Por Nayara Santos em 22.07.2016

Como bater metas até o fim do ano em 4 passos

Por Nayara Santos em 22.07.2016

Normalmente as empresas definem metas anuais e as subdividem em mensais para facilitar o controle e o atingimento delas. O problema é que em muitos casos, os primeiros meses do ano não são bons para as vendas ou, ás vezes, o gestor não conta com períodos de sazonalidade, nem com momentos de baixa demanda, o que traz a sensação de não saber como bater metas. Há ainda um terceiro grupo de gestores que propuseram metas agressivas para sua equipe, mas ainda não as atingiram nem uma só vez no ano.

Independentemente de qual seja sua situação, separamos 4 passos que vão garantir que você alcance a meta planejada até o final do ano:

Envolva sua equipe e descubra como bater metas

O principal erro na hora de definir metas é não envolver seu time de atendimento e tomar decisões meramente de cima para baixo. Afinal, se você confia que seus colaboradores estão preparados para lidar com o ativo mais importante de sua empresa, os clientes, então deve confiar que eles entendem minimamente sobre as necessidades das pessoas que atendem e que conhecem algumas estratégias de vendas que podem melhorar seus resultados.

Por isso, o primeiro passo para se descobrir como bater metas com facilidade é coletar sugestões, incentivar que os atendentes adotem boas práticas e técnicas de vendas e, até mesmo, pensar em promoções e descontos com as informações que eles passam para você. Campanhas de incentivo para o time de vendas também devem ser criadas e divulgadas com base nessas reuniões.

Outro ponto importante é manter o pé no chão, metas agressivas e impossíveis de serem alcançadas desmotivam a equipe e faz com que vendam ainda menos, estipule as metas baseando-se pelo histórico de vendas dos anos anteriores.

Incentive quem já comprou de você a continuar comprando

Os grandes e-commerces utilizam essa estratégia constantemente: eles enviam um e-mail oferecendo um cupom de desconto ou alguma condição especial para incentivar que os clientes realizem uma compra.

Se você possui uma base de clientes pequena, o ideal seria enviar promoções personalizadas, com ofertas que estejam totalmente de acordo com a necessidade que você já conhece de seus clientes. Se sua base é muito grande, vale investir em promoções segmentadas segundo o perfil de compra dos consumidores ou aquelas mais genéricas baseadas em datas especiais. Por exemplo, enviar promoções sobre roupas femininas apenas para mulheres ou sugestões de presentes para o dia das crianças para toda a base.

Invista em nichos

Nichos são pequenos grupos de pessoas ou empresas que possuem características, necessidades e desejos muito semelhantes. Investir em uma comunicação mais focada nesses pequenos grupos, estabelecer uma prioridade para prospectar e apresentar seu produto ou serviço com base em suas necessidades, é a melhor maneira de se diferenciar dos concorrentes e aumentar sua taxa de conversão de vendas.

Por exemplo, ao invés de definir que seus vendedores buscarão empresas de serviços para tentar uma venda, você será mais específico, dizendo que eles devem buscar empresas de serviços de limpeza com até 20 funcionários para oferecer determinado produto que atende x necessidades bem definidas. Ao reduzir o tamanho do mercado, certamente o foco e qualidade do atendimento de seus vendedores irá melhorar e as vendas aumentar.

Ofereça uma experiência de compra diferenciada

Não importa o método de vendas que você empregue, garantir que o cliente se sinta valorizado e que seus vendedores conheçam suas necessidades é fundamental para criar uma experiência de compra diferenciada como o marketing sensorial, investindo em entender e solucionar o problema do cliente e não em “empurrar um produto”. Isso é importante, pois segundo uma pesquisa, 70% das pessoas decidem uma compra para resolver problemas, ao mesmo tempo em que 88% dos clientes afirmam que os vendedores possuem bom conhecimento de produtos e apenas 24% dizem que eles conhecem suas necessidades de negócios ou pessoais.

Investir nos passos que garantam que sua equipe de vendas se envolva nas estratégias de definição de nichos, processo de captação, fidelização e recompra dos clientes é o melhor caminho para descobrir como bater metas com 100% de eficiência, por isso, comece já a dar esses 4 passos!

Você conhece alguém que tem dificuldades em fazer sua equipe bater metas, então compartilhe este post em suas redes sociais e marque a pessoa, com certeza ela irá te agradecer pela sugestão de leitura!

Serviço especializado no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o ListenPlay, serviço de Rádio Indoor da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo

Compartilhe

Você também pode gostar

5 Formas de anunciar um produto: conheça as opções

Escolher as melhores formas de anunciar um produto pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha publicitária. Isso porque quando você anuncia um produto utilizando a mídia correta, de uma forma que realmente consiga atrair a atenção dos clientes, a possibilidade do cliente fechar negócio com você aumenta consideravelmente.  Por…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Como divulgar um produto no WhatsApp: aprenda em 6 passos

Você sabe como divulgar um produto no WhatsApp e melhorar os seus resultados? Então chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas e se aventurar no aplicativo de comunicação mais utilizado no mundo e no Brasil. Assim como ocorre com outras estratégias de marketing, você também precisa se planejar para utilizar o…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como montar uma boa estratégia para vender mais no carnaval?

Conseguir desenvolver estratégias para vender mais no Carnaval é uma excelente forma de tornar a sua loja mais conhecida e fidelizar clientes. Essa é uma das datas comemorativas do varejo que mais fomentam o comércio, estimulando o aumento das vendas.  Afinal, o carnaval é uma das festas mais populares brasileiras mais conhecidas em todo o…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Fast Fashion: Saiba aqui o que é e suas principais vantagens e desvantagens

Você, dono de uma loja de roupas, já ouviu falar em fast fashion? Sabe se o seu negócio se encaixa nessa classificação é o que isso pode representar para a sua marca? Se respondeu não para uma dessas perguntas, então você veio ao lugar certo. Não é nenhuma novidade que o mercado da moda é…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Como fazer o fortalecimento de marca?

Realizar um trabalho de fortalecimento de marca é fundamental para que sua empresa se destaque em um mercado cada vez mais competitivo e com mais opções para os clientes. Além da concorrência, o cliente está munido de diversas informações antes de realizar uma compra, por isso, investir para tornar a sua marca forte e uma…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Black friday no Brasil: como aproveitar as oportunidades no varejo?

 A Black Friday no Brasil começou oficialmente em 2010 e inicialmente ela era restrita ao e-commerce. Ou seja, somente as lojas que possuíam comércio eletrônico (o que não era um número muito expressivo em 2010) conseguiam aproveitar a data. Entretanto, em 2013 as coisas mudaram e a data começou a realmente ganhar destaque nas…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

4 dicas de como vender um produto, confira!

Conhecer algumas dicas de como vender um produto pode te ajudar a aumentar o lucro da sua loja e a ter uma equipe mais bem treinada. Sem falar que com isso mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o seu estabelecimento e se tornarem clientes fiéis. Entretanto, diante de tanta concorrência, muitas empresas encontram dificuldades…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como tirar melhor proveito de datas comemorativas?

Como a sua empresa utiliza as datas comemorativas a fim de obter melhores resultados nas vendas no varejo? Saiba que elas são excelentes oportunidades de aumentar o lucro, destacar a sua empresa, atrair clientes e fidelizá-los. Mas, para isso, os varejistas precisam traçar uma estratégia eficiente, de preferência focadas em cada uma dessas datas para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Guia completo franchising: tudo para você escolher a franquia certa

O franchising é um modelo de negócio que tem apresentado importante crescimento e impacto positivo na economia do país. Principalmente se tratando do setor varejista, essa é uma estratégia de expansão que tem ignorado as crises e oscilações econômicas, já que vem apresentando importante crescimento tanto na quantidade de redes sendo abertas quanto no faturamento.…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos