Por Nayara Santos em 04.03.2022

5 ideias criativas para aumentar as vendas, aproveite

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Está a procura de ideias criativas para aumentar as vendas, não é mesmo? Sem dúvida alguma essa é uma forma bastante interessante de chamar a atenção dos clientes para a sua marca e conseguir aumentar as suas vendas.

Para te ajudar nessa busca, preparamos esse artigo com algumas dicas simples que podem ser facilmente aplicadas na sua loja. Não perca mais tempo e comece a obter bons resultados agora mesmo! Boa leitura!

1. Crie desafios para os clientes

Uma das formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja através de ideias criativas é através da criação e promoção de desafios. Esse tipo de ação pode ser uma excelente forma de atrair a atenção do cliente tanto em datas comemorativas, e importante para o varejo, como fora delas.

Por exemplo, você pode criar um desafio de reprodução de fotos da infância, daquelas que os adultos recriam cenas de fotos de quando eram crianças. Você pode dar um desconto para todos os clientes que fizerem isso, ou fazer um concurso e deixar que os consumidores decidam quais são as melhores fotos.

Inclusive, esse tipo de desafio é uma excelente forma de atrair seguidores e divulgar a sua marca nas redes sociais. Neste caso, o consumidor que quiser participar precisa postar as fotos e marcar o perfil da sua marca. Assim, outras pessoas saberão o que você está fazendo de pode passar a seguir o seu perfil. E, quanto maior o número de pessoas acompanhando o que você faz, maiores as chances de conseguir aumentar as vendas.

2. Invista em personalização de produtos

Outra ideia criativa para aumentar as suas vendas é investindo na personalização de produtos. Afinal, muitas pessoas querem dar presentes que tenham uma identidade única e que não está disponível em nenhum outro lugar. Ou então de utilizar produtos que tenham essas características.

Claro que dependendo do seu ramo do varejo a personalização de itens pode ter uma logística mais complexa, o que faria com que o produto ficasse mais caro ou levasse mais tempo para ser entregue. Por isso, se você for utilizar essa estratégia, é preciso encontrar formas de facilitar essa logística.


Outra dica importante é que você pode ter uma linha específica de produtos que podem ser personalizados. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, a personalização poderá ser feita apenas em camisetas. E, se o produto levar muito tempo para ficar pronta, certifique-se de ter informado isso aos clientes no ato da compra.

3. Use referências atuais

Um dos elementos-chave para aumentar as vendas no varejo é atrair a atenção do cliente. E, uma excelente forma de se fazer isso, é através do uso de referências atuais. Não sabe o que isso significa? Não tem problema, a gente te explica.

Sabe quando uma série faz o maior sucesso e todo mundo só fala dela? Ou então aquela frase famosa de alguma novela, ou filme que as pessoas seguem repetindo por um longo tempo? Elas são ótimas para dar um ar de atualidade e até mesmo trazer um pouco de humor para as ações publicitárias.

Ainda, essa pode ser uma forma de você conseguir atingir exatamente o seu público-alvo. Por exemplo, se a intenção é atrair clientes que tenham mais de 40 anos, então você precisa escolher itens da cultura pop que sejam sucesso dentro dessa faixa etária. Já, se o seu público-alvo for jovem e na casa dos 20 anos, então as referências devem ser outras.

4. Tenha uma rádio personalizada

Essa pode não ser exatamente uma ideia muito inovadora, entretanto ela funciona, e muito bem, para aumentar as suas vendas. Isso porque, quando uma loja possui uma rádio personalizada ela consegue desenvolver diferentes estratégias de marketing ao mesmo tempo, com uma única ferramenta.

Primeiramente podemos falar as músicas que serão reproduzidas. Elas devem ser escolhidas de acordo com a identidade da sua marca, de modo que consigam transmitir a mensagem certa aos clientes. Além disso, elas também devem refletir o gosto musical dos seus clientes, sendo capaz de se comunicar diretamente com ele.

Ainda falando de música, quando você escolhe a playlist certa você consegue influenciar o comportamento do consumidor e o nível de energia da loja. Isso não apenas torna o ambiente de compras único, como também faz com que o cliente se sinta mais à vontade e passe mais tempo na loja. Quando isso acontece, você aumenta as suas vendas e a possibilidade do cliente se lembrar da sua marca.

Outro ponto importantíssimo dessa estratégia é que você também pode personalizar os anúncios que serão feitos na rádio. Ou seja, não corre o risco de ter anúncios da concorrência sendo veiculados. E pode fazer promoções relâmpago para os clientes que estão na loja. Assim, ao anunciar o produto você desperta a curiosidade do cliente para aquele item e ele vai querer conferir de perto.

Aqui a gente te conta tudo sobre essa estratégia.

5. Crie promoções interativas

Já pensou em criar promoções interativas na sua loja? Então essa pode ser uma forma bastante interessante de chamar a atenção do cliente e fazer com que ele compre mais e retorne à sua loja.

Por exemplo, você pode deixar uma roleta na entrada da loja e todo o cliente que entrar pode girar a roleta e ver qual prêmio ele vai ganhar. Podem ser descontos de diferentes valores e a partir de determinados valores de compra, um brinde exclusivo, desconto para  a próxima compra, ou desconto para ser utilizado em alguma loja parceira. 

Escolha um dia ou horário em que a roleta estará na loja e divulgue nas suas redes sociais, na rádio da sua loja, no seu site ou em qualquer outra mídia de divulgação que você utilize. Assim, você atrai clientes para a loja e, sem dúvida alguma, conseguirá aumentar as suas vendas.

Quer mais dicas de como ter melhores resultados no varejo? Acesse o nosso blog e confira os nossos artigos.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 tendências mundiais do varejo em 2025

Se os últimos anos ensinaram alguma coisa aos varejistas, foi como manter a resiliência em momentos de crise e a importância de se adaptar ao cenário mundial. Aliás, a rapidez em mudar a estratégia é essencial para a sobrevivência das empresas, como durante o Covid-19.  Isso fez com os varejistas entendessem que não basta conhecer…

Por Nayara Santos em 05.12.2024

20 exemplos de textos de promoção de loja para vender mais

Nem sempre é fácil escolher os textos de promoção de loja, por isso, é fundamental conhecer alguns exemplos para conseguir se inspirar. A escolha dos textos é algo que deve ser feito de maneira bastante cuidadosa, afinal, eles podem tanto atrair os clientes certos para o seu estabelecimento, como fazer com que o cliente evite…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Melhores cores para chamar atenção dos clientes, confira!

Saber quais são as melhores cores para chamar a atenção dos clientes é fundamental para todos os gestores do varejo. Afinal, as cores podem além de reforçar a mensagem que a loja quer transmitir, ainda auxiliar a conquistar os clientes. Entretanto, esse é um conhecimento que muitos gestores menosprezam, seja porque não entendem do assunto,…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

10 Novidades no comércio varejista para 2024

Ficar por dentro das novidades no comércio varejista para 2024 pode ser o que faltava para que você tenha sucesso com o seu negócio no próximo ano. Afinal de contas, você estará pronto para atender às novas demandas e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores. Sem falar que não será passado para trás…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Saiba como o vitrinismo pode impactar diretamente as suas ações de marketing

Os gerentes ou gestores de marketing de lojas de varejo estão sempre buscando soluções para atrair a clientela e aumentar as vendas. Investir em um visual merchandising é uma boa oportunidade para isso. E, entre as técnicas mais utilizadas nesse segmento está o vitrinismo. Quando bem utilizadas, as vitrines podem fazer com que os negócios…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Entenda de uma vez o que é omnichannel!

É muito comum ler ou entrar em discussões sobre o que é omnichannel e perceber que ainda existem muitas dúvidas e confusões sobre seu conceito. Uma empresa poderia explorar sua omnicanalidade com dois canais de interação com o cliente? É preciso investir em tecnologias para promover ou, para conectar os canais, um sistema único basta?…

Por Nayara Santos em 21.10.2019

Marketing digital para varejo: um guia completo sobre o tema

Quando você sai à rua, já parou para contabilizar a quantidade de pessoas com os celulares em mãos? E já pensou quantas famílias têm computadores em casa? O meio digital vem apresentando acelerado e expressivo crescimento nos últimos anos e, com isso, o marketing digital para varejo se tornou a ferramenta para lidar com esse…

Por Nayara Santos em 23.06.2020

Veja 10 dicas de como apresentar novas ideias para o seu chefe!

Se você chegou até aqui é porque deve ter novas ideias, mas não sabe como apresentá-las para o seu chefe, certo? Então calma que a gente vai te ajudar com algumas dicas.  Ter proatividade é uma qualidade bem vista e bastante valorizada dentro do mundo corporativo. Afinal, pensar em ações para solucionar um problema, trazer…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

17 frases para divulgar um produto no Facebook, confira

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no país, por isso, desenvolver estratégias para divulgar produtos através dela é fundamental para a sua loja, independentemente de qual ramo do varejo você atua. Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas ideias de frases para que você divulgue os seus produtos e tenha muito sucesso!…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos