Modelos de venda: saiba como escolher o ideal para seu negócio

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Conhecer sobre os diferentes modelos de venda é um boa prática para quem gerencia o setor de marketing de lojas do comércio varejista. Afinal, a forma como os clientes são abordados pode influenciar muito em eles finalizarem as compras ou não.

É por isso que, antes de escolher qual modelo de venda adotar na loja, fazer um estudo detalhado de públicos é fundamental. Não existe uma “receita de bolo” nesse sentido, uma vez que cada estabelecimento pode ter clientes com comportamentos distintos.

Tendo o conhecimento do seu público, você pode iniciar um trabalho para escolher qual é a melhor abordagem de vendas que deve ser feita para o seu negócio. Continue conosco e se informe melhor sobre esse tema!

A importância de conhecer os modelos de venda

Os modelos de venda nada mais são do que estratégias constituídas, com o objetivo de impactar os desdobramentos de todos os processos que envolvem o processo de compra dos clientes.

De maneira geral, podemos dizer que deve ser escolhido um modelo de venda que facilite a quebra das objeções que os clientes podem ter. Esses impedimentos, que podem fazer com que uma pessoa deixe de fazer uma compra, são os seguintes:

  • confiança: o cliente pode não ter confiança suficiente no estabelecimento;
  • dinheiro: o cliente pode julgar não ter dinheiro suficiente para fazer uma compra;
  • necessidade: o cliente pode achar que o produto oferecido não será útil para ele;
  • tempo: o cliente pode pensar que não terá tempo para utilizar o produto oferecido.

Levantadas as objeções que os clientes podem fazer, é preciso escolher um modelo de vendas que faça com que elas sejam quebradas.

Os principais modelos de venda que podem ser adotados

Entendido qual é a importância dos modelos de venda, você precisa conhecer quais são os principais deles. De tal maneira, poderá escolher qual abordagem utilizará no estabelecimento em que gerencia e, dessa forma, terá mais resultados positivos.

A seguir, vamos falar sobre os principais deles. Confira e tire as suas dúvidas!

Hard Sell (abordagem persuasiva)

O modelo de vendas Hard Sell tem uma abordagem mais persuasiva, com os esforços sendo mais direcionados no momento do fechamento da venda. Geralmente ele é aplicado quando o produto ou serviço comercializado tem um valor mais baixo e não há grande diferenciação frente à concorrência.


Além dos mais, quando os produtos vendidos são baratos e não causarão um grande impacto no orçamento do cliente, as compras costumam ser feitas por impulso. É por isso que a venda precisa ser persuasiva, ou seja, o consumidor precisa se sentir seduzido para comprar algo, que muitas vezes não é um artigo de primeira necessidade.

Imagine, por exemplo, uma loja de calçados. Se um cliente já tem um par de sapatos para usar em seu dia a dia, ele não tem a necessidade de comprar outro, porém, pode se sentir persuadido, caso visualize uma vitrine com esse item em promoção.

Aí podem ser usados diversos argumentos, como o sapato ser mais bonito, ser mais confortável, estar na moda etc. Todos esses pontos devem ser explorados nas campanhas de marketing e também pelo vendedor.

Soft Sell (abordagem consultiva)

O modelo de vendas conhecido por Soft Sell se caracteriza por seu mais consultivo, ou seja, com mais foco na necessidade dos clientes. Ele é indicado para vendas de produtos ou serviços que custam mais caro, fazendo com que o consumidor tenha uma atitude mais racional e menos impulsiva.

Quando alguém vai comprar um carro, por exemplo, pagará um valor elevado, que causará um grande impacto no seu orçamento e que, talvez, se leve anos para pagar.

Por esse motivo, o cliente considerará questões como a utilidade que dará para o veículo, se ele é econômico, se ele é grande ou pequeno etc. De tal maneira, o vendedor atua como se fosse um consultor, dando dicas e orientações para que o consumidor faça a melhor escolha.

Venda cruzada

Imagine a seguinte situação: você vai até uma loja de roupas com o objetivo de comprar uma camiseta. Chegando lá, o vendedor mostra as opções disponíveis, mas também fala sobre uma calça que combina muito com a outra peça e você acaba comprando as duas.

Esse modelo é o que chamamos de venda cruzada, ou seja, quando se têm a expertise de oferecer ao cliente um produto que complemente o outro. Essa também é uma boa prática a ser explorada nas campanhas de marketing e de vitrinismo, sempre combinando produtos, para que o ticket médio do estabelecimento seja aumentado.

Venda direta

A venda direta é um modelo em que o foco não está nas lojas, mas sim no relacionamento com os clientes. Dessa maneira, as organizações investem muito na formação de vendedores ou consultores, que desenvolvem ações para se aproximar dos clientes e vender para eles.

Gigantes da área dos cosméticos, como a Avon e a Mary Kay, são exemplos de marcas que adotam esse método de vendas.

Venda consignada

O modelo de vendas consignado é aquele em que empresas querem expandir o seu leque de atuação, mas sem fazer grandes investimentos. Para isso, produzem produtos e deixam em um estabelecimento parceiro para que as vendas sejam realizadas.

Depois que todas as unidades forem vendidas, é acertada uma comissão para cada venda realizada. Os produtos que não foram comercializados voltam para a empresa, sem que haja custo para o vendedor.

Exemplo disso pode ser visto nas bancas de jornais e revistas. Se uma editora produz uma revista semanal, ela distribui para que os jornaleiros façam a venda. Na semana seguinte, quando uma nova edição sair, ela recolherá os exemplares antigos que não foram vendidos e pagará uma comissão em relação aos que foram comercializados.

Esses são alguns dos modelos de venda mais comuns de serem aplicados. Convém deixar claro que não existe o mais indicado para os negócios, uma vez que cada qual têm suas particularidades, que podem ser exploradas de acordo com o nicho de mercado e perfil de público.

A ListenX pode contribuir para aumentar as vendas, oferecendo um serviço excelente de rádio indoor. Assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cliente ListenX é premiado no Guia Michelin de gastronomia.

O Guia Michelin é, com certeza,  um dos mais importantes guias da gastronomia mundial e conquistar ou manter estrelas nesse guia é algo que exige muito trabalho, dedicação e perfeição. A premiação de 2016 aconteceu no Rio de Janeiro no dia 28 de Abril e tem cliente ListenX premiado! Nós  estamos muito felizes em saber que o…

Por Nayara Santos em 09.05.2016

Vinheta para loja: 10 exemplos perfeitos para sua marca

A vinheta para loja funciona como uma espécie de assinatura da sua marca. É ela que vai permitir que o cliente lembre mais facilmente da sua loja na hora de fazer as compras. Além disso, ela também faz com que o slogan da sua loja seja reproduzido, tornando-o conhecido do seu público. A vinheta é…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Como se destacar no Google Meu Negócio, confira

Saber como utilizar o Google Meu Negócio pode ajudar a sua empresa a se destacar. Afinal, ele consegue destacar a sua empresa, mostrando para os usuários que estão procurando algum estabelecimento no seu ramo de atuação. Mas, como você bem sabe, a sua empresa provavelmente não é a única na região que vende os produtos…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Vitrine masculina: 5 passos para montar a ideal

Ter uma vitrine masculina atrativa para os seus clientes pode ser sinônimo de loja cheia e aumento nas vendas. Por isso, é preciso planejar como você vai expor os seus produtos, divulgar promoções e convidar o cliente para entrar na loja. Além disso, essa é também uma forma de conseguir se destacar da concorrência e…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

6 ideias criativas para inauguração de loja

Preparar algo criativo para a inauguração da sua loja nem sempre é tarefa fácil. Afinal, a cada ideia que surge você sente que não é boa o bastante ou que alguém já fez isso, certo? Mas, a verdade é que você pode, sim, preparar algo criativo para esse importante momento da sua loja. Inclusive, o…

Por Nayara Santos em 18.04.2023

O que é Smarketing e como essa estratégia pode agregar?

O termo smarketing descreve o ecossistema no qual marketing e vendas convivem cercados e fortalecidos por uma estratégia de intensa integração e mensuração de resultados. O smarketing representa a realidade de empresas campeãs, que conseguiram realizar acordos eficientes entre estas duas áreas e reposicionar seu funil de vendas, de acordo com as novas responsabilidades assumidas…

Por Nayara Santos em 16.08.2016

5 ideias para divulgar um produto: se inspire

Muitos empreendedores buscam ideias inovadoras para divulgar um produto. Entretanto, eles se esquecem de que, se alguma estratégia ainda é muito utilizada é porque ela dá resultados. E, se os resultados aparecem, então por que se preocupar em encontrar novas formas para divulgar produtos? A resposta é que na verdade você não precisa. O mais…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como fazer minha farmácia vender mais em 4 passos

Uma farmácia pode ter diferentes objetivos e metas a cumprir. Entretanto, sem uma boa estratégia de vendas você não vai conseguir fazer o seu negócio ser um sucesso. Sem falar que, quanto mais a sua empresa se destacar, mais relevante no mercado você será. Mas, você já parou para pensar quais ações podem ser utilizadas…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Nomes para salão de beleza: 30 ideias para se inspirar

Escolher o nome certo para um salão de beleza é uma das primeiras tarefas que o empreendedor terá. A escolha do nome nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ele deve ser capaz de conversar com o público-alvo do salão e comunicar as principais características da marca. Isso, sem falar que o nome do seu…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos