Por Nayara Santos em 26.01.2022

Como montar uma loja de atacado em 5 passos

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Em busca de ter um negócio de sucesso, muitos empreendedores estão em busca de informações sobre como montar uma loja de atacado. Inclusive, esse provavelmente foi o motivo pelo qual você chegou aqui.

Essa busca vem crescendo porque depois da pandemia, com o aumento dos preços dos produtos e da inflação, muitas pessoas vêm optando por comprar não apenas alimentos, mas outros produtos no atacado. Seja para consumo próprio, ou para revenda. O fato é que, o ramo de atacado vem crescendo no país e muitos empresários estão de olho nele.

Por isso, neste artigo nós vamos te dar os primeiros passos de como você pode montar uma loja de atacado e ter muito sucesso com ela. Vem com a gente e você não vai se arrepender!

Primeiros passos de como montar uma loja de atacado

1. Conheça o mercado

Se você quer montar uma loja de atacado, a primeira coisa que você deve fazer é conhecer bem o mercado no qual você pretende atuar. Por exemplo, se você quer abrir um atacado de roupas, então precisa pesquisar a fundo sobre como ele funciona. O mesmo é válido para alimentos, eletrônicos, bebidas, ou seja, qual for o ramo que você for atuar.

Conhecer bem o mercado significa entender quem são os principais players, ou seja, as maiores lojas, os principais fornecedores, os prestadores de serviços, empresas que atuam na logística (para o caso de delivery de produtos) e até mesmo quais são os principais softwares podem ser utilizados na sua rotina administrativa. Confira o nosso infográfico Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa para mais informações.

Além disso, você também precisa entender se a área está crescendo ou encolhendo. Isso significa saber se é uma área que os consumidores estão comprando ativamente ou se o volume de vendas está diminuindo. Esse conhecimento ajudará você a se preparar.

2. Defina o seu público-alvo

Um negócio no ramo de varejo não é nada sem os seus clientes. Por isso, o próximo passo para montar uma loja de atacado é definir qual será o seu público-alvo. Esse passo é importantíssimo, pois é a partir dele que muitas outras estratégias de decisões serão tomadas.

Lembre-se que, para ter sucesso, uma empresa precisa ser capaz de solucionar as dores e os problemas dos seus clientes. Por isso, se pergunte quais dores a sua empresa irá solucionar? Isso irá te ajudar a definir o seu público-alvo e até mesmo a sua persona, clicando aqui você obtém mais informações sobre como fazer isso.


Tenha muito cuidado nessa etapa para conseguir identificar realmente com qual público você irá trabalhar. Toda a sua estratégia de marketing e escolha de produtos a serem vendidos depende disso. 

3. Tenha um orçamento

Agora chegou o momento de definir qual será o seu orçamento. É comum começar o seu negócio investindo muito e demorar um pouco para ter o retorno desejado, afinal, você ainda vai precisar conquistar clientes.

Entretanto, não é por causa disso que você irá queimar a largada e começar a sua loja de atacado afundado em dívidas. Pelo contrário, ter um orçamento bem definido e segui-lo à risca poderá fazer toda a diferença para o futuro da sua empresa.

Lembre-se que uma empresa precisa de muito mais do que o investimento inicial, que pode consistir em adquirir produtos, equipamentos e móveis para a loja. Você também precisa ter capital de giro para fazer compras de última hora, pagar as contas e até mesmo reparos na loja. Além disso, você também não pode esquecer que vai precisar de um orçamento para colocar em prática as estratégias de marketing planejadas.

4. Entenda os diferentes regimes tributários

Outro ponto importantíssimo, não apenas na hora de montar uma loja de atacado, mas de iniciar qualquer empreendimento, é entender quais são os diferentes regimes tributários existentes e impostos que você precisará pagar.

Todo mundo sabe que a tributação no Brasil pode virar um verdadeiro pesadelo para os empreendedores mais inexperientes. Afinal, são tantos tributos e obrigações que a empresa tem, e se você ficar inadimplente, poderá ter sérios problemas com a Receita Federal no futuro. 

Por isso, pesquise quais são os diferentes tipos de regimes e em qual deles você poderá se enquadrar. Ainda, se quiser diminuir o risco de fazer qualquer escolha errada e acabar pagando mais impostos do que o necessário, o ideal é consultar uma empresa de contabilidade. Sem dúvida alguma lá você terá toda a ajuda necessária e não começará errado a sua empresa.

5. Defina as estratégias de marketing

Por último, mas muito longe de ser o tópico menos importante desse artigo, temos a definição das estratégias de marketing. São elas que te ajudarão a atrair clientes para a loja, aumentar as vendas, fidelizar os clientes que se relacionarem com a sua marca. Sem falar que são essas estratégias que permitirão que você crie um ambiente único e diferenciado para os clientes.

A nossa recomendação é que você invista em marketing digital, afinal de contas, atualmente as pessoas pesquisam tudo na internet antes de comprarem. Ainda, marcar presença nas redes sociais é fundamental, pois permite uma maior identificação do seu público com a sua marca.

Outra estratégia que não pode faltar na sua loja de atacado são as de marketing sensorial. Essas ações são planejadas para estimular e despertar os cinco sentidos humanos. Ou seja, você poderá investir em uma rádio personalizada, com música ambiente que reforce a sua marca. Além disso, também poderá caprichar na iluminação da loja, para deixar o ambiente mais aconchegante ou mesmo destacar alguns produtos.

Se você for atuar no ramo de alimentos, ainda pode apostar na degustação, oferecendo aos clientes algumas pequenas porções de produtos que tenham uma boa margem de lucro. Isso deixa os clientes mais dispostos a experimentar produtos novos e aumentar as vendas por impulso.

No nosso e-book Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing você encontra todas as informações que precisa para ter uma estratégia de marketing de sucesso. Para mais dicas sobre como encantar o cliente e fazer uma boa gestão no varejo, confira nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Confira 14 estratégias de vendas no Natal

 O Natal é uma das datas mais importantes do varejo, com um grande potencial de gerar muitas vendas, principalmente quando bem aproveitada. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas tem a cultura de presentear amigos e familiares nesse período do ano.  Além disso, as empresas fazem o pagamento do 13º salário aos seus…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Descubra como definir a cultura organizacional da empresa!

Toda organização possui uma história e a cultura organizacional é, ao mesmo tempo, agente realizador e consequência dela. Esse conceito é muito importante para compreender o contexto de uma empresa e, inclusive, o seu desempenho. Ele é sinônimo de identidade: é como o negócio se identifica e se posiciona no mercado. Uma das dúvidas mais…

Por Nayara Santos em 30.01.2020

Decoração para inauguração de loja: 4 dicas simples e práticas

Saber como fazer a decoração da loja para a inauguração é algo que pode te ajudar a preparar o ambiente para receber os seus clientes. Por isso, esse quesito também deve fazer parte do planejamento desse importante momento no seu negócio. Lembre-se que esse pode ser o primeiro contato que as pessoas terão com a…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Pink money: como sua marca deve se relacionar com a comunidade LGBT+?

Você já ouviu falar em Pink Money? As marcas, hoje em dia, precisam abraçar a diversidade e conversar com todos os tipos de público, sem dogmas ou preconceitos. Trata-se de algo que acompanha a evolução da sociedade e que também pode trazer benefícios financeiros para a companhia. Para saber mais sobre o dinheiro rosa e…

Por Nayara Santos em 17.09.2019

5 passos para implementar uma cultura customer centric na empresa

A transformação digital modificou a forma como as empresas se relacionam com os seus públicos, tornando o mercado ainda mais competitivo. É por conta disso que muitas empresas estão aderindo à estratégia conhecida como cultura customer centric. O assunto está bastante em alta e vem sendo bastante discutido por lojistas, gerentes de estabelecimentos comerciais e…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

5 dicas de vendas: gerencie sua equipe de forma eficaz

Para uma empresa crescer e conseguir o sucesso almejado, é necessário muito trabalho e a utilização de diversas técnicas. O adequado gerenciamento da equipe de vendas, por exemplo, é fundamental para que a empresa consiga vender seus produtos e conquistar mais clientes, por isso produzimos esse conteúdo, dando 5 dicas de vendas. #1 Defina uma…

Por Nayara Santos em 18.08.2016

5 estratégias de vendas para lojas físicas, confira

Estabelecer estratégias de vendas na sua loja física é sinônimo de aumento nos lucros e fidelização dos clientes. Apesar disso, nem todos os estabelecimentos possuem uma estratégia bem definida, ou as ações implementadas não estão surtindo o efeito. Como um bom gestor, você precisa conhecer diferentes estratégias para saber quando aplicá-las, como avaliá-las, quais devem…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Confira 7 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos