Por Nayara Santos em 17.06.2020

Entenda o que é cliente estratégico no varejo e como identificá-lo

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Você sabe como identificar o que é cliente estratégico no varejo? Realmente essa não é uma tarefa fácil, pois existem consumidores de diferentes perfis necessidades e que estão em diferentes etapas na jornada de compra. Alguns estão buscando por informações antes de adquirir algum produto. Outros já pesquisaram por soluções e estão dispostos a comprar algo.

Apesar da complexidade dessa questão, o conhecimento do conceito de quem é ou quais são os consumidores estratégicos proporcionará uma grande vantagem competitiva ao seu negócio. Isso porque, você conseguirá direcionar a comunicação, as estratégias de marketing e a oferta de produtos ou serviços com a intenção de atender as necessidades das pessoas.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre assunto. Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente o que é o cliente estratégico no varejo, forneceremos dicas que o ajudarão a identificá-lo e destacaremos sobre a importância de conhecer esse conceito. Acompanhe a seguir.

O que é o cliente estratégico no varejo?

Não há muitos segredos em relação ao conceito. Os consumidores com esse perfil geram valor para a marca e, consequentemente, contribuem para gerar mais receita para as organizações. Isso ocorre devido a lealdade com que as pessoas com esse perfil têm com as marcas. Por esse motivo, as companhias costumam construir estratégias separadas e personalizadas a eles.


O cliente estratégico lidera as tendências e, por isso, pode ser visto como referência pelos gestores. As preferências dos consumidores ajudam as empresas a tomarem decisões sólidas em relação ao estabelecimento de parcerias, definição de quais fornecedores priorizar e também de quais produtos comprar para serem revendidos posteriormente.

Nem sempre, os consumidores com esse perfil fazem compras em grandes quantidades ou fazem pedidos todos os meses. Apesar disso, é possível confiar no comportamento de compra dessa pessoa no momento de desenvolver uma campanha de marketing ou de lançar um novo produto, por exemplo.

Dessa maneira, podemos dizer que os clientes com esse perfil são fundamentais para o crescimento do seu negócio no mercado. Como são fiéis a sua marca, eles tendem a fazer a recompra ou a indicar a empresa para os amigos, o que contribui para o aumento do número de vendas.

Como identificar os consumidores com esse perfil?

Como pôde perceber, o cliente estratégico é muito útil para os negócios. Nesse contexto, porém, surge o seguinte desafio: como identificar as pessoas com esse perfil? Na sequência do artigo, esclarecemos os fatores pelos quais você deve se atentar para verificar quais as pessoas que se enquadram nesse conceito. Continue lendo!

Utilizar a tecnologia como aliada

A tecnologia é uma excelente aliada no momento do conhecimento de quem é o cliente estratégico da sua empresa. Existem diversas ferramentas que são utilizadas para essa finalidade. Entre elas estão os sistemas de gestão, CRM, o Google Analytics etc.

Os sistemas de gestão proporcionam que os gestores tenham conhecimento de diferentes setores da empresa, inclusive os departamentos de marketing e vendas. De forma complementar, o CRM (Customer Relationship Management) auxilia na gestão de relacionamento com os clientes. Ambas as ferramentas, portanto, ajudarão a entender sobre o comportamento das pessoas.

O Google Analytics, por sua vez, possibilita a descoberta de onde vêm os visitantes do seu site ou blog, quanto tempo permanecem na página, qual a distribuição geográfica, a faixa etária, entre outras informações.

Promover pesquisas com a sua base de clientes

Essa prática é de grande importância, pois o ajudará a identificar as características dos consumidores. Por isso é necessário perguntar às pessoas como elas usam o produto, por qual motivo e qual finalidade compram (se é, por exemplo, para consumo próprio ou um negócio), entre outras informações.

A obtenção dessas informações o ajudará a identificar padrões. Podem ser, por exemplo a faixa etária, localização geográfica, gênero etc. Todos esses elementos auxiliarão a segmentar a base de clientes e isso favorecerá no momento de estabelecer uma comunicação direcionada com a intenção de fornecer as melhores soluções ao seu público.

Interagir nas redes sociais

A interação nas redes sociais é uma das estratégias mais importantes a serem utilizadas no momento de encontrar o cliente estratégico no varejo. Isso porque, os consumidores, na era digital, estão cada vez mais presentes nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, entre outras).

Trata-se de um dos canais que as pessoas buscam por informações sobre produtos ou serviços. Nesse ambiente, os indivíduos procuram por recomendações sobre um produto que desejam ou estão interessados em comprar.

Por esse motivo, a presença e a interação nas redes sociais são fundamentais, pois é um dos principais locais nas quais será possível encontrar e conhecer o cliente. Esse conhecimento possibilita que as empresas formulem uma estratégia direcionada com a intenção de atrair mais consumidores e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Criar comunidades on-line

A criação de comunidades no ambiente on-line também é muito importante, pois possibilitará que a sua empresa conheça, mais precisamente, as características dos clientes. Trata-se de um local onde as pessoas trocam experiências, informações de produtos ou serviços etc. Nas comunidades, portanto, há bastante interação e isso possibilitará o conhecimento apurado do perfil do consumidor.

Qual a importância de entender o perfil do cliente estratégico no varejo?

Nem sempre é fácil conhecer o perfil do cliente estratégico no varejo. Por isso, fornecemos, anteriormente, algumas dicas que o ajudarão no conhecimento das pessoas que se enquadram nessa lógica.

As empresas que conhecem, de forma precisa, o cliente estratégico no varejo conseguem fazer campanhas mais efetivas, ou seja, tendem a obter melhores resultados ao planejá-las de acordo com os interesses das pessoas. Isso, consequentemente, contribui para o aumento do número de vendas e também da receita.

O conhecimento das características do cliente estratégico no varejo é um dos principais segredos dos negócios de sucesso. Essa prática possibilita que as empresas foquem as ações de comunicação, marketing e vendas direcionadas a esse perfil, o que tende a contribuir com o aumento do número de vendas. O uso das ferramentas tecnológicas, a promoção de pesquisas com a sua base de consumidores, a presença nas redes sociais e a criação de comunidades on-line possibilitam o conhecimento do cliente estratégico.

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