Por Nayara Santos em 13.11.2019

9 passos para um treinamento de equipe ideal na sua franquia

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Desenvolver um treinamento de equipe é algo essencial para as franquias. Isso se justifica porque somente assim é possível ter um time que atue de forma correta e padronizada.

Uma equipe capacitada, proativa e inovadora são essenciais para a manutenção do sucesso e da qualidade daquilo que é entregue para um negócio. De tal maneira, os gestores de franquias precisam estar atentos para desenvolver os treinamentos corretamente.

O problema é que nem sempre se sabe como esses treinamentos são montados. Por isso, listamos uma série de passos, para o sucesso do franchising, que devem ser seguidos para isso. Continue conosco e confira agora mesmo!

1 . Invista em consultores

A contração de consultorias é um bom método para fazer um treinamento em equipe. Podem ser contratadas empresas especialistas no desenvolvimento de cursos e workshops para a sua área de atuação.

Além disso, a própria franqueadora pode indicar profissionais que orientam os colaboradores dos franqueados a seguirem um método padrão para a execução das atividades.

Uma franquia de alimentos, por exemplo, precisa garantir que todos os pratos sejam preparados da mesma forma em todas as unidades. Somente com uma consultoria aplicando um treinamento de equipe adequado é que isso poderá ser feito.

2. Facilite o acesso a materiais consultivos

É uma boa prática facilitar o acesso a materiais consultivos, tais como manuais, guias, apostilas, entre outros. Esses itens podem ser desenvolvidos pela equipe de comunicação interna da franqueadora.

Imagine, por exemplo, que uma loja de perfumes e cosméticos exige que as vendedoras utilizem o uniforme e prendam o cabelo de determinada maneira. Tudo isso deve ser considerado. Esse tipo de treinamento de equipe é importante para que as pessoas encontrem tudo organizado.

3. Padronize a estrutura de treinamento

Os treinamentos precisam ser padronizados, ou seja, seguir uma determinada orientação para que sejam aplicados da mesma forma, todas as vezes em que forem executados.

De tal maneira, se terá a garantia de que todos os colaboradores terão a mesma formação e estarão aptos para bem atender aos clientes que chegarem até o seu negócio.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia deve ser vista como uma aliada para o treinamento em equipe, vídeo-aulas, portais de treinamento e simuladores são importantes ferramentas para isso. Com esses recursos, em muitos casos, se dispensa os treinamentos presenciais.


Não é necessário contratar um professor para dar um treinamento em cada momento que um novo colaborador é admitido, por exemplo. Caso se tenha um curso gravado em vídeo e ele esteja atualizado, as aulas poderão ser mostradas aos novos funcionários, que receberão a qualificação de maneira eficiente.

5. Garanta a flexibilidade

É preciso garantir a flexibilidade, ao desenvolver um treinamento em equipe. Não é recomendado que os colaboradores sejam obrigados a fazer os cursos fora do horário de trabalho, por exemplo. Inclusive, isso pode gerar ações judiciais trabalhistas contra a empresa.

O mais indicado é que se reservem horários durante a jornada de trabalho, para que o colaborador possa realizar o treinamento, de forma flexível, enquanto está na empresa. Caso deseje, a empresa pode determinar determinado dia da semana para que um funcionário faça o seu treinamento e assim vá revezando, em forma de escala.

6. Mensure resultados

Sempre que um treinamento de equipe para franquias é executado, recomenda-se que os resultados sejam mensurados. A ideia é que se possa avaliar se as metas que se tinham serão realmente atendidas.

Se uma franquia de boutiques de roupas identificar que as metas de vendas não estavam sendo batidas, por exemplo. Nesse caso, optou-se por fazer um treinamento de equipe, para intensificar as atividades dos vendedores.

Depois disso, pode-se começar a mensurar novamente as metas, para verificar se as melhorias no atendimentos resultaram em um crescimento das vendas. Trabalhando sempre com números, você terá mais certezas sobre os resultados da sua companhia.

7. Ofereça uma estrutura de apoio

Também é necessário que seja feita uma estrutura de apoio, para que seja mantido o foco no treinamento. Nem sempre o próprio computador em que o colaborador desenvolve as suas funções é indicado, por exemplo.

Em alguns casos, quando a empresa não tem uma sala com a infraestrutura adequada para desenvolver um treinamento, pode ser interessante fazer o aluguel de um espaço adequado para isso. Muitos coworkings atuam nessa modalidade e oferecem locais para que sejam realizados cursos, palestras, workshops etc.

Além da estrutura física, também pense em meios para que os colaboradores possam aperfeiçoar os estudos. Para isso, desenvolva livros ou apostilas que podem servir como apoio ao aprendizado, por exemplo. Também não deixe de investir em vídeo-aulas e outros materiais de apoio, que possam ser consultados depois que os treinamentos forem realizados.

8. Garanta a documentação dos treinamentos

É relevante que todas as etapas, desde o planejamento até os resultados dos treinamentos sejam documentos em um relatório gerencial. Documente contatos feitos com professores, valores investidos, infraestrutura utilizada, feedback dos colaboradores, metas alcançadas ou não alcançadas, entre outros pontos.

Tudo isso é muito importante para que você possa consultar tais informações em ocasiões futuras, quando novos treinamentos necessitarem ser realizados. Assim, muito serviço será poupado. Também será possível verificar quais ações deram certo e quais necessitam ser melhoradas.

9. Alinhe os treinamentos com as suas campanhas de varejo

Se a sua loja está desenvolvendo uma campanha de varejo, com aplicações de técnicas de marketing para atrair mais consumidores, por exemplo, os treinamentos devem ser realizados de forma alinhada.

Algumas lojas costumam oferecer cupons de descontos online, por exemplo, mas seria um “tiro no pé”, se os atendentes não souberem disso quando um cliente chegar no local solicitando a promoção.

Em franquias, muitas promoções são definidas pela matriz. Logo, é importante que sejam desenvolvidos treinamentos para que todos possam ter conhecimento sobre isso.

Desenvolver um treinamento para a equipe é importante porque gera a capacitação contínua e reduz os custos. Além disso, há uma ampliação dos resultados positivos alcançados pela companhia.

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