Por Nayara Santos em 29.03.2022

Conheça as 11 melhores estratégias de marketing para o varejo!

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Conhecer as melhores estratégias de marketing é fundamental no varejo. Afinal, todo empreendedor está em busca de bons resultados, tais como fidelização de clientes e aumento nas vendas. 

Esse conhecimento se torna ainda mais importante nos momentos de crise, em que os clientes estão mais seletivos e exigentes em como e onde eles gastam o dinheiro deles. Portanto, saber qual estratégia de marketing utilizar em cada momento da jornada de compras poderá fazer uma grande diferença para o sucesso da sua empresa.

Porque o marketing é tão importante para o varejo?

A concorrência no varejo é muito grande, sem falar que a todo momento novas empresas surgem. Por isso, encontrar formas de se destacar e atrair a atenção do cliente para a sua empresa é essencial.

E é justamente aí que o marketing entra, é ele que te auxiliará a mostrar que a sua empresa é diferenciada, que os produtos que você vende podem realmente ajudar os clientes. Além disso, dependendo da estratégia aplicada você conseguirá manter a sua marca sempre na lembrança do cliente e fazer com que ele retorne para comprar mais.

Quais são as melhores estratégias?

São inúmeras as estratégias de marketing para o varejo, você precisará apenas escolher qual delas melhor se adequa ao perfil da sua empresa, ao seu público-alvo e ao seu orçamento. As melhores são:

  1. Promoções: são um excelente atrativo para os clientes que buscam comprar os produtos que desejam por um menor preço;
  2. Cartão de Fidelidade: ideal para premiar o cliente que mais compra na sua loja, oferecendo descontos e recompensas exclusivas;
  3. Visual merchandising: a decoração da vitrine e do interior da loja possuem um grande poder de convencer o cliente a entrar na loja e conferir outros produtos;
  4. Marketing sensorial: um conjunto de ações que despertam os sentidos dos clientes e criam um ambiente de compras agradável, onde o cliente quer passar mais;
  5. Omnichannel (Multicanalidade): o cliente escolhe como ele quer se relacionar com a sua marca, seja através de compras online ou indo diretamente na loja física;
  6. Marketing digital: com clientes cada vez mais conectados é fundamental desenvolver estratégias para marcar presença no mundo digital;
  7. SEO: otimização do seu site e do conteúdo ali publicado para que o seu site fique nas primeiras posições nos mecanismos de busca;
  8. E-mail marketing: excelente estratégia de marketing para manter o cliente atualizado das novidades e para o pós-venda;
  9. Anúncios: se o cliente não souber o que acontece na sua loja, ele não terá curiosidade de ir até lá para conferir de perto os produtos e o que você tem feito;
  10. Redes sociais: auxilia a sua marca a criar uma maior proximidade com o cliente, permitindo que você entenda o que o cliente quer e espera da sua marca;
  11. Blog: uma ferramenta bastante interessante para levar mais informação ao seu público e fortalecer a sua marca no mercado.

Quer conhecer cada uma dessas estratégias em detalhes? Então basta clicar aqui e conferir o nosso guia com as melhores estratégias de marketing para o varejo.

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