Por Nayara Santos em 31.05.2022

Fast Fashion: Saiba aqui o que é e suas principais vantagens e desvantagens

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Você, dono de uma loja de roupas, já ouviu falar em fast fashion? Sabe se o seu negócio se encaixa nessa classificação é o que isso pode representar para a sua marca? Se respondeu não para uma dessas perguntas, então você veio ao lugar certo.

Não é nenhuma novidade que o mercado da moda é um tanto quanto imediatista e bastante volátil quando se trata de tendências e preferências. Foi justamente para conceituar essa rápida circulação de peças e do processo produtivo das grandes indústrias que surgiu o termo fast fashion.

No entanto, esse é um conceito que ainda gera polêmicas, pois, muitas pessoas consideram o fast fashion sinônimo de peças de baixa qualidade, que são feitas para durar pouco e que promovem a poluição ambiente. Entretanto, essa não é a verdade completa e existem sim muitos benefícios nesse setor.

Para que entenda sobre o que estamos falando, vamos te contar o que é o fast fashion, como as suas principais características, suas são as vantagens e desvantagens e ainda vamos te mostrar como consumir de forma mais consciente. Confira a seguir!

O que é Fast Fashion?

Antes de mais nada, precisamos definir o que é o fast fashion. Esse é um conceito utilizado para definir um dos modelos de produção da moda que tem como base a produção de peças e novos modelos em curto espaço de tempo. Essa produção é feita em larga escala, a distribuição é pensada de maneira fragmentada, para que os consumidores sintam que estão comprando algo exclusivo.

O fast fashion não é utilizado somente por grandes marcas e redes de lojas, mas por qualquer tipo de porte do segmento varejista, desde que se organize para isso, está apto para aderir a esse modelo que já é conhecido por muitos negócios brasileiros.

Essa moda rápida somente tomou repercussão na mídia do Brasil no final dos anos 90, mas a estratégia foi desenvolvida em 1970, na Europa. A imprensa foi quem citou esse termo pela primeira vez para contextualizar a velocidade da substituição e consumo de modelos e tendências da moda.

Fast fashion x slow fashion

É importante deixar claro que em contramão ao fast fashion, a indústria têxtil lançou a ideia de slow fashion. Neste caso, a produção das peças tem como foco empresas pequenas empresas e produtores locais, valorizando a cultura e as tradições locais.

Além disso, as peças são produzidas a partir de matérias-primas locais e com volume limitado. Isso faz com que os itens vendidos em lojas que pregam o conceito de slow fashion sejam mais exclusivos, e também possuam um valor mais elevado. 


O principal público-alvo para as marcas de slow fashion são pessoas preocupadas com o meio ambiente e em encontrar formas sustentáveis para a produção de itens para o consumo. Ainda, as peças são feitas com materiais de alta qualidade, com modelagem atemporal, ou seja, podem ser utilizadas por muito tempo.

Principais características do fast fashion

Conhecer quais são as características do fast fashion vai te ajudar a entender melhor como ele funciona e se vale a pena ou não entrar nesse tipo de negócio. Ao mesmo tempo, esse também é o momento de definir se esse é o tipo de modelo de consumo que você quer fomentar com uma empresa.

Podemos caracterizar o fast fashion pelas seguintes características:

  • Produção em larga escala: as peças são produzidas por grandes confecções que visam conseguir produzir o maior número de peças possível para distribuir entre as diferentes unidades das lojas. Isso geralmente envolve a compra de grandes quantidade de matérias-primas, contratação de muitos trabalhadores e grande infraestrutura para acomodar tudo isso;
  • Peças nem sempre de alta qualidade: como no fast fashion o mais importante é produzir o maior número possível de peças, a qualidade deixa de ser uma prioridade e, em muitos casos, a matéria-prima não é de qualidade, resultando em produtos de pouca durabilidade;
  • Mão-de-obra barata: as costureiras precisam apenas seguir um modelo previamente pensado. Neste caso, é preciso apenas saber costurar, sem que haja a necessidade de ter nenhum conhecimento adicional para a produção daquela peça. Como o número de funcionários é grande, geralmente as empresas se instalam em regiões em que podem conseguir mão-de-obra mais barata e conseguir aumentar os lucros;
  • Peças que seguem uma tendência: no fast fashion as peças são produzidas sempre seguindo-se uma tendência, ou seja, o que está na moda naquela estação. Deste modo, há pouco (ou nenhuma) preocupação para que a peça tenha uma maior durabilidade, afinal, a ideia é que o cliente descarte a peça que está fora de moda e compre novos itens quando a coleção mudar.

Quais são as vantagens do fast fashion?

Agora que você já entendeu o que é o fast fashion, suas principais características e a diferença dele para o slow fashion vamos te contar quais as vantagens que esse modelo de produção deve ter. Lembre-se, avaliar vantagens e desvantagens (que falaremos a seguir) de um modelo de negócios é fundamental antes de começar o seu plano de negócios.

Variedade

A primeira característica do fast fashion que precisamos tratar diz respeito à variedade de produtos. Como esse modelo de negócio é pautado na rapidez, os clientes têm acesso a novidades frequentemente. Existem lojas que recebem novos modelos e coleções semanalmente, para que você tenha uma ideia do volume de reposições.

Essa variedade é encontrada nas estampas, materiais, conceitos utilizados, estilos de cortes e acabamentos, entre outras características que chamam a atenção do mercado e o fazem consumir cada vez mais e de maneira ágil.

Mesmo porque, como ele é focado nas tendências da moda, se a loja não possuir os novos modelos e as peças que os clientes procuram, ela não vai conseguir ter um bom desempenho. Portanto, ter uma boa variedade na loja influencia diretamente no sucesso da sua empresa.

Personalização

Pela necessidade de acompanhar as tendências, novidades e preferências do mercado surge outra vantagem do fast fashion: a personalização. Pela velocidade de reposição, as marcas estão sempre inovando em suas peças, fator esse que possibilita a criação de novos produtos.

Sem falar que quando uma determinada marca lança um produto que se destaca, ela acaba virando um grande sucesso e sendo muito procurada pelos consumidores. Portanto, a criatividade é um dos fatores que vão fazer com que você se destaque, caso contrário, a sua loja corre o risco de oferecer mais do mesmo.

Melhor controle de estoque

A adaptação a essa estratégia está diretamente relacionada à capacidade de controle de estoque das marcas. Como as reposições são constantes, é necessário atuar com estoques reduzidos para que não tenham sobras e produtos parados.

Um dos pilares desse conceito é vender ao máximo os produtos que ficam expostos e desenvolver estratégias de liquidação para aqueles que sobraram, para que assim, os novos produtos cheguem. O resultado disso é o maior domínio e acompanhamento da reserva de peças e redução de prejuízos, já que os casos de produtos parados nas prateleiras reduzem consideravelmente.

Vale a pena lembrar que quando o giro de estoque é grande você precisa contar com a ajuda de um software de gerenciamento. Fazer todo o controle de forma manual pode se tornar um pesadelo se você tem peças saindo do estoque a todo momento e, com o tempo, não vai conseguir rastrear o que aconteceu.

Conhecimento do cliente

Para ter dados e informações sobre o que o cliente busca, é necessário estar em constante relacionamento com os consumidores. Assim são desenvolvidos os modelos e tendências que estejam de acordo com as expectativas do mercado.

Esse engajamento com o público-alvo possibilita que você entenda melhor o que o seu comprador deseja e gera proximidade, já que ele, de certa forma, é parte ativa nas decisões e designs. Uma excelente forma de se fazer isso é através do perfil da sua marca nas redes sociais, lembre-se que o retorno ali é imediato e você consegue saber a opinião dos clientes sobre praticamente tudo.

E as desvantagens do fast fashion?

Apesar de reduzir custos com perdas e riscos de estoque paralisado e ainda permitir maior proximidade com o cliente, o fast fashion também apresenta desvantagens que não podem ser ignoradas.

Os pontos negativos são tão importantes que foi desenvolvido um conceito para contrapor os problemas causados por esse consumismo, o slow fashion, que explicamos anteriormente. Como nem tudo são flores, conheça os impactos negativos.

Produção reduzida

O foco do fast fashion é a variedade e não, necessariamente, a quantidade. Em razão disso, nem sempre é possível atender a toda a demanda do mercado, já que são disponibilizadas quantidades reduzidas de cada peça.

Exploração de mão de obra

Os principais movimentos contra o modelo fast fashion é sobre a exploração de mão de obra. Números fornecidos pelo Fórum de Ética da Moda, dos Estados Unidos, revelaram que muitos operários precisam cumprir cargas horárias extensas para conseguirem atender a todos os pedidos.

A marca Zara, inclusive, já foi indiciada por ser responsável por trabalhos escravos em suas linhas de produção. Portanto, é necessário ter políticas rígidas sobre isso, de maneira que seja possível atender a demanda e ainda estar em conformidade com as leis trabalhistas.

Ausência de consciência ambiental

O Brasil está na lista dos quatro maiores produtores de lixo do mundo, sendo que grande parte desse descarte e dos impactos gerados ao meio ambiente resultam da atividade têxtil.

À vista disso, uma das preocupações com o conceito de fast fashion é o largo consumo que pode resultar no descarte incorreto de materiais e na exploração de fontes não renováveis.

Como usar o fast fashion de forma consciente?

Para aproveitar as vantagens e não contribuir com os impactos negativos do fast fashion é preciso que faça adequações no modelo de trabalho e nas estratégias de vendas.

Primeiramente, é necessário que estude os melhores fornecedores, pois eles precisam ter a capacidade produtiva para atender a sua demanda de reposições e oferecer variedade das peças.

Além disso, eles precisam ter bons canais de vendas e comunicação, para casos de reposições diárias e emergências, por exemplo. Outras ações necessárias para adotar o fast fashion são:

  • Encontre produtos de qualidade: as peças e reposições devem ser de boa qualidade e durabilidade, para não comprometer a satisfação do consumidor;
  • Entenda o que o cliente busca: de nada adiantará oferecer diversas opções se elas não condizem com as preferências do seu público;
  • Não compre peças demais: entenda que o fast fashion é sobre variedade e não quantidade. Por ter alta rotatividade nas prateleiras, não compre muitas peças, pois corre o risco de ficar sem giro de estoque.

Para conseguir se adequar ao conceito de fast fashion é fundamental investir em campanhas de marketing e em estratégias que façam com que o cliente permaneça mais tempo na loja. Afinal, é necessário ter demanda para que seja possível fazer tantas reposições sem sobras de peças nas prateleiras.

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Chega de oferecer mais do mesmo, se destaque da concorrência oferecendo uma boa experiência de compras

Como você deve ter percebido, conseguir se destacar no mercado de fast fashion pode ser um grande desafio dos gestores das lojas de roupas. Afinal, as marcas acabam oferecendo produtos muito semelhantes e o cliente pode acabar comprando com a concorrência se ele não encontrar nenhuma vantagem na sua loja.

Por isso, é fundamental que você desenvolva outras estratégias de marketing para atrair o consumidor e conseguir fidelizá-lo. Uma dessas ferramentas é investir em marketing sensorial, cujo objetivo é oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado através de ações que estimulem os cinco sentidos.

Isso pode ser feito através da decoração da loja, que pode refletir a identidade e a personalidade da sua marca. Ou então através da escolha de uma fragrância para a sua loja que ajude o cliente a ficar mais tranquilo e se sentindo mais acolhido, ao mesmo tempo em que associa aquele cheiro à sua marca.

Entretanto, uma das estratégias que podem ter o maior sucesso é a implementação de uma rádio personalizada. Neste caso, você desenvolve uma playlist exclusiva, feita pensando no perfil dos seus clientes e da sua marca. Assim, você consegue se comunicar com ele mais facilmente e reforça a mensagem que a sua marca quer passar.

Você pode conhecer todas essas estratégias e o que é preciso para aplicá-las no nosso guia completo Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes. Faça o download gratuito agora mesmo e aproveite todas as nossas dicas.

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