Por Nayara Santos em 30.08.2022

Quanto custa para abrir um supermercado? Saiba tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Como os gastos com alimentação são sempre necessários, independentemente da situação financeira do país, muitas pessoas optam por se aventurar em abrir um supermercado. Durante essa jornada, uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem é quanto custa abrir um supermercado.

Já adiantamos que essa não é uma resposta fácil, afinal de contas, existem muitos fatores que podem influenciar no valor total necessário para o investimento inicial e manutenção da empresa. Por isso, se você está perdido e não sabe por onde começar, você veio ao lugar certo. 

Neste artigo traremos mais informações de quanto custa para abrir um supermercado e o que você pode fazer para economizar, mas sem deixar de focar na qualidade, bom atendimento e experiência do cliente. Boa leitura!

Quanto custa para abrir um supermercado?

A resposta mais honesta para essa pergunta é: depende. Para entender o porquê é difícil dizer um número exato basta você pensar nesse empreendimento como a compra, reforma ou construção de um imóvel. 

O valor do imóvel vai depender da localização dele, se está em um bairro de classe alta, média ou baixa. Ainda, se você escolher pisos e azulejos mais caros ou mais baratos. Se houver um quintal, você irá fazer paisagismo? Ou talvez prefira uma piscina? E na hora de escolher os móveis, vai preferir aqueles mais simples ou escolher a última moda em decoração?

Pois bem, com o supermercado acontece exatamente a mesma coisa, dependendo das escolhas que você fizer ao longo do processo de abertura de um supermercado, o valor para abrir um supermercado pode ser maior ou menor. Por isso, é fundamental ter um planejamento detalhado.

Afinal de contas, essa é a melhor forma para minimizar os imprevistos e até mesmo se preparar financeiramente caso eles aconteçam. Sem falar que desse jeito as chances de você esquecer algo e ter que correr atrás do prejuízo no último minuto será muito menor. Ainda, se você estiver buscando empréstimos ou investidores, ter um bom planejamento te ajudará a mostrar que esse é um empreendimento sério.

Como se preparar para abrir um supermercado?

Os passos para abrir um supermercado são inúmeros, a seguir falaremos como você conseguirá se preparar para iniciar no setor supermercadista com o pé-direito.

Planejamento financeiro

Com certeza você já viu essa dica e a importância de ter um bom planejamento financeiro para abrir um negócio. Inclusive, essa provavelmente é uma das primeiras preocupações que os futuros varejistas têm.

Justamente por isso, muitas pessoas falam sobre o planejamento financeiro na hora de abrir um supermercado. Ainda, outros profissionais consideram essa a parte mais importante do planejamento de qualquer negócio. 

Isso está certo apenas em partes. Claro que é esse planejamento que dirá qual o tamanho do passo que você poderá dar. Sem falar que, nada adianta você investir todo o dinheiro para montar o seu estabelecimento, se você ficar sem capital de giro. Dinheiro esse que, no supermercado, é utilizado para pagar fornecedores, serviços, impostos ou comprar mercadorias. Sem se planejar financeiramente, o seu negócio correrá um grande risco de fracassar por falta de capital, e você ainda corre o risco de entrar em dívidas desnecessárias.

Por isso, faça uma lista de absolutamente tudo o que você vai precisar para abrir um supermercado e o quanto cada item dessa lista irá lhe custar. Assim, você consegue saber exatamente de quanto vai precisar, se é possível cortar algum gasto (pelo menos inicialmente), e negociar com fornecedores por melhores preços e obter equipamentos e mobiliários com um bom custo-benefício.

Não se esqueça de incluir no planejamento financeiro os impostos e a escolha do melhor regime tributário para a sua empresa. Se ficar na dúvida, é importante que você consulte profissionais ou escritórios especializados nesta área. Isso evitará que você pague impostos desnecessariamente.

Outra dica importante é separar uma parte do dinheiro para investimentos. Lembre-se que para o seu supermercado crescer e continuar atraindo clientes você precisará investir em tecnologias, marketing, melhorias na infraestrutura e na manutenção do prédio e dos equipamentos que você comprar.

Planejamento de marketing

Apesar do marketing ser o responsável por divulgar o seu negócio e a sua marca, atrair clientes para o seu estabelecimento e ainda fidelizar esses clientes, muitas pessoas acreditam que devem se preocupar com ele somente depois da inauguração do supermercado. Já adiantamos, isso é um grande engano.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o marketing já começa quando você escolhe o nome, o logo e as cores da sua marca. Esse é o momento de escolher elementos que facilitarão aos clientes a lembrar do seu supermercado, e ajudarão a criar uma maior conexão.

Ainda durante a fase inicial da montagem do supermercado, outras estratégias de marketing podem ser aplicadas. Desta forma você já vai criando nas pessoas a expectativa do que vai acontecer, como um mistério a ser resolvido. Isso as deixará curiosas para conferir o que a sua loja estará oferecendo e vai, no mínimo, fazer com que elas visitem a sua loja pelo menos uma vez.

Depois disso, você precisa pensar no que fará para fidelizar os clientes que forem até a sua loja de modo que ele queira retornar. Isso pode ser feito de muitas formas, tais como mantendo o supermercado sempre organizado e limpo, oferecendo produtos de qualidade, com um bom atendimento, e através do marketing sensorial.


Por exemplo, você pode implementar uma rádio indoor personalizada, que permite proporcionar aos clientes um melhor ambiente de compras, fazendo com que eles não apenas fiquem mais tempo na sua loja, mas também comprem mais. Outra opção é caprichar na iluminação dos corredores para destacar produtos com melhor margem de lucro. 

Aproveite que o supermercado possui muitos alimentos e marcas diferentes e ofereça degustação dos produtos vendidos na padaria. Assim o cliente prova os produtos frescos e, se o produto for bom, ele vai levar para casa, e ainda pode querer comprar mais algum item. Sem falar que, quando o cliente prova algo e gosta, ele fica mais aberto a testar outros sabores e marcas. Portanto, essa também é uma forma de aumentar as vendas da loja como um todo.

Para ter mais dicas de como deixar a sua loja encantadora, confira o nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio e já comece o seu supermercado com o pé direito!

Invista em tecnologia

A quantidade de processos automatizados e o quanto de tecnologia os seus clientes terão acesso durante as compras irá sim influenciar o custo para abrir um supermercado. Apesar disso, é importante que você encare esses gastos como um investimento e pense no quanto ela poderá facilitar a sua rotina e melhorar a experiência do cliente.

Uma das principais aplicações da tecnologia no supermercado são em processos sujeitos a grandes margens de erro quando feitos manualmente. Provavelmente o exemplo mais emblemático e fácil de entender seja o controle de estoque. Com tantos itens e grandes quantidades de cada um deles, as chances de errar são muito grandes.

O controle financeiro também é outro exemplo. Inclusive, controle de estoque e de caixa podem estar interligados e serem feitos automaticamente, cada vez que um produto é vendido. Assim, quando você tem um software que é capaz de fazer essas tarefas com poucos cliques, você terá mais tempo para cuidar do seu negócio, pensando em estratégias inovadoras para o supermercado

Além disso, quando você utiliza tecnologia desde o momento da abertura do supermercado, você poderá contratar menos pessoas para desempenhar essas atividades. Ou então optar por profissionais especializados em outras áreas que sejam importantes para a sua empresa e possam trazer vantagem competitiva. 

Outra possibilidade com esse dinheiro é investir na sua especialização como gestor e administrador de um negócio. Por fim, você ainda pode simplesmente deixar esse dinheiro investido para aplicar em reformas e melhorias da sua loja.

Entretanto, com tantos softwares que existem no mercado, é fundamental pesquisar antes de adquirir qualquer software. A melhor forma de se fazer isso é conhecendo as ferramentas disponibilizadas, as limitações de cada sistema e ainda verificar a possibilidade de expansão e integração com outros sistemas. 

Dito isso, não hesite em pedir um teste para a empresa, ou para conhecer outros supermercados que utilizem o mesmo sistema. Assim, você terá mais informações sobre ele, conversando com quem já utiliza no dia a dia.

Afinal de contas, você está abrindo um supermercado para ter sucesso e crescerá em pouco tempo. Por isso, pensar no futuro fará com que você já consiga se preparar adequadamente para ele.

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