Por Nayara Santos em 19.04.2021

Mapa de risco para supermercado: entenda o que é e como elaborar um

Por Nayara Santos em 19.04.2021

O mapa de risco para supermercado é uma representação gráfica de quais riscos as pessoas estão sujeitas em um determinado ambiente. Esse risco pode ser químico, físico, biológico, ergonômico e de acidentes. 

Preparar um mapa de risco auxilia no planejamento de ações que garantam a segurança das pessoas que trabalham e que frequentam o local. Por isso, é fundamental que você elabore um para o seu supermercado. Neste artigo você irá entender o que é um mapa de risco, se ele é obrigatório e como fazer o seu próprio mapa. Boa leitura!

Entenda o que é um mapa de risco

Um mapa de risco é um documento cujo objetivo é indicar e quantificar os riscos em cada uma das instalações de uma empresa. Ele é elaborado a partir da planta baixa do local ou de uma imagem aérea no caso de trabalhadores que atuem fora de uma instalação física.

Cada risco é representado por um círculo de uma cor diferente, conheça quais são esses riscos e como eles são representados:

  • Risco biológico: representado pela cor marrom. Ele indica o risco do funcionário estar exposto a vírus, bactérias, protozoários, fungos e parasitas;
  • Risco químico: indicado pela cor vermelha. Neste caso o funcionário pode estar exposto a poeiras, neblinas, vapores, fumos e a substâncias químicas diversas;
  • Risco físico: o verde é utilizado na representação, quando há exposição a barulho, calor, frio, umidade, vibrações, pressão e radiação, seja ela ionizante ou não-ionizante;
  • Risco ergonômico: indicado pela cor amarela. Utilizando quando o funcionário precisa levantar e transportar objetos pesados manualmente, quando o trabalho exige uma postura inadequada ou exercício físico intenso, jornadas longas de trabalho, movimentos repetitivos;
  • Risco de acidentes: representado pela cor azul. Indica que há equipamentos sem proteção no local, que a iluminação não é adequada, quando há risco de explosão ou incêndio, presença de animais peçonhentos, ferramentas com defeitos ou inadequadas. 

Cada um desses riscos é representado por um círculo, seguindo-se a seguinte classificação:

  • Pequeno: risco pequeno ou médio e que já tenha sido controlado;
  • Médio: risco médio ou grande que pode ser controlado;
  • Grande: risco grande que pode resultar em mutilação, doença ou morte. Neste caso o risco não pode ser neutralizado, controlado ou reduzido.

Mas, eu preciso mesmo fazer um mapa de risco do supermercado?

Conforme a legislação brasileira, toda empresa que possui a partir de 20 funcionários deve formar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Os membros da CIPA são os responsáveis pela elaboração do mapa de risco, devendo contar com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho.

Após a elaboração do mapa de risco, é preciso que ele fique exposto em um local visível, e que todos os funcionários que trabalham naquela área ou setor tenham acesso a ele. Se a empresa não seguir a norma regulamentar e não fizer o mapa de risco ela poderá ser multada. O valor da multa pode variar entre R$ 350 e R$ 3.500.

Como fazer o mapa de risco para supermercado

Como você viu a multa para a empresa que não elaborar o mapa de risco é alta, portanto, você não vai querer correr esse risco, certo? Nesta parte deste artigo vamos te mostrar o passo-a-passo para a elaboração do mapa de risco para supermercado.

Formação da CIPA

Se o seu supermercado ainda não possui uma CIPA, então esse será o primeiro passo. A formação dessa comissão é feita com base na Norma Regulamentadora 5 e deverá seguir as regras ali descritas.

De modo geral ela é composta por funcionários que são escolhidos pela diretoria da empresa para serem os seus representantes e por funcionários escolhidos através de eleição pelos demais colaboradores para serem os seus representantes.

Além da elaboração do mapa de risco, caberá a essa comissão investigar acidentes de trabalho, avaliar e controlar a implementação de medidas para prevenção de acidentes, dentre outras.

Elaboração da planta baixa

O próximo passo na elaboração do mapa de risco para supermercado é a elaboração da planta baixa. Isso consiste em ter uma esquematização da área ou setor do supermercado em que o mapa será feito. Assim, se o local possui dois pisos, então uma planta e um mapa de risco deverão ser feitos separadamente.

Lembre-se de incluir prateleiras, geladeiras, freezers, caixas convencionais e de autoatendimento, ilhas e qualquer outro item que haja no seu supermercado. Vale mencionar que a área de escritório também deverá ter o seu próprio mapa de risco.

Identificação dos riscos

Em seguida, é preciso identificar o risco para cada uma das áreas. Esta etapa pode ser feita apenas pela CIPA, mas geralmente envolve a visita dos membros da comissão ao local e uma conversa com os funcionários que trabalham naquela área para identificar quais são os riscos presentes no local.

Os riscos mais comumente relatados nos mapas de supermercado são choques elétricos, devido aos freezers e geladeiras, queda de produtos, risco de escorregar enquanto a limpeza é realizada, riscos ergométricos por carregar produtos pesados, lesões por esforços repetitivos dos caixas e cortadores de frios.

Lembre-se que depois de identificados, os riscos devem ser classificados em biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e acidentes. Além disso, eles também deverão ser quantificados para que sejam representados no mapa de risco pelos círculos.

Elaboração do mapa de risco para supermercado

Agora que você já identificou, classificou e quantificou todos os riscos, chegou o momento de colocar essa informação no mapa de risco do supermercado. Não há necessidade de identificar os riscos individualmente, mas apenas incluir os círculos com as cores e tamanhos adequados em cada área da planta.

A etapa final da elaboração do mapa de risco consiste em incluir uma legenda e fixá-lo na parede, em um local que seja visível e todas as pessoas que trabalham naquela área tenham acesso a ele.

Vale lembrar que, caso haja modificações no layout do supermercado, o mapa de risco precisará ser revisado e as modificações incorporadas. O mesmo é válido para alterações em processos, como o uso de empilhadeiras para a movimentação de estoque.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

4 ações para o seu supermercado vender mais no inverno

A mudança de estações traz consigo novos desafios e oportunidades para os varejistas. Mas, para isso, é preciso estar preparado e saber exatamente quais ações você pode fazer para se destacar. Isso é particularmente importante no setor supermercadista, uma vez que a competição é grande e qualquer detalhe pode fazer toda a diferença.  Para os…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Contabilidade para supermercado: saiba tudo sobre o assunto

Você já parou para pensar se a contabilidade para supermercado é apenas um passo burocrático a ser cumprido ou se ela representa um poderoso aliado para o crescimento do seu negócio? Essa é uma pergunta que você deverá pensar e responder honestamente, afinal de contas, nem todos os gestores dão a devida atenção à contabilidade.…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Comunicação visual interna para supermercado: conheça as principais

A comunicação visual interna para supermercado irá te ajudar a sinalizar e identificar todas as seções. Quando bem feita, ela é capaz de melhorar a experiência de compra do cliente, já que ele consegue encontrar todos os itens que estão na sua lista de compras.  Por isso, é fundamental prestar atenção em como você pode…

Por Nayara Santos em 30.03.2021

E-commerce para supermercados: entenda como criar um

Desde o início da pandemia, diferentes lojas nos mais variados ramos do varejo se viram obrigadas a migrar seu negócio para um modelo online. Por isso, ter um e-commerce para supermercado deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial para o sucesso da sua empresa.  Apesar disso, é absolutamente normal o surgimento de…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Programa de fidelidade para supermercado: veja como fazer em 10 passos

Os programas de fidelidade para supermercado são uma excelente estratégia para conseguir fidelizar os clientes. Afinal de contas, a principal intenção com essa abordagem é fazer com que as pessoas retornem ao supermercado com mais frequência, comprem mais produtos e optem por realizar suas compras sempre no mesmo supermercado.  Para que um programa de fidelidade…

Por Nayara Santos em 15.03.2021

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor. Se você, gestor ou dono…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Vinheta de Supermercado: aprenda como fazer em 5 passos

Ter uma vinheta de supermercado te ajuda a passar a imagem de profissionalismo e a reforçar a imagem da sua marca. Uma vinheta bem elaborada te ajuda a trazer o cliente para mais perto da sua marca e o auxilia a lembrar dela. Provavelmente você já entendeu a importância da vinheta para o seu supermercado,…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos