Por Nayara Santos em 21.03.2023

Código de ética do profissional de educação física: conheça os benefícios de segui-lo

Por Nayara Santos em 21.03.2023

O Código de Ética do Profissional de Educação Física busca promover a discussão de valores éticos e morais na formação e atuação dos profissionais da área. Sua regulamentação, promoção e fiscalização são desenvolvidas pelo sistema do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e pelos Conselhos Regionais de Educação Física (CREF). 

Eles são responsáveis por garantir a manutenção e a qualidade das diversas modalidades da profissão no país. Sem falar que ajudam na regulamentação e fiscalização de profissionais pelo país.

Vale a pena lembrar que a Educação Física desempenha um papel social histórico. Diferentes civilizações entendiam o corpo e suas dimensões como um meio legítimo de interação entre o indivíduo e a sociedade, bem como o esporte, desde os seus primórdios, é utilizado como instrumento pedagógico e cultural em todas as regiões do planeta.

Somente em meados dos anos 2000, porém, que a profissão recebeu uma estruturação adequada que, entre várias normatizações, introduziu conceitos relacionados à ética, meio ambiente e cidadania em suas diretrizes curriculares. E, se você trabalha nesta área, seja profissional ou dono de uma academia, é essencial conhecer mais sobre o código de ética do profissional de educação física.

Continue a leitura para entender mais sobre esse tema de extrema importância para quem trabalha nesta área!

Antes de mais nada, o que é ética?

Antes de falarmos mais sobre o código de ética do profissional de educação física, é essencial que você entenda o que é ética.  Um erro bastante comum é confundir o conceito de ética com o de moralidade. Se você já fez isso, não precisa se culpar e você não é o único. Por isso, vamos esclarecer esse ponto de uma vez por todas.

A ética, palavra derivada grego Ethos, está relacionada com um conjunto de regras, orientadas pelo valor e moral de um grupo social ou de uma sociedade. Ela pode também estar relacionada com os princípios que motivam, disciplinam, orientam ou distorcem o comportamento humano. De modo geral, a ética reflete valores de pessoas ou grupos sociais em um determinado contexto.

Justamente por isso, que praticamente todas as profissões de nível superior, principalmente os da área da saúde, possuem conselhos profissionais com códigos de ética. Afinal, esses profissionais estão lidando diretamente com a saúde das pessoas e precisam agir de forma ética ao fazer isso.

De modo geral, para esses profissionais não basta apenas dominar e entender todos os pontos que são ensinados, os profissionais precisam também ter a intenção de promover a dignidade e o bem-estar. Confira a seguir o que prevê o código de ética dos profissionais de educação física.

O que prevê o Código de Ética do Profissional de Educação Física?

De acordo com o Código de Ética do Profissional de Educação Física, todo educador da área deve pautar suas atividades em uma série de princípios que, entre outros benefícios sociais, garante o exercício ético da profissão e de todos os indivíduos envolvidos nela, sejam eles treinadores, sejam eles professores, pesquisadores, gestores ou alunos.

As principais diretrizes são:

  • Respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos de todos os indivíduos;
  • Responsabilidade social;
  • Banimento de qualquer tipo de discriminação;
  • Comprometimento com a ética em todas as atividades profissionais;
  • Valorização do profissional em todos os seus campos de atividade;
  • Ações pautadas na sustentabilidade e preservação do meio ambiente;
  • Prestação do melhor serviço ao maior número de pessoas;
  • Atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento.

Além disso, o profissional também deve buscar promover a Educação Física, zelar pela dignidade dos seus profissionais e pelo prestígio da profissão, fornecer orientações seguras para seus beneficiários, manter-se atualizado sobre novas normas e descobertas científicas, respeitar o ambiente de trabalho, entre outros.

Não sabe como atrair mais alunos para a sua academia? Então confira o nosso guia completo com 12 campanhas para atrair e reter alunos na academia e mude esse jogo agora mesmo.

Existem outras informações no código de ética?

Sim, além de detalhar quais são as responsabilidades e deveres dos profissionais de educação física, o código de ética dessa profissão ainda especifica quais são os direitos e benefícios que esses profissionais possuem. Discorrendo sobre as condições de trabalho, contratos e até mesmo dando diretrizes de como agir no caso de concorrência com outros profissionais.

Além disso, há também a descrição das penalidades para os profissionais caso ele não siga o que está determinado no código de ética. Elas podem ir desde advertência por escrito, até a suspensão do registro do profissional, dependendo do que foi infringido.


Você encontra todos os detalhes sobre o código de ética dos profissionais de educação física aqui.

Quais os benefícios de seguir essas normas?

No século XX, a formação dos profissionais de Educação Física era demasiadamente focada no conhecimento prático, com pouco ou inexistente aprofundamento em questões políticas, filosóficas e científicas. Entretanto, isso mudou quando a profissão foi finalmente regulamentada, em 1998.

A partir daí, a formação passou a incluir também debates dessa natureza, tanto dentro quanto fora das universidades. Isso fez com que os profissionais que atuavam na área sentissem a necessidade da criação de um código de ética, que deveria ser cumprido por quem atuasse nesse ramo.

Além disso, as empresas que contratavam esses profissionais, como as academias, precisam ter conhecimento do que o código de ética dizia para poder não apenas garantir que o profissional estava seguindo as regras adequadamente. Isso também 

A seguir, você confere os principais benefícios de segui-lo, tanto para os profissionais da área como para as empresas que atuam nela, como as academias.

Trabalhar o respeito e a humanidade

O profissional de Educação Física lida diretamente com as diferenças culturais, físicas, sociais e psicológicas de vários indivíduos e, por isso, é fundamental pautar as suas práticas no respeito ao próximo e na integração dessas pessoas.

Isso pode ser realizado por meio de práticas pedagógicas que promovam discussões sobre temas comumente rodeados por mitos e preconceitos como a orientação sexual e de gênero e a inclusão de pessoas deficientes, bem como o incentivo à empatia, o diálogo e o respeito entre todos.

Nesse sentido, podemos entender a Educação Física como um instrumento eficaz na inclusão de minorias e grupos geralmente segregados na sociedade, assim como um importante aliado na promoção do bem-estar social.

Compreensão e integração de diferentes realidades

Um bom professor deve ser capaz de identificar e compreender as características do grupo em que desenvolverá o seu trabalho, tais como a faixa etária e seu grau de vulnerabilidade socioeconômica.

Entendendo o domínio técnico e cognitivo dos indivíduos em cada estágio da vida e suas circunstâncias e realidade social, ele tem a oportunidade de conciliar a prática física com reflexões, condutas e valores que também serão úteis para a formação ética dessas pessoas.

O profissional também tem autonomia para conduzir sua prática com métodos criativos e inovadores, e isso deve ser usado como uma ferramenta para instigar o interesse dos alunos em todas as pautas desenvolvidas nos treinamentos.

Compromisso com a cidadania

Provavelmente o maior benefício do esporte é o incentivo ao trabalho em equipe. Seja em uma modalidade esportiva propriamente dita, seja em um jogo ou brincadeira, os participantes são sempre encorajados a desenvolverem estratégias e ações em conjunto.

Frente a frente e inseridos em um time, as pessoas se conhecem, se auxiliam e compartilham objetivos em comum. Essa interação estimula a empatia, destrói preconceitos e motiva os integrantes a tomarem decisões em prol do grupo, muitas vezes abrindo mão de interesses pessoais em virtude das necessidades do outro.

Introduzindo essa dinâmica no contexto de uma sociedade na qual diferentes tipos de indivíduos tomam decisões diárias que impactam direta e indiretamente a vida dos demais, percebemos que o esporte e outras práticas trabalhadas pela Educação Física são ferramentas poderosas na construção de uma consciência cidadã.

Valorização da cultura

As diversas expressões culturais da nossa cultura, como a arte, a dança e a história, estão diretamente associadas às manifestações corporais. A preservação da cultura regional e nacional, portanto, é também uma pauta que pode ser desenvolvida pelos educadores.

Essa é uma oportunidade de atacar possíveis mitos e discriminações relacionadas às diferenças culturais, de crença ou etnia, sempre conduzindo suas práticas para a compreensão e o respeito à diversidade.

Incentivo à qualidade de vida

O mundo vive uma verdadeira crise de saúde pública e social em que milhares de pessoas são vítimas de doenças graves relacionadas à obesidade, sedentarismo e hábitos alimentares prejudiciais, bem como estresse e a pressão psicológica imposta por diversos elementos da vida moderna.

O educador físico atua diretamente na promoção da saúde dos indivíduos incentivando a prática regular de atividades físicas, fator que já é amplamente entendido pela comunidade científica como importante aliado na manutenção do bem-estar físico e psicológico do ser humano.

Agrega valor à profissão, profissionais e organizações envolvidas

Por fim, também precisamos ressaltar a importância da boa conduta do profissional de Educação Física para a valorização da profissão, dos seus representantes e de todas as organizações envolvidas nesse trabalho, tais como escolas, centros de saúde e academias.

Ao violar as diretrizes do CONFEF/CREF, o infrator não apenas compromete a construção de uma sociedade melhor e mais consciente, como também afeta a reputação dos profissionais da área e a eficácia das ações promovidas por eles.

Não devemos, porém, entender o Código de Ética do Profissional de Educação Física como um mero mecanismo regulador, mas sim como um instrumento para a promoção da saúde, da cultura, da diversidade e da cidadania em todas as esferas da sociedade.

Este artigo fica por aqui, mas ainda temos muito conteúdo para você. Aproveite que já está por aqui e confira agora 5 dicas valiosas para administrar sua academia!

Como valorizar o profissional de educação física que trabalha com você

Saber o que o Conselho de Ética dos profissionais de educação física diz é fundamental para todos os que atuam nessa área, sejam eles profissionais ou contratantes. Mas, se uma empresa quiser ter bons profissionais, ela precisa ter um diferencial e saber valorizar quem te ajuda a ser um sucesso. Confira como fazer isso.

Saiba ouvir os seus funcionários

A primeira coisa que você deve ter em mente, é saber ouvir o que os profissionais que trabalham com você tem a dizer e entender como a rotina deles pode ser melhorada. Por exemplo, em academia é muito comum que alunos deixem pesos espalhados pelo local após os exercícios.

Ou seja, caberá ao educador físico manter o local organizado. Sim, essa pode ser uma das funções, mas você não contratou ele para isso. Muito pelo contrário, eles estão lá para orientar os alunos e guiá-los para obter melhores resultados.

Então, que tal ter uma rádio personalizada com anúncios ao longo da programação musical para te ajudar com isso. Esses anúncios podem simplesmente lembrar os alunos de guardar os pesos após utilizá-los. Assim, com uma medida bastante simples, você já pode tornar a rotina desses profissionais muito melhor.

Promova um bom ambiente de trabalho

Outro ponto importante para valorizar os profissionais de educação física que trabalham com você é incentivar a boa relação interpessoal, entre a sua equipe e com os alunos. Para entender a importância disso, basta lembrar de como é trabalhar em um lugar em que todos se dão bem e trabalham em equipe, e naqueles em que há fofocas e brigas internas, deixando o ambiente ruim.

Uma das estratégias para tornar o ambiente melhor, e que pode ser associada com a que mencionamos anteriormente, é o uso de música ambiente. Na academia, a música pode não apenas ajudar os alunos durante os exercícios, mantendo-os mais motivados, mas também a tornar o ambiente melhor para os professores.

Além disso, você também pode promover pequenos eventos para os funcionários sempre que uma importante meta for alcançada. Por exemplo, quando a academia atingir um determinado número de alunos, ou quando um determinado número de aulas for alcançado. Essas pequenas ações mostram que eles são parte importante da empresa, sendo uma forma de retribuir a dedicação de todos.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Os 7 benefícios de ter uma Rádio própria para sua academia

Não aguenta mais reclamação sobre a música reproduzida na academia? Cansado de preparar campanhas e ter baixa adesão? As aulas em grupo andam vazias e você não sabe mais o que fazer para aumentar o número de alunos? Calma que ter uma rádio própria pode ser a solução que você esperava. Ao estar no controle…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

As playlists motivam os alunos no treino?

Seja no período da manhã, seja durante a noite, será que as playlists motivam os alunos no treino? Normalmente, quando eles estão praticando algum exercício físico ao ar livre ou na academia, dificilmente conseguem treinar sem aquele empurrãozinho musical para dar mais gás nas séries e/ou circuitos. Embora tenha quem diga que a música na…

Por Nayara Santos em 18.10.2022

Como aplicar o marketing sensorial em academias?

Implementar estratégias de marketing sensorial em uma academia pode ser a chave para criar um ambiente motivador para os alunos. Isso sem falar que pode se tornar um grande diferencial da sua academia, te ajudando a se destacar da concorrência.  Neste artigo, exploraremos a importância do marketing sensorial nas academias e como você pode implementá-lo…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

[E-book] Marketing sensorial em academias: Tudo o que você precisa saber

Marketing sensorial em academias: Tudo o que você precisa saber Se você se encaixa em um dos perfis abaixo, esse e-book é para você! Preciso melhorar a experiência dos meus alunos na academia Tenho interesse em conhecer mais sobre o Marketing Sensorial Quero saber como as academias ao redor do mundo estão trabalhando a experiência dos…

Por Nayara Santos em 05.05.2016

Saiba qual playlist ideal para motivar alunos na academia de manhã

Playlist ideal para motivar alunos na academia: acordar para ir à academia de manhã tornou-se um hábito comum para a maioria das pessoas. No entanto, quem deseja manter um corpo fitness ou saudável, precisa ter coragem para abandonar a cama logo cedo. Por este motivo, chegar na academia e escutar boas músicas é uma ação…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Como Montar uma Mídia Indoor na minha Academia

Você sabia que o Brasil ocupa a segunda posição entre os países com o maior número de academias por habitantes? Isso mesmo! Segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association, o país dispõe de mais de 30 mil academias. Por isso, mais do que nunca, é essencial aplicar recursos, como montar uma mídia indoor,…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como escolher um serviço de Rádio para sua academia?

Administrar uma academia pode ser um grande desafio quando se trata de manter os alunos motivados e satisfeitos. Além disso, os problemas com a música ambiente, que pode não agradar a todos, resultam em reclamações constantes.  Escolher um serviço de música inadequado ou tentar resolver o problema por conta própria muitas vezes pode trazer ainda…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

A Manutenção de Aparelhos de Musculação e a Experiência do Cliente

A grande chave para que uma academia consiga conquistar novos clientes e, principalmente, fidelizar os alunos já existentes, é a otimização contínua da experiência do usuário. Neste post, falaremos sobre um dos fatores de maior influência e relevância para este meio: a manutenção de aparelhos de musculação. Quer saber como esse tópico tem o poder…

Por Nayara Santos em 13.02.2019

Qual a relação da música com o emagrecimento?

A música está inserida em nossa rotina, mesmo que a gente não tenha amplo conhecimento disso. É em uma loja que entramos e está tocando uma música ambiente, no mercado que toca os sucessos do momento ou até mesmo no salão de beleza. A verdade é que ela está sempre lá, pois é como se…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos