Fundada em 1996, hoje a Ophicina é uma bem-sucedida franquia de lojas de roupas e footwear focada no universo dos esportes radicais, como surf e skate, além de envolver a cultura urbana e o estilo de praia. Em suas 45 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo, a empresa atua apenas com as melhores marcas do mercado.
Dado o contexto, é correto afirmar que a maior parcela de seu público-alvo é jovem e, pensando em proporcionar uma experiência de marketing sensorial mais positiva aos consumidores dentro de suas lojas, a Ophicina acabou conhecendo as soluções oferecidas pela Listenx.
Neste case de sucesso da Ophicina, você verá como a estratégia de Music Branding da Listenx melhorou aspectos como o índice de satisfação dos clientes, tempo de permanência dentro das unidades e até mesmo o clima organizacional da empresa. Acompanhe a leitura para saber mais!
Quais dificuldades a Ophicina enfrentava antes de contratar a Listenx?
De acordo com Raul Martins, do marketing da Ophicina, antes de contratar os serviços de Music Branding da Listenx, a empresa não utilizava um sistema de rádio corporativa que contemplasse uma estratégia de marketing sensorial em suas lojas.
Na verdade, a empresa utilizava um programa muito limitado e que não oferecia qualquer recurso para programação de listas personalizadas, por exemplo, o que é crucial na ambientação sonora de um estabelecimento comercial.
O grande problema disso era que, na maioria das vezes o resultado era uma “programação travada, sem variedade e flexibilidade de músicas”, como o próprio Raul afirmou.
Ainda de acordo com o que Raul afirmou na entrevista, a rádio da Ophicina está sendo remodelada pelos profissionais da ListenX para que possa agradar ao público da loja.
Qual foi o impacto mais forte observado com isso?
Uma resposta rápida e eficiente em toda a programação musical do estabelecimento. Ou seja, a Ophicina agora tem sua própria identidade musical, o que gera impactos positivos em toda a experiência de consumo, graças ao marketing sensorial.
Quais eram os objetivos da Ophicina ao contratar a ListenX?
Raul Martins precisava de uma resposta rápida na programação da Ophicina. Ou seja, para que os clientes pudessem usufruir de uma experiência de compra mais agradável e o clima organizacional entre os colaboradores fosse otimizado, era preciso:
- garantir que a Ophicina tocasse a mesma trilha sonora em cada uma de suas unidades, ou seja, todas as lojas reproduzindo as mesmas músicas para que o cliente reconhecesse a identidade sonora da marca em qualquer loja que entrasse;
- garantir que as músicas que estivessem tocando nas playlists dos estabelecimentos da Ophicina “conversassem” entre si e atingissem os objetivos que a marca almejava transmitir ao público;
- melhorar o clima do ambiente de trabalho, reproduzindo uma variação de músicas selecionadas cuidadosamente para não causar desconforto a quem passa a maior parte de seu dia dentro das unidades trabalhando;
- utilizar spots estratégicos para potencializar a mensagem da marca e atingir os melhores resultados dentro das lojas.
Qual foi a solução oferecida pela Listenx?
Segundo o especialista em programação musical responsável pela estratégia de Music Branding da Ophicina, a Listenx fez um trabalho abrangente de pesquisa sobre o perfil do público da marca para compreender quais gêneros e artistas poderiam agradar os clientes e funcionários das 45 unidades espalhadas por São Paulo.
Foi preciso fazer um trabalho aprofundado para entender que, mesmo entre as tendências do momento para o público jovem, o perfil de clientes da Ophicina é mais específico, e não bastaria realizar simplesmente uma seleção randômica baseada nos hits do momento.
A solução oferecida pela Listenx não foi apenas criar uma playlist padronizada para tocar em todas as lojas da Ophicina, na qual a experiência de compra dos consumidores não fosse levada em consideração. Afinal, o maior objetivo era fazer com que o público criasse um vínculo emocional forte a ponto do cliente se inserir em uma história ao entrar em um estabelecimento da marca.
A Ophicina chegou a receber o feedback de alguma unidade? Caso tenha recebido, o que disseram? Sugeriam alguma mudança
Felizmente, os feedbacks têm sido constantes e positivos em relação à programação musical. Além disso, as unidades têm sugerido muitas músicas para serem adicionadas à playlist das lojas.
Quais foram os resultados obtidos após a Listenx implementar seus serviços na Ophicina?
Para Raul Martins, houve uma “resposta rápida na programação”, e a ideia é que em até um ano a Ophicina possa oferecer ao seu grande público uma identidade musical com a “cara da Ophicina”.
Os resultados obtidos até o momento estão sendo bastante satisfatórios e todos os gerentes de cada unidade já estão percebendo como o serviço da Listenx tem feito diferença no dia a dia, contribuindo com a melhoria na experiência dos clientes. Até mesmo quando ocorrem modificações nas playlists, as músicas adicionadas são elogiadas.
Tanto as músicas quanto os anúncios tocados têm tido um peso fundamental para que o público note que a programação musical é pensada de maneira inteligente pelo responsável de Music Branding. A finalidade é criar propostas inovadoras que façam sentido no ponto de venda.
Como você pôde conferir no case de sucesso Ophicina, a marca está conseguindo melhorar a experiência de consumo durante o período em que seus clientes permanecem dentro das unidades graças às estratégias de Music Branding fornecidas pela Listenx. Este é um processo gradativo, mas com grande potencial de resultados.
Gostou das informações que abordamos neste case de sucesso Ophicina? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos informativos sobre o universo de Music Branding todas as semanas em sua caixa de entrada!