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Por Nayara Santos em 30.06.2020

Marketing e comunicação para negócios

Brand Equity: entenda o que é e como utilizá-lo no marketing

Por Nayara Santos em 30.06.2020

Marketing e comunicação para negócios

Nem só de bons investimentos o sucesso é conquistado. Para ter um negócio bem-sucedido, precisamos explorar as possibilidades do marketing de forma estratégica. Um dos pilares mais importantes é o brand equity. Você sabe o que é? Certamente, termos como branding e brand awareness são velhos conhecidos de quem atua com gestão de marcas.

De forma bem resumida, tudo que envolve brand (marca) tem como principal objetivo melhorar a experiência do cliente por meio de elementos de identificação. Pode ser o próprio nome da marca, a cor, um som ou slogan, até mesmo a fonte utilizada na comunicação visual.

O papel do brand equity é unir tudo isso a fim de agregar valor aos seus produtos ou serviços. Além de aumentar a satisfação dos clientes, a estratégia ajuda a fortalecer a marca e aumentar as vendas. Vamos ver como ela funciona? Boa leitura!

Afinal, o que é brand equity?

Para entender melhor o conceito, veremos o significado de cada palavra separadamente. Do inglês, brand significa marca, enquanto equity pode ser traduzido como equidade. Então, a partir de uma tradução literal, brand equity equivale a “equidade da marca”.

De forma simples, podemos dizer que isso significa gerar valor agregado (percepção) aos seus produtos ou serviços, o que impacta na forma como o consumidor pensa, sente e age. Aliás, este é o principal objetivo do branding.

Quer ver um exemplo bem fácil de valor de marca? Imagine um computador sem qualquer logo. Qual seria o valor dele em uma loja? Agora, pense em um notebook com o logo da maçã. A imagem da Apple deve ter vindo imediatamente, certo? Bem sabemos a diferença de preços entre a Apple e outras marcas. Portanto, essa adição de valor seria o que chamamos de brand equity.

Não é por acaso que o termo tem ganhado popularidade nas estratégias de marketing digital recentemente. Quanto mais forte for a imagem de uma marca, maior será o seu valor no mercado e a sua percepção entre os clientes.

Qual é a importância do brand equity?

Se o brand equity impacta diretamente na força da marca, ele também influencia as vendas e a relevância dos produtos ou serviços para os clientes. Isso por si só já mostra a importância de pensar em estratégias voltadas a agregar valor a fim de conquistar a mente e o coração dos consumidores. Vamos ver os efeitos de uma boa estratégia!

Maior percepção de valor no mercado

Ao fortalecer a marca, um dos efeitos mais visíveis é a percepção de valor dos clientes. Isso significa ganhar a preferência diante dos concorrentes no mesmo segmento. Prestígio que traz mais confiança, espaço para inovar e tomar decisões estratégicas. Sem contar a possibilidade de poder cobrar mais caro por produtos e serviços.

Lealdade à marca e relação de confiança

Já que falamos em credibilidade, o impacto recai diretamente sobre a lealdade dos clientes. Ao entregar valor, em troca você fideliza a clientela ao mesmo tempo em que eleva a imagem e a reputação da marca. Essa relação de confiança pode se transformar em engajamento, além de render recomendações de produtos e serviços.

Fidelização da base de clientes

Clientes leais são consumidores fiéis. E vamos combinar que este é um dos maiores desafios para qualquer marca, não é? Para quem investe em brand equity, esta é uma das maiores conquistas. Contar com a lealdade do público, aumenta as chances de recomendação espontânea, feedbacks positivos e mais vendas.

Poder de influência na área de atuação

Enfim, a fidelidade traz com ela maior poder de influência. Isso faz com que as marcas fortes ditem o ritmo do mercado, o que afeta consumidores, concorrentes, parceiros e todos que os demais envolvidos. Elas lideram em seu segmento de atuação e impactam na precificação, na data de lançamento de produtos ou serviços e nas ações de marketing.

Como utilizar o brand equity nas estratégias de marketing?

Já que o brand equity influencia a imagem da marca, sua força pode ser potencializada por meio de estratégias de marketing digital. Afinal, a essência da área pode ser resumida em três pilares principais: contribuir com a satisfação dos clientes, fortalecer a percepção da empresa no mercado e gerar mais vendas. Vamos ver quando unir os dois!

Conhecer a fundo quem é a persona

Você já deve ter ouvido falar sobre isso. Afinal, conhecer quem é a sua audiência faz parte dos passos básicos para começar qualquer negócio. É o que guiará as ações para aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes, fidelizar os atuais e trazer resultados.

Portanto, invista em pesquisas para conhecer a fundo a sua persona, bem como as suas necessidades. Descubra interesses, desafios, onde ela consome conteúdo — canais mais utilizados — preferências, tudo o que for relevante.

Definir o tom de voz com os clientes

Um dos pontos mais importantes de qualquer estratégia em prol da marca tem a ver com o tom de voz. Como a interação com a audiência será conduzida? É isso que criará uma identificação com consumidores e clientes no fim das contas.

Vale destacar que o objetivo final é criar uma experiência positiva com o intuito de transformá-la em um relacionamento duradouro. O papel de uma marca vai além das vendas e inclui ter uma participação ativa em todos os pontos de contato com os clientes.

Manter uma interação frequente

Este passo vale principalmente para a produção de conteúdo em blogs e redes sociais. Contar com um calendário editorial ajuda a monitorar a frequência de postagens e as interações para manter os seus clientes engajados.

Além de agregar valor, ter uma produção contínua aproxima a marca dos consumidores e conquista relevância. Por um lado, o conteúdo gera um aprendizado para quem lê. Por outro, traz maior autoridade sobre um determinado nicho para quem produz.

Portanto, unir o brand equity a estratégias de marketing digital a partir das nossas dicas é o caminho das pedras para potencializar a presença da marca no mercado e melhorar a satisfação dos clientes. Uma marca forte, engajada e com percepção de valor desperta o desejo de consumo. Afinal, a forma como os clientes veem, sentem e interagem com a marca é o que determina a sua preferência. Então aproveite!

Já começou a implementar as dicas que compartilhamos aqui? Deixe o seu comentário e conte a sua experiência para nós!

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