Por Nayara Santos em 13.05.2020

Como lidar com funcionários em tempos de crise? Saiba aqui!

Por Nayara Santos em 13.05.2020

Saber como lidar com os funcionários em tempos de crise costuma ser um grande desafio, especialmente porque é fundamental ter empatia em momentos críticos como esse em que todos estão passando por momentos difíceis. A função que os gestores têm de motivar a suas equipes deve ser constante e não pode ser perdida inclusive durante as crises.

Além disso, é preciso saber lidar com os funcionários com ainda mais tato nesse tempo, especialmente porque a tendência é que todos fiquem mais sensibilizados, ansiosos e temerosos. A depender da situação, muitas empresas podem precisar adotar medidas drásticas para diminuir os seus gastos, inclusive reduzir o seu número de colaboradores. E, em um cenário como esse, pode não ser fácil manter a satisfação de toda a equipe no ambiente de trabalho.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir como lidar com funcionários em tempos de crise, acompanhe o post e veja as vantagens de aplicar as nossas dicas. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

Quais medidas devem ser as adotadas para lidar com os funcionários em tempos de crise?

Ao enfrentar uma crise é preciso adotar novas posturas para que os funcionários continuem motivados e produtivos e para que a equipe, como um todo, apresente resultados positivos e se mantenha bem. Veja, a seguir, as principais medidas que devem ser adotadas pelas empresas em momentos como esse!

Invista em feedbacks

Dar feedbacks por meio de críticas construtivas e elogios são, sem dúvidas, excelentes maneiras de demonstrar aos colaboradores que o seu trabalho não é em vão e que ele é reconhecido pela empresa mesmo em um período de crise.

Além disso, lembre-se sempre de elogiar os colaboradores por uma tarefa bem executada, afinal, essa é uma excelente forma de promover a satisfação profissional.

Não se esqueça da comunicação interna

É comum que, em momentos de crises e incertezas, como em um contexto de crise econômica, que a empresa retenha informações acerca de seu desempenho, especialmente com o objetivo de poupar os seus funcionários de notícias que podem não ser agradáveis.

Contudo, apesar de ser uma medida que visa proteger a todos, na prática, esse tipo de comportamento tende a prejudicar o clima organizacional e ser um erro administrativo, uma vez que os colaboradores costumam se sentir ansiosos e incertos a respeito do futuro.

Pensando em evitar esse tipo de situação, é preferível que a companhia adote em sua cultura organizacional uma comunicação transparente em todas as situações, independentemente de qual for o contexto. Para tanto, o ideal é pontuar, de forma objetiva, o quadro geral da empresa, exibir números e traçar comparativos para que todos os funcionários compreendam o que, de fato, está acontecendo.


Ao adotar essa prática, a confiança dos colaboradores na administração tende a aumentar, o que costuma gerar uma melhora no clima organizacional e ainda, ajuda na construção de um relacionamento melhor entre as partes.

Esteja sempre em comunicação com a equipe

É fundamental que os líderes estejam em constante contato com a sua equipe, uma vez que não é possível motivá-la sem estar em contato direto com todos. O contanto é fundamental, inclusive, para uma melhor gestão do tempo e produtividade e para que a companhia entenda quais são as necessidades de seus colaboradores em um momento de crise e as suas principais dificuldades.

Ao obter essas informações, compreender as necessidades de seu time e estar aberto às sugestões e ideias dos colaboradores é possível, inclusive, adotar determinadas medidas para minimizar os problemas enfrentados por todos.

Promova o otimismo

Uma das melhores formas de motivar uma equipe é, sem dúvidas, sendo otimista. Sabemos que em momentos de crise se manter positivo pode se tornar um grande desafio. Contudo, transmitir boas energias para todos é ainda mais importante nessas circunstâncias, em que muitas pessoas deixam de ver saídas para os problemas, de maneira geral.

É fundamental procurar por alguma maneira de transmitir aos colaboradores que tudo é transitório, inclusive as fases mais duras, e que em breve as coisas devem voltar ao normal, para dentro do planejado.

Construa um ambiente de trabalho agradável

Trabalhar em um ambiente agradável é importante em todas as ocasiões. Contudo, em momentos de crise, esse item se torna ainda mais importante, uma vez que a tendência nesse momento é que todos estejam mais sensibilizados. Além disso, um ambiente de trabalho otimista é muito importante até mesmo para manter a produtividade e o rendimento dos colaboradores.

Dessa maneira, os gestores devem se atentar ainda mais sobre possíveis conflitos durante momentos de crise e, sem dúvidas, se empenhar em amenizá-los. Para tanto, o ideal é procurar por estratégias de aproximar os membros de um time a fim de estreitar os laços entre eles, afinal, a construção de um bom clima organizacional é importante para que a equipe fique unida e muito mais resistente às situações de crise.

Faça reuniões semanais para entender o contexto de cada colaborador

Para motivar os funcionários é preciso se manter em contato direto com eles, não é mesmo? Para tanto, o ideal é realizar reuniões semanais para entender o contexto de cada colaborador, uma vez que ao entender a necessidade de sua equipe e descobrir quais são as preocupações e principais causas da desmotivação é possível adotar medidas que amenizem essas questões.

Assim, é fundamental que o gestor se mantenha próximo de todos os colaboradores de sua equipe inclusive em momentos de crise, se colocando aberto às sugestões e ideias e, especialmente, compreendendo as necessidades individuais de cada um.

Incentive o trabalho em equipe

Incentivar o trabalho em equipe é relevante para fazer com que todos os membros do time se conheçam, tenham afinidades e, especialmente, é uma forma de fazer com que todos pensem coletivamente. Além disso, em um local em que todos tem coletividade a tendência é que o ambiente de trabalho se torne mais agradável e amistoso.

Até mesmo durante as crises é importante que o gestor continue estimulando o trabalho em equipe, inclusive nos casos em que o trabalho é realizado de maneira remota. Para tanto é possível, por exemplo, alterar as funções dos colaboradores de maneira periódica para fazer com que todos conheçam as tarefas desempenhadas por cada um — o que, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades distintas, costuma gerar empatia.

Dê bons exemplos

Há um famoso ditado popular que diz “faça o que digo, mas não o que faço”. Contudo, em uma companhia esse tipo de situação, sem dúvidas, não funciona como forma de motivação. Para lidar com funcionários, especialmente em tempos de crise, é fundamental que os líderes e dirigentes da empresa adotem posturas coerentes entre seus discurso e ações para que os demais respeitem a sua gestão e passem a espelhar o seu comportamento nas ações de seus superiores hierárquicos.

Trata-se de uma medida importante porque da mesma maneira que uma boa gestão é capaz de motivar os colaboradores e elevar a moral da equipe, o oposto também ocorre. Uma gestão que dá apenas maus exemplos a seus funcionários é capaz de ter muito mais perdas.

Dessa maneira, é fundamental que os líderes, durante uma crise, sigam dando bons exemplos a todos e se tornem exemplos, para que o relacionamento entre as partes continue sólido e com confiança.

Invista em estratégias de endomarketing

As estratégias de endomarketing têm como objetivo conquistar o público interno das empresas por meio de ações que pretendem fazer com que os colaboradores tenham consciência acerca dos propósitos e direcionamentos da companhia.

O principal objetivo das estratégias de endomarketing é, justamente, engajar os colaboradores com relação às metas e objetivos da empresa, fazendo com que eles se sintam uma parte importante da companhia e gerando um estímulo de contribuição — o que é fundamental em momentos de crise.

É relevante investir nessa estratégia de marketing justamente porque os funcionários de uma empresa contam com um poder de influência, uma vez que são eles que lidam, de maneira direta, com todos os processos da companhia, como atendimento ao cliente, cumprimento de jornada, entre outras atividades fundamentais.

Justamente pelas razões apresentadas os colaboradores são as pessoas mais aptas a opinarem a respeito da marca, de maneira geral e que, inclusive, contam com maior poder de influência. Nesse caso, quando os funcionários entendem a sua importância para a empresa a tendência é que o seu comprometimento e grau de satisfação aumentem.

 Seja transparente

Ser transparente com os funcionários em um momento de crise é fundamental. É importante esclarecer itens como rendimentos da companhia, quais são os planos para sair dessa situação e até mesmo falar com clareza sobre demissão com todas as equipes.

É fundamental agir de maneira clara e transparente durante o processo de desligamento de colaboradores, pois a mentira pode tornar essa situação ainda mais dolorosa. Além disso, demissões sem transparência podem gerar ressentimentos por parte dos funcionários dispensados, o que é capaz de gerar uma imagem negativa da companhia no mercado.

Quais são as vantagens de saber lidar com colaboradores?

Agora que você já sabe como lidar com os funcionários em tempos de crise, deve estar se perguntando quais são as reais vantagens de colocar em prática os pontos que apresentamos, não é mesmo? Pensando nisso, vamos apresentar, as seguir, mais detalhes sobre o tema!

Colaboradores engajados tendem a manter o desenvolvimento da empresa

Ao seguir as dicas que apresentamos, como ser otimista, transparente e investir na capacitação dos colaboradores, os funcionários devem se sentir valorizados mesmo em tempos de crise e, com isso, a tendência é que eles realizem o seu trabalho com ainda engajamento.

No mesmo sentido, colaboradores engajados, de modo geral, trabalham mais motivados e, como consequência, conseguem manter a sua produção inclusive em tempos de crise — em algumas situações é possível até mesmo aumentá-la — fatores que em conjunto fazem com que uma empresa consiga manter o seu desenvolvimento.

Maior comprometimento

Quando uma empresa mostra que está do lado do seu colaborador mesmo em tempos difíceis, ele se sente acolhido pelo seu local de trabalho em um momento tão delicado e a tendência é que, com isso, o seu comprometimento com a companhia também aumente.

Isso ocorre porque quanto mais um colaborador está satisfeito com a empresa em que trabalha, maior deve ser o seu nível de rentabilidade e de comprometimento com as suas funções.

Crescimento da produtividade

No mesmo sentido, um bom ambiente de trabalho, de modo geral, é propício para o aumento da produtividade de toda a equipe. Além disso, ao seguir as nossas dicas a tendência é que os conflitos pessoais diminuam, uma vez que um de seus objetivos é fazer com que os colaboradores pensem de maneira coletiva e menos em objetivos individuais — fato que, sem dúvidas, contribui para um local de trabalho mais harmônico e, consequentemente, para o aumento da produtividade.

Mais satisfação com o trabalho

Ao contrário do que alguns gestores pensam, é muito importante, sim, que o funcionário sinta satisfação com o seu trabalho, uma vez que se trata de um item fundamental para que ele exerça as suas atividades com excelência e se sentindo motivado. Um estabelecimento com funcionários infelizes é, consequentemente, uma loja que não vende.

Assim, a lógica é quanto mais os funcionários ficarem na empresa, estando satisfeitos com seus trabalhos, maior deve ser a sua produtividade e, como consequência, maior deve ser a economia destas organizações, especialmente porque, nesse caso, há a retenção de talentos.

A satisfação com o trabalho está diretamente ligada com a vontade do colaborador de continuar trabalhando naquele local, o que é fundamental, pois não é eficaz que uma empresa apenas adquira talentos, é fundamental que ela os capacite e, acima de tudo, consiga mantê-los.

Agora que você já sabe como lidar com os funcionários em tempos de crise e conhece, inclusive, quais são as vantagens de adotar as medidas que apresentamos, deve ter percebido a importância de não abandonar os seus colaboradores mesmo nos tempos mais difíceis, uma vez que eles estão diretamente relacionados com o sucesso da empresa. Assim, coloque as nossas dicas em prática o quanto antes a fim de usufruir dos benefícios apresentados e, consequentemente, sentir menos o impacto da crise em sua companhia.

Se você gostou deste post, se inscreva em nossa newsletter para receber a atualização de nossos novos conteúdos!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Nomes para lojas de varejo: exemplos para se inspirar

A escolha do nome para loja de varejo é um processo bem delicado e que deve ser levado muito a sério pelo empreendedor. Isso porque é o nome que dá personalidade à marca, e faz com que o cliente crie empatia pelo seu negócio. Claro que ele não faz tudo sozinho, mas ele ajuda bastante.…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

 A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

16 textos de divulgação de loja, confira os melhores

Confira os melhores textos para fazer a divulgação da sua loja e as nossas dicas para não errar na hora de fazer essa divulgação. Boa leitura! Quer ficar por dentro de todas as novidades no mundo da moda? Então você precisa conhecer a (nome da loja). As últimas tendências, direto das passarelas para o seu…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

Locutor virtual: crie sua locução agora

O locutor virtual pode ser a ferramenta que faltava para melhorar a comunicação com os seus clientes, tornando-a mais eficaz e atraente. Isso sem falar na autonomia e rapidez que você encontra ao investir nessa estratégia. Para você ter uma ideia, 70% das decisões de compras são tomadas quando o cliente está na loja. Isso…

Por Nayara Santos em 11.02.2025

Saiba como aumentar o movimento da loja com essas 7 dicas

Entender como aumentar o movimento da loja é um dos grandes desafios dos empreendedores. Manter um bom fluxo de clientes é fundamental para dar estabilidade ao negócio e conseguir ter alguma previsibilidade financeira. Para conseguir ter uma clientela ativa e frequente você precisa agir e se adaptar sempre. Cada empresa tem uma realidade própria, e…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como vender mais no Dia dos Pais: 10 estratégias práticas

O Dia dos Pais é a 3ª data comemorativa mais lucrativa para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Para se destacar e vender mais nesse período, sua loja precisa ir além das promoções: é essencial criar uma experiência de compra estratégica, emocional e bem comunicada. Neste artigo, você…

Por Nayara Santos em 17.07.2025

Como fazer a gestão de loja de varejo e atacado: saiba o que não pode faltar

Fazer uma gestão eficiente, seja de uma loja de varejo ou de atacado, é um desafio e tanto. Afinal, são tantas coisas que o gestor ou dono da empresa precisa ficar de olho e certificar-se de que todas as tarefas e processos estão sendo realizados conforme o planejado. Mas, se você chegou aqui, provavelmente está…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Gestão de crise no varejo: veja 8 dicas de como lidar

Os períodos de crise fazem parte da trajetória de qualquer empresa e mesmo que surjam de forma inesperada, devem ser encarados com um planejamento eficiente e inovador, para sobressair da melhor maneira possível. O cenário crítico causado pela pandemia afetou todas as atividades econômicas, exigindo uma mudança de postura significativa, para preservar a saúde e…

Por Nayara Santos em 25.06.2020

As últimas tendências em IA: O que esperar em 2025 e como se preparar

A inteligência artificial (IA) está revolucionando a forma como lidamos com a tecnologia. No varejo, a promessa é que ela ajude a melhorar a eficiência operacional, o planejamento de estratégias de marketing, a análise de resultados de vendas, tomada de decisões e a criar interações mais personalizadas com os clientes.  Diante deste cenário, é essencial…

Por Nayara Santos em 05.12.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos