Por Nayara Santos em 15.05.2024

4 exemplos de Inteligência Artificial no varejo

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Você poderia citar alguns exemplos de inteligência artificial? Talvez a primeira resposta que venha à sua mente seja o Chat GPT, ou OpenIA. Entretanto, esses são apenas um exemplo de tantos outros que existem. 

Por exemplo, se você já usou a Alexa da Amazon, ou um chatbot para agilizar o atendimento ou tirar alguma dúvida, ou mesmo o simples fato de passar a ver tantos anúncios de pesquisas que você fez no Google, então você esteve em contato com algum tipo de IA.

É desta forma que a IA vem ganhando cada vez mais espaço tanto na nossa vida pessoal quanto profissional. Aliás, se você trabalha no varejo, precisa conhecer alguns exemplos de inteligência artificial que podem ser utilizados para facilitar a sua rotina e te ajudar a ter resultados melhores. Confira!

Exemplos de inteligência artificial no varejo

Você provavelmente já leu que a inteligência artificial pode te ajudar a analisar dados complexos mais rapidamente e de maneira mais eficaz, ou que ela pode até mesmo sugerir mudanças no layout da loja com base nos dados de comportamento e compras dos clientes. Mas, a IA pode ir muito além disso e é sobre isso que vamos falar agora. Confira!

1. Dispositivos inteligentes

O uso de dispositivos inteligentes vêm ganhando cada vez mais espaço na casa dos brasileiros. De lâmpadas a termostatos, há uma série de produtos no mercado que foram projetados para tornar o dia a dia mais fácil e eficiente. O que talvez você não saiba é que muitos deles estão equipados com inteligência artificial.

Por exemplo, a empresa americana iRobot, conhecida por fabricar aspiradores robóticos (como o Roomba), lançou uma plataforma que é alimentada por IA, a iRobot Genius Home Intelligence. Os primeiros produtos, por mais eficazes que fossem, não eram capazes de seguir as orientações dos humanos.

Entretanto, com a IA agora é possível que os usuários digam exatamente o que desejam que o aspirador faça. Sim, pode ser excelente para a sua casa, mas também uma forma de manter a sua loja sempre limpa e organizada, sem precisar se preocupar em ter algum funcionários para fazer isso.

Desta forma, ao final do dia, enquanto a sua equipe organiza as prateleiras da loja e faz o fechamento do caixa, a limpeza do local pode iniciar, sem que ninguém precise se preocupar com isso.

2. Assistentes inteligentes

Claro que você já ouviu falar da Alexa, Siri, Cortana e Google Assistant. Esses são os principais assistentes inteligentes e que oferecem uma grande variedade de habilidades e funções, o que permite que você utilize comandos de voz para realizar determinada ação.


Por mais que eles sejam predominantemente utilizados como assistentes pessoais, você pode sim contar com a ajuda deles para manter a sua rotina administrativa organizada. Essencial para qualquer gestor do varejo, afinal, praticamente tudo o que você faz com o celular, o assistente virtual poderá fazer por você e de maneira mais rápida.

Um excelente exemplo é repassar todas as reuniões do dia ou da semana com o assistente inteligente. Assim, você poderá se preparar e se programar para os afazeres da semana. Até mesmo fazer ligações ou enviar mensagens de texto é possível.

Isso sem falar na possibilidade de incluir lembretes ou controlar os dispositivos inteligentes da sua loja. Mas, o melhor mesmo, é que com o tempo esses assistentes aprendem quais são os seus hábitos e preferências, tornando a sua rotina mais fácil e atendendo às suas solicitações de maneira mais assertiva.

3. Bots de suporte técnico

Os chatbots nada mais são do que programas de computador projetados para simular uma conversa humana. Assim, por mais que não haja uma pessoa por trás do chatbot, a interação imita uma conversa da vida real. 

As pessoas se comunicam com o programa por meio de uma interface de chat, e os chatbots interpretam as palavras e fornecem uma resposta, que geralmente é pré-definida. Inclusive, é bem provável que você já tenha utilizado essa ferramenta em algum site.

Entretanto, com a inteligência artificial, ficou mais fácil para os chatbots aprenderem com cada interação com o usuário. Assim, eles passam a oferecer melhores respostas e interagir de uma forma mais humanizada e com uma linguagem mais natural.

Portanto, se você está buscando um exemplo de inteligência artificial para implementar na sua loja virtual, esse pode ser um excelente início. Isso porque, eles te ajudam a economizar tempo e recursos ao automatizar os serviços de suporte ao cliente. Desta forma, os agentes humanos podem concentrar-se na resolução de problemas mais complexos. 

Por falar em atendimento ao cliente, já pensou em ter uma estratégia voltada para a satisfação e fidelização do cliente? Então confira o nosso e-book Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa. Aproveite, o download é gratuito!

4. Preparando anúncios para a sua rádio indoor

Outro excelente exemplo de inteligência artificial para utilizar no varejo é a assistente que te ajuda a criar anúncios para a sua rádio indoor. Isso mesmo, você não precisa mais ficar quebrando a cabeça para conseguir ter o anúncio ideal para a sua rádio.

Mas, essa é uma exclusividade que só a Listenplay, da Listenx, tem para você. Basta acessar a plataforma da nossa rádio, e escolher a opção de criar anúncios com a assistente de inteligência artificial. 

Em seguida, você precisará preencher os campos com as informações necessárias, tais como qual o produto que será anunciado, qual informação você quer dar para os clientes, onde ele está localizado na loja e por quanto tempo o anúncio será reproduzido. 

Pronto! A assistente de IA te dará diferentes opções de anúncios para você escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. Não gostou de nenhum? não tem problema, basta pedir uma nova versão que ela cria na hora. Quantas vezes você achar necessário. 

Além dessa facilidade para criar anúncios, você ainda terá acesso a mais diversas playlists e à ajuda do nosso time de especialistas em música para negócios para te ajudar a ter a trilha sonora certa para a sua loja. Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar um teste gratuito agora mesmo e sair na frente da concorrência.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.

 Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que escrever para divulgar um produto: 5 dicas para não errar

Escrever textos é uma das principais formas de divulgar um produto, mesmo assim, nem sempre é fácil saber o que escrever. Seja por falta de experiência com esse tipo de divulgação, seja pelo famoso branco, ou porque você não se considera uma pessoa criativa. Não importa o motivo, o mais importante é saber como contornar…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais. Mas, afinal, o que é plano de negócio? Esse plano…

Por Nayara Santos em 14.03.2018

Veja como gestão de franquias é indispensável para o mercado

A gestão de franquias é realizada em duas camadas: a direção central, que detém os direitos sobre a marca e estabelece a padronização dos estabelecimentos, e a administração local, cuja responsabilidade é do franqueado. Ainda que diversos processos do negócio sejam definidos pela rede, existem várias outras tarefas administrativas que cada parceiro deve lidar individualmente,…

Por Nayara Santos em 26.12.2019

10 programas para gerenciar lojas de roupas: Confira suas funções

Escolher o programa certo para gerenciar a sua loja de roupas é um desafio e tanto, não é mesmo? Afinal, com tantas opções no mercado fica difícil saber qual deles é a melhor escolha e se você está colocando o seu dinheiro em algo que seja realmente um investimento.  Mas, uma coisa é certa, as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Locução profissional: seu anúncio pronto em 2 dias úteis

Na era digital, onde a velocidade e a eficácia da comunicação podem determinar o sucesso de uma marca, é essencial que as empresas tenham acesso a serviços rápidos e de alta qualidade. O cenário atual apresenta uma competição acirrada, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso, tornando cada interação com a marca uma…

Por Nayara Santos em 20.01.2025

Como Gerenciar uma Loja em 9 passos?

Saber como gerenciar uma loja é o primeiro passo para tornar sua empresa lucrativa. Ou seja, se você não possui experiência com gestão de pessoas, conhecimentos sobre o segmento, organização e visão estratégica, é muito provável que sua loja não consiga competir no mercado. A verdade é que a má gestão pode limitar, impedir ou…

Por Nayara Santos em 20.03.2020

Conheça 8 dicas de pós-venda no varejo

Como estão as suas estratégias de pós-venda no varejo? Se você tem atuado ativamente no mercado nos últimos anos, certamente vai responder que tem trabalhado bastante em suas ações. Ainda não tem nenhuma estratégia focada nessa importante etapa da jornada de compras? Então esse é o momento de mudar isso. Se preocupar com o pós-venda…

Por Nayara Santos em 18.05.2020

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo. A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para…

Por Nayara Santos em 23.03.2020

O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Já ouviu falar em UGC? Não faz a menor ideia de como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar? Ou então tem dúvida se vale a pena mesmo investir nessa estratégia de marketing? Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber. O UCG faz parte do marketing de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos